terça-feira, 1 de junho de 2021

Quiz 10: MAT. 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 10: MATEMÁTICA - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 10: MATEMÁTICA - 1ª Série - Ensino Médio

01
(BPW-adaptado).

Um comerciante comprou um automóvel por R$ 45.000,00, em seguida, vendeu-o com um lucro de 20%.

O lucro do comerciante foi

A
B
C
D
E

Sabendo que ele vendeu com lucro de 20%, ou seja, 100% + 20% = 120%.

  [tex]= 45\ 000 \cdot 120 \%\ [tex]

  [tex]= 45\ 0\color{Red}{00} \cdot \frac{120}{1\color{Red}{00}} [tex]

  [tex]= 450 \cdot 120 [tex]

  [tex]= R \$\ 54\ 000,00 [tex]

O lucro do comerciante foi de:

  [tex]= R \$\ 54\ 000,00\ -\ R \$\ 45\ 000,00 [tex]

  [tex]= R \$\ 9\ 000,00 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(BPW-adaptado).

Num campeonato de matemática, para cada acerto a equipe ganha 5 pontos e para cada erro perde 2 pontos.

Se a equipe de Maurício acertou 70% das 40 perguntas, quantos pontos essa equipe obteve no final?

A
B
C
D
E

Descobrir o número de questões com acerto:

  [tex] = 40 \cdot 70 \%[tex]

  [tex] = 40 \cdot \frac{70}{100}[tex]

  [tex] = 40 \cdot 0,7 = 28\ questões[tex]

Logo, o número de pontos é:

  [tex]= 28 \cdot 5\ pontos [tex]

  [tex]= 140\ pontos [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(PUCMG-Adaptado).

Uma cultura tem, inicialmente, 125 bactérias. Sabendo-se que essa população dobra a cada 2 horas e, que obedece a função a seguir:

[tex] B(x) = b_{0} \cdot 2^{\frac{t}{2}} [tex]

O tempo necessário, em horas, para que o número de bactérias chegue a 256.000, é igual a:

A
B
C
D
E

Trata-se de uma função exponencial de razão 2, sendo que [tex]b_{0}[tex] é o número inicial de bactérias. Logo:

   [tex] B(x) = b_{0} \cdot 2^{\frac{t}{2}} [tex]

   [tex] 256\ 000 = 125 \cdot 2^{\frac{t}{2}} [tex]

   [tex] \frac{256\ 000}{125} = 2^{\frac{t}{2}} [tex]

   [tex] 2\ 048 = 2^{\frac{t}{2}} [tex]

   [tex] 2^{11} = 2^{\frac{t}{2}} [tex]

Logo:

   [tex] 11 = \frac{t}{2}[tex]

   [tex] t = 2 \cdot 11 [tex]

   [tex] t = 22\ horas [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(BPW-adaptado).

O número de bactérias de uma cultura, [tex]t[tex] horas após o início de certo experimento, é dado pela expressão [tex] N(t) = 1200 \cdot 2^{0,2t}[tex].

Nessas condições, quanto tempo após o início do experimento a cultura terá 38400 bactérias?

A
B
C
D
E

Trata-se de uma função exponencial.

   [tex] N(t) = 1200 \cdot 2^{0,2t} [tex]

   [tex] 38\ 400 = 1200 \cdot 2^{0,2t} [tex]

   [tex] \frac{38\ 400}{1200} = 2^{0,2t} [tex]

   [tex] 32 = 2^{0,2t} [tex]

   [tex] 2^{5} = 2^{0,2t} [tex]

Logo:

   [tex]5 = 0,2t [tex]

   [tex]\frac{5}{0,2} = t [tex]

   [tex] t = 25\ horas [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(BPW).

O gráfico abaixo representa uma função real no plano cartesiano.


Qual é a representação algébrica dessa função?

