domingo, 28 de janeiro de 2018

Quiz 21: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 21: PORTUGUÊS - 8° ANO
Quiz 21: PORTUGUÊS - 8° ANO

01
(3ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3KzbOHA. Acesso em: 23 fev. 2023.

Nesse texto, a forma verbal “doe” foi usada para

A
B
C
D

Nesse texto, a forma verbal “doe” foi usada para fazer um pedido.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda as questões 02 e 03.

Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque)

   Textos infantis possuem uma simplicidade que engana a princípio. [...] Inclui se neste tipo de empreitada literária o já clássico livro de Chico Buarque, Chapeuzinho Amarelo, que é uma releitura do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, já narrado pelos irmãos Grimm e Charles Perrault, para falar do medo que ronda os pensamentos de toda criança.

    Consagrado compositor da Música Popular Brasileira, escritor de romances celebrados pela crítica especializada, Chico Buarque também enveredou pela escrita de livros infantis, e Chapeuzinho Amarelo, publicado pela primeira vez em 1979, é a obra mais famosa desta sua vertente. Com lúdicas e coloridas ilustrações de Ziraldo, Chapeuzinho Amarelo é a protagonista que nutre um medo de todas as coisas, vivendo assim paralisada pelo receio de algo ruim acontecer lhe. Até que ela encontra pelo caminho aquilo que mais teme: o lobo. E face a face com a figura que sempre a assustou, mesmo não tendo visto um único lobo em sua vida, faz com que feneça1 justamente o medo do medo do medo do medo do lobo que a perseguia. Libertação que lhe proporciona viver a infância plenamente.

    Na tessitura² desta obra, Chico Buarque brinca com as palavras, invertendo os seus valores semânticos, fazendo trocadilhos e explorando aliterações e assonâncias, o que torna a leitura mais rica e divertida [...].

¹feneça: acabar; terminar.

²tessitura: composição; organização.

CHAPEUZINHO Amarelo. Skoob. Disponível em: https://bit.ly/3khGRJm. Acesso em: 22 abr. 2022. Fragmento.

02
(3ª P.D - 2024).

Esse texto é

A
B
C
D

Esse texto trata-se de uma resenha. A resenha é um gênero textual que consiste em um comentário, descrição ou enumeração de um objeto a fim de fornecer embasamento para que o leitor se sinta convencido em conhecê-lo ou evitá-lo.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(3ª P.D - 2024).

Nesse texto, no trecho “... faz com que feneça justamente o medo do medo do medo do medo do lobo que a perseguia.” (2º parágrafo), o recurso estilístico destacado foi usado para

A
B
C
D

O recurso estilístico destacado foi usado para intensificar o sentimento vivenciado pela personagem.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(3ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Alguns pássaros cantam a mesma melodia por vários milhares de anos

    Muitos dos pássaros que nos acordam todas as manhãs aprendem os seus cantos melodiosos da mesma forma que os humanos aprendem um dialeto, através dos pais e vizinhos. Mas para a maioria dos biólogos, aprender músicas por meio da mímica é um processo incerto e propenso a erros, resultando numa mudança lenta, mas inevitável, no canto ao longo dos anos.

    Um novo estudo realizado por biólogos [...] documenta canções de pássaros da África Oriental que permaneceram quase inalteradas por mais de 500.000 anos, e talvez por até 1 milhão de anos, tornando as melodias quase indistinguíveis daquelas de parentes dos quais eles estão separados há muito tempo.

    A natureza surpreendentemente estática dos seus cânticos pode dever se à falta de mudança nos ambientes destas aves, ou seja, florestas montanhosas estáveis, as chamadas ilhas do céu, isoladas de outras populações de ilhas do céu da mesma espécie ou de espécies semelhantes por dezenas de milhares a milhões de anos.

    A coloração das penas das aves também pouco se alterou, tornando a plumagem quase indistinguível uma da outra, embora algumas sejam espécies separadas, mas intimamente relacionadas. [...]

Disponível em: https://www.tempo.pt/noticias/ciencia/alguns. Acesso em: 2 fev. 2022. Fragmento.

O tema desse texto é

A
B
C
D

O tema desse texto é a mesma melodia cantada pelos pássaros por milhares de anos.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(3ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Gelatina

[...] Ingredientes

• 1 envelope de gelatina do sabor da sua preferência

• 1 copo de água quente

• 1 copo de água gelada

Modo de Preparo

1. Esquente um pouco de água e coloque em um recipiente médio. Em seguida, despeje o envelope de gelatina e mexa bastante.

