Loading [MathJax]/jax/element/mml/optable/Latin1Supplement.js

terça-feira, 1 de junho de 2021

Quiz 05: MAT. 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 05: MATEMÁTICA - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 05: MATEMÁTICA - 1ª Série - Ensino Médio

01
(Azambuja).

Uma determinada sucessão numérica, a partir do terceiro termo, cada termo corresponde à soma dos dois termos imediatamente anteriores a ele.

A sequência de números naturais: 2, 2, 4, 6, 10, 16, 26, 42, x, y, ..., obedece a essa determinado padrão.

Nesse caso, o valor de \sqrt{\frac{x\ +\ y}{2}} é dado por:

A
B
C
D
E

Encontrar o valor de x e y.

   •\ x = 42 + 58 = 110

   •\ y = 68 + x = 68 + 110 = 178

A sequência é:

   2, 2, 4, 6, 10, 16, 26, 42, 68, \color{Red}{\underline{110}}, \color{Red}{\underline{178}}, ...,

Agora, o valor da expressão é:

   = \sqrt{\frac{x\ +\ y}{2}}

   = \sqrt{\frac{110\ +\ 178}{2}}

   = \sqrt{\frac{288}{2}}

   = \sqrt{144}

   = 12

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(BPW). Observe a expressão algébrica a seguir:

\sqrt{\frac{2b}{y}} \cdot \sqrt{\frac{8b}{5}}

O valor desta expressão para b = 10 e y = 20, é:

A
B
C
D
E

O valor da expressão para b = 10 e y = 20, é:

   = \sqrt{\frac{2b}{y}} \cdot \sqrt{\frac{8b}{5}}

   = \sqrt{\frac{2\ \cdot\ 10}{20}} \cdot \sqrt{\frac{8\ \cdot\ 10}{5}}

   = \sqrt{ \frac{20}{20}} \cdot \sqrt{\frac{80}{5}}

   = \sqrt{ 1} \cdot \sqrt{16}

   = 1 \cdot 4

   = 4

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(Azambuja).

No Brasil e na maioria dos países, utiliza-se a escala Celsius (ºC) para medir a temperatura.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a escala usada é a Fahrenheit (ºF).

A expressão matemática

T_{(Celsius)} = \frac{5\ \cdot\ [T_{(Fahrenheit)}\ -\ 32º]}{9}

permite converter a temperatura medida em graus Celcius em temperatura medida em Fahrenheit e vice-versa.

Se, em uma determinada cidade americana, a temperatura medida foi de 96,8ºF. A temperatura correspondente em graus Celsius é de:

A
B
C
D
E

A temperatura correspondente em graus Celsius é de:

T_{(Celsius)} = \frac{5\ \cdot\ [T_{(Farenheith)}\ -\ 32º]}{9}

T_{(Celsius)} = \frac{5\ \cdot\ [96,8\ -\ 32º]}{9}

T_{(Celsius)} = \frac{5\ \cdot\ [64,8]}{9}

T_{(Celsius)} = \frac{324}{9}

T_{(Celsius)} = 36\ ºC

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(BPW).

No primeiro dia de aula, houve uma pequena recepção para os alunos da 1ª série “A”. Todas as “n” pessoas presentes cumprimentaram-se apertando as mãos.

Se o total de cumprimentos pode ser determinado pela fórmula \frac{n^{2}\ -\ n}{2} e se foram contados 28 cumprimentos.

O número de participantes na recepção foi de:

A
B
C
D
E

Resolvendo a equação:

   \frac{n^{2}\ -\ n}{2} = 28

   n^{2}\ -\ n = 2 \cdot 28

   n^{2}\ -\ n = 56

   n^{2}\ -\ n\ -\ 56 = 0

a = 1,  b = -1,  c = - 56

e

Δ = b^{2}\ -\ 4ac = (-1)^{2}\ -\ 4 \cdot 1 \cdot (-56)

Δ = 1\ +\ 224 = 225

Agora, as raízes da equação do 2° grau são:

n = \frac{-b\ \pm\ \sqrt{Δ}}{2a}

n = \frac{-(-1)\ \pm\ \sqrt{225}}{2 \cdot 1}

n = \frac{1\ \pm\ 15}{2}

Sendo assim:

n' = \frac{1\ +\ 15}{2} = \frac{16}{2} = 8\ participantes


n' = \frac{1\ -\ 15}{2} = \frac{-14}{2} = -7\ (não\ convém)

Portanto, tem 8 participantes.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(BPW). Observe a figura a seguir:

As figuras de amarelo são semicírculos. E sabendo que o retângulo tem 10 cm e 20 cm, respectivamente, de largura e comprimento.

(Considere: π = 3,1).

