(MEC-CAED - ADF).
A diretora Flávia entrou na sala de aula para dar um recado para um aluno. Observe, na imagem abaixo, a posição de Flávia logo após entrar nessa sala de aula.
Para chegar até o aluno para quem Flávia precisa dar o recado, a partir da posição indicada na imagem, ela precisa virar à esquerda, caminhar até o fundo da sala de aula e chegar à última mesa à sua esquerda.
À qual mesa Flávia precisa chegar para dar esse recado?
Observe a figura a seguir:
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe o número no quadro abaixo.
361
Qual é o valor posicional do algarismo 3 nesse número?
Observe:
3 | 6 | 1 | |
---|---|---|---|
Unidade de milhar | Centena | Dezena | Unidade |
Logo, o valor posicional do algarismo 3 é 3 centenas. Ou seja:
[tex] 3 × 100 = 300 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Uma fábrica de bebidas produziu um lote de 4 160 latas promocionais de um determinado refrigerante. Todas essas latas serão agrupadas em fardos contendo 8 latas cada um.
Quantos desses fardos serão produzidos com esse lote de latas promocionais?
A quantidade de fardos que serão produzidos com esse lote de latas promocionais é de:
[tex] = \frac{4\ 160\ latas}{8\ fardos} [tex]
[tex] = 520\ fardos [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe o sólido geométrico apresentado na figura abaixo.
Qual é a figura que representa uma planificação da superfície desse sólido?
A figura que representa a planificação da superfície da pirâmide de base hexagonal é a "D".
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Para a comemoração do dia mundial do planeta Terra, a professora pediu para os alunos de uma turma colarem adesivos com a ilustração do planeta Terra em cartazes retangulares, seguindo a distribuição em linhas e colunas apresentada na figura abaixo.
De acordo com esse modelo de distribuição, qual é o número máximo de adesivos que podem ser colados em cada cartaz?
O número máximo de adesivos que podem ser colados em cada cartaz é de:
[tex]= 4 × 7 [tex]
[tex]= 28\ adesivos [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe o número apresentado no quadro abaixo.
378 169
O algarismo que ocupa a ordem das unidades de milhar nesse número é o
Observe:
7 | 8 | 1 | 6 | 9 |
---|---|---|---|---|
Dezena de milhar | Unidade de milhar | Centena | Dezena | Unidade |
Sendo assim, o algarismo "8" que ocupa a ordem das unidades de milhar.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Em um dia de calor, Ana fez, para seus filhos, dois litros de suco de laranja antes do almoço e mais um litro de suco de laranja antes do jantar.
Quantos mililitros de suco de laranja Ana fez para seus filhos nesse dia?
A quantidade de suco de laranja que Ana fez para seus filhos, em mililitros (mL), nesse dia foi de:
[tex] = 3\ litros [tex]
[tex] = 3\ × 1\ 000\ mL [tex]
[tex] = 3\ 000\ mL [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
A sequência III está na ordem crescente, ou seja, do MENOR para o MAIOR.
539 099 < 557 043 < 557 704 < 562 002
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Helena é professora e está produzindo lembrancinhas para presentear as 180 crianças que estudam na creche que ela trabalha. Ela já produziu 153 lembrancinhas.
Para presentear todas as crianças dessa creche, quantas lembrancinhas, ao todo, ainda faltam para Helena produzir?
A quantidade de lembrancinhas que ainda faltam para serem confecionadas são:
[tex] = 180\ -\ 153 [tex]
[tex] = 27\ lembrancinhas [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)