2. Depois, coloque um copo de água gelada e misture novamente.

3. Leve a gelatina à geladeira por 3 horas ou até endurecer. Sirva em seguida. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3GGARTI. Acesso em: 15 dez. 2021. Fragmento.

Esse texto é uma receita, pois

A
B
C
D

Esse texto é uma receita, pois ensina o preparo de um alimento.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(3ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Enchente

    Chama o Alexandre!

    Chama!

   

    Olha a chuva que chega!

    É a enchente.

    Olha o chão que foge com a chuva...

   

    Olha a chuva que encharca a gente.

    Põe a chave na fechadura.

    Fecha a porta por causa da chuva,

    Olha a rua como se enche. [...]

   

    Vamos tomar chá, pois a chuva

    É tanta que nem de galocha

    Se pode andar na rua cheia!

   

    Chama o Alexandre!

    Chama!

MEIRELES, Cecília. Tanta tinta. In: Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 37. Fragmento.

Nesse texto, o eu lírico aconselha a fechar a porta porque

A
B
C
D

Nesse texto, o eu lírico aconselha a fechar a porta porque a chuva está chegando.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

A amizade inesperada

PERSONAGENS:

LEÃO: Um animal majestoso e poderoso.

RATO: Um pequeno roedor ágil e curioso.

(Cena: A selva, com o Leão descansando sob uma árvore.)

LEÃO: (Bocejando) Que sono! A selva está realmente tranquila hoje.

(Rato aparece timidamente, observando o Leão de longe.)

RATO: (Sussurrando) Uau, é o Leão! O rei da selva... Será que devo me aproximar?

(Rato, com um pouco de medo, se esconde atrás de uma pedra.)

LEÃO: (Percebendo algo) Quem está aí? Mostre-se!

RATO: (Saindo de trás da pedra) Desculpe, senhor Leão. Eu sou apenas um humilde rato. Não queria incomodar.

LEÃO: (Sorrindo) Ah, você é o Rato. Não se preocupe, pequeno amigo, não sou tão assustador quanto parece.

RATO: (Curioso) O senhor é realmente o Leão? O rei da selva?

LEÃO: (Orgulhoso) Sim, sou eu. Sou o rei da selva, e todos os animais aqui me respeitam.

RATO: (Admirado) Que impressionante! O senhor é muito forte e corajoso.

LEÃO: (Modesto) Bem, é verdade que tenho minhas habilidades, mas todos os animais têm suas características únicas.

RATO: (Timidamente) Eu, na verdade, sou muito pequeno e frágil. Não tenho nenhuma habilidade especial.

LEÃO: (Com compaixão) Não diga isso, Rato. Cada criatura tem seu valor e importância na natureza. [...]

Disponível em: https://rl.art.br/arquivos/7841659.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Entende-se desse texto que

A
B
C
D

Entende-se desse texto que o Rato admira as características do Leão.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Está chegando! Eclipse anular1 do Sol raro poderá ser visto este ano em todo o Brasil

    A contagem regressiva para o Eclipse do Sol mais esperado de 2023 já começou! Considerado o principal evento astronômico desde 2021, o eclipse anular acontece no próximo dia 14 de outubro e poderá ser visto em todo o Brasil neste ano.

    O fenômeno vai começar com uma visibilidade total na região oeste dos Estados Unidos e depois passará por nove países, incluindo México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e, finalmente, o Brasil.

    Por aqui, as cidades do Norte e Nordeste serão favorecidas. No restante do país, a visualização também acontecerá, mas será de forma parcial e é preciso o uso de equipamentos específicos. [...]

*Vocabulário: 1anular: que tem a forma de um anel.

OLIVEIRA, Rinaldo de. Está chegando! Eclipse anular do Sol raro poderá ser visto este ano em todo o Brasil. 2023. In: Sónotíciaboa. Disponível em: https://shre.ink/n4Ia. Acesso em: 27 set. 2023. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “No restante do país, a visualização também acontecerá,...”, o termo destacado substitui

A
B
C
D

O termo destacado refere-se ao Brasil.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda as questões 09 e 10.

Raios!

