(Seduc - GO).
Observe a reta numérica, a seguir, onde cada intervalo entre dois números inteiros foi dividido em dez intervalos de mesmo comprimento.
Assinale a alternativa que apresenta a ordenação dos pontos 𝑋 = 0,7; 𝑌 = − 3,2; 𝑍 = [tex]\frac{12}{5} [tex] e 𝑊 = [tex]- \frac{15}{10} [tex] nessa reta.
A alternativa corresponde corretamente a letras Y, X, W e Z é a opção A.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Seduc - GO).
Observe a reta numérica a seguir.
Assinale a opção que corresponde aos valores de P, Q e R respectivamente:
Observe que:
[tex] P = -\sqrt{3} = - 1,73 [tex]
[tex] Q = \sqrt{2} \cong 1,41 [tex]
[tex] R = \frac{5}{2} = 2,5 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Seduce - GO).
Uma loja fez a seguinte anúncio:
Nessas condições, o valor da camiseta é igual a
O valor da camiseta é:
[tex] = 120 \cdot 60 \%\ [tex]
[tex] = 120 \cdot \frac{60}{100} [tex]
[tex] = 120 \cdot 0,6 [tex]
[tex] = R \$\ 72,00 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Seduc - GO).
Uma escola fixou na porta da secretaria o seguinte cartaz:
Aviso aos pais
Senhores pais, com a mensalidade sendo paga até o dia 05 de cada mês, têm-se desconto de 8% e, em caso de atraso, após o dia 10 de cada mês, multa de 5% sobre o valor da mensalidade escolar.
A Direção
Andreia pagou a escola de sua filha no primeiro dia do mês durante três meses consecutivos.
Sabe-se que o valor da mensalidade da escola de sua filha é de R$ 1 200.
O total economizado por Andreia é um valor
Como Andreia pagou a mensalidade no primeiro dia de cada mês. Então, ela pagou com desconto de 8%. Sendo assim:
1° mês: [tex] = 1 200 \cdot 8 \%\ = 1200 \cdot 0,08 = 96,00 [tex]
2° mês: [tex] = 1 200 \cdot 8 \%\ = 1200 \cdot 0,08 = 96,00 [tex]
3° mês: [tex] = 1 200 \cdot 8 \%\ = 1200 \cdot 0,08 = 96,00 [tex]
Portanto:
[tex] = 3 × 96,00 = 288,00 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Seduc - GO).
Observe a equação polinomial de 2º grau a seguir.
[tex] 4x^{2} - 1 = 0 [tex]
Assinale a opção que corresponde às raízes dessa equação.
Como a equação do 2° grau é do tipo b = 0. Logo:
[tex] 4x^{2} - 1 = 0 [tex]
[tex] 4x^{2} = 1 [tex]
[tex] x^{2} = \frac{1}{4} [tex]
[tex] x = \pm \sqrt{\frac{1}{4}} [tex]
Sendo assim, temos:
[tex] x' = + \sqrt{\frac{1}{4}} = \frac{1}{2} = 0,5 [tex]
[tex] x'' = - \sqrt{\frac{1}{4}} = - \frac{1}{2} = - 0,5 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Seduc - GO).
Considere a equação polinomial de 2º grau a seguir.
[tex] x^{2} -2x - 3 = 0 [tex]
A solução dessa equação
Então, encontrando a solução da equação [tex] x^{2} - 2x\ –\ 3 = 0[tex]:
[tex] a = 1,\ b = -2,\ c = -3 [tex]
[tex] Δ = b^{2} - 4ac [tex]
[tex] Δ = (-2)^{2} - 4 \cdot (1) \cdot (-3) = 4\ + 12 = 16 [tex]
Agora, encontrando as raízes:
[tex] x = \frac{-b\ \pm\ \sqrt{Δ}}{2a} = \frac{-(-2)\ \pm\ \sqrt{16}}{2\ \cdot (1)} [tex]
[tex] x' = \frac{2\ +\ 4}{2} = \frac{6}{2} = 3 [tex]
[tex] x'' = \frac{2\ -\ 4}{2} = \frac{-2}{2} = -1 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Seduc - GO).