A
B
C
D
E

Observe que o gráfico é de uma função exponencial decrescente, então, ([tex]0 < a < 1 [tex]). Com isso, já descartamos as opções A, C e D. Então, por substituição temos:

A) [tex] f(0) = 2^{0} = 1  \Longrightarrow  (0,\ 1)  (Falsa)[tex]

B) [tex] f(0) = (\frac{1}{2})^{0} = 1  \Longrightarrow  (0,\ 1)  (Falsa)[tex]

C) [tex] f(x) = 2^{(0 + 2)} = 2^{2} = 4  \Longrightarrow  (0,\ 4)  (Falsa)[tex]

D) [tex] f(x) = 0^{2} = 1  \Longrightarrow  (0,\ 1)  (Falsa)[tex]

E) [tex] f(0) = (\frac{1}{2})^{0} + 2 = 1 + 2 = 3[tex]

      [tex] \Longrightarrow  (0,\ 3)  (Verdadeira)[tex]

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(BPW).

O gráfico abaixo representa uma função real no plano cartesiano.


Qual é a representação algébrica dessa função?

A
B
C
D
E

Observe que o gráfico é de uma função exponencial decrescente, então, ([tex]0 < a < 1 [tex]). Com isso, já descartamos a opção E. Então, por substituição temos:

A) [tex] f(0) = 10 \cdot (\frac{1}{2})^{0} = 10 \cdot 1 = 10 [tex]

      [tex] \Longrightarrow  (0,\ 10)  (Falsa)[tex]

B) [tex] f(0) = 1\ 024 \cdot (\frac{1}{2})^{0,1\ \cdot\ 0} = 1\ 024 \cdot (\frac{1}{2})^{0} [tex]

     [tex] = 1024 \cdot 1 = 1024  \Longrightarrow (0,\ 1024)  (Verdadeira)[tex]

C) [tex] f(0) = 100 \cdot (\frac{1}{2})^{0} = 100 \cdot 1 = 100 [tex]

     [tex] \Longrightarrow  (0, 100)  (Falsa)[tex]

D) [tex] f(0) = 2 \cdot (\frac{1}{2})^{10\ \cdot\ 0} = 2 \cdot (\frac{1}{2})^{0} = 2 \cdot 1 = 2 [tex]

     [tex]  \Longrightarrow  (0, 2)  (Falsa)[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(PUC-MG).

Uma pedra é atirada para cima e sua altura [tex]h[tex], em metros, é dada pela função [tex]h(t) = at^{2} + 12t[tex], em que [tex]t[tex] é medido em segundos.

Se a pedra atingiu a altura máxima no instante [tex]t = 2[tex], pode-se afirmar que o valor de [tex]a[tex] é:

(Se necessário utilize: [tex] x_{(vértice)} = \frac{-b}{2a}[tex] e/ou [tex] y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}[tex]).

A
B
C
D
E

Pelo enunciado, temos que [tex]t = 2[tex]. Isso é o [tex] x_{(vértice)}[tex]. Logo:

   [tex] x_{(vértice)} = \frac{-b}{2\ \cdot a}[tex]

   [tex] 2 = \frac{-\ 12}{2\ \cdot a}[tex]

   [tex] 4a = -\ 12[tex]

   [tex] a = \frac{-\ 12}{4} = -\ 3[tex]


Logo, [tex]a = \ 3[tex].

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(PUC-MG).

Um carrinho se move sobre um arco de parábola de uma montanha-russa, de modo que sua altura em relação ao solo, em metros, é dada em função do tempo [tex]t[tex], medido em segundos, pela equação [tex]h(t) = 2t^{2} - 8t + 11[tex].

Então o menor valor de [tex]h[tex], em metros, é igual a:

(Se necessário utilize: [tex] x_{(vértice)} = \frac{-b}{2a}[tex] e/ou [tex] y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}[tex]).

A
B
C
D
E

O menor valor de [tex]h[tex] é dado pelo [tex] y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}[tex], sendo que a parábola tem concaviade para cima ([tex]a > 0[tex]).

Logo: [tex]a = 2,\ b = -\ 8,\ c = 11[tex]

   [tex]Δ = b^{2} - 4ac = (-8)^{2} - 4 \cdot 2 \cdot 11 [tex]

   [tex]Δ = 64 - 88 [tex]

   [tex]Δ = -\ 24 [tex]

Dessa forma, temos:

   [tex] y_{(vértice)} = \frac{-Δ}{4a}[tex]

   [tex] y_{(vértice)} = \frac{-(-\ 24)}{4\ \cdot\ 2}[tex]

   [tex] y_{(vértice)} = \frac{24}{8}[tex]

   [tex] y_{(vértice)} = 3\ metros [tex]


Com isso, o carrinho terá a menor altura a 3 metros.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(ENEM).

