quinta-feira, 18 de outubro de 2012
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
IDEGO 2011
Venho através deste Post parabenizar todos os alunos do 9º
ano e 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Brasil de Córrego do Ouro-GO pelo bom desempenho no IDEGO 2011.
Mais uma vez os resultados vem mostrar o bom desempenho dos
profissionais em Educação do Colégio Estadual Brasil de Córrego do Ouro com relação às
avaliações externas do ano de 2011.
Vejam os resultados das 10 melhores escolas do IDEGO 2011:
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
1 - ANAPOLIS - COLEGIO DA P.M. GO UNIDADE DR CEZAR TOLEDO - 6,55
2 - RIO VERDE - COLEGIO DA P.M. GO UNIDADE CARLOS C. FILHO - 6,04
3 - GOIANIA - COLEGIO DA P.M. GO UNID. POLIV. VASCO DOS REIS – 5,76
4 - QUIRINOPOLIS - COLEGIO ESTADUAL LAURO JACINTO DA SILVA - 5,75
5 - GOIANIA - COLEGIO DA P.M. GO UNIDADE HUGO DE C. RAMOS - 5,67
6 - GOIANESIA - ESCOLA EST. COMENDADOR GEREMIAS LUNARDELLI - 5,61
7 - ABADIANIA - ESCOLA EST. ANDRE GAUDIE FLEURY CURADO - 5,56
8 - JATAI - COLEGIO EST. POLIVALENTE DANTE MOSCONI - 5,55
9 - PIRENOPOLIS - ESCOLA EST. DIOLINO RODRIGUES DA LUZ - 5,51
10 - ITABERAI - ESCOLA ESTADUAL SAO JOSE DO RETIRO - 5,47
......
46 - CORREGO DO OURO - COLEGIO ESTADUAL BRASIL - 4,95
ENSINO MÉDIO
1 - ANAPOLIS - COLEGIO DA P.M. GO UNIDADE DR CEZAR TOLEDO - 5,66
2 - GOIANIA - COLEGIO DA P.M.GO UNIDADE HUGO DE C. RAMOS - 5,39
3 - ITUMBIARA - COLEGIO DA P.M. GO UNIDADE DIONARIA ROCHA - 5,33
4 - RIO VERDE - COLEGIO DA P.M. GO UNIDADE CARLOS CUNHA FILHO - 5,31
5 - CORREGO DO OURO - COLEGIO ESTADUAL BRASIL - 5,12
6 - CATALAO - COLEGIO ESTADUAL CAROLINA VAZ DA COSTA - 5,02
7 - GOIAS - COLEGIO EST. DE APLICACAO PROF. MANUEL CAIADO - 4,89
8 - ITABERAI - COLEGIO ESTADUAL PRE VESTIBULAR DE ITABERAI - 4,81
9 - GAMELEIRA DE GOIAS - COLEGIO EST. SALVADOR G. DA SILVA - 4,69
10 - BURITI DE GOIAS - COLEGIO EST. JANUARIA RIBEIRO SOBRINHO - 4,67
Segue a abaixo a lista dos alunos. Parabéns a todos:
9º Ano – Ensino Fundamental
ANA PAULA PEREIRA CAMPOS
ANNA PAULA ALVES BUENO
ÁQUILA MARIELLY RODRIGUES DA SILVA PIRES
BEATRIZ ROCHA SILVA
BRUNA LORRÂINE HONORATO
CARLOS EDUARDO VEIGA SILVA
CÉSAR FILHO PIMENTA SILVA
DANYELLA VICENTE ADORNO
DENIS GANDYEL E SILVA
GEANITA LARA GONZAGA PAULA
HELOÍSE MARTINS SILVA
HEMY LAYNE SOUZA BARROS
HUMBERTO DE FREITAS OLIVEIRA NETO
KALEBE ALVES MARTINS
KÁRITA RITA FERREIRA
LARYSSA PEREIRA DE AMORIM
LUSMAIA SIMÃO DE PAULA
MARESSA MIRELLE SOUZA TAVARES
MARIA FRANCISCA DE OLIVEIRA RIBEIRO
MATEUS ALTINO CAMPOS DUTRA
MATHEUS PIRES DA COSTA
PAULO NUNES GUIMARÃES DO CARMO
PEDRO HENRIQUE ABREU DE SOUZA
RAYSSA SILVA DE JESUS
3ª Série – Ensino Médio
AMANDA KELEM SILVA DE PAULA
ANNA PAULLA COSTA DE CARVALHO
ATOS DERING DE LIMA SILVA
ELOINNA HELLEN SILVA SOUZA
FERNANDA CARMO DOS SANTOS
GABRIEL MOREIRA NOGUEIRA
GRACIELY SILVA DE JESUS
HAURIO VIEIRA DA SILVA
HELVES PRESLEY DE PAULO
JEFFERSON RODRIGUES DIAS
JESSYCA GUIMARÃES DE PAULA
JHULY GONÇALVES GOMES
KAREM RÚBIA PEREIRA MACHADO
LANA KAROLINA RODRIGUES DOS SANTOS
LARISSA VIEIRA DE PAULA
LAURYANE PEREIRA DE FREITAS
MILLENNA AMAZILLS SOUZA DE PAULA
NADIR NEVES DE PAULO
ROMÁRIO PEIXOTO DOS SANTOS
WARLES DANIEL MOREIRA
GUILHERME ANTONIO ALVES BARBOSA
Autor: Prof. Warles
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Descritores de Língua Portuguesa
MATRIZ DE REFERÊNCIA - 5° ano do Ensino Fundamental I: PORTUGUÊS |
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Descritor | Tópico I: Procedimentos de Leitura |
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D1 | Localizar informações explícitas em um texto. |
D3 | Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
D4 | Inferir uma informação implicíta em um texto. |
D6 | Identificar o tema de um texto. |
D11 | Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
Descritor | Tópico II: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto. |
D5 | Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) |
D9 | Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
Descritor | Tópico III: Relação entre textos. |
D15 | Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. |
Descritor | Tópico IV: Coerência e coesão no processamento do texto |
D2 | Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
D7 | Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
D8 | Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
D12 | Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. |
Descritor | Tópico V: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido |
D13 | Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
D14 | Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
Descritor | Tópico VI: Variação linguística |
