Leia o texto abaixo e respondas as questões 01 e 02.
O Castelo Animado – Diana Wynne Jones
Como uma parcela considerável do mundo, soube da existência dessa história pelo filme [...] japonês; o que não esperava era que a sensação do livro fosse tão semelhante à da adaptação.
A fantasia de O Castelo Animado está presente a todo momento, mas a forte ênfase¹ na “normalidade”, nas cenas do cotidiano como arrumar a casa e visitar lojas, torna o cenário mais interessante e imersivo ao leitor [...].
Sophie é a melhor guia imaginável para esse universo mágico. A personagem consegue nos fazer sonhar com grandes aventuras [...]
Quando parei para relembrar o enredo, fiquei impressionada com a quantidade de elementos da história. Além do conflito principal [...], todos os personagens [...] têm seus mistérios, do [...] Howl até o espantalho animado que saltita pela montanha. [...]
O melhor é que todas as peças desse quebra-cabeça mágico [...] se encaixam de forma extremamente satisfatória no final. [...]
O Castelo Animado é um livro mágico e imersivo, que aquece o coração e faz o leitor sonhar junto com sua protagonista. Perfeito para os amantes de filmes [...] e boas histórias fantásticas.
*Vocabulário:
¹ênfase: destaque.
Disponível em: https://resenhandosonhos.com/o-castelo -animado-diana-wynne-jones/. Acesso em: 15 fev. 2023. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
(1ª P.D - 2024).
Entende-se desse texto que o livro “O Castelo Animado”
Entende-se desse texto que o livro “O Castelo Animado” é tão bom quanto o filme.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.
Borzeguim [...]
Não quero fogo, quero água
(deixa o mato crescer em paz)
Não quero fogo, quero água
(deixa o mato crescer em paz) [...]
Ah, e vem João e aí vem Maria
Todo dia é dia de folia
Ah, e vem João e aí vem Maria
Todo dia é dia
O chão no chão
O pé na pedra
O pé no céu
Deixa o tatu-bola no lugar
Deixa a capivara atravessar
Deixa a anta cruzar o ribeirão [...]
Deixa (É fruta do mato) (Deixa)
Escuta o mato crescendo em paz (É fruta do mato)
Escuta o mato crescendo
Escuta o mato
Escuta
Escuta o vento cantando no arvoredo [...]
JOBIM, Tom. Borzeguim. In: Letras. Disponível em: https://bit.ly/43WNlmJ. Acesso em: 17 abr. 2023. Fragmento.
O valor social em evidência nesse texto é
O valor social em evidência nesse texto é o respeito à natureza.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024).Leia o texto abaixo.
Alguns pássaros cantam a mesma melodia por vários milhares de anos
Muitos dos pássaros que nos acordam todas as manhãs aprendem os seus cantos melodiosos da mesma forma que os humanos aprendem um dialeto, através dos pais e vizinhos. Mas para a maioria dos biólogos, aprender músicas por meio da mímica é um processo incerto e propenso a erros, resultando numa mudança lenta, mas inevitável, no canto ao longo dos anos.
Um novo estudo realizado por biólogos [...] documenta canções de pássaros da África Oriental que permaneceram quase inalteradas por mais de 500.000 anos, e talvez por até 1 milhão de anos, tornando as melodias quase indistinguíveis daquelas de parentes dos quais eles estão separados há muito tempo.
A natureza surpreendentemente estática dos seus cânticos pode dever-se à falta de mudança nos ambientes destas aves, ou seja, florestas montanhosas estáveis, as chamadas ilhas do céu, isoladas de outras populações de ilhas do céu da mesma espécie ou de espécies semelhantes por dezenas de milhares a milhões de anos.
A coloração das penas das aves também pouco se alterou, tornando a plumagem quase indistinguível uma da outra, embora algumas sejam espécies separadas, mas intimamente relacionadas. [...]
Disponível em: https://www.tempo.pt/noticias/ciencia/alguns-passaros-cantam-a-mesma-melodia-por-varios-milhares-de-anos-passaro-sol.html. Acesso em: 2 fev. 2022. Fragmento.
O tema desse texto é
A mesma melodia cantada pelos pássaros por milhares de anos é o tema do texto.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.
Gelatina
[...] Ingredientes
• 1 envelope de gelatina do sabor da sua preferência
• 1 copo de água quente
• 1 copo de água gelada
Modo de Preparo
1. Esquente um pouco de água e coloque em um recipiente médio. Em seguida, despeje o envelope de gelatina e mexa bastante.