A área da região azul é de:

A
B
C
D
E

A área da região azul é de:

Área_{(azul)} = Área_{(retângulo)}\ -\ 2 × Área_{(circulo)}

Área_{(azul)} = (Comp. × larg.)\ -\ 2 × πR^{2}

Área_{(azul)} = (20 × 10)\ -\ (2 × 3,1 \cdot 5^{2})

Área_{(azul)} = 200\ -\ 155

Área_{(azul)} = 45\ cm^{2}

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(BPW). Observe as igualdade a seguir:

  • A = 0,6\ -\ \frac{1}{2}

  • B = 0,45\ -\ 0,6

  • C = -2^{0}

Podemos afirmar que:

A
B
C
D
E

Os resultados são:

  • A = 0,6\ -\ \frac{1}{2} = 0,6\ -\ 0,5 = 0,1

  • B = 0,45\ -\ 0,6 = -\ 0,15

  • C = -2^{0} = 1

Logo:

- 0,15 < 0,1 < 1

B < A < C

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(BPW).

Denomina-se escala de um desenho a razão entre o comprimento considerado no desenho (mapas, plantas de casas, maquetes, etc) e o correspondente comprimento real, medidos com a mesma unidade.

Escala = \frac{medida\ do\ comprimento\ no\ desenho}{medida\ do\ desenho\ real}

Considere a seguinte situação:

Em um mapa, a distância entre duas cidades A e B é dada por um segmento de 20 cm. Sabendo-se que a distância real entre essas cidades é de 20 km.

Qual a escala no mapa?

A
B
C
D
E

Qual a escala no mapa é:

Escala = \frac{medida\ do\ comprimento\ no\ desenho}{medida\ do\ desenho\ real}

Escala = \frac{20\ cm}{20\ km}

Escala = \frac{20\ cm}{20\ km} = \frac{1\ cm}{1\ \cdot\ 100\ 000\ cm}

Escala = \frac{1}{100\ 000 }

Logo, a escala é:

1\ :\ 100\ 000

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(BPW).

Existe uma relação entre a medida de nosso pé e o número do calçado que usamos.

A fórmula N = \frac{5p\ +\ 28}{4} relaciona o número N que uma pessoa calça e o comprimento p do seu pé, em centímetros.

Quanto mede o pé de uma jovem que usa calçados número 35?

A
B
C
D
E

Uma jovem que usa calçados número 35 tem o comprimento do pé de:

    N = \frac{5p\ +\ 28}{4}

    35 = \frac{5p\ +\ 28}{4}

    35 \cdot 4 = 5p\ +\ 28

    140 = 5p\ +\ 28

    140\ -\ 28 = 5p

    112 = 5p

    \frac{112}{5} = p

    p = 22,4\ cm

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(BPW). Observe o trapézio na figura a seguir:

A medida da altura desse trapézio é:

A
B
C
D
E

Para o triângulo ABC, temos:


Resolução 1:


   tg\ α = \frac{cateto\ oposto}{cateto\ adjacente}

   tg\ 45° = \frac{h}{16}

   1 = \frac{h}{12}

   h = 12\ cm


Resolução 2:


Como o triângulo ABC é isósceles. Então, o segmentos AC = AB = 12 cm.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(BPW). Observe as proposições a seguir:

    I - \frac{60}{100}\ >\ 75 \%

    II - 75 \%\ > \frac{4}{10}

    III - \frac{4}{10}\ =\ 50 \%

    IV - 20 \%\ < \frac{21}{100}

Podemos afirmar que estão corretas:

A
B
C
D
E

Observe que:

I - \frac{60}{100}\ >\ 75 \%\  \Longrightarrow  60 \%\ >\ 75 \%\   (Falso)

II - 75 \%\ > \frac{4}{10} = \frac{40}{100} = 40\%\   (Verdadeiro)

III - \frac{4}{10}\ = \frac{40}{100}\  \Longrightarrow  40 \%\ =\ 50 \%\  (Falso)

IV - 20 \%\ < \frac{21}{100} = 21 \%\   (Verdadeiro)

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(BPW). Observe a situação descrita a seguir:

Comprei um aparelho de som por R \$\ 1\ 500,00.

Por quanto devo vendê-lo se quero obter um lucro de 25% sobre o preço de custo?

A
B
C
D
E

Se quero obter um lucro de 25%, então: 100% + 25% = 125%. Então, devo vendê-lo por:

   = R \$\ 1\ 500,00 \cdot 125 \%

   = R \$\ 1\ 5\color{Red}{\underline{00}},00 \cdot \frac{125}{1\color{Red}{\underline{00}}}

   = R \$\ 15,00 \cdot 125

   = R \$\ 1\ 875,00

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(FCC 2018/TRT 6ª REGIÃO).

Quatro quintos dos processos de uma comarca são da área civil e três oitavos desses processos são da regional sul da comarca.

A porcentagem de processos da comarca que são da área civil e da regional sul é igual a

A
B
C
D
E

Para facilitar a resolução vamos supor que há 100 processos.

Como destes processos, \frac{4}{5} são da área cívil. Logo:

   \frac{4}{5} \cdot 100 = 4 \cdot 20 = 80 processos da área cívil

Como destes 80 processos, \frac{3}{8} são da regional sul da comarca. Logo:

   \frac{3}{8} \cdot 80 = 3 \cdot 10 = 30 processos da área cívil e da regional Sul.

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


  Quinta-feira, 10 de Abril de 2025 
00:00:02
R a 6 S d 8




Nenhum comentário:

Postar um comentário