domingo, 16 de dezembro de 2012

IDEB 2011

Relato de uma experiência que aumentou o Ideb em 13 décimos, ou seja, de 3,7 para 5,0 em 2011.

Estarei relatando uma experiência que melhorou o Ideb do Colégio Estadual Brasil de Córrego do Ouro-GO.
Ponto de partida — Ocorreu em março de 2011 uma avaliação diagnóstica proposta pela SEDUC-GO. O desempenho dos alunos do 9º ano foi de 23,5% em matemática e 47% em português. Percebe-se que o resultado foi insatisfatório.
Em primeiro lugar, o grupo gestor e professores devem ter em mente o que se cobra nas provas Saeb/Prova brasil. A Secretaria de Educação do Estado de Goiás promoveu reuniões em todas as subsecretarias para repassar os resultados e esclarecer pontos importantes, como por exemplo, o que são descritores. Como se calcula o Ideb. Sabe-se que o Ideb é encontrado entre dois pontos básicos: o produto da proficiência (nota obtida pelos alunos) e fluxo (índice de aprovação da escola). Logo, estes dois pontos devem caminhar juntos para melhorar o ideb.
Também seria necessário propor um plano de ação para reverter o quadro negativo obtido pelo resultado da primeira prova diagnóstica de 2011.
Citarei alguns pontos propostos pelo nosso plano de ação.
1ª. Grupo gestor e professores devem estar cientes como se obtém a nota do Ideb. “proficiência (nota obtida pelos alunos) e fluxo (índice de aprovação da escola)”.
2ª. Reunião com pais mostrando a importância e compromisso dos pais e alunos com os resultados obtidos. Porque um ponto importante é a motivação dos alunos.
3ª. Grupo gestor trabalhou com todos os professores sobre o fluxo (Aprovação, reprovação e evasão).
4ª. Professores de Matemática e português trabalharam conjuntamente vários simulados focando os descritores. Se possível alterar a matriz curricular para adequar as descritores propostos. Ou seja, conteúdos e questões semelhantes como as que caem nas provas Saeb/Prova Brasil. Estas questões foram obtidas na internet em diversos sits, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos., entre outros. 
5ª. Outra etapa importante é a análise dos resultados dos simulados. Devem-se registrar todos os resultados numa planilha de acertos e erros. Em seguida, devem-se atacar os conteúdos (descritores de maior índice de erro) com aulas de recuperação paralela. Se possível, rever o conteúdo deficiente.
Outra questão importante a destacar que a nossa turma de 9º ano 2011 era deficiente como quase todas outras do ensino público, com problemas de aprendizagem, com lacunas de conteúdos, alguns sem perspectivas futuras, problemas familiares, entre outras.
Veja abaixo o resultado do IDEB 2011 do Colégio Estadual Brasil - GO. 

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