(SEAPE).
Carla utilizou um molde com formato de um trapézio para fazer um ladrilho de argila conforme representado no desenho abaixo.
A área do ladrilho de argila em relação à área do molde é
Área do molde: 8 quadradinhos
Área do Ladrilho: 32 quadradinhos
Logo, [tex]\frac{área\ ladrilho}{área\ molde} = \frac{32}{8} = 4 [tex]
(SPAECE).
Um arquiteto deseja construir um mosaico de ladrilhos.
Ele escolheu um modelo de ladrilho com o formato de um pentágono regular, porém devido à medida dos ângulos internos desse polígono, ele precisou de ladrilhos de outros formatos para compor esse mosaico.
A medida do ângulo interno do ladrilho de formato pentagonal regular é
Cálculo da soma dos ângulos internos:
Sn = 3 ∙ 180° = 540°
Agora, dividindo por 5:
[tex] α = \frac{540°}{5}= 108° [tex]
(PAEBES).
Carlos comprou um terreno retangular cujas medidas estão representadas no desenho abaixo e, no centro dele, construiu uma casa de base também retangular medindo 6 metros de largura por 16 metros de comprimento.
Ao redor da casa, ele plantou grama de forma a cobrir todo espaço que sobrou do terreno.
Quantos metros quadrados de grama Carlos plantou nesse terreno?
Área total: A = 10 × 20 = 200 m²
Área da casa: A = 6 × 16 = 96 m²
Área destinada para grama:
A = Área total - área casa
A = 200 - 96 = 104 m²
(SPAECE).
Uma professora comemorou o Dia das Crianças com uma festa na sala de aula com seus alunos. Para essa festa, ela utilizou 9 800 mL de água no preparo do suco de uva.
Qual foi a quantidade de água, em litros, que a professora utilizou no preparo desse suco de uva?
1 litro = 1000 mL
Logo,
9 800 mL = 9,8 L
(PAEBES).
Uma loja de sapatos anunciou a seguinte promoção:
“Na compra de três pares de tênis, o de menor valor sai pela metade do preço.”
André aproveitou essa promoção e comprou 3 pares de tênis para seus filhos que custaram 112 reais, 98 reais e 138 reais.
A quantia que André pagou por essa compra foi
Com a promoção, o produto mais barato, paga somente a metade.
Logo, [tex] \frac{98}{2} = R \$\ 49,00[tex].
Portanto,
112 + 138 + 49 = R$ 299,00
(SAEPI).
Observe a operação no quadro abaixo.
[tex] \sqrt{20} - \sqrt{2} [tex]
O resultado dessa operação, com aproximação na ordem dos centésimos, é
Primeiro encontrando as raízes aproximadas:
[tex] \sqrt{20} \cong 4,47 [tex]
[tex] \sqrt{2} \cong 1,41 [tex]
Logo,
Logo, 4,47 - 1,41 = 3,06
(SPAECE).
Uma loja de calçados lançou um novo modelo e estimou que a quantidade desses pares de sapatos vendidos nas duas primeiras semanas seria igual. No entanto, as vendas superaram as expectativas de forma que, na primeira semana, foram vendidos o dobro da quantidade de pares estimada e na segunda semana, o quadrado da quantidade prevista inicialmente, totalizando, nessas duas semanas, 24 pares vendidos desse novo modelo de sapato.
Qual foi a quantidade de pares desse novo modelo de sapato que essa loja estimou vender em cada semana?
Equacionando o problema, obtemos:
A quantidade total das vendas nessas duas semanas pode ser representada pela equação do 2° grau 2x + x² = 24.
x² + 2x - 24 = 0
a = 1, b = 2, c = -24
Δ = b² - 4ac = 2² - 4∙1∙(-24) = 100
Logo,
[tex] x = \frac{-2\pm\sqrt{100}}{2.1} [tex]
[tex] x = \frac{-2\pm\ 10}{2} [tex]
[tex] x' = \frac{-2 + 10}{2} = 4 [tex]
[tex] x' = \frac{-2 - 10}{2} = -6 [tex] não convém
(Saresp).
Um professor apresentou aos seus alunos o seguinte problema:
“As questões de uma prova são avaliadas por pontos, de modo que um acerto vale 5 pontos positivos e um erro vale 3 pontos negativos. Em uma prova com 30 questões, Mirella fez 54 pontos. Quantas questões Mirella acertou?”
Para resolver o problema, o professor denominou x e y ao número de questões acertadas e erradas por Mirella, respectivamente, e pediu aos alunos que escrevessem o sistema de equações que conduz à solução do problema.
Assinale a alternativa que mostra corretamente o sistema de equações pedido pelo professor.
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