(BPW-adaptado).
Um comerciante comprou um automóvel por R$ 45.000,00, em seguida, vendeu-o com um lucro de 20%.
O lucro do comerciante foi
Sabendo que ele vendeu com lucro de 20%, ou seja, 100% + 20% = 120%.
= 45\ 000 \cdot 120 \%\
= 45\ 0\color{Red}{00} \cdot \frac{120}{1\color{Red}{00}}
= 450 \cdot 120
= R \$\ 54\ 000,00
O lucro do comerciante foi de:
= R \$\ 54\ 000,00\ -\ R \$\ 45\ 000,00
= R \$\ 9\ 000,00
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW-adaptado).
Num campeonato de matemática, para cada acerto a equipe ganha 5 pontos e para cada erro perde 2 pontos.
Se a equipe de Maurício acertou 70% das 40 perguntas, quantos pontos essa equipe obteve no final?
Descobrir o número de questões com acerto:
= 40 \cdot 70 \%
= 40 \cdot \frac{70}{100}
= 40 \cdot 0,7 = 28\ questões
Logo, o número de pontos é:
= 28 \cdot 5\ pontos
= 140\ pontos
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(PUCMG-Adaptado).
Uma cultura tem, inicialmente, 125 bactérias. Sabendo-se que essa população dobra a cada 2 horas e, que obedece a função a seguir:
B(x) = b_{0} \cdot 2^{\frac{t}{2}}
O tempo necessário, em horas, para que o número de bactérias chegue a 256.000, é igual a:
Trata-se de uma função exponencial de razão 2, sendo que b_{0} é o número inicial de bactérias. Logo:
B(x) = b_{0} \cdot 2^{\frac{t}{2}}
256\ 000 = 125 \cdot 2^{\frac{t}{2}}
\frac{256\ 000}{125} = 2^{\frac{t}{2}}
2\ 048 = 2^{\frac{t}{2}}
2^{11} = 2^{\frac{t}{2}}
Logo:
11 = \frac{t}{2}
t = 2 \cdot 11
t = 22\ horas
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW-adaptado).
O número de bactérias de uma cultura, t horas após o início de certo experimento, é dado pela expressão N(t) = 1200 \cdot 2^{0,2t}.
Nessas condições, quanto tempo após o início do experimento a cultura terá 38400 bactérias?
Trata-se de uma função exponencial.
N(t) = 1200 \cdot 2^{0,2t}
38\ 400 = 1200 \cdot 2^{0,2t}
\frac{38\ 400}{1200} = 2^{0,2t}
32 = 2^{0,2t}
2^{5} = 2^{0,2t}
Logo:
5 = 0,2t
\frac{5}{0,2} = t
t = 25\ horas
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
O gráfico abaixo representa uma função real no plano cartesiano.
Qual é a representação algébrica dessa função?
Observe que o gráfico é de uma função exponencial decrescente, então, (0 < a < 1 ). Com isso, já descartamos as opções A, C e D. Então, por substituição temos:
A) f(0) = 2^{0} = 1 \Longrightarrow (0,\ 1) (Falsa)
B) f(0) = (\frac{1}{2})^{0} = 1 \Longrightarrow (0,\ 1) (Falsa)
C) f(x) = 2^{(0 + 2)} = 2^{2} = 4 \Longrightarrow (0,\ 4) (Falsa)
D) f(x) = 0^{2} = 1 \Longrightarrow (0,\ 1) (Falsa)
E) f(0) = (\frac{1}{2})^{0} + 2 = 1 + 2 = 3
\Longrightarrow (0,\ 3) (Verdadeira)
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
O gráfico abaixo representa uma função real no plano cartesiano.
/img1_quiz10_mat_1serie.png )
Qual é a representação algébrica dessa função?
Observe que o gráfico é de uma função exponencial decrescente, então, (0 < a < 1 ). Com isso, já descartamos a opção E. Então, por substituição temos:
A) f(0) = 10 \cdot (\frac{1}{2})^{0} = 10 \cdot 1 = 10
\Longrightarrow (0,\ 10) (Falsa)
B) f(0) = 1\ 024 \cdot (\frac{1}{2})^{0,1\ \cdot\ 0} = 1\ 024 \cdot (\frac{1}{2})^{0}
= 1024 \cdot 1 = 1024 \Longrightarrow (0,\ 1024) (Verdadeira)
C) f(0) = 100 \cdot (\frac{1}{2})^{0} = 100 \cdot 1 = 100
\Longrightarrow (0, 100) (Falsa)
D) f(0) = 2 \cdot (\frac{1}{2})^{10\ \cdot\ 0} = 2 \cdot (\frac{1}{2})^{0} = 2 \cdot 1 = 2
\Longrightarrow (0, 2) (Falsa)
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(PUC-MG).
Uma pedra é atirada para cima e sua altura h, em metros, é dada pela função h(t) = at^{2} + 12t, em que t é medido em segundos.