    Durante o verão a cena é comum. Nuvens escuras surgem de repente e a chuva começa. Em seguida, um relâmpago risca o céu. Que bonito! Logo depois vem o barulho do trovão. Que medo!

    Os relâmpagos são descargas elétricas, semelhantes às correntes elétricas que passam pelos fios de nossas casas e que fazem os eletrodomésticos funcionarem. Mas são milhares de vezes mais fortes. Tão fortes que ao passarem pela atmosfera deslocam o ar e produzem um barulho intenso, o trovão. Repare que vemos o relâmpago antes de ouvir o trovão: isso acontece porque a luz é mais rápida que o som, por isso ela chega primeiro até nós.

    Existem vários tipos de relâmpagos: dentro das nuvens, entre duas nuvens e até da nuvem para o alto. Os relâmpagos que ocorrem entre as nuvens e o solo são chamados raios.

    Como podem prejudicar as pessoas, os raios são bastante estudados. Eles ocorrem em regiões onde existem grandes quantidades de cargas elétricas, capazes de produzir faíscas. Normalmente caem em um único lugar, mas, às vezes, eles se dividem e atingem vários pontos. [...]

CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Raios! 2000. Disponível em: https://bityli.com/nHxIyZJ. Acesso em: 16 ago. 2022. Fragmento.

09
(3ª P.D - 2024).

Esse texto é uma reportagem de divulgação científica, pois

A
B
C
D

Esse texto é uma reportagem de divulgação científica, pois compartilha um conhecimento específico com linguagem clara e objetiva.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(3ª P.D - 2024).

Nesse texto, a palavra “risca” (1° parágrafo) foi utilizada para

A
B
C
D

Neste contexto, essa palavra foi utilizada para sinalizar que os relâmpagos atravessam o céu.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(3ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

O grilo da greta

    Acordei. Sol maravilhoso lá fora. Banho. Trabalho na espera. Fim do banho. A princípio não percebi, mas aos poucos, enquanto escovava os dentes, começou… Um chirriadozinho, tímido e longe… Mas, óbvio, estabeleci — Cri, cri, cri! que um grilo, agora, dividia a casa comigo!

    Não liguei, é claro!… [...] O dia passou, voltei e, de novo, um banho… Depois do banho, chirriados1 . Comecei a prestar atenção. E, assim, os dias seguiram e, logo após o banho, tudo se repetia. E fui acostumando com o inseto. [...]

    Cricri pra cá, cricri pra lá, pensei em um nome para o novo amigo, mas acabou ficando grilo mesmo. [...]

    Passei a “conversar” com o bicho. Descobri que ele só começava a trinar2 após eu tomar banho. E haja eu:

    — Grilo! Cadê você? Fala comigo… Cri (Eu tentava imitar o seu silvo3 ). Nada! Só após o banho!

    Os grilos, eu soube, são asseados! [...] E a nossa conversa era eu falando, seguido da tal imitação; e ele só no “cri” mesmo. [...]

*Vocabulário:

¹chirriados: sons agudos, fortes e prolongados.

²trinar: cantar, soltar a voz.

³silvo: apito, assobio.

BIGOO, Joni. O grilo da greta. In: Contos Aleatórios. 2022. Disponível em: http://contosaleatorios.com.br/o-grilo-da-greta/. Acesso em: 24 jan. 2023. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “Cricri pra cá, cricri pra lá,...” (4º parágrafo), a linguagem utilizada é

A
B
C
D

O trecho destacado possui uma linguagem coloquial.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(3ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

    “Olá [...]!

    Meu nome é Júlia [...]. Adoro muito suas matérias sobre os animais, e a que mais me interessou foi uma publicada dia 8 de julho de 2021, chamada ‘O que acontece quando dois animais predadores de espécies diferentes se encontram?’ [...]. Eu me interesso bastante por coisas da natureza, como a cadeia alimentar, por exemplo, eu acho lindo. Aprendi muitas coisas sobre a vida dos leões [...] nesse jornal. [...] Para fechar esta carta com chave de ouro, eu gostaria que vocês expandissem mais o conteúdo sobre os leões e, para começar isso, eu queria saber mais sobre o que levou esses felinos tão grandes a viverem em grupo. [...]”

Disponível em: https://bityli.com/enmnf. Acesso em: 27 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:

A
B
C
D

O trecho, “Aprendi muitas coisas sobre a vida dos leões...”, apresenta uma opinião.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)