(CMC - COEOCP).
Considere os números decimais:
1,17; 1,71; 1,04; 0,83; 1,081; 0,98 e 2
Ao colocarmos corretamente em ordem decrescente obtemos a sequência:
Ordenadas do maior para o menor. Logo:
2,000
1.710
1.170
1.081
1.040
0.980
0.830
Logo:
2 < 1,71 < 1,17 < 1,081 < 1,04 < 0,98 < 0,83
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Estão destacadas três figuras geométricas que podem ser observadas na bandeira.
As Figuras 1, 2 e 3 recebem, respectivamente, o nome de:
As Figuras 1, 2 e 3 recebem, respectivamente, o nome de: círculo, losango e retângulo.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Observando as alternativas abaixo, encontre aquela em que a representação da região escura, na forma decimal, corresponde ao valor igual a 0,75.
Observe:
Figura A: [tex] \frac{4}{10} = 0,4 = 40\ \%\ [tex]
Figura B: [tex] \frac{2}{8} = 0,25 = 25\ \%\ [tex]
Figura C: [tex] \frac{8}{12} = 0,666.. \cong 66,66\ \%\ [tex]
Figura D: [tex] \frac{3}{4} = 0,75 = 75\ \%\ [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A figura abaixo mostra uma malha quadrada que foi dividida em 36 quadrados iguais.
Um quadrado e quatro triângulos foram pintados sobre a malha e tal região será recortada de forma que se possa construir uma figura tridimensional.
Essa figura que receberá o nome de pirâmide.
É correto afirmar que essa figura tridimensional terá uma região planificada com área equivalente a:
O número de arestas são 8: (4 na base e 4 subindo).
Agora, a área é:
[tex]Área = \frac{parte\ colorida}{Total} = \frac{12}{36} = \frac{1}{3} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A figura abaixo corresponde a um triângulo equilátero dividido em 36 triângulos equiláteros iguais.
O lado dos triângulos menores mede 1 cm. Pedro pintou 24 triângulos para gerar uma nova figura.
Após Pedro fazer alguns cálculos e analisar a figura, ele concluiu que a figura pintada tem perímetro igual a:
Perímetro é o contorno da figura. A figura colorida é um hexágono (6 lados) com 2 cm de lado. Logo:
[tex] P = 2 \cdot 6 = 12\ cm [tex]
e,
[tex] = \frac{Parte\ colorida}{Total} = \frac{24}{36} = \frac{2}{3} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Roberto sai de sua casa para ir ao shopping e observa o seu relógio para controlar o tempo.
Em menos de duas horas ele chega ao shopping, observa novamente o relógio e calcula o tempo que gastou nesse percurso.
Os horários estão representados na figura abaixo.
O valor obtido por Roberto no cálculo do tempo foi de:
O valor obtido por Roberto foi de:
[tex]= 12h:45min\ -\ 13h:35min [tex]
[tex]= 50\ minutos [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Observe a frações a seguir:
[tex]\frac{3}{5};\ \frac{3}{4};\ \frac{17}{10};\ \frac{3}{2};\ e\ \frac{3}{8} [tex]
A ordem crescente correta da sequência de frações:
Como fração é uma divisão. Logo:
[tex]= \frac{3}{5} = 3 ÷ 5 = 0,600 [tex]
[tex]= \frac{3}{4} = 3 ÷ 4 = 0,750 [tex]
[tex]= \frac{17}{10} = 17 ÷ 10 = 1,700 [tex]
[tex]= \frac{3}{2} = 3 ÷ 2 = 1,500 [tex]
[tex]= \frac{3}{8} = 3 ÷ 8 = 0,375 [tex]
Agora, em ordem crescente é:
[tex] 0,375\ < 0,600\ < 0,750\ < 1,500\ < 1,700\ [tex]
[tex]\frac{3}{8}\ < \frac{3}{5}\ < \frac{3}{4}\ < \frac{3}{2}\ < \frac{17}{10} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Sara fez uma compra na loja de uniformes do Colégio.
Se fizer o pagamento da compra à vista terá um desconto de 20%.
Qual será o valor do desconto, na compra à vista, sabendo que custou R$ 500,00?
Observe que:
[tex]= R \$\ 500,00 \cdot 20 \%\ [tex]
[tex]= R \$\ 500,00 \cdot \frac{20}{100} [tex]
[tex]= R \$\ 5\color{Red}{\underline{00}},00 \cdot \frac{20}{1\color{Red}{\underline{00}}} [tex]
[tex]= R \$\ 5,00 \cdot \frac{20}{1} [tex]
[tex]= R \$\ 100,00 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Supondo que o trecho da estrada que liga duas cidades A e B foi dividido em cinco partes iguais e em seguida foram instalados seis marcos quilométricos, como mostra a figura abaixo.
Dessa forma é correto afirmar que a distância entre as cidades A e B é de:
Primeiro encontrar a distância entre os marcos:
[tex] = \frac{163\ -\ 61}{2} = \frac{102}{2} = 51\ km [tex]
Sendo assim, a distância entre as cidade A e B é:
[tex] = 5 \cdot 51\ km [tex]
[tex] = 255\ km [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Pedro estava brincando com dois dados.
Cada dado possui seis faces, cada face possui um número de 1 a 6.
Num mesmo dado, cada face possui um número diferente. Ele jogou os dois dados e somou os números das faces que ficaram voltadas para cima.
Qual a chance dessa soma ser 8?
Observe a tabela com o total de possibilidades ao lançar os dois dadinhos.
+ | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |
Logo, a chance de sair SOMA 8 é de:
[tex] chance = \frac{Soma\ 8}{Total} = \frac{5}{36} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Lucas vendeu seu carro para João com o pagamento combinado a ser feito em cinco parcelas, nas seguintes condições:
• Recebeu R$ 2 000,00 do total no ato da venda;
• Recebeu 3 parcelas de R$ 2 500,00;
• Recebeu uma parcela de R$ 5 500,00.
Qual foi o preço total recebido por Lucas na venda desse carro?
• Entrada:
[tex]= R \$\ 2\ 000,00 [tex]
• 2ª, 3ª e 4ª parcelas:
[tex]= 3 \cdot R \$\ 2\ 500,00 = R \$\ 7\ 500,00 [tex]
• 5ª parcela:
[tex]= R \$\ 5\ 500,00 [tex]
O preço total recebido por Lucas na venda desse carro é de:
[tex] = 2\ 000 + 7\ 500 + 5\ 500,00 [tex]
[tex] = 15\ 000,00 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)