(SEDUCE-GO).
Os humanos sempre tiveram muita curiosidade em conhecer como a vida surgiu na Terra.
Muitos acreditavam que a Teoria da Abiogênese explicava a origem da vida e que a mesma teria surgido a partir da
A teoria da Abiogênese está relacionada com a matéria inanimada (origem da vida a partir de matéria não viva).
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO).
O biólogo Tomas Huxley defendeu a teoria que os compostos inorgânicos deram origem a moléculas orgânicas simples que gradativamente se combinaram, tornando-se cada vez mais complexas, dando origem aos primeiros seres vivos.
Essa teoria foi postulada como
Essa teória defendida por Tomas Huxlex é a evolução química.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO).
“Terra, fogo, água e ar”, assim começava um desenho animado chamado Capitão Planeta. Os quatro elementos foram considerados na Grécia Antiga como originadores de todas as coisas.
A teoria embasada, nessa situação descrita, é a da
Defensores da teoria Abiogênese ou Abiogénese (do grego a-bio-genesis, "origem não biológica") acreditavam que a origem da vida era a partir de matéria não viva.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO).
A seleção natural elimina indivíduos não adaptados e mantém vivos os adaptados.
Observa-se que houve seleção natural em que
Ocorre a seleção natural em "tomar antibióticos sem a recomendação médica causou ao longo dos anos a proliferação de superbactérias.".
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO).
“Características favoráveis à sobrevivência herdadas pelos descendentes tornam-se mais comuns nas gerações sucessivas em organismos de uma população que se reproduz. Características desfavoráveis herdadas tornam-se menos comuns”.
Acerca dos estudos envolvendo o Darwinismo, tal afirmativa está relacionada com
Darwinismo está relacionado com a adaptação e seleção natural dos indivíduos.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO).
Com o passar do tempo e aparecimento das novas gerações, pode ser percebido o surgimento de características resultantes da adaptação dos ancestrais. Determinadas variações em características de indivíduos resultam de alguns processos que envolvem o meio ambiente e os indivíduos que nele estão.
Neste caso, ocorre a
Essa situação descrita está relacionada a competição entre os indivíduos.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO).
A Teoria da Evolução elaborada por Charles Darwin aborda, dentre outras, ideias relacionadas à permanência de indivíduos que sobrevivem e conseguem perpetuar a espécie.
Tal sobrevivência e reprodução são vistas, sob o ponto de vista de Darwin, como consequência da
Do ponto de vista de Darwin, isso é consequência da seleção natural e adaptação sofridas pelos indivíduos.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO).
Os seres vivos podem sofrer, no decorrer das gerações, mutações naturais no DNA.
Essas promovem a variabilidade genética da espécie que
O que promovem a variabilidade genética da espécie é a capacidade de responder às mudanças ambientais.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(ITAJUBÁ).
O corpo produz constantemente substâncias por meio do metabolismo das células, que precisam ser eliminadas, ou porque estão em excesso ou por serem tóxicas.
Para que a manutenção do equilíbrio interno do corpo (homeostase) aconteça é preciso que:
Para manter o equilíbrio interno do corpo (homeostase) é preciso que o suor e a urina eliminem as toxinas.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(ITAJUBÁ).
O sangue é considerado um tecido conjuntivo cujos componentes podem ser separados por meio de um processo chamado centrifugação.
De acordo com este processo, constata-se que o sangue é formado
O sangue é formado de uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
(Disponível em: Hemominashttp://www.hemominas.mg.gov.br. Acesso em: 25 Jun. 2022. Adaptado para fins didáticos.)
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(ITAJUBÁ).
A professora do 8º Ano constatou que alguns alunos que vêm à escola sem tomar o café da manhã, queixam-se de dor de cabeça, mal estar, enjôos e tonturas, o que pode ser uma reação do organismo à baixa taxa de glicose no sangue.
Falar de baixa taxa de glicose no sangue é o mesmo que falar de falta de:
Falar de baixa taxa de glicose no sangue é o mesmo que falar de "falta de açúcar".
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)