Com uma área de absorção de raios solares de [tex] 1,2\ m^{2}[tex], uma lancha com motor movido à energia solar consegue produzir 400 watts por hora de energia.

Aumentando-se essa área para [tex] 1,5\ m^{2}[tex], qual será a energia produzida?

A
B
C
D
E

Com o "aumento" do valor da área de absorção, deve "aumentar" a energia produzida. Portanto, a relação é diretamente proporcional.

  [tex] 1,2\ m^{2}\ ---\ 400\ watts [tex]

  [tex] 1,5\ m^{2}\ ---\ x\ watts [tex]

 [tex]1,2x = 1,5 \cdot 400[tex]

 [tex]x = \frac{600}{1,2}[tex]

 [tex]x = 500\ watts[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(BPW-adpatado).

Um trem, deslocando-se a uma velocidade média de [tex]300km/h[tex], faz um determinado percurso em 3 horas.

Em quanto tempo faria esse mesmo percurso, se a velocidade utilizada fosse de [tex]450km/h[tex]?

A
B
C
D
E

Com o "aumento" a velocidade do trem, deve "diminuir " o tempo do percurso. Portanto, a relação é inversamente proporcional. Logo:

  [tex] 300\ km/h\ ---\ 3\ horas [tex]

  [tex] 450\ km/h\ ---\ x\ horas [tex]

 [tex]\frac{300}{450} = \frac{3}{x}  \Longrightarrow  \frac{300}{450} = \frac{x}{3}[tex]

 [tex] 450x = 300 \cdot 3 [tex]

 [tex]x = \frac{900}{450}[tex]

 [tex]x = 2\ horas[tex]

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(BPW).

No quadro abaixo foram registrados alguns valores para [tex]x[tex] e os respectivos valores de [tex]y[tex] de uma função [tex] f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}[tex].

x0 1-12-2
[tex]y = f(x)[tex]0-24-210

A expressão algébrica que representa essa função é

A
B
C
D
E

Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída). Por exemplo, [tex](-2, 10)[tex], ou seja, [tex]x = -2[tex] e [tex]y = 10[tex].

Dessa forma:

A) [tex]f(-2) = (-2)^{2} - 3 \cdot (-2) = 4 + 6 = 10[tex]   ([tex]\color{green}{Verdadeiro}[tex])

B) [tex]f(-2) = (-2)^{2} = 4 ≠ 10[tex]   ([tex]\color{RED}{FALSO}[tex])

C) [tex]f(-2) = (-2)^{2} + (-2) = 4\ -\ 2 = 2 ≠ 10[tex]   ([tex]\color{RED}{FALSO}[tex])

D) [tex]f(-2) = (-2)^{2} - 3 = 4\ -\ 3 = 1 ≠ 10[tex]   ([tex]\color{RED}{FALSO}[tex])

E) [tex]f(-2) = (-2)^{2} + 3 \cdot (-2) = 4\ -\ 6 = -2 ≠ 10[tex]   ([tex]\color{RED}{FALSO}[tex])

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(BPW).

No quadro abaixo foram registrados alguns valores para [tex]x[tex] e os respectivos valores de [tex]y[tex] de uma função [tex] f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}[tex].

x-2 -1012
[tex]y = f(x)[tex]21012

A expressão algébrica que representa essa função é

A
B
C
D
E

Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída). Por exemplo, [tex](-2, 2)[tex], ou seja, [tex]x = -2[tex] e [tex]y = 2[tex].

Dessa forma:

A) [tex]f(-2) = -\ 2 \cdot (-2) = 4 ≠ 2[tex]     ([tex]\color{RED}{FALSO}[tex])

B) [tex]f(-2) = 2 \cdot (-2) = -4 ≠ 2[tex]     ([tex]\color{RED}{FALSO}[tex])

C) [tex]f(-2) = -\ 2 + 1 = -1 ≠ 2[tex]   ([tex]\color{RED}{FALSO}[tex])

D) [tex]f(-2) = -(-\ 2) = 2 = 2[tex]   ([tex]\color{green}{Verdadeiro}[tex])

E) [tex]f(-2) = -2 - 1 = -\ 3 ≠ 10[tex]   ([tex]\color{RED}{FALSO}[tex])

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)