D10 | Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. |
Fonte: MEC
Descritores de Matemática - Ensino Médio
MATRIZ DE REFERÊNCIA - 3ª SÉRIE do Ensino Médio: MATEMÁTICA |
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Descritor | I. Espaço e Forma |
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D1 | Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade. |
D2 | Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais. |
D3 | Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas. |
D4 | Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema. |
D5 | Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente). |
D6 | Identificar a localização de pontos no plano cartesiano. |
D7 | Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta. |
D8 | Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação. |
D9 | Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas. |
D10 | Reconhecer, dentre as equações do 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências. |
Descritor | II. Grandezas e Medidas |
D11 | Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. |
D12 | Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. |
D13 | Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera). |
Descritor | III. Números e Operações/Álgebra e Funções |
D14 | Identificar a localização de números reais na reta numérica. |
D15 | Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. |
D16 | Resolver problema que envolva porcentagem. |
D17 | Resolver problema envolvendo equação do 2º grau. |
D18 | Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela. |
D19 | Resolver problema envolvendo uma função do 1º grau. |
D20 | Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos. |
D21 | Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto. |
D22 | Resolver problema envolvendo P.A./P.G. dada a fórmula do termo geral. |
D23 | Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de 1º grau por meio de seus coeficientes. |
D24 | Reconhecer a representação algébrica de uma função do 1º grau dado o seu gráfico. |
D25 | Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinomial do 2º grau. |
D26 | Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau. |
D27 | Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial. |
D28 | Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica, reconhecendo-a como inversa da função exponencial. |
D29 | Resolver problema que envolva função exponencial. |
D30 | Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente) reconhecendo suas propriedades. |
D31 | Determinar a solução de um sistema linear associando-o à uma matriz. |
D32 | Resolver problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e/ou combinação simples. |
D33 | Calcular a probabilidade de um evento. |
Descritor | IV. Tratamento da Informação |
D34 | Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. |
D35 | Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. |
Fonte: MEC
Descritores de Matemática (1ª Fase do Ensino Fundamental)
MATRIZ DE REFERÊNCIA - 5° ano do Ensino Fundamental I: MATEMÁTICA |
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Descritor | Tema I - Espaço e Forma |
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D1 | Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. |
D2 | Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações. |
D3 | Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos. |
D4 | Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares). |
D5 | Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. |
Descritor | Tema II - Grandezas e Medidas |
D6 | Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não. |
D7 | Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml. |
D8 | Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo. |
D9 | Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento. |
D10 | Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. |
Descritor | Eixo estruturante: Eixo de Geometria |
D11 | Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. |
D12 | Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. |
Descritor | Tema III - Números e Operações / Álgebra e Funções |
D13 | Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional. |
D14 | Identificar a localização de números naturais na reta numérica. |
D15 | Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. |
D16 | Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial. |
D17 | Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. |
D18 | Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. |
D19 | Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). |
D20 | Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória. |
D21 | Identificar diferentes representações de um mesmo número racional. |
