quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Matriz de referência - 3ª Série (E.M) - Português

MATRIZ DE REFERÊNCIA - 3ª Série do Ensino Médio: PORTUGUÊS

Descritor Tópico I: Procedimentos de Leitura
D1 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 Inferir uma informação implicíta em um texto.
D6 Identificar o tema de um texto.
D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritor Tópico II: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
D5 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritor Tópico III: Relação entre textos.
D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Descritor Tópico IV: Coerência e coesão no processamento do texto
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D11 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc..
D7 Identificar a tese de um texto.
D8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Descritor Tópico V: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D19 Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Descritor Tópico VI: Variação linguística
D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Fonte: MEC