sexta-feira, 1 de abril de 2022

QUIZ 10: CIÊNCIAS 6° Ano

Quiz 10: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6° ANO
Quiz 10: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6° ANO

01
(6ª P.D - 2016 - SEDUCE-GO).

O Cerrado é um bioma brasileiro que se estendia, originalmente, por uma área de dois milhões de Km², restando, hoje, apenas 20% deste total. Dentre os biomas, o Cerrado foi o que mais sofreu alteração com a ocupação humana.

Os fatores que contribuem para a preservação do cerrado são

A
B
C
D

    Os fatores que contribuem para a preservação do cerrado são criação de áreas de proteção ambiental e reflorestamento.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(6ª P.D - 2016 - SEDUCE-GO).

A poluição é um dos problemas que interfere na relação entre os componentes bióticos e abióticos.

Um comportamento que ajuda na manutenção do equilíbrio dessa interação é

A
B
C
D

    Um comportamento que ajuda na manutenção do equilíbrio dessa interação é descartar pilhas e baterias em locais adequados.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(6ª P.D - 2016 - SEDUCE-GO).

O equilíbrio de um ecossistema depende da interação entre os componentes bióticos (seres vivos) entre si e com os abióticos (água, ar, minerais) garantindo a vida no nosso planeta.

Para que esse equilíbrio possa ser mantido, são necessários comportamentos como

A
B
C
D

    Para que esse equilíbrio possa ser mantido, são necessários comportamentos como consumir refrigerantes em garrafas retornáveis.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(6ª P.D - 2016 - SEDUCE-GO).

As cadeias alimentares são formadas por uma sequência de organismos que dependem uns dos outros para obtenção da energia necessária para viver.

No início da cadeia alimentar, estão os vegetais que são seres

A
B
C
D

    No início da cadeia alimentar, estão os vegetais que são seres produtores.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(6ª P.D - 2016 - SEDUCE-GO).

Nos ecossistemas aquáticos, existe um grande número de seres vivos. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem, abundantemente, nestes ambientes.

Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:

A
B
C
D

    sses organismos exercem em seus ecossistemas a função de produtores.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(6ª P.D - 2016 - SEDUCE-GO).

Observe a imagem:

Disponível em: https://image.freepik.com/fotos- gratis/vaca-pastando_292667.jpg. Acesso em: 14 jun. 2016.

A vaca se alimenta principalmente de pastagens. Quando come o capim, nesta cadeia alimentar estabelecida, ela desempenha o papel de

A
B
C
D

    A vaca desempenha o papel de consumidor.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(6ª P.D - 2016 - SEDUCE-GO).

No final da cadeia alimentar, encontram-se os seres responsáveis por reciclar a matéria orgânica. Assim, devolvem à natureza os nutrientes necessários para os vegetais.

Os seres vivos que fazem essa etapa do ciclo da matéria são os

A
B
C
D

    Os seres vivos que fazem essa etapa do ciclo da matéria são os decompositores.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(6ª P.D - 2016 - SEDUCE-GO).

O processo cuja função é estabelecer relação de alimentação no ecossistema composto por organismos produtores, consumidores e decompositores que interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição é chamado de

A
B
C
D

    Esse processo é denominado cadeia alimentar.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(6ª P.D - 2016 - SEDUCE-GO).

O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos em contato com a água da chuva formam ácidos, tornando-a ácida. Muitas vezes, o fato do céu ter um tom marrom em cidades com muitos veículos, se deve à poluição devido a grande emissão de fumaça que também escurece a atmosfera.

Disponível em:http://www.usp.br/qambiental /chuva_acidafront.html>. Acesso em: 17 jun. 2016 [adaptado].

Qual medida poderia ser tomada para diminuir a ocorrência das chuvas ácidas?

A
B
C
D

    O desenvolvimento de motores mais eficientes e de combustíveis que não emitam esses gases.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(6ª P.D - 2016 - SEDUCE-GO).

Entre os transtornos gerados pela chuva ácida está à destruição de lavouras e de florestas, a modificação das propriedades do solo, alteração dos ecossistemas aquáticos, contaminação da água potável, danificação de edifícios, corrosão de veículos e monumentos históricos, etc. De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), cerca de 35% dos ecossistemas do continente europeu foram destruídos pelas chuvas ácidas.

Disponível em: http://brasilescola.uol.com .br/geografia/chuvaacida.htm>. Acesso em: 17 jun. 2016 [adaptado].

Imaginando o ecossistema Cerrado, quais seriam os impactos da chuva ácida na produção agrícola?

A
B
C
D

    A chuva ácida contaminaria o solo, alterando o desenvolvimento das plantas utilizadas nas culturas agrícolas.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

Analise a tirinha abaixo:

(Disponível em: www.folog.terra.com.br/tirinhasdogio)

A tirinha faz uma crítica:

A
B
C
D

    A tirinha faz uma crítica à caça aos animais no Pantanal.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MAIRINQUE-SP).

Sobre célula, assinale a alternativa correta:

A
B
C
D

    As células possuem estruturas em seu interior que atuam em conjunto para garantir sua sobrevivência.

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)