D22 | Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica. |
D23 | Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. |
D24 | Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
D25 | Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração. |
D26 | Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%). |
Descritor | Tema IV - Tratamento da Informação |
D27 | Ler informações e dados apresentados em tabelas. |
D28 | Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas). |
Fonte: MEC
Descritores de Matemática (Fase final do Ensino Fundamental)
MATRIZ DE REFERÊNCIA - 9° ANO do Ensino Fundamental: MATEMÁTICA |
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Descritor | Espaço e Forma |
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D1 | Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. |
D2 | Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. |
D3 | Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos. |
D4 | Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades. |
D5 | Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. |
D6 | Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos. |
D7 | Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram. |
D8 | Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares). |
D9 | Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas. |
D10 | Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos. |
D11 | Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações. |
Descritor | GRANDEZAS E MEDIDAS |
D12 | Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. |
D13 | Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. |
D14 | Resolver problema envolvendo noções de volume. |
D15 | Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida. |
Descritor | NÚMEROS E OPERAÇÕES / ÁLGEBRA E FUNÇÕES |
D16 | Identificar a localização de números inteiros na reta numérica. |
D17 | Identificar a localização de números racionais na reta numérica. |
D18 | Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D19 | Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D20 | Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D21 | Reconhecer as diferentes representações de um número racional. |
D22 | Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
D23 | Identificar frações equivalentes. |
D24 | Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos. |
D25 | Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D26 | Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D27 | Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais. |
D28 | Resolver problema que envolva porcentagem. |
D29 | Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas. |
D30 | Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica. |
D31 | Resolver problema que envolva equação de segundo grau. |
D32 | Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões). |
D33 | Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema. |
D34 | Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema. |
D35 | Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau. |
Descritor | TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
D36 | Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. |
D37 | Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. |
Fonte: MEC
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Matriz de referência - BNCC - 5° ANO - MATEMÁTICA
MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 5° ANO do Ensino Fundamental: MATEMÁTICA |
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Cruzamento dos eixos das Matrizes
5 | N | 1. | 1 |
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Etapa (2º, 5º ou 9º ano) | Eixos do conhecimento: N = Números A = Álgebra G = Geometria M = Grandezas e medidas E = Probabilidade e estatística |
Eixos cognitivos: 1 = Compreender e aplicar 2 = Resover problemas e argumentar |
Indica a numeração sequencial das habilidades em cada cruzamento. |
Matriz de Referência para Avaliação de Matemática - BNCC - 5° ANO
Habilidade | |
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Eixo do Conhecimento: NÚMEROS | |
Eixos cognitivos | |
5N1.1 | Escrever números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos) em sua representação por algarismos ou em língua materna OU associar o registro numérico ao registro em língua materna. |
5N1.2 | Compor OU Identificar a ordem ocupada por um algarismo OU seu valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens. |
5N1.3 | Comparar OU ordenar números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos), com ou sem suporte da reta numérica. |
5N1.4 | Compor OU decompor números naturais de até 6 ordens na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e multiplicações. |
