quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Quiz 13: PORTUGUÊS 7° ANO

Quiz 13: PORTUGUÊS 7° ANO
QUIZ 13: PORTUGUÊS 7° ANO

01
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

   O menino perdeu o cachorrinho de estimação.

   A amiga tenta ajudar:

   – Por que você não coloca um anúncio no jornal?

   – De que adianta? Ele não sabe ler!

Disponível em: http//www.duna.com.br/piadas.htm. Acesso em: 09 maio 2017.

Essa piada é engraçada porque

A
B
C
D


02
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.ebc.com.br/2012/11/campanha-quer-reduzir-elevado -numero-de-homicidios-por-motivos-banais-no-brasil. Acesso em: 05 maio 2017.

Do cartaz, pode-se inferir que, ao contar até dez,

A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 03, 04 e 05.

Apple: menino de 13 anos desenvolve aplicativo

    Em Brasília, um estudante de apenas 13 anos desenvolve programas para a Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Além disso, Rafael Costa, aluno da sétima série, dá palestras em universidades e ensina o que sabe para pessoas mais velhas do que ele.

   O palestrante, que é um dos mais jovens desenvolvedores de aplicativos da Apple, quando chega num auditório o silêncio se instala. Com óculos de grau e aparelho nos dentes, o estudante aborda assuntos sobre tecnologia, linguagem de programação de computadores e até a respeito de estratégias de marketing.

   No colégio Leonardo da Vinci, onde estuda, Rafael é chamado de gênio, em tom de brincadeira, por professores e colegas. No total, apresentou nove produtos aprovados pela multinacional. Depois disso, ministra palestras em Brasília - em locais como Banco do Brasil e faculdades - para contar sua experiência.

    [...]

Disponível em: http://douranews.com.br/brasil/item/29058-menino -brasiliense-de-13-anos-desenvolve-programas-para-a- aplee?tmpltmpl=component&print=1. Acesso em: 09 maio 2017.

03
Qual dos fragmentos abaixo apresenta a ideia de tempo?
A
B
C
D


04
No trecho “Além disso, Rafael Costa, aluno da sétima série, dá palestras em universidades(...)” (primeiro parágrafo), a expressão “Além disso” dá ideia de
A
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C
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05
No trecho “No colégio Leonardo da Vinci, onde estuda,...”, a expressão “onde estuda” dá ideia de
A
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06
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Garota de 7 anos cria selos

    A cearense Érika Silva Albuquerque tem 7 anos, mas já sabe o que quer ser: desenhista.

    E talento ela tem de sobra: Érika foi a vencedora, na categoria desenho, do concurso Criança e Cidadania. Na categoria redação, o primeiro colocado foi André Queiroz Ramalho, de 10 anos. O desenho de Érika irá virar selos e a redação de André será exposta no Museu dos Correios, em Brasília.

    Érika e André concorreram com mais de 25 mil crianças. Os trabalhos mostram a visão das crianças em relação aos seus direitos e deveres. (...)

Jornal da tarde. São Paulo, Pinus, abr.1998, p.43.

No trecho “E talento ela tem de sobra: (...).”, a expressão “de sobra”, significa que a garota é

A
B
C
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07
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Sono Pesado

Claudia Thebas

   Toca o despertador e meu pai vem me chamar:

   – Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar.

   Uma coisa, no entanto, impede que eu me levante:

   sentado nas minhas costas, há um enorme elefante.

   Ele tem essa mania, todo dia vem aqui.

   Senta em cima de mim, e começa a ler gibi.

   O sono, que estava bom, fica ainda mais pesado.

   Como eu posso levantar

   Com o bichão aí sentado?

   O meu pai não vê o bicho, deve estar ruim de vista.

   Podia me deixar dormindo, enquanto ia ao oculista...

   Espera um pouco, papai...

   Não precisa ser agora.

   Daqui a cinco minutos o elefante vai embora!

   Mas meu pai insiste tanto, que eu levanto, carrancudo.

   Vou pra escola, que remédio,

   Com o bicho nas costas e tudo!

   THEBAS, Cláudia. Amigos do Peito. Editora Formato, 2008.

Disponível em: http:// portadoprofessor.mec.gov.br/fichatecnicaAu-la.html?aula=24177. Acesso em: 8 maio 2017.

Nos versos "Vou pra escola, que remédio, /Com o bicho nas costas e tudo!”, o ponto de exclamação no final da frase enfatiza que o menino ficou

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08
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

E vem o Sol

João Anzanello Carrascoza

   [...]

   Enfiou-se pelo corredor silencioso, farejando a descoberta. Deteve-se um instante. O ruído lúdico novamente atraiu o menino. A voz o chamava sem saber seu nome.

   Então chegou à porta do quarto - e lá estava o outro menino, que logo se virou ao dar pela sua presença. Miraram-se, os olhos secos da diferença. Mas já se molhando por dentro, se amolecendo. O outro não lhe perguntou quem era nem de onde vinha. Disse apenas: quer brincar? Queria. O Sol renasceu nele. Há tanto tempo precisava desse novo amigo.

Disponível em: http://novaescola.org.br/lingua-portuguesa /pratica-pedagogica/vem-sol-423512.shtm. Acesso em: 15 maio 2017.

No trecho “Disse apenas: quer brincar? Queria. O Sol renasceu nele. Há tanto tempo precisava desse novo amigo.”, ao utilizar a expressão “O Sol renasceu nele.”, o autor quis reforçar o quanto o menino ficou

A
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09
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

A descoberta

Eu era magrinho.

   Magrinho, o menor do colégio. Tinha seis anos quando lá entrei, diretamente na segunda série primária. E porque era pequeno (e talvez também porque era filho de uma professora), os mais velhos debochavam de mim.

   Uma tarde, eu brincava no pátio, sozinho. Era hora do recreio; a meu redor, todos corriam, jogavam bola, mas eu, distraído, esgaravatava* a terra com um graveto.

    De repente, achei uma moeda.

   Uma moeda de duzentos réis! Que sorte. E logo em seguida achei outra moeda. E outra, e mais outra! Imaginei que tinha descoberto um oculto tesouro, decerto ali enterrado pelos piratas em épocas remotas – quando as ondas do mar vinham quebrar no pátio do colégio. Eu agora cavava furiosamente, gritando, sem poder me conter: Um tesouro! Achei um tesouro!

    Não, não era um tesouro. Colocado atrás de mim, um garoto atirava habilidosamente as moedas que eu pensava estar encontrando. E de repente me dei conta: porque estavam todos a meu redor, rindo, rindo a valer. Fiquei furioso. E quando o garoto me pediu o dinheiro, não quis entregá-lo: era meu! Me arrancaram as moedas à força e foram embora, rindo. Fiquei sozinho no pátio, chorando.

    Mas eu realmente tinha encontrado um tesouro. Não as moedas: a história. Aquela, dos piratas… Minha imaginação fervilhava: um tesouro.

Vocabulário:

* esgaravatar: remexer a terra.

SCLIAR, Moacyr.Memórias de um aprendiz de escritor. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1984. p. 9-10.

Os garotos mais velhos debochavam do menino (narrador-personagem) porque ele

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10
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http//www.professorescompartilhandoatividades. blogspot.Com.br/2013/09/novo-post-simulados -para-prova-brasil-5.html. Acesso em: 08 maio 2017.

No 3º quadrinho, a expressão do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou

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11
(OURO BRANCO-MG). Leia o texto abaixo.

Máquinas voadoras

    O ser humano sempre admirou a capacidade de voo dos pássaros. Ao longo da história, há vários registros de tentativas de voo, sempre frustradas, mas que deixaram clara a busca do homem pela conquista dos ares. É até engraçado imaginar como eram essas tentativas, imagine só: usar um par de asas feitas de madeira e penas, imitando as asas dos pássaros que eram colocadas nos braços e a ideia é que se movimentassem como asas. Agora pode mesmo parecer engraçado, mas eles levavam muito a sério!

    O fato é que quem primeiro pensou em algum instrumento mais viável para voar, através de um estudo científico, foi Leonardo da Vinci, que criou um protótipo de avião no século XV.

   Outro fato marcante para a história da aviação foi a invenção dos planadores, por Otto Lilienthal. [...]

    Entre essas máquinas voadoras maravilhosas, não podemos nos esquecer dos balões, que viraram “febre” em 1783, ano da primeira ascensão de um balão tripulado. O problema que logo ficou evidente é que não havia como controlá-los, e nem sempre eles desciam onde as pessoas queriam.

   Este problema foi solucionado somente cem anos depois, em 1898, quando o brasileiro Alberto Santos Dumont construiu o primeiro balão semirrígido, chamado de dirigível. Tinha forma de charuto e seu motor era movido à gasolina. Os dirigíveis foram usados para fins comerciais por algum tempo, até que um de seus modelos mais famosos, o Zeppelin, pegou fogo ao pousar em um aeródromo dos EUA.

   Finalmente, o parente mais próximo do avião que conhecemos hoje foi aos ares pela primeira vez em 1906: era o 14 Bis, também criado por Santos Dumont.

   [...]

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/maquinas-voadoras.html. Acesso em: 17 abr. 2012. Fragmento.

De acordo com esse texto, Leonardo Da Vinci criou

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12
(OURO BRANCO-MG). Leia o texto abaixo.

A mosca que mora na teia

    Pra encurtar a história, nem vou contar como Maradona, a mosca, escapou do açucareiro, pois foi tampada lá dentro e não havia meio de alguém destampar.

   Não vou contar também como foi que Maradona aprendeu que através da vidraça mosca não passa.

    Pois bem… um dia Maradona caiu na teia.

    – Lá vem a aranha… ronc, ronc, ronc… preciso esconder-me…

    – Aonde, meu Deus? Que teia mais pegajosa! – gritava Maradona.

    A aranha vinha vindo, chegando devagarinho.

   – Virar almoço de aranha, não!!! – gritava aterrorizada Maradona.

    E a aranha vinha andando, andando.

    A aranha vinha andando, andando e por sorte, mas por muita sorte mesmo alguém acendeu a luz.

    A sombra apareceu na parede. Maradona ficou grande, maior que a aranha. A aranha levou um susto tão grande que morreu de susto e caiu.

   Maradona resolveu então morar na teia: a teia da mosca.

Disponível em: http://www.historias-infantis.com/a-mosca-que-mora-na-teia/. Acesso em: 15 abr. 2013.

No trecho “... foi tampada lá dentro...” (1° parágrafo), a expressão destacada refere-se à palavra

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