domingo, 1 de outubro de 2017

Quiz 10: PORTUGUÊS 6° ANO

Quiz 10: PORTUGUÊS 6° ANO
QUIZ 10: PORTUGUÊS 6° ANO

(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 01 e 02.

Uberlândia, 30 de abril de 2013.

   Querido amigo,

   Só eu sei como você é desatento e despreocupado com as regras de boas maneiras. Conforme nossa amizade foi solidificando-se, acostumei-me com o seu jeito e aprendi que quando você esquece as datas de aniversário de seus amigos ou não responde alguns “emails” não tem a intenção de magoar ninguém, pois por trás desses descuidos não há desavenças pessoais. No entanto, agora que você está com um “smartphone”, posso tentar lhe ajudar a romper com essa falta de gentileza mais facilmente.

   Sei que a sociedade moderna capitalista, na qual vivemos, contribui sobremaneira para acentuar em nós sentimentos individualistas. Logo, as pessoas estão quase sempre apressadas para cumprirem seus muitos afazeres. Nesse sentido, a pressa favorece que sejamos, por vezes, deseducados e grosseiros, por exemplo, no trânsito. Porém, eu quero lhe mostrar que todo esse estresse só tende a lhe fazer mal, tornando-o um cara agressivo e desequilibrado.

   Para sua própria saúde física e mental é importante que você mantenha com as pessoas próximas relações harmoniosas, portanto, responda, mesmo na internet, os convites de seus amigos até quando não houver meios de vir aos encontros propostos por eles. Além disso, pare com essa sua mania de atender o celular durante o almoço ou no meio de conversas. Entenda que a pessoa ao seu lado quer a sua companhia e atenção. Garanto-lhe que o mundo não acabará se seu telefone ficar desligado por poucos minutos.

   Espero, querido, que você compreenda minha iniciativa, pois não pretendo lhe dar lições de moral, mas somente demonstrar a você que a convivência com aqueles que gostamos pode ser bem mais agradável. Olha só! Você não precisa e nem deve ser falso na tentativa de ser mais gentil. Só seja mais gentil com aquelas pessoas, pelas quais tem apreço. Até porque, creio que a gentileza só faz sentido quando parte de intenções genuínas e sinceras. Não se esqueça! Estou aguardando notícias suas, mas se quiser pode responder via SMS.

   Com muitas saudades,

   Josefa

Disponível em: http://www.opera10.com.br/2014/02 /redacao-generos-textuais-carta-pessoal.htm. Acesso em: 13 mar. 2017.

01
Em relação à saúde física e mental, Josefa aconselhou o amigo a manter
A
B
C
D


02
O principal assunto tratado no texto é
A
B
C
D


03
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia os textos abaixo e, a seguir, responda.

Texto 1

Disponível em http://www.google.com.br/imgres? q=extinção+da+arara+azu. Acesso em: 13 mar. 2017.

Texto 2

A raridade

José Paulo Paes

   A Arara é uma ave rara, pois o homem não para

   De ir ao mato caçá-la, para pôr na sala.

   Em cima de um poleiro...

   Onde ela fica o dia inteiro

   Fazendo escarcéu, porque já não pode

   Voar pelo céu.

   

   E se o homem não para

   De caçar arara Hoje uma ave rara

   Ou arara some ou então muda seu nome

   Para a rara.

Disponível em: http://www.projetoararaazul.org.br/arara /Home/Galeria/AArtecomasararas/Poesias /tabid/287/Default.aspx. Acesso em: 13 mar. 2017 (adaptado).

Sobre os textos acima, podemos afirmar que

A
B
C
D


04
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Cidadezinha cheia de graça

Mário Quintana

   Cidadezinha cheia de graça...

   Tão pequenina que até causa dó!

   Com seus burricos a pastar na praça...

   Sua igrejinha de uma torre só...

   

   Nuvens que venham, nuvens e asas,

   Não param nunca nem um segundo...

   E fica a torre sobre as velhas casas,

   Fica cismando como é vasto o mundo!...

   

   Eu que de longe venho perdido

   Sem pouso fixo (a triste sina!)

   Ah, quem me dera ter lá nascido!

   

   Lá toda a vida poder morar!

   Cidadezinha... tão pequenina

   Que toda cabe num só olhar...

Disponível em: http://quintanaeterno.blogspot.com.br/2009/ 03/cidadezinha-cheia-de-graca.html. Acesso em: 14 mar. 2017.

Os versos “Nuvens que venham, nuvens e asas/ Não param nunca nem um segundo...”, sugerem

A
B
C
D


05
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-UOkT_CSfLBw/TtTyIp9OcqI /AAAAAAAAACQ/ce7snO1UY6I/s1600/t285-03.gif. Acesso: 14 mar. 2017.

As falas da personagem revelam uma linguagem predominantemente

A
B
C
D


06
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Gato pensa?

Ferreira Gullar

   Dizem que gato não pensa mas é difícil de crer. Já que ele também não fala como é que se vai saber? A verdade é que o Gatinho, quando mija na almofada, vai depressa se esconder: sabe que fez coisa errada. E se a comida está quente, ele, antes de comer, muito calculadamente, toca com a pata pra ver. Só quando a temperatura da comida está normal, vem ele e come afinal. E você pode explicar como é que ele sabia que ela ia esfriar?