5N1.5 | Calcular Calcular o resultado de adições ou subtrações envolvendo números naturais de até 6 ordens. |
5N1.6 | Calcular Calcular o resultado de multiplicações ou divisões envolvendo números naturais de até 6 ordens. |
5N1.7 | Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. |
5N1.8 | Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) OU associar frações a representações pictóricas. |
5N1.9 | Identificar frações equivalentes. |
5N1.10 | Determinar uma fração geratriz para uma dízima periódica. |
5N2.1 | Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 9 ordens, com os algarismos de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar ou completar. |
5N2.2 | Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados de formação de grupos iguais (incluindo repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou disposição retangular. |
5N2.3 | Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal finita até a ordem dos milésimos, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar ou completar. |
5N2.4 | Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal finita até a ordem dos milésimos, com os significados de formação de grupos iguais (incluindo repartição equitativa de medida), proporcionalidade ou disposição retangular. |
5N2.5 | Resolver problemas que envolvam fração como resultado de uma divisão (quociente). |
5N2.6 | Resolver problemas simples de contagem (combinatória). |
5N2.7 | Resolver problemas que envolvam 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, associando essas representações, respectivamente, à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: ÁLGEBRA | |
Eixos cognitivos | |
5A1.1 | Inferir OU descrever atributos ou propriedades comuns que os elementos que constituem uma sequência recursiva de números naturais apresentam. |
5A1.2 | Inferir o padrão ou a regularidade de uma sequência de números naturais ordenados, objetos ou figuras. |
5A1.3 | Inferir os elementos ausentes em uma sequência de números naturais ordenados, objetos e figuras. |
5A1.4 | Comparar diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais. |
5A1.5 | Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais de até 6 ordens. |
5A1.6 | Identificar/inferir a equação que modela um problema envolvendo adição, subtração, multiplicação ou divisão. |
5A2.1 | Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas. |
5A2.2 | Resolver problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes proporcionais. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: GEOMETRIA | |
Eixos cognitivos | |
5G1.1 | Identificar a localização OU a descrição/esboço do deslocamento de pessoas e/ou objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.). |
5G1.2 | Interpretar OU descrever a localização ou movimentação de objetos ou figuras geométricas no plano cartesiano (1° quadrante), indicando mudanças de direção, sentido ou giros. |
5G1.3 | Reconhecer/nomear figuras geométricas espaciais (prismas, pirâmides, cilindros, cones ou esferas). |
5G1.4 | Reconhecer/nomear, contar OU comparar elementos de figuras geométricas espaciais (vértice, aresta, face, base de prismas, pirâmides, cilindros, cones ou esferas). |
5G1.5 | Relacionar figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides retas, cilindros retos ou cones retos) as suas planificações. |
5G1.6 | Reconhecer/nomear figuras geométricas planas (polígonos, circunferência ou círculo). |
5G1.7 | Reconhecer/nomear, contar OU comparar elementos de figuras geométricas planas (vértice, lado, diagonal, base). |
5G1.8 | Reconhecer figuras geométricas planas congruentes OU simetria de reflexão em figuras ou em pares de figuras geométricas planas. |
5G1.9 | Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação ou de redução em malhas quadriculadas. |
5G2.1 | Descrever OU esboçar o deslocamento de pessoas e/ou de objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.) ou plantas de ambientes, de acordo com condições dadas. |
5G2.2 | Construir/desenhar figuras geométricas planas ou espaciais que satisfaçam condições dadas. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: GRANDEZAS E MEDIDAS | |
Eixos cognitivos | |
5M1.1 | Reconhecer a unidade de medida ou o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, área, massa, tempo, capacidade ou temperatura. |
5M1.2 | Estimar/inferir medida de comprimento, capacidade ou massa de objetos, utilizando unidades de medida convencionais ou não OU medir comprimento, capacidade ou massa de objetos. |
5M1.3 | Medir OU comparar perímetro ou área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada. |
5M1.4 | Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos OU medir volumes por meio de empilhamento de cubos. |
