(Azambuja).
Uma determinada sucessão numérica, a partir do terceiro termo, cada termo corresponde à soma dos dois termos imediatamente anteriores a ele.
A sequência de números naturais: 2, 2, 4, 6, 10, 16, 26, 42, x, y, ..., obedece a essa determinado padrão.
Nesse caso, o valor de \sqrt{\frac{x\ +\ y}{2}} é dado por:
Encontrar o valor de x e y.
•\ x = 42 + 58 = 110
•\ y = 68 + x = 68 + 110 = 178
A sequência é:
2, 2, 4, 6, 10, 16, 26, 42, 68, \color{Red}{\underline{110}}, \color{Red}{\underline{178}}, ...,
Agora, o valor da expressão é:
= \sqrt{\frac{x\ +\ y}{2}}
= \sqrt{\frac{110\ +\ 178}{2}}
= \sqrt{\frac{288}{2}}
= \sqrt{144}
= 12
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a expressão algébrica a seguir:
\sqrt{\frac{2b}{y}} \cdot \sqrt{\frac{8b}{5}}
O valor desta expressão para b = 10 e y = 20, é:
O valor da expressão para b = 10 e y = 20, é:
= \sqrt{\frac{2b}{y}} \cdot \sqrt{\frac{8b}{5}}
= \sqrt{\frac{2\ \cdot\ 10}{20}} \cdot \sqrt{\frac{8\ \cdot\ 10}{5}}
= \sqrt{ \frac{20}{20}} \cdot \sqrt{\frac{80}{5}}
= \sqrt{ 1} \cdot \sqrt{16}
= 1 \cdot 4
= 4
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(Azambuja).
No Brasil e na maioria dos países, utiliza-se a escala Celsius (ºC) para medir a temperatura.
Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a escala usada é a Fahrenheit (ºF).
A expressão matemática
T_{(Celsius)} = \frac{5\ \cdot\ [T_{(Fahrenheit)}\ -\ 32º]}{9}
permite converter a temperatura medida em graus Celcius em temperatura medida em Fahrenheit e vice-versa.
Se, em uma determinada cidade americana, a temperatura medida foi de 96,8ºF. A temperatura correspondente em graus Celsius é de:
A temperatura correspondente em graus Celsius é de:
T_{(Celsius)} = \frac{5\ \cdot\ [T_{(Farenheith)}\ -\ 32º]}{9}
T_{(Celsius)} = \frac{5\ \cdot\ [96,8\ -\ 32º]}{9}
T_{(Celsius)} = \frac{5\ \cdot\ [64,8]}{9}
T_{(Celsius)} = \frac{324}{9}
T_{(Celsius)} = 36\ ºC
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
No primeiro dia de aula, houve uma pequena recepção para os alunos da 1ª série “A”. Todas as “n” pessoas presentes cumprimentaram-se apertando as mãos.
Se o total de cumprimentos pode ser determinado pela fórmula \frac{n^{2}\ -\ n}{2} e se foram contados 28 cumprimentos.
O número de participantes na recepção foi de:
Resolvendo a equação:
\frac{n^{2}\ -\ n}{2} = 28
n^{2}\ -\ n = 2 \cdot 28
n^{2}\ -\ n = 56
n^{2}\ -\ n\ -\ 56 = 0
a = 1, b = -1, c = - 56
e
Δ = b^{2}\ -\ 4ac = (-1)^{2}\ -\ 4 \cdot 1 \cdot (-56)
Δ = 1\ +\ 224 = 225
Agora, as raízes da equação do 2° grau são:
n = \frac{-b\ \pm\ \sqrt{Δ}}{2a}
n = \frac{-(-1)\ \pm\ \sqrt{225}}{2 \cdot 1}
n = \frac{1\ \pm\ 15}{2}
Sendo assim:
n' = \frac{1\ +\ 15}{2} = \frac{16}{2} = 8\ participantes
n' = \frac{1\ -\ 15}{2} = \frac{-14}{2} = -7\ (não\ convém)
Portanto, tem 8 participantes.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a figura a seguir:
/img1_quiz5_mat_1serie.png )
As figuras de amarelo são semicírculos. E sabendo que o retângulo tem 10 cm e 20 cm, respectivamente, de largura e comprimento.
(Considere: π = 3,1).
