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terça-feira, 1 de junho de 2021

Quiz 10: MAT. 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 10: MATEMÁTICA - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 10: MATEMÁTICA - 1ª Série - Ensino Médio

01
(BPW-adaptado).

Um comerciante comprou um automóvel por R$ 45.000,00, em seguida, vendeu-o com um lucro de 20%.

O lucro do comerciante foi

A
B
C
D
E

Sabendo que ele vendeu com lucro de 20%, ou seja, 100% + 20% = 120%.

= 45\ 000 \cdot 120 \%\

= 45\ 0\color{Red}{00} \cdot \frac{120}{1\color{Red}{00}}

= 450 \cdot 120

= R \$\ 54\ 000,00

O lucro do comerciante foi de:

= R \$\ 54\ 000,00\ -\ R \$\ 45\ 000,00

= R \$\ 9\ 000,00

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(BPW-adaptado).

Num campeonato de matemática, para cada acerto a equipe ganha 5 pontos e para cada erro perde 2 pontos.

Se a equipe de Maurício acertou 70% das 40 perguntas, quantos pontos essa equipe obteve no final?

A
B
C
D
E

Descobrir o número de questões com acerto:

= 40 \cdot 70 \%

= 40 \cdot \frac{70}{100}

= 40 \cdot 0,7 = 28\ questões

Logo, o número de pontos é:

= 28 \cdot 5\ pontos

= 140\ pontos

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(PUCMG-Adaptado).

Uma cultura tem, inicialmente, 125 bactérias. Sabendo-se que essa população dobra a cada 2 horas e, que obedece a função a seguir:

B(x) = b_{0} \cdot 2^{\frac{t}{2}}

O tempo necessário, em horas, para que o número de bactérias chegue a 256.000, é igual a:

A
B
C
D
E

Trata-se de uma função exponencial de razão 2, sendo que b_{0} é o número inicial de bactérias. Logo:

   B(x) = b_{0} \cdot 2^{\frac{t}{2}}

   256\ 000 = 125 \cdot 2^{\frac{t}{2}}

   \frac{256\ 000}{125} = 2^{\frac{t}{2}}

   2\ 048 = 2^{\frac{t}{2}}

   2^{11} = 2^{\frac{t}{2}}

Logo:

   11 = \frac{t}{2}

   t = 2 \cdot 11

   t = 22\ horas

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(BPW-adaptado).

O número de bactérias de uma cultura, t horas após o início de certo experimento, é dado pela expressão N(t) = 1200 \cdot 2^{0,2t}.

Nessas condições, quanto tempo após o início do experimento a cultura terá 38400 bactérias?

A
B
C
D
E

Trata-se de uma função exponencial.

   N(t) = 1200 \cdot 2^{0,2t}

   38\ 400 = 1200 \cdot 2^{0,2t}

   \frac{38\ 400}{1200} = 2^{0,2t}

   32 = 2^{0,2t}

   2^{5} = 2^{0,2t}

Logo:

   5 = 0,2t

   \frac{5}{0,2} = t

   t = 25\ horas

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(BPW).

O gráfico abaixo representa uma função real no plano cartesiano.


Qual é a representação algébrica dessa função?

A
B
C
D
E

Observe que o gráfico é de uma função exponencial decrescente, então, (0 < a < 1 ). Com isso, já descartamos as opções A, C e D. Então, por substituição temos:

A) f(0) = 2^{0} = 1  \Longrightarrow  (0,\ 1)  (Falsa)

B) f(0) = (\frac{1}{2})^{0} = 1  \Longrightarrow  (0,\ 1)  (Falsa)

C) f(x) = 2^{(0 + 2)} = 2^{2} = 4  \Longrightarrow  (0,\ 4)  (Falsa)

D) f(x) = 0^{2} = 1  \Longrightarrow  (0,\ 1)  (Falsa)

E) f(0) = (\frac{1}{2})^{0} + 2 = 1 + 2 = 3

      \Longrightarrow  (0,\ 3)  (Verdadeira)

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(BPW).

O gráfico abaixo representa uma função real no plano cartesiano.


Qual é a representação algébrica dessa função?

A
B
C
D
E

Observe que o gráfico é de uma função exponencial decrescente, então, (0 < a < 1 ). Com isso, já descartamos a opção E. Então, por substituição temos:

A) f(0) = 10 \cdot (\frac{1}{2})^{0} = 10 \cdot 1 = 10

      \Longrightarrow  (0,\ 10)  (Falsa)

B) f(0) = 1\ 024 \cdot (\frac{1}{2})^{0,1\ \cdot\ 0} = 1\ 024 \cdot (\frac{1}{2})^{0}

      = 1024 \cdot 1 = 1024  \Longrightarrow (0,\ 1024)  (Verdadeira)

C) f(0) = 100 \cdot (\frac{1}{2})^{0} = 100 \cdot 1 = 100

      \Longrightarrow  (0, 100)  (Falsa)

D) f(0) = 2 \cdot (\frac{1}{2})^{10\ \cdot\ 0} = 2 \cdot (\frac{1}{2})^{0} = 2 \cdot 1 = 2

       \Longrightarrow  (0, 2)  (Falsa)

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(PUC-MG).