5M1.5 | Identificar horas em relógios analógicos OU associar horas em relógios analógicos e digitais. |
5M1.6 | Relacionar valores de moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro, com base nas imagens desses objetos. |
5M2.1 | Explicar que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada. |
5M2.2 | Resolver problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, massa, tempo e capacidade) em que haja conversões entre as unidades mais usuais. |
5M2.3 | Resolver problemas que envolvam perímetro de figuras planas. |
5M2.4 | Resolver problemas que envolvam área de figuras planas. |
5M2.5 | Determinar o horário de início, o horário de término ou a duração de um acontecimento. |
5M2.6 | Resolver problemas que envolvam moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | |
Eixos cognitivos | |
5E1.1 | Identificar, entre eventos aleatórios, aqueles que têm menores, maiores ou iguais chances de ocorrência, sem utilizar frações. |
5E1.2 | Ler/identificar OU comparar dados estatísticos expressos em tabelas (simples ou de dupla entrada). |
5E1.3 | Ler/Identificar OU comparar dados estatísticos expressos em gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E1.4 | Identificar os indivíduos (universo ou população-alvo da pesquisa), as variáveis ou os tipos de variáveis (quantitativas ou categóricas) em um conjunto de dados. |
5E1.5 | Representar OU associar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E1.6 | Inferir a finalidade de realização de uma pesquisa estatística ou de um levantamento, dada uma tabela (simples ou de dupla entrada) ou gráfico (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas) com os dados dessa pesquisa. |
5E2.1 | Resolver problemas que envolvam dados apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos estatísticos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E2.2 | Argumentar OU analisar argumentações/conclusões com base nos dados apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E2.3 | Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis). |
Fonte: DAEB/INEP
Matriz de referência - BNCC - 9° ANO - Linguagens
MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 9° ANO do Ensino Fundamental: LINGUAGENS |
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Cruzamento dos eixos das Matrizes
9 | L | 1. | 1 |
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Etapa (2º, 5º ou 9º ano) | Eixos do conhecimento: L = Leitura ALS = Análise linguística /Semiótica PT = Produção de texto A = Arte EF = Educação Física LI = Língua Inglesa |
Eixos cognitivos: 1 = Reconhecer 2 = Analisar 3 = Avaliar 4 - Produzir |
Indica a numeração sequencial das habilidades em cada cruzamento. |
Matriz de Referência para Avaliação de LINGUAGENS - BNCC - 9° ANO
Habilidade | |
---|---|
Eixo do Conhecimento: LEITURA | |
Eixos cognitivos | |
9L1.1 | Identificar o uso de recursos persuasivos em textos verbais e não verbais. |
9L1.2 | Identificar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio jornalístico/midiático. |
9L1.3 | Identificar formas de organização de textos normativos, legais e/ou reivindicatórios. |
9L1.4 | Identificar teses/opiniões/posicionamento explícitos e argumentos em textos. |
9L1.5 | Identificar elementos constitutivos de gêneros de divulgação cientifica. |
9L2.1 | Analisar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio literário. |
9L2.2 | Analisar a intertextualidade entre textos literários ou entre estes e outros textos verbais ou não verbais. |
9L2.3 | Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários. |
9L2.4 | Analisar efeitos de sentido produzido pelo uso de formas de apropriação textual (paráfrase, citação etc.). |
9L2.5 | Inferir informações implícitas em distintos textos. |
9L2.6 | Distinguir fatos de opiniões em textos. |
9L2.7 | Inferir, em textos multissemióticos, efeitos de humor, ironia e/ou crítica. |
9L2.8 | Analisar marcas de parcialidade em textos jornalísticos. |
9L2.9 | Analisar a relação temática entre diferentes gêneros jornalísticos. |
9L2.10 | Analisar os efeitos de sentido decorrentes dos mecanismos de construção de textos jornalísticos/midiáticos. |
9L3.1 | Avaliar diferentes graus de parcialidade em textos jornalísticos. |
9L3.2 | Avaliar a fidedignidade de informações sobre um mesmo fato divulgado em diferentes veículos e mídias. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: Análise linguística/Semiótica | |
Eixos cognitivos | |
9ALS1.1 | Identificar os recursos de modalização em textos diversos. |
9ALS2.1 | Analisar o uso de figuras de linguagem como estratégia argumentativa. |
9ALS2.2 | Analisar os efeitos de sentido dos tempos, modos e/ou vozes verbais com base no gênero textual e na intenção comunicativa. |