2. Depois, coloque um copo de água gelada e misture novamente.
3. Leve a gelatina à geladeira por 3 horas ou até endurecer. Sirva em seguida. [...]
Disponível em: https://bit.ly/3GGARTI. Acesso em: 15 dez. 2021. Fragmento.
Esse texto é uma receita, pois
Esse texto é uma receita, pois ensina o preparo de um alimento.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(3ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.
Enchente
Chama o Alexandre!
Chama!
Olha a chuva que chega!
É a enchente.
Olha o chão que foge com a chuva...
Olha a chuva que encharca a gente.
Põe a chave na fechadura.
Fecha a porta por causa da chuva,
Olha a rua como se enche. [...]
Vamos tomar chá, pois a chuva
É tanta que nem de galocha
Se pode andar na rua cheia!
Chama o Alexandre!
Chama!
MEIRELES, Cecília. Tanta tinta. In: Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 37. Fragmento.
Nesse texto, o eu lírico aconselha a fechar a porta porque
Nesse texto, o eu lírico aconselha a fechar a porta porque a chuva está chegando.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.
A amizade inesperada
PERSONAGENS:
LEÃO: Um animal majestoso e poderoso.
RATO: Um pequeno roedor ágil e curioso.
(Cena: A selva, com o Leão descansando sob uma árvore.)
LEÃO: (Bocejando) Que sono! A selva está realmente tranquila hoje.
(Rato aparece timidamente, observando o Leão de longe.)
RATO: (Sussurrando) Uau, é o Leão! O rei da selva... Será que devo me aproximar?
(Rato, com um pouco de medo, se esconde atrás de uma pedra.)
LEÃO: (Percebendo algo) Quem está aí? Mostre-se!
RATO: (Saindo de trás da pedra) Desculpe, senhor Leão. Eu sou apenas um humilde rato. Não queria incomodar.
LEÃO: (Sorrindo) Ah, você é o Rato. Não se preocupe, pequeno amigo, não sou tão assustador quanto parece.
RATO: (Curioso) O senhor é realmente o Leão? O rei da selva?
LEÃO: (Orgulhoso) Sim, sou eu. Sou o rei da selva, e todos os animais aqui me respeitam.
RATO: (Admirado) Que impressionante! O senhor é muito forte e corajoso.
LEÃO: (Modesto) Bem, é verdade que tenho minhas habilidades, mas todos os animais têm suas características únicas.
RATO: (Timidamente) Eu, na verdade, sou muito pequeno e frágil. Não tenho nenhuma habilidade especial.
LEÃO: (Com compaixão) Não diga isso, Rato. Cada criatura tem seu valor e importância na natureza. [...]
Disponível em: https://rl.art.br/arquivos/7841659.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Entende-se desse texto que
Entende-se desse texto que o Rato admira as características do Leão.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.
Está chegando! Eclipse anular1 do Sol raro poderá ser visto este ano em todo o Brasil
A contagem regressiva para o Eclipse do Sol mais esperado de 2023 já começou! Considerado o principal evento astronômico desde 2021, o eclipse anular acontece no próximo dia 14 de outubro e poderá ser visto em todo o Brasil neste ano.
O fenômeno vai começar com uma visibilidade total na região oeste dos Estados Unidos e depois passará por nove países, incluindo México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e, finalmente, o Brasil.
Por aqui, as cidades do Norte e Nordeste serão favorecidas. No restante do país, a visualização também acontecerá, mas será de forma parcial e é preciso o uso de equipamentos específicos. [...]
*Vocabulário: 1anular: que tem a forma de um anel.
OLIVEIRA, Rinaldo de. Está chegando! Eclipse anular do Sol raro poderá ser visto este ano em todo o Brasil. 2023. In: Sónotíciaboa. Disponível em: https://shre.ink/n4Ia. Acesso em: 27 set. 2023. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “No restante do país, a visualização também acontecerá,...”, o termo destacado substitui
O termo destacado refere-se ao Brasil.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.
Hábitos alimentares de elefantes podem ajudar a combater a mudança climática
A preferência dos elefantes por folhas [...] está ajudando a mitigar o aquecimento global, segundo novas pesquisas que mostram a importância de proteger os herbívoros gigantes da extinção.
Os elefantes asiáticos e africanos gostam de comer folhas de árvores pequenas e folhosas, deixando mais espaço para que árvores maiores cresçam. Estas absorvem e armazenam mais dióxido de carbono e, como resultado, as florestas com elefantes retêm mais carbono do que as florestas sem elefantes [...].