Uma pedra é atirada para cima e sua altura h, em metros, é dada pela função h(t) = at^{2} + 12t, em que t é medido em segundos.

Se a pedra atingiu a altura máxima no instante t = 2, pode-se afirmar que o valor de a é:

(Se necessário utilize: x_{(vértice)} = \frac{-b}{2a} e/ou y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}).

A
B
C
D
E

Pelo enunciado, temos que t = 2. Isso é o x_{(vértice)}. Logo:

   x_{(vértice)} = \frac{-b}{2\ \cdot a}

   2 = \frac{-\ 12}{2\ \cdot a}

   4a = -\ 12

   a = \frac{-\ 12}{4} = -\ 3


Logo, a = \ 3.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(PUC-MG).

Um carrinho se move sobre um arco de parábola de uma montanha-russa, de modo que sua altura em relação ao solo, em metros, é dada em função do tempo t, medido em segundos, pela equação h(t) = 2t^{2} - 8t + 11.

Então o menor valor de h, em metros, é igual a:

(Se necessário utilize: x_{(vértice)} = \frac{-b}{2a} e/ou y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}).

A
B
C
D
E

O menor valor de h é dado pelo y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}, sendo que a parábola tem concaviade para cima (a > 0).

Logo: a = 2,\ b = -\ 8,\ c = 11

   Δ = b^{2} - 4ac = (-8)^{2} - 4 \cdot 2 \cdot 11

   Δ = 64 - 88

   Δ = -\ 24

Dessa forma, temos:

   y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}

   y_{(vértice)} = \frac{-(-\ 24)}{4\ \cdot\ 2}

   y_{(vértice)} = \frac{24}{8}

   y_{(vértice)} = 3\ metros


Com isso, o carrinho terá a menor altura a 3 metros.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(ENEM).

Com uma área de absorção de raios solares de 1,2\ m^{2}, uma lancha com motor movido à energia solar consegue produzir 400 watts por hora de energia.

Aumentando-se essa área para 1,5\ m^{2}, qual será a energia produzida?

A
B
C
D
E

Com o "aumento" do valor da área de absorção, deve "aumentar" a energia produzida. Portanto, a relação é diretamente proporcional.

1,2\ m^{2}\ ---\ 400\ watts

1,5\ m^{2}\ ---\ x\ watts

1,2x = 1,5 \cdot 400

x = \frac{600}{1,2}

x = 500\ watts

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(BPW-adpatado).

Um trem, deslocando-se a uma velocidade média de 300km/h, faz um determinado percurso em 3 horas.

Em quanto tempo faria esse mesmo percurso, se a velocidade utilizada fosse de 450km/h?

A
B
C
D
E

Com o "aumento" a velocidade do trem, deve "diminuir " o tempo do percurso. Portanto, a relação é inversamente proporcional. Logo:

300\ km/h\ ---\ 3\ horas

450\ km/h\ ---\ x\ horas

\frac{300}{450} = \frac{3}{x}  \Longrightarrow  \frac{300}{450} = \frac{x}{3}

450x = 300 \cdot 3

x = \frac{900}{450}

x = 2\ horas

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(BPW).

No quadro abaixo foram registrados alguns valores para x e os respectivos valores de y de uma função f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}.

x0 1-12-2
y = f(x)0-24-210

A expressão algébrica que representa essa função é

A
B
C
D
E

Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída). Por exemplo, (-2, 10), ou seja, x = -2 e y = 10.

Dessa forma:

A) f(-2) = (-2)^{2} - 3 \cdot (-2) = 4 + 6 = 10   (\color{green}{Verdadeiro})

B) f(-2) = (-2)^{2} = 4 ≠ 10   (\color{RED}{FALSO})

C) f(-2) = (-2)^{2} + (-2) = 4\ -\ 2 = 2 ≠ 10   (\color{RED}{FALSO})

D) f(-2) = (-2)^{2} - 3 = 4\ -\ 3 = 1 ≠ 10   (\color{RED}{FALSO})

E) f(-2) = (-2)^{2} + 3 \cdot (-2) = 4\ -\ 6 = -2 ≠ 10   (\color{RED}{FALSO})

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(BPW).

No quadro abaixo foram registrados alguns valores para x e os respectivos valores de y de uma função f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}.

x-2 -1012
y = f(x)21012

A expressão algébrica que representa essa função é

A
B
C
D
E

Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída). Por exemplo, (-2, 2), ou seja, x = -2 e y = 2.

Dessa forma:

A) f(-2) = -\ 2 \cdot (-2) = 4 ≠ 2     (\color{RED}{FALSO})

B) f(-2) = 2 \cdot (-2) = -4 ≠ 2     (\color{RED}{FALSO})

C) f(-2) = -\ 2 + 1 = -1 ≠ 2   (\color{RED}{FALSO})

D) f(-2) = -(-\ 2) = 2 = 2   (\color{green}{Verdadeiro})

E) f(-2) = -2 - 1 = -\ 3 ≠ 10   (\color{RED}{FALSO})

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


  Quinta-feira, 10 de Abril de 2025 
t d b n k Z




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