9ALS2.3 | Analisar os mecanismos que contribuem para a progressão textual. |
9ALS2.4 | Analisar os processos de referenciação lexical e pronominal. |
9ALS2.5 | Analisar as variedades linguísticas em textos. |
9ALS2.6 | Analisar os efeitos de sentido produzidos pelo uso de modalizadores em textos diversos. |
9ALS3.1 | Avaliar a adequação das variedades linguísticas em contextos de uso. |
9ALS3.2 | Avaliar a eficácia das estratégias argumentativas em textos de diferentes gêneros. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: PRODUÇÃO DE TEXTO | |
Eixos cognitivos | |
9PT4.1 | Produzir texto em língua portuguesa, de acordo com o gênero textual e o tema demandados. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: ARTE | |
Eixos cognitivos | |
9A1.1 | Reconhecer artistas que contribuíram para o desenvolvimento e a disseminação de diferentes gêneros e estilos nas artes visuais, dança, música e teatro. |
9A1.2 | Identificar diferentes formas de registro das artes por meio de notação ou procedimentos e técnicas de áudio e audiovisual. |
9A1.3 | Identificar os usos de diferentes tecnologias e recursos digitais na produção e circulação das linguagens artísticas. |
9A2.1 | Analisar formas, gêneros e estilos distintos de artes visuais e dança, em diferentes contextos, por meio de seus elementos constitutivos. |
9A2.2 | Analisar formas, gêneros e estilos distintos de música e teatro em diferentes contextos, por meio de seus elementos constitutivos. |
9A2.3 | Analisar o papel dos profissionais e a utilização dos equipamentos culturais no sistema de produção e circulação das artes visuais, dança, música e teatro. |
9A2.4 | Analisar a função do tema como projeto integrador das diferentes linguagens artísticas. |
9A3.1 | Avaliar nas linguagens artísticas a diversidade do patrimônio cultural da humanidade (material e imaterial), em especial o brasileiro, a partir de suas diferentes matrizes. |
9A3.2 | Avaliar produções que inter- relacionam diferentes linguagens artísticas. |
9A3.3 | Avaliar o papel das diversas linguagens artísticas no questionamento de estereótipos e preconceitos. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Eixos cognitivos | |
9EF1.1 | Identificar as diferentes valências físicas necessárias à realização de práticas corporais (jogos eletrônicos, lutas, práticas corporais de aventura, ginásticas, esportes e dança). |
9EF1.2 | Identificar o valor do patrimônio urbano e natural nas vivências das práticas corporais de aventura urbana e na natureza. |
9EF1.3 | Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas. |
9EF2.1 | Analisar as práticas corporais frente à disponibilidade de locais para sua vivência. |
9EF2.2 | Diferenciar os esportes com base nos critérios de sua lógica interna. |
9EF2.3 | Diferenciar as danças urbanas, seus elementos constitutivos e seu valor cultural nas demais manifestações da dança. |
9EF2.4 | Analisar as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização das práticas corporais, com ênfase nas lutas. |
9EF3.1 | Avaliar a multiplicidade de padrões de estética corporal disseminados pela mídia, que geram uma prática excessiva de exercícios e o uso de recursos ergogênicos. |
9EF3.2 | Avaliar os problemas presentes nos esportes e abordados pela mídia, tais como doping, violência ou corrupção. |
9EF3.3 | Avaliar a relação entre as práticas corporais e a promoção da saúde. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: LÍNGUA INGLESA | |
Eixos cognitivos | |
9LI1.1 | Identificar um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual, pistas gráficas e/ou aspectos linguísticos. |
9LI1.2 | Identificar um texto, a partir de sua organização, de palavras cognatas e/ou de palavras formadas por afixação. |
9LI1.3 | Localizar informações específicos, a partir de diferentes objetivos de leitura, em textos em língua inglesa. |
9LI1.4 | Reconhecer elementos de forma e/ou conteúdo de textos de cunho artístico-cultural (artes, literatura, música, dança, festividades, entre outros) em língua inglesa. |
9LI1.5 | Identificar os recursos verbais e/ou não verbais que contribuem para a construção da argumentação em textos em língua inglesa. |
9LI2.1 | Contrapor perspectivas sobre um mesmo assunto em textos em língua inglesa. |
9LI2.2 | Distinguir fatos de opiniões em textos em língua inglesa. |
9LI3.1 | Avaliar o uso do léxico (tais como palavras polissêmicas ou expressões metafóricas) em textos em língua inglesa. |
9LI3.2 | Avaliar a qualidade e a validade das informações veiculadas em textos de língua inglesa, incluindo textos provenientes de ambientes virtuais. |
9LI3.3 | Avaliar a presença, no mundo globalizado, da língua inglesa e/ou de produtos culturais de países de língua inglesa. |
