(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Em uma academia de ginástica, foram oferecidas duas novas modalidades de aula: dança e ioga, em três turnos. Nessa academia, os alunos interessados em frequentar essas aulas fizeram uma inscrição em que deveriam optar pela modalidade e o turno de sua preferência. A tabela abaixo apresenta o número de alunos inscritos nas duas modalidades em cada turno oferecido pela academia.
Turnos | Quantidade de alunos | ||
---|---|---|---|
DANÇA | IOGA | ||
Manhã | 10 | 20 | |
Tarde | 15 | 8 | |
Noite | 22 | 12 |
De acordo com os dados dessa tabela, qual foi o total de alunos inscritos no turno da noite?
Consultando a tabela, temos:
Somando: 22 + 12 = 34 alunos
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Um ventilador e uma cafeteira custam juntos 140 reais em uma loja. O preço de 5 desses ventiladores é igual ao preço de 2 dessas cafeteiras.
Considere x como sendo o preço do ventilador e y o preço da cafeteira.
Qual é o sistema de equações que possibilita calcular o preço do ventilador e da cafeteira?
Considere [tex]x[tex] como sendo o preço do ventilador e [tex]y[tex] o preço da cafeteira. Então:
• Um ventilador e uma cafeteira custam juntos R$ 140,00, então: [tex] x + y = 140 [tex].
• 5 ventiladores tem o mesmo preço do que duas cafeteiras. Então: [tex]5x = 2y[tex].
Sendo assim:
[tex] \begin{cases} x + y = 140 \\ 5x = 2y \end{cases} [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Carlos comprou um terreno retangular cujas medidas estão representadas no desenho abaixo e, no centro dele, construiu uma casa de base também retangular medindo 6 metros de largura por 16 metros de comprimento.
Ao redor da casa, ele plantou grama de forma a cobrir todo espaço que sobrou do terreno.
Quantos metros quadrados de grama Carlos plantou nesse terreno?
Área total: A = 10 × 20 = 200 m²
Área da casa: A = 6 × 16 = 96 m²
Área destinado ao plantio de grama:
A = Área total ─ área casa
A = 200 ─ 96 = 104 m²
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Gabriel vai calcular o diâmetro da circunferência de centro F representada abaixo.
Para encontrar a medida do diâmetro dessa circunferência ele deve somar as medidas de quais segmentos?
O diâmetro é igual a 2 vezes o raio. Logo, FG + FH = diâmetro.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Observe a expressão numérica no quadro abaixo.
[tex] 3\sqrt{7} + \sqrt{2} [tex]
O valor dessa expressão melhor se aproxima de qual número inteiro?
Como [tex] \sqrt{7}\ \cong\ 2,64[tex] e [tex] \sqrt{2}\ \cong\ 1,41 [tex]. Logo:
[tex]= 3\sqrt{7} + \sqrt{2} [tex]
[tex]= 3 \cdot 2,64 + 1,41 [tex]
[tex]= 7,92 + 1,41 [tex]
[tex]= 9,33[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Observe os triângulos representados na malha quadriculada abaixo.
Qual desses triângulos é escaleno e retângulo?
Triângulo escaleno: nenhum dos lados possui medidas iguais. Triângulo retângulo: possui um dos ângulos internos retos, ou seja, que mede 90°.
Sendo assim, a figura 3 satisfaz essa situação.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Observe a expressão numérica abaixo.
[tex] -4 \cdot (-2 + 5) - (-2 - 4) [tex]
Qual é o resultado dessa expressão?
Observe o desenvolvimento da expressão.
[tex] = -4 \cdot (-2 + 5) - (-2 - 4) [tex]
[tex] = -4 \cdot (+3) - (-6) [tex]
[tex] = -12 + 6 [tex]
[tex] = -6 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
O tampo de uma mesa em formato de L receberá um acabamento com tiras de borracha em sua lateral. As dimensões desse tampo estão representadas na figura abaixo.
Quantos centímetros de tiras de borracha, no mínimo, serão necessários para esse acabamento?
Encontrando a quantidade de tiras de borracha.
[tex] = 100 + 80 + 40 + 40 + 60 + 40 [tex]
[tex] = 360\ cm [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Rodrigo quer comprar um violão que custa R$ 480,00. Comprando à vista, ele consegue um desconto de 15%.
Qual é o valor desse violão à vista?
Como Rodrigo pagou à vista e teve um desconto de 15%. Logo, 100% – 15% = 85%. Sendo assim:
[tex] = R \$\ 480 \cdot 85 \%\ [tex]
[tex] = R \$\ 480 \cdot 0,85 [tex]
[tex] = R \$\ 408,00 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
A reta GJ abaixo dividiu o hexágono regular FGHIJK em dois trapézios isósceles.
Qual a medida do ângulo α do trapézio FGJK?
Vamos começar encontrando a soma dos ângulos internos de um hexágono e depois determinar cada ângulo, para após isso determinar o valor de α.
[tex] S_{n} = (n - 2) \cdot 180° [tex]
[tex] S_{6} = (6 - 2) \cdot 180° [tex]
[tex] S_{6} = 4 \cdot 180° [tex]
[tex] S_{6} = 720° [tex]
Como temos 6 lados e 6 ângulos internos, vamos calcular quanto cada ângulo possui:
[tex] \frac{720°}{6} = 120° [tex]
Analisando a figura, vemos que a reta divide o hexágono ao meio, ou seja é a bissetriz do ângulo, a metade.
[tex] α = \frac{120º}{2} = 60° [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Ivanvsn.)
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