(SAEGO).
Em uma loja e embrulhos para presentes, encontramos sacos e caixas decoradas. Para ocupar menos espaços, as caixas são guardadas desmontadas. Para fazer um embrulho, a vendedora está procurando a tampa cuja planificação está feita abaixo.
Qual das figuras a seguir seria mais adequada como tampa dessa caixa?
Observe a caixa montada a seguir:
Portanto, opção C.
(Seduc-GO).
Para fazer um trabalho de matemática, Marina pegou uma cartolina e traçou duas retas paralelas onde desenhou alguns quadriláteros, que identificou com os nomes: figura 1, figura 2, figura 3 e figura 4.
Em qual figura Marina desenhou o trapézio?
O trapézio é uma figura geométrica plana pertencente ao grupo dos quadriláteros que possui um par de lados paralelos. Logo, o trapézio está respresentado figura 3.
Portanto, opção C.
(SAEP).
Joaquim, funcionário da rede de energia elétrica do Estado do Tocantins está fazendo um determinado serviço num poste e apareceu uma dúvida para saber a real altura desse poste. Sabendo-se que Joaquim colocou a escada a uma distância de 3,0 m do poste e a escada tem um comprimento de 7,0 m.
Quanto mede aproximadamente a altura do poste?
Utilizando o Teorema de Pitágoras, temos:
[tex] a^{2} = b^{2} + c^{2} [tex]
[tex] 7^{2} = 3^{2} + x^{2} [tex]
[tex] 49 = 9 + x^{2} [tex]
[tex] 49 - 9 = x^{2} [tex]
[tex] 40 = x^{2} [tex]
[tex] x = \sqrt{40} [tex]
[tex] x \approx 6,3 [tex]
Portanto, opção "A".
(Prova da cidade).
Os irmãos José e João compraram um terreno quadrado com 20 metros de lado e resolveram dividi-lo em duas partes iguais.
Após essa divisão, qual área coube a cada um dos irmãos?
Primeiro calcular a área do terreno quadrado que José e João compraram:
[tex] Área = L^{2} [tex]
[tex] Área = 20^{2} [tex]
[tex] Área = 400\ m^{2} [tex]
Agora, dividir a área em partes iguais.
[tex] Área = \frac{400}{2} = 200\ m^{2} [tex]
Portanto, opção "D".
(IPOJUCA - PE).
Observe a expressão numérica no quadro abaixo.
[tex] 2 \cdot (-10 - 4) + (-3)^{2} [tex]
Qual é o resultado dessa expressão?
Desenvolvendo a expressão numérica, obtemos:
[tex]= 2 \cdot (-10 - 4) + (-3)^{2} [tex]
[tex]= 2 \cdot (-14) + 9 [tex]
[tex]= -28 + 9 [tex]
[tex]= -19 [tex]
Portanto, opção "D".
(IPOJUCA - PE).
João anotou em sua agenda as movimentações bancárias que ele fez em sua conta corrente,no dia 03 de setembro de 2020, conforme representado abaixo.
MOVIMENTAÇÕES BANCÁRIAS | |||
---|---|---|---|
Data | Histórico | Valor | |
03/11 | Saldo anterior | + 295 reais | |
Pagamento conta luz (débito) | — 178 reais | ||
Depósito (crédito) | + 100 reais | ||
Pagamento de conta telefone (débito) | — 65 reais | ||
Saque (débito) | — 80 reais |
De acordo com as anotações de João, após essas movimentações, seu saldo no banco ficou
Observe:
Crédito: 295 + 100 = +395
Débito: – 178 – 65 – 80 = – 323
Agora, o salto é:
395 – 323 = + 72 reais
Portanto, opção "B".
(IPOJUCA - PE).
Ana é sócia em uma loja e ao final de cada mês recebe 35% do faturamento total dessa loja.
Quanto ela recebeu no mês em que o faturamento total foi de R$ 12 000,00?
Como [tex] 35 \%\ = \frac{35}{100} = 0,35 [tex]. Então:
[tex]= 0,35 × 12\ 000 [tex]
[tex]= R \$\ 4\ 200,00 [tex]
Portanto, opção "C".
(GAVA).
Na figura abaixo, estão representados os três primeiros termos de uma sequência de conjuntos de círculos iguais e tangentes entre si que segue segue uma lei de formação.
A lei de formação desta sequência do número de bolinhas vermelhas é:
Substituindo n nas expressões e verificar a validade. Sendo assim, temos n = 1, 2, 3, ... Então:
Para n = 1: [tex] 3 \cdot 1 + 1 = 4\ bolinhas\ vermelhas [tex]
Para n = 2: [tex] 3 \cdot 2 + 1 = 7\ bolinhas\ vermelhas [tex]
Para n = 3: [tex] 3 \cdot 3 + 1 = 10\ bolinhas\ vermelhas [tex]
...
Portanto, opção "B".
(Prova Brasil).
Observe o gráfico abaixo.
O gráfico representa o sistema
A solução é a intersecção das retas. Logo, [tex](x, y) = (2, 1)[tex]. Sendo assim, por tentativas, obtemos:
[tex] A) y = -2x\ +\ 7 = -2 \cdot 2 + 7 = 3 [tex] (Falsa)
[tex] B) y = -2x\ +\ 5 \Longrightarrow -2 \cdot 2 + 5 = 1 [tex] (Verdadeira)
[tex] y = x - 1 \Longrightarrow 2\ -\ 1 = 1 [tex] (Verdadeira)
[tex] C) y = 2x\ -\ 7 = 2 \cdot 2 - 7 = -3 [tex] (Falsa)
[tex] C) y = 2x\ -\ 5 = 2 \cdot 2 - 5 = -1 [tex] (Falsa)
Portanto, opção "B".
(BPW-adpatado).
Os dados da tabela mostram os gastos com relação ao percentual da renda mensal de uma família.
GASTOS | PERCENTUAL DA RENDA MENSAL |
---|---|
Moradia | 20% |
Educação dos filhos | 19% |
Saúde | 10% |
Supermercado | 25% |
Lazer | 6% |
Despezas pessoais | 9% |
Gastos com transportes e outras despesas | 11% |
Total | 100% |
Com os dados da tabela acima, pode-se dizer que essa família, com rendimento mensal de R$ 2.500,00, gasta com a educação dos filhos:
Como o gasto com educação dos filhos é de 19%. Como [tex] 19 \%\ = \frac{19}{100} = 0,19 [tex]. Logo:
[tex] 0,19 \cdot 2\ 500 = R \$\ 475,00 [tex]
Portanto, opção "B".
Nenhum comentário:
Postar um comentário