domingo, 18 de junho de 2017

QUIZ 15: CIÊNCIAS 9° Ano

Quiz 15: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 9° ANO
Quiz 15: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 9° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    As primeiras pesquisas na área da hereditariedade e da genética datam de 1856, realizadas pelo monge Gregor Mendel, um professor de ciências com grande interesse em botânica. [...]

    O trabalho de Mendel durou cerca de 8 anos. Durante esse tempo, ele polinizou as plantas com cuidado, separou as sementes para plantá-las separadamente e analisou as gerações sucessivas. [...]

    De acordo com Mendel, as características hereditárias são condicionadas por pares de fatores hereditários. [...]

    O trabalho de Mendel ficou caído no esquecimento até o ano de 1900, quando foi redescoberto e confirmado por três diferentes cientistas [...], que trabalhavam independentemente, com plantas diferentes. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3vG7cXX. Acesso em: 4 ago. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Na atualidade, os fatores mencionados nesse texto são conhecidos como

A
B
C
D

    Na atualidade, os fatores mencionados nesse texto são conhecidos como genes. O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA (as letras A, T, C e G) que contém uma “receita” para produzir uma proteína que desempenha uma função no organismo.

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/36HiT7m. Acesso em: 22 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

A diversidade apresentada nessa imagem se deve

A
B
C
D

    A diversidade apresentada nessa imagem se deve às mutações e à seleção natural.

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, como uma pessoa com visão normal enxerga a cor de um objeto.

Disponível em: https://bit.ly/3cGL6Of. Acesso em: 25 jul. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Qual a cor que a pessoa enxerga esse objeto?

A
B
C
D

    A cor que esse pessoa enxerga esse objeto é verde.

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no texto abaixo, algumas informações sobre um dos objetos celestes pertencentes ao Sistema Solar.

    [...] é o oitavo planeta a partir do Sol. É um gigante gasoso [...]. Está distante 4,5 bilhões de quilômetros do Sol e demora 156 anos terrestres para completar uma órbita. Foi descoberto em 1846 e recebeu o nome do deus romano do mar. [...]

    O planeta [...] é composto, principalmente, de água muito quente, amônia e metano em seu núcleo [...]. A atmosfera é formada por hidrogênio, hélio e metano. [...] a cor azulada brilhante [...] resulta da elevada quantidade de metano na atmosfera. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3OP5KsN. Acesso em: 25 jul. 2022. Fragmento.

Esse texto apresenta as características de qual planeta?

A
B
C
D

    Esse texto apresenta as características do planeta Netuno.

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Observe, nas representações abaixo, o comportamento das partículas da água ao passarem por transformações físicas.

Disponível em: https://bit.ly/3OoBiWi. Acesso em: 21 jul. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa representação, a solidificação da água está indicada pelo número

A
B
C
D

    A solidificação da água está indicada pelo número 2. A solidificação é a mudança de estado físico sofrida por um líquido que passa para o estado sólido.

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

    O quadro abaixo apresenta duas experiências entre o gás oxigênio e o gás hidrogênio para formar a molécula de água. Esses dados são similares aos adotados pelo cientista Lavoisier em seus experimentos.

ExperiênciaI II
Massa de gás
oxigênio
(gramas)
0,0330,085
Massa de
gás hidrogênio
(gramas)
0,0041,010
Massa de água
formada
(gramas)
0,0370,095

Os dados apresentados nesse quadro comprovam

A
B
C
D

    Os dados apresentados nesse quadro comprovam a conservação da massa entre os reagentes e o produto.

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Observe, no quadro abaixo, os dados referentes a três testes realizados em duas condições. A primeira condição com o frasco aberto, e a segunda com o frasco fechado.

Reação química Substância A
+
Substância B
Teste123
Maassa inicial100 g101 g102 g
Massa final
(Frasco fechado)
100 g101 g102 g
Massa final
(Frasco aberto)
98 g99 g100 g

De acordo com os dados desse quadro, quando o teste é realizado em frasco fechado, ocorre a

A
B
C
D

    De acordo com os dados desse quadro, quando o teste é realizado em frasco fechado, ocorre a conservação da massa, do início ao fim da reação.

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo apresenta a localização dos níveis de energia no modelo atômico proposto em 1913.

Disponível em: https://bit.ly/3ucZmU0. Acesso em: 23 mar. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Qual o nome dado para esse modelo?

A
B
C
D

    A nome dado para esse modelo é o de Bohr. O Modelo Atômico de Bohr apresenta o aspecto de órbitas onde existem elétrons e, no seu centro, um pequeno núcleo.

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

O modelo abaixo apresenta características observadas em um estudo para o átomo.

Disponível em: https://bit.ly/3tFkNwv. Acesso em: 23 fev. 2022.

As características observadas nesse estudo foram propostas por

A
B
C
D

    As características observadas nesse estudo foram propostas por Thomson. O Modelo Atômico de Thomson foi o primeiro modelo de estrutura atômica a indicar a divisibilidade do átomo. De acordo com Thomson, o átomo era formado por elétrons presos a uma esfera onde havia carga elétrica positiva.

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(Supletivo 2010 - MG).

Animais que vivem no deserto apresentam adaptações que lhes permitem tolerar a escassez de água própria desse ambiente. Dentre as adaptações desenvolvidas por esses animais ao longo da evolução, destacam-se:

  I. Hábito noturno.

  II. Pele rica em glândulas sudoríparas.

  III. Eliminação de urina altamente concentrada.

Estão corretas as adaptações:

A
B
C
D

    Estão corretas as adaptações I e III.

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(Supletivo 2010 - MG).

O experimento, abaixo, mostra que, ao se tampar a ponta da seringa e empurrar o êmbolo, o ar que existe dentro da seringa passa a ocupar menos espaço, provocando uma diminuição da distância entre as moléculas de gases.

Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Ar/compress.gif. Acesso em: 04 set. 2010.

Qual propriedade do ar pode ser demonstrada com esse experimento?

A
B
C
D

    A propriedade do ar que pode ser demonstrada com esse experimento é a compressibilidade. A compressibilidade consiste na capacidade de um corpo ou substância para reduzir o seu volume quando se encontra submetido a pressões em todas as partes, ou seja, a capacidade que um fluido possui de o volume por ele ocupado variar em função da pressão.

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(Supletivo 2010 - MG).

A figura, abaixo, mostra um tipo de reprodução que ocorre em todas as espécies de animais.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/ biologia/reproducao-sexuada.htm> Acesso em: 31 ago. 2010.

Esse tipo de reprodução contribui para a evolução das espécies, pois permite

A
B
C
D

    Esse tipo de reprodução contribui para a evolução das espécies, pois permite produção de descendentes com alta variabilidade genética.

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)