MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 5° ANO do Ensino Fundamental: LINGUAGENS |
---|
Cruzamento dos eixos das Matrizes
5 | L | 1. | 1 |
---|---|---|---|
Etapa (2º, 5º ou 9º ano) | Eixos do conhecimento: L = Leitura ALS = Análise linguística /Semiótica PT = Produção de texto A = Arte EF = Educação Física |
Eixos cognitivos: 1 = Reconhecer 2 = Analisar 3 = Avaliar 4 - Produzir |
Indica a numeração sequencial das habilidades em cada cruzamento. |
Matriz de Referência para Avaliação de LINGUAGENS - BNCC - 5° ANO
Habilidade | |
---|---|
Eixo do Conhecimento: LEITURA | |
Eixos cognitivos | |
5L1.1 | Identificar a ideia central do texto. |
5L1.2 | Localizar informação explícita. |
5L1.3 | Reconhecer diferentes gêneros textuais. |
5L1.4 | Identificar elementos constitutivos de textos narrativos. |
5L1.5 | Reconhecer diferentes modos de organização composicional de textos em versos. |
5L1.6 | Identificar as marcas de organização de textos dramáticos. |
5L2.1 | Analisar elementos constitutivos de gêneros textuais diversos. |
5L2.2 | Analisar relações de causa e consequência. |
5L2.3 | Analisar o uso de recursos de persuasão em textos verbais e/ ou multimodais. |
5L2.4 | Distinguir fatos de opiniões em textos. |
5L2.5 | Analisar informações apresentadas em gráficos, infográficos ou tabelas. |
5L2.6 | Inferir informações implícitas em textos. |
5L2.7 | Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos. |
5L2.8 | Analisar os efeitos de sentido de recursos multissemióticos em textos que circulam em diferentes suportes. |
5L2.9 | Analisar a construção de sentidos de textos em versos com base em seus elementos constitutivos. |
5L3.1 | Avaliar a fidedignidade de informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: Análise linguística/Semiótica | |
Eixos cognitivos | |
5ALS1.1 | Reconhecer os usos da pontuação. |
5ALS1.2 | Reconhecer em textos o significado de palavras derivadas a partir de seus afixos. |
5ALS1.3 | Identificar as variedades linguísticas em textos. |
5ALS1.4 | Identificar os mecanismos de progressão textual. |
5ALS1.5 | Identificar os mecanismos de referenciação lexical e pronominal. |
5ALS2.1 | Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação. |
5ALS2.2 | Analisar os efeitos de sentido de verbos de enunciação. |
5ALS2.3 | Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso dos adjetivos. |
5ALS2.4 | Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso dos advérbios. |
5ALS3.1 | Julgar a eficácia de argumentos em textos. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: PRODUÇÃO DE TEXTO | |
Eixos cognitivos | |
5PT4.1 | Produzir texto em língua portuguesa, de acordo com o gênero textual e o tema demandados. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: ARTE | |
Eixos cognitivos | |
5A1.1 | Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais, dança, música e teatro |
5A1.2 | Identificar formas distintas de artes visuais em diferentes suportes e mídias. |
5A1.3 | Identificar características do sistema de circulação das artes visuais, dança, música e teatro em diferentes contextos (teatros, palcos, museus, galerias, artistas, artesãos, curadores, produtores etc.). |
5A1.4 | Identificar distintas formas e/ou gêneros de expressão da dança, da música e do teatro em diferentes contextos e práticas. |
5A1.5 | Identificar as características de instrumentos musicais variados, bem como o potencial musical do corpo humano. |
5A1.6 | Reconhecer diferentes formas de notação musical. |
5A1.7 | Reconhecer a influência de distintas matrizes estéticas e culturais nas manifestações das artes visuais, dança, música e teatro na cultura brasileira. |
5A2.1 | Analisar expressões do teatro e da dança na vida cotidiana. |
5A2.2 | Analisar relações entre as partes corporais e seu todo na estética da dança. |
5A3.1 | Avaliar nas linguagens artísticas a diversidade do patrimônio cultural da humanidade (material e imaterial), em especial o brasileiro, a partir de suas diferentes matrizes. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Eixos cognitivos | |
5EF1.1 | Identificar elementos constitutivos dos esportes, da ginástica e das lutas. |
5EF1.2 | Identificar brincadeiras e os jogos populares como patrimônio histórico-cultural. |
5EF1.3 | Identificar a importância do respeito ao oponente e às normas de segurança na vivência das práticas corporais (jogos, lutas, ginásticas, esportes e dança). |
5EF1.4 | Valorizar o patrimônio histórico representado pelas brincadeiras e jogos, com ênfase naqueles de origem indígena e africana. |
5EF1.5 | Valorizar o patrimônio histórico representado pelas danças populares, com ênfase naquelas de matriz indígena e africana. |
5EF2.1 | Comparar os elementos constitutivos de danças populares do Brasil e do mundo com aqueles de danças de matrizes indígena e africana. |
5EF2.2 | Analisar os esportes e as lutas nas suas manifestações profissionais e de lazer. |
5EF2.3 | Analisar o protagonismo do trabalho coletivo na vivência dos jogos populares e dos esportes. |
5EF3.1 | Avaliar situações de preconceito no contexto das práticas corporais. |
5EF3.2 | Avaliar meios para superar situações de preconceito no contexto das práticas corporais. |
Fonte: DAEB/INEP