Descritor |
Tema I - Espaço e Forma |
D1 |
Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. |
D2 |
Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações. |
D3 |
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos. |
D4 |
Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares). |
D5 |
Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. |
Descritor |
Tema II - Grandezas e Medidas |
D6 |
Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não. |
D7 |
Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml. |
D8 |
Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo. |
D9 |
Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento. |
D10 |
Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. |
Descritor |
Eixo estruturante: Eixo de Geometria |
D11 |
Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. |
D12 |
Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. |
Descritor |
Tema III - Números e Operações / Álgebra e Funções |
D13 |
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional. |
D14 |
Identificar a localização de números naturais na reta numérica. |
D15 |
Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. |
D16 |
Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial. |
D17 |
Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. |
D18 |
Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. |
D19 |
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). |
D20 |
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória. |
D21 |
Identificar diferentes representações de um mesmo número racional. |
D22 |
Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica. |
D23 |
Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. |
D24 |
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
D25 |
Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração. |
D26 |
Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%). |
Descritor |
Tema IV - Tratamento da Informação |
D27 |
Ler informações e dados apresentados em tabelas. |
D28 |
Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas). |