Se a pedra atingiu a altura máxima no instante t = 2, pode-se afirmar que o valor de a é:
(Se necessário utilize: x_{(vértice)} = \frac{-b}{2a} e/ou y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}).
Pelo enunciado, temos que t = 2. Isso é o x_{(vértice)}. Logo:
x_{(vértice)} = \frac{-b}{2\ \cdot a}
2 = \frac{-\ 12}{2\ \cdot a}
4a = -\ 12
a = \frac{-\ 12}{4} = -\ 3
/img2_quiz10_mat_1serie.png )
Logo, a = \ 3.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(PUC-MG).
Um carrinho se move sobre um arco de parábola de uma montanha-russa, de modo que sua altura em relação ao solo, em metros, é dada em função do tempo t, medido em segundos, pela equação h(t) = 2t^{2} - 8t + 11.
Então o menor valor de h, em metros, é igual a:
(Se necessário utilize: x_{(vértice)} = \frac{-b}{2a} e/ou y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}).
O menor valor de h é dado pelo y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}, sendo que a parábola tem concaviade para cima (a > 0).
Logo: a = 2,\ b = -\ 8,\ c = 11
Δ = b^{2} - 4ac = (-8)^{2} - 4 \cdot 2 \cdot 11
Δ = 64 - 88
Δ = -\ 24
Dessa forma, temos:
y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}
y_{(vértice)} = \frac{-(-\ 24)}{4\ \cdot\ 2}
y_{(vértice)} = \frac{24}{8}
y_{(vértice)} = 3\ metros
/img3_quiz10_mat_1serie.png )
Com isso, o carrinho terá a menor altura a 3 metros.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(ENEM).
Com uma área de absorção de raios solares de 1,2\ m^{2}, uma lancha com motor movido à energia solar consegue produzir 400 watts por hora de energia.
Aumentando-se essa área para 1,5\ m^{2}, qual será a energia produzida?
Com o "aumento" do valor da área de absorção, deve "aumentar" a energia produzida. Portanto, a relação é diretamente proporcional.
1,2\ m^{2}\ ---\ 400\ watts
1,5\ m^{2}\ ---\ x\ watts
1,2x = 1,5 \cdot 400
x = \frac{600}{1,2}
x = 500\ watts
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW-adpatado).
Um trem, deslocando-se a uma velocidade média de 300km/h, faz um determinado percurso em 3 horas.
Em quanto tempo faria esse mesmo percurso, se a velocidade utilizada fosse de 450km/h?
Com o "aumento" a velocidade do trem, deve "diminuir " o tempo do percurso. Portanto, a relação é inversamente proporcional. Logo:
300\ km/h\ ---\ 3\ horas
450\ km/h\ ---\ x\ horas
\frac{300}{450} = \frac{3}{x} \Longrightarrow \frac{300}{450} = \frac{x}{3}
450x = 300 \cdot 3
x = \frac{900}{450}
x = 2\ horas
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
No quadro abaixo foram registrados alguns valores para x e os respectivos valores de y de uma função f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}.
x | 0 | 1 | -1 | 2 | -2 |
---|---|---|---|---|---|
y = f(x) | 0 | -2 | 4 | -2 | 10 |
A expressão algébrica que representa essa função é
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída). Por exemplo, (-2, 10), ou seja, x = -2 e y = 10.
Dessa forma:
A) f(-2) = (-2)^{2} - 3 \cdot (-2) = 4 + 6 = 10 (\color{green}{Verdadeiro})
B) f(-2) = (-2)^{2} = 4 ≠ 10 (\color{RED}{FALSO})
C) f(-2) = (-2)^{2} + (-2) = 4\ -\ 2 = 2 ≠ 10 (\color{RED}{FALSO})
D) f(-2) = (-2)^{2} - 3 = 4\ -\ 3 = 1 ≠ 10 (\color{RED}{FALSO})
E) f(-2) = (-2)^{2} + 3 \cdot (-2) = 4\ -\ 6 = -2 ≠ 10 (\color{RED}{FALSO})
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
No quadro abaixo foram registrados alguns valores para x e os respectivos valores de y de uma função f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}.
x | -2 | -1 | 0 | 1 | 2 |
---|---|---|---|---|---|
y = f(x) | 2 | 1 | 0 | 1 | 2 |
A expressão algébrica que representa essa função é
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída). Por exemplo, (-2, 2), ou seja, x = -2 e y = 2.
Dessa forma:
A) f(-2) = -\ 2 \cdot (-2) = 4 ≠ 2 (\color{RED}{FALSO})
B) f(-2) = 2 \cdot (-2) = -4 ≠ 2 (\color{RED}{FALSO})
C) f(-2) = -\ 2 + 1 = -1 ≠ 2 (\color{RED}{FALSO})
D) f(-2) = -(-\ 2) = 2 = 2 (\color{green}{Verdadeiro})
E) f(-2) = -2 - 1 = -\ 3 ≠ 10 (\color{RED}{FALSO})
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
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