quarta-feira, 3 de abril de 2013

Teoricamente, como obter nota 6,0 no IDEB para os anos finais do Ensino Fundamental (9º ano)

A nota do IDEB é calculada através dos resultados da Prova Brasil (realizada nas escolas municipais), SAEP (média das avaliações do Inep nos estados) e Censo Escolar (dados sobre aprovação escolar), e a partir dela é gerada uma lista com escolas do Brasil inteiro e suas respectivas avaliações, em uma escola de 0 a 10. A nota do Ideb tem sido usada como parâmetro também do Plano de Desenvolvimento da Educação, projeto que prevê que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja nota 6,0, o que equipararia o país, teoricamente, ao patamar educacional dos países desenvolvidos.
Cabe ressaltar que cada escola possui metas diferenciadas das demais, e que é dever da administração da instituição, bem como de seu corpo docente, dos alunos e comunidade na qual a escola está inserida, zelar pelo ensino de boa qualidade e pelo desenvolvimento dos estudantes. Assim, unindo sociedade e governo, poderemos atingir não só as metas pré-estabelecidas do Ideb, mas formar cidadãos preparados e dispostos a contribuir para o crescimento do país.
            Pesquisando sobre o tema encontrei dados de algumas Escolas que atingiram esta nota que teoricamente poderia articular os gestores e professores de como obter uma nota de IDEB 6,0, que é o patamar educacional dos países desenvolvidos.  
Para minha escola, que é considerada pequena, encontrei dados muitos semelhantes. É o caso da Escola Estadual Prof. Bento de Siqueira da cidade de Marapoama –SP.   
            Assim, temos:
            Sabemos que a nota do Ideb é encontrada pelo produto do Indicador de fluxo (Aprovação) e o aprendizado (nota padronizada de português e matemática). Sendo assim, temos:
           
Indicador de fluxo = 0,97, ou seja, 97% de aprovação.


            Lembrando que o aprendizado adequado para Português é de 275 pontos e com estes dados citados acima conseque-se 282 pontos.
E, em Matemática o adequado é 300 pontos para alunos do 9º ano. E com estes dados obtem 286 pontos que é ainda abaixo do adequado para esta série.
            Sendo assim:
     Fluxo(0,97) x aprendizado (6,14) = Ideb (6,0)



Prof. Warles Ribeiro Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário