domingo, 16 de julho de 2017

QUIZ 11: CIÊNCIAS 5° Ano

Quiz 11: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 5° ANO
Quiz 11: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 5° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, um modelo de fogão.

Disponível em: https://bityli.com/YAiwhk. Acesso em: 14 dez. 2021. Adaptado para fins didáticos.

Esse fogão provoca aquecimento pelo calor que vem

A
B
C
D

    Esse fogão provoca aquecimento pelo calor que vem do "SOL".

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Em todo o planeta existem os mais variados tipos de plantas, desde algumas muito pequenas até outras maiores que edifícios. Além das diferenças de tamanho, as plantas também vivem em diversos ambientes. O cacto, por exemplo, é uma planta adaptada a viver em ambientes quentes e secos.

Dentre as plantas abaixo, qual delas é um cacto?

A - Disponível em: https://bityli.com/rtAAUN. Acesso em: 21 Jun. 2022.

B - Disponível em: https://bityli.com/wONyTn. Acesso em: 21 Jun. 2022.

C - Disponível em: https://bityli.com/nmbYQF. Acesso em: 21 Jun. 2022.

D - Disponível em: https://bityli.com/WKyEox. Acesso em: 21 Jun. 2022.

A
B
C
D

    A planta "B" é um cacto.

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Quando não podemos enxergar nada através dos objetos é por que eles não são atravessados pela luz, como, por exemplo, uma porta de madeira ou uma parede de tijolos.

Esses objetos apresentam a propriedade da

A
B
C
D

    São os corpos opacos que não deixam a luz atravessar.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF). Observe o vegetal representado na imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3IjzGep. Acesso em: 19 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, a folha do vegetal está indicada pelo número

A
B
C
D

    A folha do vegetal está indicada pelo número 2.

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Observe na imagem abaixo uma menina usando o nascer do Sol para se orientar.

Disponível em: https://bit.ly/3dSZyjm. Acesso em: 14 dez. 2021. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, 1 e 3 representam os pontos cardeais

A
B
C
D

    A mão direita aponta para o "LESTE" e, a esquerda, para o "OESTE".

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF). Observe a cadeia alimentar representada abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3r7096P. Acesso em: 13 jul. 2021. Adaptado para fins didáticos.

Nessa cadeia alimentar, a cobra é um consumidor

A
B
C
D

  Planta: produtor

  Gafanhoto: Consumidor primário

  Pássaro: Consumidor secundário

  Cobra: Consumidor terciário

  Coruja: Consumidor quaternário

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Observe as posições das sombras do gnômon, representadas na imagem abaixo.

Nessa imagem, qual a posição da sombra gerada pelo pôr do Sol?

A
B
C
D

    Como o pôr do sol é no Oeste, então, a sombra é representada pelo número 4.

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo apresenta uma refeição saudável.

Disponível em: https://bit.ly/3qjeIEj. Acesso em: 21 dez. 2021.

Essa refeição é compreendida como uma

A
B
C
D

    Essa refeição é compreendida como uma mistura heterogênea (mais de uma fase).

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF). Observe o calendário na imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3q0xLDp. Acesso em: 15 dez. 2021. Adaptado para fins didáticos.

Esse calendário é construído com base em qual evento astronômico regular?

A
B
C
D

    Esse calendário é construído baseado nas fases da Lua.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF). Observe as imagens abaixo.

1 – Palito queimando Disponível em: https://bit.ly/31AR3an. Acesso em 7 jan. 2022.

2 – Picolé derretendo Disponível em: https://bit.ly/33arxt0. Acesso em 7 jan. 2022.

3 – Água fervendo Disponível em: https://bit.ly/3G5e7wV. Acesso em 7 jan. 2022.

4 – Gelo sublimando Disponível em: https://bit.ly/3n1gA44. Acesso em 7 jan. 2022.

Dessas imagens, a que apresenta uma transformação irreversível está indicada pelo número

A
B
C
D

    A transformação irreversível é o palito queimando - reação química.

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

[...] Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras, aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas apenas naquela área. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3eb2wA2. Acesso em: 20 dez. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Com base nesse texto, a caça feita pelo homem causa

A
B
C
D

    Essa caça predatória causa um desequilíbrio nas cadeias alimentares.

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a transformação de alguns cubos de manteiga em uma frigideira.

Disponível em: https://bit.ly/3GPB4UQ. Acesso em: 16 dez. 2021.

Nessa imagem, a transformação dos cubos de manteiga é causada

A
B
C
D

    A transformação dos cubos em manteiga é devido ao aquecimento - fusão (passagem da substância do estado sólido para o líquido.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)