quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Matriz de referência - BNCC - 9° ANO - Linguagens

MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 9° ANO do Ensino Fundamental: LINGUAGENS

Cruzamento dos eixos das Matrizes
9 L 1. 1
Etapa (2º, 5º ou 9º ano) Eixos do conhecimento:
L = Leitura
ALS = Análise linguística /Semiótica
PT = Produção de texto
A = Arte
EF = Educação Física
LI = Língua Inglesa
Eixos cognitivos:
1 = Reconhecer
2 = Analisar
3 = Avaliar
4 - Produzir
Indica a numeração
sequencial das habilidades
em cada cruzamento.


Matriz de Referência para Avaliação de LINGUAGENS - BNCC - 9° ANO
Habilidade
Eixo do Conhecimento: LEITURA
Eixos cognitivos
9L1.1 Identificar o uso de recursos persuasivos em textos verbais e não verbais.
9L1.2 Identificar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio jornalístico/midiático.
9L1.3 Identificar formas de organização de textos normativos, legais e/ou reivindicatórios.
9L1.4 Identificar teses/opiniões/posicionamento explícitos e argumentos em textos.
9L1.5 Identificar elementos constitutivos de gêneros de divulgação cientifica.
9L2.1 Analisar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio literário.
9L2.2 Analisar a intertextualidade entre textos literários ou entre estes e outros textos verbais ou não verbais.
9L2.3 Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários.
9L2.4 Analisar efeitos de sentido produzido pelo uso de formas de apropriação textual (paráfrase, citação etc.).
9L2.5 Inferir informações implícitas em distintos textos.
9L2.6 Distinguir fatos de opiniões em textos.
9L2.7 Inferir, em textos multissemióticos, efeitos de humor, ironia e/ou crítica.
9L2.8 Analisar marcas de parcialidade em textos jornalísticos.
9L2.9 Analisar a relação temática entre diferentes gêneros jornalísticos.
9L2.10 Analisar os efeitos de sentido decorrentes dos mecanismos de construção de textos jornalísticos/midiáticos.
9L3.1 Avaliar diferentes graus de parcialidade em textos jornalísticos.
9L3.2 Avaliar a fidedignidade de informações sobre um mesmo fato divulgado em diferentes veículos e mídias.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: Análise linguística/Semiótica
Eixos cognitivos
9ALS1.1 Identificar os recursos de modalização em textos diversos.
9ALS2.1 Analisar o uso de figuras de linguagem como estratégia argumentativa.
9ALS2.2 Analisar os efeitos de sentido dos tempos, modos e/ou vozes verbais com base no gênero textual e na intenção comunicativa.
9ALS2.3 Analisar os mecanismos que contribuem para a progressão textual.
9ALS2.4 Analisar os processos de referenciação lexical e pronominal.
9ALS2.5 Analisar as variedades linguísticas em textos.
9ALS2.6 Analisar os efeitos de sentido produzidos pelo uso de modalizadores em textos diversos.
9ALS3.1 Avaliar a adequação das variedades linguísticas em contextos de uso.
9ALS3.2 Avaliar a eficácia das estratégias argumentativas em textos de diferentes gêneros.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: PRODUÇÃO DE TEXTO
Eixos cognitivos
9PT4.1 Produzir texto em língua portuguesa, de acordo com o gênero textual e o tema demandados.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: ARTE
Eixos cognitivos
9A1.1 Reconhecer artistas que contribuíram para o desenvolvimento e a disseminação de diferentes gêneros e estilos nas artes visuais, dança, música e teatro.
9A1.2 Identificar diferentes formas de registro das artes por meio de notação ou procedimentos e técnicas de áudio e audiovisual.
9A1.3 Identificar os usos de diferentes tecnologias e recursos digitais na produção e circulação das linguagens artísticas.
9A2.1 Analisar formas, gêneros e estilos distintos de artes visuais e dança, em diferentes contextos, por meio de seus elementos constitutivos.
9A2.2 Analisar formas, gêneros e estilos distintos de música e teatro em diferentes contextos, por meio de seus elementos constitutivos.
9A2.3 Analisar o papel dos profissionais e a utilização dos equipamentos culturais no sistema de produção e circulação das artes visuais, dança, música e teatro.
9A2.4 Analisar a função do tema como projeto integrador das diferentes linguagens artísticas.
9A3.1 Avaliar nas linguagens artísticas a diversidade do patrimônio cultural da humanidade (material e imaterial), em especial o brasileiro, a partir de suas diferentes matrizes.
9A3.2 Avaliar produções que inter- relacionam diferentes linguagens artísticas.
9A3.3 Avaliar o papel das diversas linguagens artísticas no questionamento de estereótipos e preconceitos.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: EDUCAÇÃO FÍSICA
Eixos cognitivos
9EF1.1 Identificar as diferentes valências físicas necessárias à realização de práticas corporais (jogos eletrônicos, lutas, práticas corporais de aventura, ginásticas, esportes e dança).
9EF1.2 Identificar o valor do patrimônio urbano e natural nas vivências das práticas corporais de aventura urbana e na natureza.
9EF1.3 Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas.
9EF2.1 Analisar as práticas corporais frente à disponibilidade de locais para sua vivência.
9EF2.2 Diferenciar os esportes com base nos critérios de sua lógica interna.
9EF2.3 Diferenciar as danças urbanas, seus elementos constitutivos e seu valor cultural nas demais manifestações da dança.
9EF2.4 Analisar as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização das práticas corporais, com ênfase nas lutas.
9EF3.1 Avaliar a multiplicidade de padrões de estética corporal disseminados pela mídia, que geram uma prática excessiva de exercícios e o uso de recursos ergogênicos.
9EF3.2 Avaliar os problemas presentes nos esportes e abordados pela mídia, tais como doping, violência ou corrupção.
9EF3.3 Avaliar a relação entre as práticas corporais e a promoção da saúde.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: LÍNGUA INGLESA
Eixos cognitivos
9LI1.1 Identificar um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual, pistas gráficas e/ou aspectos linguísticos.
9LI1.2 Identificar um texto, a partir de sua organização, de palavras cognatas e/ou de palavras formadas por afixação.
9LI1.3 Localizar informações específicos, a partir de diferentes objetivos de leitura, em textos em língua inglesa.
9LI1.4 Reconhecer elementos de forma e/ou conteúdo de textos de cunho artístico-cultural (artes, literatura, música, dança, festividades, entre outros) em língua inglesa.
9LI1.5 Identificar os recursos verbais e/ou não verbais que contribuem para a construção da argumentação em textos em língua inglesa.
9LI2.1 Contrapor perspectivas sobre um mesmo assunto em textos em língua inglesa.
9LI2.2 Distinguir fatos de opiniões em textos em língua inglesa.
9LI3.1 Avaliar o uso do léxico (tais como palavras polissêmicas ou expressões metafóricas) em textos em língua inglesa.
9LI3.2 Avaliar a qualidade e a validade das informações veiculadas em textos de língua inglesa, incluindo textos provenientes de ambientes virtuais.
9LI3.3 Avaliar a presença, no mundo globalizado, da língua inglesa e/ou de produtos culturais de países de língua inglesa.

Fonte: DAEB/INEP