[...] Os animais também contribuem para a biodiversidade e a captura de carbono através da disseminação de sementes embutidas em seus excrementos, segundo pesquisadores. Os elefantes das florestas percorrem grandes distâncias e têm uma ingestão diária de alimentos entre 100 e 200 quilos de mais de 350 espécies. Como resultado, eles movimentam mais sementes de mais espécies do que qualquer outro animal. [...]
Em um mundo sem elefantes, árvores menores e mais folhosas prosperariam, e árvores maiores não teriam tanto espaço para crescer e não se espalhariam tão rápido. Em geral, isso resultaria em uma capacidade menor das florestas para capturar e armazenar carbono. A simulação realizada por pesquisadores mostrou que, sem elefantes, a capacidade de armazenar carbono seria diminuída em 5,8% e 9,2% para as florestas estudadas [...].
BLOOMBERG, Línea. Disponível em: https://bit.ly/3SrQLs4. Acesso em: 15 fev. 2023.Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
O assunto desse texto é
O assunto desse texto é os hábitos dos elefantes que ajudam a desacelerar o aquecimento global.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.
Trevo (Tu)
Tu é trevo de quatro folhas
É manhã de domingo à toa
Conversa rara e boa
Pedaço de sonho que faz meu querer acordar
Pra vida
Ai ai ai
Tu, que tem esse abraço casa
Se decidir bater asa
Me leva contigo pra passear
Eu juro afeto e paz não vão te faltar
Ai ai ai
Ah, eu só quero o leve da vida pra te levar
E o tempo para, ah
É a sorte de levar a hora pra passear
Pra cá e pra lá, pra lá e pra cá
Quando aqui tu tá [...]
COSTA, Ana Clara Caetano; IORCZESKI, Tiago. Intérprete: Anavitória part. Tiago Iorc. Trevo (Tu). In: Anavitória – 2016, Universal Music, 2016, faixa 5, CD. Disponível em: https://bit.ly/2FkbY4S. Acesso em: 10 jan. 2019. Fragmento.
Nesse texto, no verso “Tu é trevo de quatro folhas” (v. 1), o recurso estilístico utilizado foi
O recurso estilístico utilizado foi a comparação implícita entre ideias.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.
Cientistas criam menor robô voador do mundo
Cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, criaram o menor robô voador do mundo, com aproximadamente o tamanho de uma moeda de R$ 0,25 e pesando 80 miligramas. [...]
O equipamento, feito de fibra de carbono, bate as asas 120 vezes por segundo e é tão ágil quanto uma mosca. As asas são ativadas por impulsos elétricos que consequentemente controlam os movimentos do robô.
Por enquanto, o pequeno “inseto robótico” necessita de um cabo para receber energia elétrica. No entanto, os cientistas responsáveis esperam desenvolver um sistema autônomo, que dispense a necessidade desse cabo.
Acredita-se que robôs deste tipo poderão ser usados no futuro para fazer buscas em lugares de difícil acesso [...].
G1. Cientistas criam menor robô voador do mundo. 2013. Disponível em: https://bityli.com/MUwMx. Acesso em: 30 abr. 2022. Fragmento.
Nesse texto, o trecho que apresenta uma relação de causa e consequência é:
Nesse texto, o trecho que apresenta uma relação de causa e consequência é “As asas são ativadas por impulsos elétricos que consequentemente controlam os movimentos do robô.”. (2º parágrafo)
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.
Cão universitário exige atenção da professora na sala
Um cão ‘universitário’ esperto colocou as patinhas na mesa da professora e foi tirar dúvidas bem específicas com ela! (rs). O Garrafa é um cachorro que participa ativamente das aulas na Faculdade de Agronomia [...], em Goiânia, capital do estado.
E o vídeo em que o cãozinho aparece “posicionado” na mesa da professora viralizou. O estudante de agronomia Raul Maciel, de 22 anos, filmou quando o cachorrinho saltou na mesa da professora abanando o rabinho e latiu.
Depois, ficou claro que Garrafa queria mesmo era uma garrafinha que estava em cima da mesa para brincar. Diante da descoberta, ele ganhou o nome e a simpatia dos estudantes. [...]
Disponível em: https://bit.ly/3xYPHTg. Acesso em: 1 mar. 2023. Fragmento.
O objetivo desse texto é
O objetivo desse texto é dar uma informação.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)