A área da região azul é de:
A área da região azul é de:
Área_{(azul)} = Área_{(retângulo)}\ -\ 2 × Área_{(circulo)}
Área_{(azul)} = (Comp. × larg.)\ -\ 2 × πR^{2}
Área_{(azul)} = (20 × 10)\ -\ (2 × 3,1 \cdot 5^{2})
Área_{(azul)} = 200\ -\ 155
Área_{(azul)} = 45\ cm^{2}
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe as igualdade a seguir:
• A = 0,6\ -\ \frac{1}{2}
• B = 0,45\ -\ 0,6
• C = -2^{0}
Podemos afirmar que:
Os resultados são:
• A = 0,6\ -\ \frac{1}{2} = 0,6\ -\ 0,5 = 0,1
• B = 0,45\ -\ 0,6 = -\ 0,15
• C = -2^{0} = 1
Logo:
- 0,15 < 0,1 < 1
B < A < C
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Denomina-se escala de um desenho a razão entre o comprimento considerado no desenho (mapas, plantas de casas, maquetes, etc) e o correspondente comprimento real, medidos com a mesma unidade.
Escala = \frac{medida\ do\ comprimento\ no\ desenho}{medida\ do\ desenho\ real}
Considere a seguinte situação:
Em um mapa, a distância entre duas cidades A e B é dada por um segmento de 20 cm. Sabendo-se que a distância real entre essas cidades é de 20 km.
Qual a escala no mapa?
Qual a escala no mapa é:
Escala = \frac{medida\ do\ comprimento\ no\ desenho}{medida\ do\ desenho\ real}
Escala = \frac{20\ cm}{20\ km}
Escala = \frac{20\ cm}{20\ km} = \frac{1\ cm}{1\ \cdot\ 100\ 000\ cm}
Escala = \frac{1}{100\ 000 }
Logo, a escala é:
1\ :\ 100\ 000
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Existe uma relação entre a medida de nosso pé e o número do calçado que usamos.
A fórmula N = \frac{5p\ +\ 28}{4} relaciona o número N que uma pessoa calça e o comprimento p do seu pé, em centímetros.
Quanto mede o pé de uma jovem que usa calçados número 35?
Uma jovem que usa calçados número 35 tem o comprimento do pé de:
N = \frac{5p\ +\ 28}{4}
35 = \frac{5p\ +\ 28}{4}
35 \cdot 4 = 5p\ +\ 28
140 = 5p\ +\ 28
140\ -\ 28 = 5p
112 = 5p
\frac{112}{5} = p
p = 22,4\ cm
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe o trapézio na figura a seguir:
/img2_quiz5_mat_1serie.png )
A medida da altura desse trapézio é:
Para o triângulo ABC, temos:
Resolução 1:
/img3_quiz5_mat_1serie.png )
tg\ α = \frac{cateto\ oposto}{cateto\ adjacente}
tg\ 45° = \frac{h}{16}
1 = \frac{h}{12}
h = 12\ cm
Resolução 2:
/img4_quiz5_mat_1serie.png )
Como o triângulo ABC é isósceles. Então, o segmentos AC = AB = 12 cm.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
Observe que:
I - \frac{60}{100}\ >\ 75 \%\ \Longrightarrow 60 \%\ >\ 75 \%\ (Falso)
II - 75 \%\ > \frac{4}{10} = \frac{40}{100} = 40\%\ (Verdadeiro)
III - \frac{4}{10}\ = \frac{40}{100}\ \Longrightarrow 40 \%\ =\ 50 \%\ (Falso)
IV - 20 \%\ < \frac{21}{100} = 21 \%\ (Verdadeiro)
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a situação descrita a seguir:
Comprei um aparelho de som por R \$\ 1\ 500,00.
Por quanto devo vendê-lo se quero obter um lucro de 25% sobre o preço de custo?
Se quero obter um lucro de 25%, então: 100% + 25% = 125%. Então, devo vendê-lo por:
= R \$\ 1\ 500,00 \cdot 125 \%
= R \$\ 1\ 5\color{Red}{\underline{00}},00 \cdot \frac{125}{1\color{Red}{\underline{00}}}
= R \$\ 15,00 \cdot 125
= R \$\ 1\ 875,00
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(FCC 2018/TRT 6ª REGIÃO).
Quatro quintos dos processos de uma comarca são da área civil e três oitavos desses processos são da regional sul da comarca.
A porcentagem de processos da comarca que são da área civil e da regional sul é igual a
Para facilitar a resolução vamos supor que há 100 processos.
Como destes processos, \frac{4}{5} são da área cívil. Logo:
\frac{4}{5} \cdot 100 = 4 \cdot 20 = 80 processos da área cívil
Como destes 80 processos, \frac{3}{8} são da regional sul da comarca. Logo:
\frac{3}{8} \cdot 80 = 3 \cdot 10 = 30 processos da área cívil e da regional Sul.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
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