quinta-feira, 20 de abril de 2017

Quiz 6: PORTUGUÊS 3° ANO

Quiz 06: PORTUGUÊS 3° ANO
QUIZ 06: PORTUGUÊS 3° ANO

Leia o texto abaixo para responder às questões 01 e 02.

Disponível em: https://bit.ly/3viDfdV. Acesso em: 3 set. 2020.

01
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, o menino deixou de se encontrar com a menina, porque

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Esse texto serve para

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF). Veja a figura abaixo.

Qual é o nome dessa figura?

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Brincadeiras alternativas

    Em dias chuvosos, em vez de brincarem no quintal, Ronaldo e Diego ficavam dentro de casa.

    — Vamos jogar stop! — propôs Diego.

    — Mas o que é isso? — perguntou Ronaldo.

    — É simples: dizemos a palavra “stop” juntos e colocamos uma quantidade de dedos, contamos os dedos de acordo com as letras do alfabeto e, na letra que cair, cada um deve falar o nome de um objeto ou animal que comece com aquela letra. Quem não souber paga uma prenda — explicou Diego.

    Ronaldo adorou a ideia, e os meninos brincaram a tarde toda sem perceber o tempo passar.

180 histórias para ler e sonhar. São Paulo: Ciranda Cultural, 2020, p.87.

Onde acontece essa história?

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(MEC-CAED - ADF). Veja a figura abaixo.

Qual é o nome dessa figura?

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

IMPRESSÃO DIGITAL

    Ainda na barriga da mãe o bebê já tem sua impressão digital definida. Isso acontece aos seis meses e a marca não mudará. Mesmo quando cortamos o dedo, a impressão é recomposta com as mesmas características. Quando tocamos qualquer objeto, as digitais ficam impressas por causa das gotículas de suor.

O Estado de S. Paulo, 5 set. 1998. Estadinho.

Esse texto serve para

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF).Leia o texto abaixo.

    Ana,

    Hoje eu tenho uma reunião no trabalho e quem irá buscar você na escola é o seu avô. Seja obediente e comporte-se! Amo você.

    Beijos, mamãe.

Esse texto é

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder às questões 08 e 09.

Fuzuê

    Uma barata saiu da garrafa onde morava.

    Uma aranha tão tatanha na parede escorregava.

    A lagartixa parada no teto tudo espiava.

    — Olha a barata!

    — Olha uma aranha!

    Chiiii! Confusão tamanha!

    Vassourada daqui.

    Vassourada de lá.

    Barata e aranha pra lá e pra cá. A barata, já pirada, para o buraco correu. Aranha pegou carona no fio da teia e se escondeu.

    A lagartixa amarela viu-se de um jeito apurado:

    — Vou saindo de fininho, que vai sobrar pro meu lado!

ALVES, Maria Elisa. Fuzuê. São Paulo: Geração Editorial, 2010.

08
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, a lagartixa demonstrou ser

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF).

O que fez com que essa história acontecesse?

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(MEC-CAED - ADF). Veja a figura.

Qual é o nome do animal que você viu?

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Como se fosse dinheiro

    Todos os dias Catapimba levava dinheiro para escola para comprar o lanche. Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas. Mas seu Lucas nunca tinha troco.

    Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:

    — Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.

    — Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?

    — Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!

    — Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa […].

ROCHA, Ruth. Como se fosse dinheiro: São Paulo: FTD, 2004. Fragmento.

O que Seu Lucas fazia para o menino?

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(AVALIA-BH). Leia a frase abaixo.

    Era uma vez uma vila chamada Orquestra, onde existiam quatro casas.

    Em cada casa morava uma família: a das Cordas, a das Madeiras, a dos Metais e a da Percussão.

    A das Cordas era a maior, tinha tantos violinos, violas, celos e contrabaixos que ninguém sabia dizer quantos moravam ali. Flautas, oboés, clarinetes e fagotes eram da Madeira. A família dos Metais era a menor, mas fazia um barulhão com suas trompas, trompetes, trombones e tubas.

    Por falar nisso, a da Percussão tinha mais de 15 membros, entre pandeiros, tambores e tímpanos. E toda a vila só funcionava bem porque o Maestro, uma espécie de síndico, cuidava da harmonia.

Disponível em: http://blogs.estadao.com. br/estadinho/page/130/. Acesso em: 30 jul. 2012.

De acordo com esse texto, na casa das Cordas moravam os

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)