MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 9° ANO do Ensino Fundamental: LINGUAGENS |
---|
Cruzamento dos eixos das Matrizes
9 | L | 1. | 1 |
---|---|---|---|
Etapa (2º, 5º ou 9º ano) | Eixos do conhecimento: L = Leitura ALS = Análise linguística /Semiótica PT = Produção de texto A = Arte EF = Educação Física LI = Língua Inglesa |
Eixos cognitivos: 1 = Reconhecer 2 = Analisar 3 = Avaliar 4 - Produzir |
Indica a numeração sequencial das habilidades em cada cruzamento. |
Matriz de Referência para Avaliação de LINGUAGENS - BNCC - 9° ANO
Habilidade | |
---|---|
Eixo do Conhecimento: LEITURA | |
Eixos cognitivos | |
9L1.1 | Identificar o uso de recursos persuasivos em textos verbais e não verbais. |
9L1.2 | Identificar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio jornalístico/midiático. |
9L1.3 | Identificar formas de organização de textos normativos, legais e/ou reivindicatórios. |
9L1.4 | Identificar teses/opiniões/posicionamento explícitos e argumentos em textos. |
9L1.5 | Identificar elementos constitutivos de gêneros de divulgação cientifica. |
9L2.1 | Analisar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio literário. |
9L2.2 | Analisar a intertextualidade entre textos literários ou entre estes e outros textos verbais ou não verbais. |
9L2.3 | Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários. |
9L2.4 | Analisar efeitos de sentido produzido pelo uso de formas de apropriação textual (paráfrase, citação etc.). |
9L2.5 | Inferir informações implícitas em distintos textos. |
9L2.6 | Distinguir fatos de opiniões em textos. |
9L2.7 | Inferir, em textos multissemióticos, efeitos de humor, ironia e/ou crítica. |
9L2.8 | Analisar marcas de parcialidade em textos jornalísticos. |
9L2.9 | Analisar a relação temática entre diferentes gêneros jornalísticos. |
9L2.10 | Analisar os efeitos de sentido decorrentes dos mecanismos de construção de textos jornalísticos/midiáticos. |
9L3.1 | Avaliar diferentes graus de parcialidade em textos jornalísticos. |
9L3.2 | Avaliar a fidedignidade de informações sobre um mesmo fato divulgado em diferentes veículos e mídias. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: Análise linguística/Semiótica | |
Eixos cognitivos | |
9ALS1.1 | Identificar os recursos de modalização em textos diversos. |
9ALS2.1 | Analisar o uso de figuras de linguagem como estratégia argumentativa. |
9ALS2.2 | Analisar os efeitos de sentido dos tempos, modos e/ou vozes verbais com base no gênero textual e na intenção comunicativa. |
9ALS2.3 | Analisar os mecanismos que contribuem para a progressão textual. |
9ALS2.4 | Analisar os processos de referenciação lexical e pronominal. |
9ALS2.5 | Analisar as variedades linguísticas em textos. |
9ALS2.6 | Analisar os efeitos de sentido produzidos pelo uso de modalizadores em textos diversos. |
9ALS3.1 | Avaliar a adequação das variedades linguísticas em contextos de uso. |
9ALS3.2 | Avaliar a eficácia das estratégias argumentativas em textos de diferentes gêneros. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: PRODUÇÃO DE TEXTO | |
Eixos cognitivos | |
9PT4.1 | Produzir texto em língua portuguesa, de acordo com o gênero textual e o tema demandados. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: ARTE | |
Eixos cognitivos | |
9A1.1 | Reconhecer artistas que contribuíram para o desenvolvimento e a disseminação de diferentes gêneros e estilos nas artes visuais, dança, música e teatro. |
9A1.2 | Identificar diferentes formas de registro das artes por meio de notação ou procedimentos e técnicas de áudio e audiovisual. |
9A1.3 | Identificar os usos de diferentes tecnologias e recursos digitais na produção e circulação das linguagens artísticas. |
9A2.1 | Analisar formas, gêneros e estilos distintos de artes visuais e dança, em diferentes contextos, por meio de seus elementos constitutivos. |
9A2.2 | Analisar formas, gêneros e estilos distintos de música e teatro em diferentes contextos, por meio de seus elementos constitutivos. |
9A2.3 | Analisar o papel dos profissionais e a utilização dos equipamentos culturais no sistema de produção e circulação das artes visuais, dança, música e teatro. |
9A2.4 | Analisar a função do tema como projeto integrador das diferentes linguagens artísticas. |
9A3.1 | Avaliar nas linguagens artísticas a diversidade do patrimônio cultural da humanidade (material e imaterial), em especial o brasileiro, a partir de suas diferentes matrizes. |
9A3.2 | Avaliar produções que inter- relacionam diferentes linguagens artísticas. |
9A3.3 | Avaliar o papel das diversas linguagens artísticas no questionamento de estereótipos e preconceitos. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Eixos cognitivos | |
9EF1.1 | Identificar as diferentes valências físicas necessárias à realização de práticas corporais (jogos eletrônicos, lutas, práticas corporais de aventura, ginásticas, esportes e dança). |
9EF1.2 | Identificar o valor do patrimônio urbano e natural nas vivências das práticas corporais de aventura urbana e na natureza. |
9EF1.3 | Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas. |
9EF2.1 | Analisar as práticas corporais frente à disponibilidade de locais para sua vivência. |
9EF2.2 | Diferenciar os esportes com base nos critérios de sua lógica interna. |
9EF2.3 | Diferenciar as danças urbanas, seus elementos constitutivos e seu valor cultural nas demais manifestações da dança. |
9EF2.4 | Analisar as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização das práticas corporais, com ênfase nas lutas. |
9EF3.1 | Avaliar a multiplicidade de padrões de estética corporal disseminados pela mídia, que geram uma prática excessiva de exercícios e o uso de recursos ergogênicos. |
9EF3.2 | Avaliar os problemas presentes nos esportes e abordados pela mídia, tais como doping, violência ou corrupção. |
9EF3.3 | Avaliar a relação entre as práticas corporais e a promoção da saúde. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: LÍNGUA INGLESA | |
Eixos cognitivos | |
9LI1.1 | Identificar um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual, pistas gráficas e/ou aspectos linguísticos. |
9LI1.2 | Identificar um texto, a partir de sua organização, de palavras cognatas e/ou de palavras formadas por afixação. |
9LI1.3 | Localizar informações específicos, a partir de diferentes objetivos de leitura, em textos em língua inglesa. |
9LI1.4 | Reconhecer elementos de forma e/ou conteúdo de textos de cunho artístico-cultural (artes, literatura, música, dança, festividades, entre outros) em língua inglesa. |
9LI1.5 | Identificar os recursos verbais e/ou não verbais que contribuem para a construção da argumentação em textos em língua inglesa. |
9LI2.1 | Contrapor perspectivas sobre um mesmo assunto em textos em língua inglesa. |
9LI2.2 | Distinguir fatos de opiniões em textos em língua inglesa. |
9LI3.1 | Avaliar o uso do léxico (tais como palavras polissêmicas ou expressões metafóricas) em textos em língua inglesa. |
9LI3.2 | Avaliar a qualidade e a validade das informações veiculadas em textos de língua inglesa, incluindo textos provenientes de ambientes virtuais. |
9LI3.3 | Avaliar a presença, no mundo globalizado, da língua inglesa e/ou de produtos culturais de países de língua inglesa. |
Fonte: DAEB/INEP