domingo, 28 de março de 2021

QUIZ 19: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 19: MATEMÁTICA - 9° ANO
Quiz 19: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(1ª P.D - 2024).

Observe a reta numérica abaixo, que está dividida em partes iguais.


Qual é o número que o ponto M representa nessa reta?

A
B
C
D

Observa-se que a escala da reta numérica é de 0,2. Logo:


Portanto, o ponto M vale 6,5.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(1ª P.D - 2024).

Observe, na figura abaixo, as retas paralelas r e s cortadas pela transversal t com alguns ângulos destacados.


Nessa figura, qual a medida, em grau, do ângulo indicado por α?

A
B
C
D

Sabendo que a medida de ângulos correspondentes são congruentes (iguais). Logo, a medida do ângulo [tex]α[tex] é?


    [tex] 124º + β = 180º [tex]

    [tex] β = 180º\ -\ 124º [tex]

    [tex] β = 56º [tex]

Como os ângulos [tex]α[tex] e [tex]β[tex] são correspondentes. Dessa forma, [tex]α[tex] e [tex]β[tex] são congruentes (iguais).

    [tex] β = α = 56º [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(1ª P.D - 2024).

Maura é uma das 10 finalistas de um concurso de desenho. Antes de definir o vencedor desse concurso, a organização irá sortear um kit de material de desenho entre esses 10 finalistas. Para esse sorteio, foi preparada uma urna contendo fichas numeradas de 1 a 10, que são os números distribuídos entre esses 10 finalistas. Maura recebeu o número 7.

Qual a probabilidade de Maura ganhar esse kit de material de desenho nesse sorteio?

A
B
C
D

A probabilidade de Maura ganhar esse kit de material de desenho nesse sorteio é:

    [tex]P = \frac{Quantidade\ do\ número\ 7}{Total\ de\ finalistas} [tex]

    [tex]P = \frac{1}{10} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(1ª P.D - 2024).

Observe os algarismos apresentados abaixo.

1    7     8     6

O maior número que pode ser formado, utilizando esses algarismos, é

A
B
C
D

O maior número que pode ser formado, utilizando esses algarismos, é:

    [tex]8\ 761 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(1ª P.D - 2024).

Jorge e Júlio são irmãos e estão juntando dinheiro para comprar um jogo de vídeo game. Jorge conseguiu juntar 60 reais e, com o valor que Júlio conseguiu juntar, eles têm 180 reais.

Quantos reais Júlio conseguiu juntar para comprar esse jogo?

A
B
C
D

Observe que:

    [tex]Valor_{(Jorge)} + Valor_{(Júlio)} = 180 [tex]

   [tex]60 + Valor_{(Júlio)} = 180 [tex]

   [tex]Valor_{(Júlio)} = 180\ -\ 60 [tex]

   [tex]Valor_{(Júlio)} = 120\ reais [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(1ª P.D - 2024).

Observe o sólido geométrico representado abaixo.


Uma planificação da superfície desse sólido está apresentada em

A
B
C
D

A planificação do cone é opção D.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(1ª P.D - 2024).

Certo dia, Marcos correu 2 000 metros

Quantos quilômetros Marcos correu nesse dia?

A
B
C
D

Marcos correu nesse dia:

   [tex] = 2\ 000\ m [tex]

   [tex] = 2\ ×\ 1\ 000\ m [tex]

   [tex] = 2\ ×\ k\ m [tex]

   [tex] = 2\ km [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(1ª P.D - 2024).

O administrador de um restaurante elaborou uma tabela com os preços dos pratos principais servidos diariamente entre segunda e sexta-feira. Essa tabela está apresentada abaixo.

Preço dos pratos principais
Dia Preço
Segunda-feira19 reais
Terça-feira18 reais
Quarta-feira22 reais
Quinta-feira20 reais
Sexta-feira20 reais

Marcos almoçou nesse restaurante na segunda e na sexta-feira, escolhendo os pratos principais.

Qual foi o valor total, em reais, que Marcos pagou por esses almoços no restaurante?

A
B
C
D

Marços pagou por esses dois almoços no restante a quantia de:

    [tex]= (Segunda-feira)\ +\ (Sexta-feira) [tex]

    [tex]= 19\ reais + 20\ reais [tex]

    [tex]= 39\ reais[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(1ª P.D - 2024).

Observe abaixo o ponto M na reta numérica que está dividida em partes iguais.


Qual é o número representado pelo ponto M nessa reta?

A
B
C
D

Observe a reta numérica a seguir:


Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(1ª P.D - 2024).

Observe a equação apresentada a seguir.

[tex] 3 + 2x = 29[tex]

Qual é o valor de x que é raiz dessa equação?

A
B
C
D

O valor de x que é raiz dessa equação é:

    [tex] 3 + 2x = 29[tex]

    [tex] 3 - 3 + 2x = 29 - 3[tex]

    [tex] 2x = 26[tex]

    [tex] \frac{2x}{2} = \frac{26}{2}[tex]

    [tex] x = 13[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(1ª P.D - 2024).

Observe, no quadro abaixo, os quatro primeiros termos de uma sequência numérica associados às posições que ocupam nessa sequência.

Termos (T)471013...
Posição (n) 1234...

Uma expressão algébrica que determina o [tex]n[tex] ésimo termo dessa sequência, em função de sua posição [tex]n[tex], está representada em

A
B
C
D

Vamos obter a expressão por substituição, considerando o valor de [tex]n = 1[tex] (ordem) e encontrar o valor de [tex]T[tex].

  A) [tex] T(1) = 4 × 1 + 3 = 7 ≠ 4[tex]   (Falsa)

  B) [tex] T(1) = 3 × 1 + 1 = 4 = 4[tex]   (Verdadeira)

  C) [tex] T(1) = 1 + 4 = 5 ≠ 4 [tex]   (Falsa)

  D) [tex] T(2) = 2 + 3 = 5 ≠ 7[tex]   (Falsa)

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(1ª P.D - 2024).

Rogério possui um balcão em sua loja. Observe, na figura abaixo, um esboço do tampo desse balcão com algumas medidas indicadas.


Rogério irá colar uma fita protetora de borracha em todo o perímetro desse tampo e, para suprir possíveis perdas durante o processo de colagem, ele irá comprar 0,5 m de fita protetora a mais que a quantidade mínima suficiente para essa tarefa.

Nessas condições, quantos metros de fita protetora Rogério deverá comprar?

A
B
C
D

Encontrar a quantidade de fita protetora:

   [tex]P = 2,5 + 1 + 0,5 + 0,5 + 1,5 + 0,5 + 0,5 + 1 [tex]

   [tex]P = 8\ metros [tex]

Como ele deve comprar 0,5 metros a mais, Logo:

   [tex]P = 8 + 0,5 = 8,5\ metros [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)