Fonte: DAEB/INEP
Matriz de referência - 3ª Série (E.M) - Português
MATRIZ DE REFERÊNCIA - 3ª Série do Ensino Médio: PORTUGUÊS |
---|
Descritor | Tópico I: Procedimentos de Leitura |
---|---|
D1 | Localizar informações explícitas em um texto. |
D3 | Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
D4 | Inferir uma informação implicíta em um texto. |
D6 | Identificar o tema de um texto. |
D14 | Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
Descritor | Tópico II: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto |
D5 | Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) |
D12 | Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
Descritor | Tópico III: Relação entre textos. |
D20 | Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. |
D21 | Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. |
Descritor | Tópico IV: Coerência e coesão no processamento do texto |
D2 | Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
D10 | Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
D11 | Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
D15 | Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.. |
D7 | Identificar a tese de um texto. |
D8 | Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. |
D9 | Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. |
Descritor | Tópico V: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido |
D16 | Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
D17 | Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
D18 | Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. |
D19 | Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. |
Descritor | Tópico VI: Variação linguística |
D13 | Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. |
Fonte: MEC
Matriz de referência - 9°ano
MATRIZ DE REFERÊNCIA - 9° ano do Ensino Fundamental II: PORTUGUÊS |
---|
Descritor | Tópico I: Procedimentos de Leitura |
---|---|
D1 | Localizar informações explícitas em um texto. |
D3 | Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
D4 | Inferir uma informação implicíta em um texto. |
D6 | Identificar o tema de um texto. |
D14 | Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
Descritor | Tópico II: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto |
D5 | Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) |
D12 | Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
Descritor | Tópico III: Relação entre textos. |
D20 | Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. |
D21 | Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. |
Descritor | Tópico IV: Coerência e coesão no processamento do texto |
D2 | Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
D10 | Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
D11 | Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
D15 | Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.. |
D7 | Identificar a tese de um texto. |
D8 | Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. |
D9 | Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. |
Descritor | Tópico V: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido |
D16 | Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
D17 | Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
D18 | Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. |
D19 | Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. |
Descritor | Tópico VI: Variação linguística |
D13 | Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. |
Fonte: MEC
Matriz de referência - BNCC - 5° ANO - Linguagens
MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 5° ANO do Ensino Fundamental: LINGUAGENS |
---|
Cruzamento dos eixos das Matrizes
5 | L | 1. | 1 |
---|---|---|---|
Etapa (2º, 5º ou 9º ano) | Eixos do conhecimento: L = Leitura ALS = Análise linguística /Semiótica PT = Produção de texto A = Arte EF = Educação Física |
Eixos cognitivos: 1 = Reconhecer 2 = Analisar 3 = Avaliar 4 - Produzir |
Indica a numeração sequencial das habilidades em cada cruzamento. |
Matriz de Referência para Avaliação de LINGUAGENS - BNCC - 5° ANO
Habilidade | |
---|---|
Eixo do Conhecimento: LEITURA | |
Eixos cognitivos | |
5L1.1 | Identificar a ideia central do texto. |
5L1.2 | Localizar informação explícita. |
5L1.3 | Reconhecer diferentes gêneros textuais. |
5L1.4 | Identificar elementos constitutivos de textos narrativos. |
5L1.5 | Reconhecer diferentes modos de organização composicional de textos em versos. |
5L1.6 | Identificar as marcas de organização de textos dramáticos. |
5L2.1 | Analisar elementos constitutivos de gêneros textuais diversos. |
5L2.2 | Analisar relações de causa e consequência. |
5L2.3 | Analisar o uso de recursos de persuasão em textos verbais e/ ou multimodais. |