Ferreira Gullar, “um gato chamado gatinho”, Editora Salamandra, 2000. Disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia _infantil/ferreira_gullar.html. Acesso em: 17 mar. 2017.

No verso “E você pode explicar/ como é que ele sabia/que ela ia esfriar?”, o poeta conversa com

A
B
C
D


07
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Pontinho de vista

Pedro Bandeira

   Eu sou pequeno, me dizem,

   e eu fico muito zangado.

   Tenho de olhar todo mundo

   com o queixo levantado.

   

   Mas, se formiga falasse

   e me visse lá do chão,

   ia dizer, com certeza:

   — Minha nossa, que grandão!

Disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/2011 /08/12/pontinho-de-vista-poesia-infantil -de-pedro-bandeira/. Acesso em: 17 mar. 2017.

Quem fala no poema é

A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 08 e 09.

O Leão Apaixonado

Esopo

   Um leão pediu a filha de um lenhador em casamento. O pai, contrariado, mas receoso, aproveitou a ocasião para livrar-se desse problema. Ele disse que consentia em tê-lo como noivo de sua filha, mas com uma condição: este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha temia a ambos. Contente, o leão concordou. Depois disso, ao repetir seu pedido, o lenhador que não mais o temia, pegou um cajado e tocou-o da casa para a floresta.

Moral: Para resolvermos um problema, devemos primeiro conhecê-lo e só depois enfrentá-lo.

Disponível em: http://metaforas.com.br/o-leao-apaixonado. Acesso em: 17 mar. 2017.

08
O lenhador tocou o leão para fora de casa porque
A
B
C
D


09
Qual trecho abaixo apresenta o fato que deu origem a esta história?
A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Tarefa de Casa

Jussara Barros

   A tarefa de casa é um momento especial para que o aluno reforce os conteúdos trabalhados em sala de aula.

   Muitas vezes, a família não percebe sua importância para a vida escolar do estudante, propondo outras atividades no horário que deveria ser destinado a esse fim.

   Criar uma rotina e horário de estudo para ser seguida em casa ajudará o estudante a memorizar os conteúdos, compreendê-los e se sentir seguro para realizar as provas.

   A tarefa de casa não precisa estar, necessariamente, ligada ao conteúdo que o professor trabalhou, mas pode ser uma oportunidade de ter contato com um novo assunto, que será abordado em outras aulas, como disparadora de um tema.

   Por trás das tarefas de casa sempre há um objetivo que o professor quer atingir, motivo pelo qual os estudantes devem levá-la a sério.

   Pesquisas na internet, em jornais ou em revistas proporcionam um contato com o cotidiano de nossas vidas, além de favorecer a relação do aluno com a leitura, elemento fundamental para o desenvolvimento de uma boa escrita.

   Os pais podem e devem ajudar os filhos no que diz respeito à interpretação dos enunciados das tarefas, orientar as pesquisas, sugerir ideias para os trabalhos, mas nunca assumir a responsabilidade das mesmas, fazendo-as no lugar dos filhos.

   Em consequência da vida moderna, os pais trabalham muito e quando chegam em casa não querem ajudar. Se a família orientar o estudante quanto aos horários em que deve fazer suas tarefas e ainda que estas devem ser feitas com responsabilidade, aos poucos o mesmo irá perceber que é como as outras atividades de sua rotina, como arrumar e organizar seus objetos ou brinquedos depois de usá-los.

   O que não pode acontecer é a família se negar a dar apoio, pois muitas vezes a criança ou jovem não consegue mesmo entender o solicitado, e fazem desse momento alvo de tensões e desentendimentos entre pais e filhos.

Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao .bol.uol.com.br/educacao/tarefa-casa.htm. Acesso em: 21 mar. 2017.

No texto, a principal informação aparece na frase:

A
B
C
D


(SAEMI). Leia o texto abaixo e responda as questões 11 e 12.

Produza sua própria energia

    Na teoria, é possível ganhar dinheiro produzindo energia elétrica. Uma regulamentação da Aneel, de dezembro de 2012, liberou: quem produz mais energia do que consome pode vender eletricidade para os outros consumidores. Não é dinheiro fácil.

   Bicicletas elétricas [...]

   Academias e hotéis já utilizam bicicletas que transformam pedaladas em eletricidade.

   Os pedais movimentam um dínamo, que gera energia elétrica a partir da mecânica. É claro que, para uma casa, o projeto é pouco rentável ─ afinal, um ciclista solitário não faz milagre.

   Mas, em uma academia com 20 bicicletas que oferece quatro aulas de spinning por dia, o resultado são 300 kWh por mês, o suficiente para iluminar mais de seis casas ao mês. [...]

   Biogás [...]

   O combustível vem da decomposição de resíduos orgânicos (restos de comida e fezes de bovinos, porcos, aves e humanos). A transformação ocorre no biodigestor, um recipiente onde os dejetos são colocados e tampados. Lá dentro, bactérias decompõem o material, gerando o biogás, que pode ser queimado para abastecer geradores, fogões e aquecedores. Claro que somente produtores rurais possuem chiqueiros tão grandes, mas matéria-prima não falta.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ecologia/ produza-sua-propria-energia-782457.shtml. Acesso em: 1 fev. 2014.

11
O assunto desse texto é
A
B
C
D


12
Esse texto apresenta uma opinião no trecho:
A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário