quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Matriz de referência - BNCC - 5° ANO - Linguagens

MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 5° ANO do Ensino Fundamental: LINGUAGENS

Cruzamento dos eixos das Matrizes
5 L 1. 1
Etapa (2º, 5º ou 9º ano) Eixos do conhecimento:
L = Leitura
ALS = Análise linguística /Semiótica
PT = Produção de texto
A = Arte
EF = Educação Física
Eixos cognitivos:
1 = Reconhecer
2 = Analisar
3 = Avaliar
4 - Produzir
Indica a numeração
sequencial das habilidades
em cada cruzamento.


Matriz de Referência para Avaliação de LINGUAGENS - BNCC - 5° ANO
Habilidade
Eixo do Conhecimento: LEITURA
Eixos cognitivos
5L1.1 Identificar a ideia central do texto.
5L1.2 Localizar informação explícita.
5L1.3 Reconhecer diferentes gêneros textuais.
5L1.4 Identificar elementos constitutivos de textos narrativos.
5L1.5 Reconhecer diferentes modos de organização composicional de textos em versos.
5L1.6 Identificar as marcas de organização de textos dramáticos.
5L2.1 Analisar elementos constitutivos de gêneros textuais diversos.
5L2.2 Analisar relações de causa e consequência.
5L2.3 Analisar o uso de recursos de persuasão em textos verbais e/ ou multimodais.
5L2.4 Distinguir fatos de opiniões em textos.
5L2.5 Analisar informações apresentadas em gráficos, infográficos ou tabelas.
5L2.6 Inferir informações implícitas em textos.
5L2.7 Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos.
5L2.8 Analisar os efeitos de sentido de recursos multissemióticos em textos que circulam em diferentes suportes.
5L2.9 Analisar a construção de sentidos de textos em versos com base em seus elementos constitutivos.
5L3.1 Avaliar a fidedignidade de informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: Análise linguística/Semiótica
Eixos cognitivos
5ALS1.1 Reconhecer os usos da pontuação.
5ALS1.2 Reconhecer em textos o significado de palavras derivadas a partir de seus afixos.
5ALS1.3 Identificar as variedades linguísticas em textos.
5ALS1.4 Identificar os mecanismos de progressão textual.
5ALS1.5 Identificar os mecanismos de referenciação lexical e pronominal.
5ALS2.1 Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação.
5ALS2.2 Analisar os efeitos de sentido de verbos de enunciação.
5ALS2.3 Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso dos adjetivos.
5ALS2.4 Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso dos advérbios.
5ALS3.1 Julgar a eficácia de argumentos em textos.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: PRODUÇÃO DE TEXTO
Eixos cognitivos
5PT4.1 Produzir texto em língua portuguesa, de acordo com o gênero textual e o tema demandados.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: ARTE
Eixos cognitivos
5A1.1 Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais, dança, música e teatro
5A1.2 Identificar formas distintas de artes visuais em diferentes suportes e mídias.
5A1.3 Identificar características do sistema de circulação das artes visuais, dança, música e teatro em diferentes contextos (teatros, palcos, museus, galerias, artistas, artesãos, curadores, produtores etc.).
5A1.4 Identificar distintas formas e/ou gêneros de expressão da dança, da música e do teatro em diferentes contextos e práticas.
5A1.5 Identificar as características de instrumentos musicais variados, bem como o potencial musical do corpo humano.
5A1.6 Reconhecer diferentes formas de notação musical.
5A1.7 Reconhecer a influência de distintas matrizes estéticas e culturais nas manifestações das artes visuais, dança, música e teatro na cultura brasileira.
5A2.1 Analisar expressões do teatro e da dança na vida cotidiana.
5A2.2 Analisar relações entre as partes corporais e seu todo na estética da dança.
5A3.1 Avaliar nas linguagens artísticas a diversidade do patrimônio cultural da humanidade (material e imaterial), em especial o brasileiro, a partir de suas diferentes matrizes.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: EDUCAÇÃO FÍSICA
Eixos cognitivos
5EF1.1 Identificar elementos constitutivos dos esportes, da ginástica e das lutas.
5EF1.2 Identificar brincadeiras e os jogos populares como patrimônio histórico-cultural.
5EF1.3 Identificar a importância do respeito ao oponente e às normas de segurança na vivência das práticas corporais (jogos, lutas, ginásticas, esportes e dança).
5EF1.4 Valorizar o patrimônio histórico representado pelas brincadeiras e jogos, com ênfase naqueles de origem indígena e africana.
5EF1.5 Valorizar o patrimônio histórico representado pelas danças populares, com ênfase naquelas de matriz indígena e africana.
5EF2.1 Comparar os elementos constitutivos de danças populares do Brasil e do mundo com aqueles de danças de matrizes indígena e africana.
5EF2.2 Analisar os esportes e as lutas nas suas manifestações profissionais e de lazer.
5EF2.3 Analisar o protagonismo do trabalho coletivo na vivência dos jogos populares e dos esportes.
5EF3.1 Avaliar situações de preconceito no contexto das práticas corporais.
5EF3.2 Avaliar meios para superar situações de preconceito no contexto das práticas corporais.

Fonte: DAEB/INEP