quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Matriz de referência - BNCC - 2° ANO - MATEMÁTICA

MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 2° ANO do Ensino Fundamental: MATEMÁTICA

Cruzamento dos eixos das Matrizes
2 N 1. 1
Etapa (2º, 5º ou 9º ano) Eixos do conhecimento:
N = Números
A = Álgebra
G = Geometria
M = Grandezas e medidas
E = Probabilidade e estatística
Eixos cognitivos:
1 = Compreender e aplicar
2 = Resover problemas e argumentar
Indica a numeração
sequencial das habilidades
em cada cruzamento.


Matriz de Referência para Avaliação de Matemática - BNCC - 2° ANO
Habilidade
Eixo do Conhecimento: NÚMEROS
Eixos cognitivos
2N1.1 Reconhecer o que os números naturais indicam em diferentes situações: quantidade, ordem, medida ou código de identificação.
2N1.2 Compor OU Identificar a posição ordinal de um objeto ou termo em uma sequência (1º, 2º etc.).
2N1.3 Escrever números naturais de até 3 ordens em sua representação por algarismos ou em língua materna OU associar o registro numérico de números naturais de até 3 ordens ao registro em língua materna.
2N1.4 Comparar OU ordenar quantidade de objetos (até 2 ordens).
2N1.5 Comparar OU ordenar números naturais de até 3 ordens com ou sem suporte da reta numérica.
2N1.6 Calcular a ordem ocupada por um algarismo OU seu valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 3 ordens.
2N1.7 Calcular o resultado de adições ou subtrações, envolvendo números naturais de até 3 ordens.
2N1.8 Compor OU decompor números naturais de até 3 ordens por meio de diferentes adições.
2N2.1 Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 3 ordens com os significados de juntar, acrescentar, separar ou retirar.
2N2.2 Resolver problemas de multiplicação ou de divisão (por 2, 3, 4 ou 5) envolvendo números naturais, com os significados de formação de grupos iguais ou proporcionalidade (incluindo dobro, metade, triplo ou terça parte).
2N2.3 Analisar argumentações sobre a resolução de problemas de adição, subtração, multiplicação ou divisão envolvendo números naturais.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: ÁLGEBRA
Eixos cognitivos
2A1.1 Identificar a classificação OU classificar objetos ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
2A1.2 Inferir OU descrever atributos ou propriedades comuns que os elementos que constituem uma sequência de números naturais apresentam.
2A1.3 Inferir o padrão ou a regularidade de uma sequência de números naturais ordenados, de objetos ou de figuras.
2A1.4 Inferir os elementos ausentes em uma sequência de números naturais ordenados, de objetos ou de figuras.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: GEOMETRIA
Eixos cognitivos
2G1.1 Identificar localização OU a descrição/esboço do deslocamento de pessoas e/ou de objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.).
2G1.2 Reconhecer/nomear figuras espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
2G1.3 Reconhecer/nomear figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo).
2G2.1 Descrever OU esboçar o deslocamento de pessoas e/ou objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.) ou plantas de ambientes, de acordo com condições dadas.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: GRANDEZAS E MEDIDAS
Eixos cognitivos
2M1.1 Comparar comprimentos, capacidades ou massas OU ordenar imagens de objetos com base na comparação visual de seus comprimentos, capacidades ou massas.
2M1.2 Estimar/inferir medida de comprimento, capacidade ou massa de objetos, utilizando unidades de medida convencionais ou não OU medir comprimento, capacidade ou massa de objetos.
2M1.3 Identificar a medida do comprimento, da capacidade ou da massa de objetos, dada a imagem de um instrumento de medida.
2M1.4 Reconhecer unidades de medida e/ou instrumentos utilizados para medir comprimento, tempo, massa ou capacidade.
2M1.5 Identificar sequência de acontecimentos relativos a um dia.
2M1.6 Identificar datas, dias da semana ou meses do ano em calendário OU escrever uma data, apresentando o dia, o mês e o ano.
2M1.7 Relacionar valores de moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro, com base nas imagens desses objetos.
2M2.1 Determinar a data de início, a data de término ou a duração de um acontecimento entre duas datas.
2M2.2 Determinar o horário de início, o horário de término ou a duração de um acontecimento.
2M2.3 Resolver problemas que envolvam moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro.
Habilidade
Eixo do Conhecimento: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Eixos cognitivos
2E1.1 Classificar resultados de eventos cotidianos resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “certos” ou “impossíveis”.
2E1.2 Ler/identificar OU comparar dados estatísticos ou informações expressos em tabelas (simples ou de dupla entrada).
2E1.3 Ler/Identificar OU comparar dados estatísticos expressos em gráficos (barras simples, colunas simples ou pictóricos).
2E2.1 Representar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples colunas simples ou pictóricos).

Fonte: DAEB/INEP