A imagem, a seguir, representa um galinheiro a ser cercado com uma tela.
Para cercar esse espaço com uma volta de tela tem-se as seguintes opções financeiras:
Recomendável financeiramente | |
---|---|
Tela 1 | de 45 a 53 m |
Tela 2 | de 53 a 60 m |
Tela 3 | de 60 a 65 m |
Tela 4 | de 65 a 70 m |
Tela 5 | acima de 70 m |
Assinale a opção que justifica financeiramente a tela a ser utilizada:
Calculando o perímetro do terreno. Primeiramente vamos encontrar o valor do x.
Equacionando o problema, temos:
área = base × altura
[tex] 256 = 4x × x [tex]
[tex] 256 = 4x^{2} [tex]
[tex] \frac{256}{4} = x^{2} [tex]
[tex] 64 = x^{2} [tex]
[tex] \sqrt{64} = x [tex]
[tex] 8 = x [tex]
Agora, encontrar o perímetro (quantidade de tela).
[tex] P = 4x + 4x + x + x [tex]
[tex] P = 10x = 10 × 8 = 80\ m [tex]
Portanto, alternativa "E".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Seduce - GO).
Durante um experimento, o volume 𝑉 do líquido contido em uma bureta é escoado a uma velocidade determinada pela função: [tex]𝑉(𝑡) = 75 − 5𝑡[tex], onde a variável 𝑡 é definida em minutos.
O tempo, em minutos, em que o líquido contido na bureta se esgotará será igual a
Para o líquido esgotar devemos ter [tex]𝑉(𝑡) = 0[tex]. Portanto:
[tex]𝑉(𝑡) = 75 − 5𝑡[tex]
[tex]0 = 75 − 5𝑡[tex]
[tex]5t = 75[tex]
[tex]t = \frac{75}{5}[tex]
[tex]t = 15\ minutos[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Seduce - GO).
Admita uma função polinomial de 1º grau [tex]𝑓(x): ℝ → ℝ[tex].
Sabe-se que o coeficiente angular dessa função é igual a [tex]2[tex] e o seu coeficiente linear é igual a [tex]− 1[tex].
Assinale a opção que apresenta parte do gráfico dessa função.
O gráfico que tem o coeficiente angular igual a 2 (reta crescente) e o linear igual a –1 (intercepta o eixo y) é o B.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Seduce - GO).
Um parque temático tinha a seguinte tabela de preços fixada na entrada:
Visitante | Entrada (R$) | Jogos (R$) |
---|---|---|
Criança | 15,00 | 3,50 |
Adulto | 21,00 | 4,50 |
Sabe-se que uma família composta por dois adultos e três crianças foi a esse parque e gastou R$ 213,00; considere, ainda, que apenas as crianças participaram dos jogos.
Quantos vezes cada criança brincou na barraca de jogos?
Como apenas as crianças participaram dos jogos. E que a família é composta por 2 adultos e 3 crianças. Primeiro encontrar o custo da entrada da família:
[tex]= 3 \cdot 15 + 2 \cdot 21 [tex]
[tex]= 45 + 42 [tex]
[tex]= 87,00 [tex]
Agora, encontrar o valor destinado aos jogos, sabendo que somente as crianças participaram. Então:
[tex]= 213 - 87 [tex]
[tex]= 126,00 [tex]
Agora, encontrar a quantidade de crianças:
[tex] = \frac{126}{3,5} [tex]
[tex] = 36\ crianças [tex]
Por fim, encontrar a quantidade de vezes que cada criança brincou na barraca de jogos:
[tex] = \frac{36}{3} [tex]
[tex] = 12\ vezes [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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