quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 32: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 32: MATEMÁTICA - 9° ANO
Quiz 32: MATEMÁTICA - 9° ANO

01
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Observe a reta numérica abaixo. Essa reta está dividida em segmentos de mesma medida.


Qual número está representado pelo ponto Q?

A
B
C
D

Observe a reta numérica a seguir:


Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Na aula de Biologia, os alunos fizeram uma pesquisa sobre o tempo médio de vida de alguns animais e os dados encontrados foram listados na tabela abaixo.

ANIMAIS TEMPO MÉDIO
DE VIDA
Gato13 anos
Cavalo30 anos
Galinha7 anos
Chimpanzé20 anos

Qual é o gráfico que melhor representa os dados dessa tabela?

A
B
C
D

   Fazendo a relação entre a tabela e o gráfico obtemos o gráfico A.

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Observe os quadriláteros representados a seguir:


Qual é o quadrilátero que possui apenas um par de lados paralelos?

A
B
C
D

    Trapézio é uma figura geométrica plana pertencente ao grupo dos quadriláteros que possui um par de lados paralelos.

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Um centro de pesquisas possui uma câmara fria, na qual são armazenados alguns experimentos. Em um dia, a temperatura no interior dessa câmara fria atingiu a temperatura de -18 graus, enquanto que a temperatura ambiente do centro de pesquisa, nesse instante, era de 21 graus.

Qual foi a diferença entre essas temperaturas nesse instante?

A
B
C
D

Vamos representa está situção em reta numérica.


Sendo assim, a diferença entre as temperaturas é de:

    [tex] = 18 + 21 = 39°C [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Para preparar um vitamina de morango, Daniele utilizou 1 300 mL de leite.

Quantos litros de leite Daniele utilizou para fazer essa vitamina de morango?

A
B
C
D

Como um (1) litro = 1 000 mL. Logo:

    [tex] \frac{1\ 300\ mL}{1\ 000\ mL} = 1,3\ L [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Observe a expressão algébrica no quadro abaixo.

[tex]2x + 7y - 6xy =[tex]


Qual é o resulado dessa expressão para [tex]x = 3[tex] e [tex]y = -4[tex]?

A
B
C
D

Observe o desenvolvimento da expressão para [tex]x = 3[tex] e [tex]y = -4[tex]:

    [tex] = 2x + 7y - 6xy[tex]

    [tex] = \underbrace{2 \cdot 3} + \underbrace{7 \cdot (-4)} - \underbrace{6 \cdot 3 \cdot (-4)} [tex]

    [tex] = 6 - 28 + 72 [tex]

    [tex] = 78 - 28 [tex]

    [tex] = 50 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Observe o desenho na malha quadriculada abaixo.


Uma ampliação desse desenho é


A
B
C
D

   O desenho ampliado na figura A) tem suas dimensões duplicados.

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Observe a reta numérica abaixo. Ela está dividida em segmentos de mesma medida.


Nessa reta, o ponto P corresponde ao número

A
B
C
D

Observe a reta numérica a seguir:


Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Cláudio contratou um caminhão pipa para encher uma cistena com o formato de paralelepípedo cujas dimensões internas são: 9 metros de comprimento, 2 metros de profundidade e 5 metros de largura.

Qual é o volume de água necessária para encher totalmente essa cisterna?

A
B
C
D

Como a cisterna tem o formato de paralelepípedo. Então, o seu volume é encontrado fazendo o produto de suas dimensões: comprimento, largura e altura.


Sendo assim, temos;

  [tex] V = comprimento × largura × altura [tex]

  [tex] V = 9\ m × 2\ m × 5\ m [tex]

  [tex] V = 90\ m^{3} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Para prever o aumento de gastos com a nomeação de novos funcionários, uma empresa fez um levantamento de dados que mostrou que a alimentação de 100 funcionários durante 10 dias tem o custo de R$ 3.000,00.

Mantendo o mesmo custo por funcionário, quanto essa empresa gastará com alimentação de 150 funcionários durante esse mesmo período?

A
B
C
D

A empresa que saber o gasto com alimentação de 150 funcionários durante o mesmo período, ou seja, 10 dias.

Utilizando regra de três simples, com grandezas diretamente proporcionais, temos:

[tex] funcionários\ .....\ custo [tex]

     [tex] 100\ .....\ 3\ 000 [tex]

     [tex] 150\ .....\ x\ [tex]

    [tex] 100x = 150 × 3\ 000 [tex]

    [tex] x = \frac{450\ 000}{100} [tex]

    [tex] x = R \$\ 4\ 500,00 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

O desenho abaixo representa o botão de um fogão. As marcas de temperaturas desse botão estão igualmente espaçadas. Para ligar o fogão, deve-se girar o botão no sentido anti-horário.


Quantos graus o botão desse fogão deve ser girado para ligá-lo na temperatura mínima?

A
B
C
D

Como o botão do fogão está divivido em 6 partes iguais e uma volta completa é 360°. Então, para o botão ser girado até a poisção de temperatura mínima deve girar [tex] \frac{5}{6}[tex]. Sendo assim:

    [tex] = \frac{5}{6} \cdot 360° [tex]

    [tex] = \frac{1\ 800}{6} = 300° [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Em uma papelaria um estojo custa x reais e um corretivo custa 2 reais. Na compra de 8 desses estojos e 8 corretivos, Carlos pagou 52 reais.

Qual é a equação que permite calcular o valor, em reais, desse estojo?

A
B
C
D

Como cada estojo custa x e cada corretivo custa R$ 2,00.

Se Carlos comprou 8 estojos (x) e 8 corretivos e pagou 52, teremos:

    [tex] 8 \cdot x + 8 \cdot 2 = 52 [tex]

    [tex] 8x + 16 = 52 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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