5L2.4 | Distinguir fatos de opiniões em textos. |
5L2.5 | Analisar informações apresentadas em gráficos, infográficos ou tabelas. |
5L2.6 | Inferir informações implícitas em textos. |
5L2.7 | Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos. |
5L2.8 | Analisar os efeitos de sentido de recursos multissemióticos em textos que circulam em diferentes suportes. |
5L2.9 | Analisar a construção de sentidos de textos em versos com base em seus elementos constitutivos. |
5L3.1 | Avaliar a fidedignidade de informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: Análise linguística/Semiótica | |
Eixos cognitivos | |
5ALS1.1 | Reconhecer os usos da pontuação. |
5ALS1.2 | Reconhecer em textos o significado de palavras derivadas a partir de seus afixos. |
5ALS1.3 | Identificar as variedades linguísticas em textos. |
5ALS1.4 | Identificar os mecanismos de progressão textual. |
5ALS1.5 | Identificar os mecanismos de referenciação lexical e pronominal. |
5ALS2.1 | Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação. |
5ALS2.2 | Analisar os efeitos de sentido de verbos de enunciação. |
5ALS2.3 | Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso dos adjetivos. |
5ALS2.4 | Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso dos advérbios. |
5ALS3.1 | Julgar a eficácia de argumentos em textos. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: PRODUÇÃO DE TEXTO | |
Eixos cognitivos | |
5PT4.1 | Produzir texto em língua portuguesa, de acordo com o gênero textual e o tema demandados. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: ARTE | |
Eixos cognitivos | |
5A1.1 | Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais, dança, música e teatro |
5A1.2 | Identificar formas distintas de artes visuais em diferentes suportes e mídias. |
5A1.3 | Identificar características do sistema de circulação das artes visuais, dança, música e teatro em diferentes contextos (teatros, palcos, museus, galerias, artistas, artesãos, curadores, produtores etc.). |
5A1.4 | Identificar distintas formas e/ou gêneros de expressão da dança, da música e do teatro em diferentes contextos e práticas. |
5A1.5 | Identificar as características de instrumentos musicais variados, bem como o potencial musical do corpo humano. |
5A1.6 | Reconhecer diferentes formas de notação musical. |
5A1.7 | Reconhecer a influência de distintas matrizes estéticas e culturais nas manifestações das artes visuais, dança, música e teatro na cultura brasileira. |
5A2.1 | Analisar expressões do teatro e da dança na vida cotidiana. |
5A2.2 | Analisar relações entre as partes corporais e seu todo na estética da dança. |
5A3.1 | Avaliar nas linguagens artísticas a diversidade do patrimônio cultural da humanidade (material e imaterial), em especial o brasileiro, a partir de suas diferentes matrizes. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Eixos cognitivos | |
5EF1.1 | Identificar elementos constitutivos dos esportes, da ginástica e das lutas. |
5EF1.2 | Identificar brincadeiras e os jogos populares como patrimônio histórico-cultural. |
5EF1.3 | Identificar a importância do respeito ao oponente e às normas de segurança na vivência das práticas corporais (jogos, lutas, ginásticas, esportes e dança). |
5EF1.4 | Valorizar o patrimônio histórico representado pelas brincadeiras e jogos, com ênfase naqueles de origem indígena e africana. |
5EF1.5 | Valorizar o patrimônio histórico representado pelas danças populares, com ênfase naquelas de matriz indígena e africana. |
5EF2.1 | Comparar os elementos constitutivos de danças populares do Brasil e do mundo com aqueles de danças de matrizes indígena e africana. |
5EF2.2 | Analisar os esportes e as lutas nas suas manifestações profissionais e de lazer. |
5EF2.3 | Analisar o protagonismo do trabalho coletivo na vivência dos jogos populares e dos esportes. |
5EF3.1 | Avaliar situações de preconceito no contexto das práticas corporais. |
5EF3.2 | Avaliar meios para superar situações de preconceito no contexto das práticas corporais. |
Fonte: DAEB/INEP
Matriz de referência - BNCC - 9° ANO - MATEMÁTICA
MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 9° ANO do Ensino Fundamental: MATEMÁTICA |
---|
Cruzamento dos eixos das Matrizes
9 | N | 1. | 1 |
---|---|---|---|
Etapa (2º, 5º ou 9º ano) | Eixos do conhecimento: N = Números A = Álgebra G = Geometria M = Grandezas e medidas E = Probabilidade e estatística |
Eixos cognitivos: 1 = Compreender e aplicar 2 = Resover problemas e argumentar |
Indica a numeração sequencial das habilidades em cada cruzamento. |
Matriz de Referência para Avaliação de Matemática - BNCC - 9° ANO
Habilidade | |
---|---|
Eixo do Conhecimento: NÚMEROS | |
Eixos cognitivos | |
9N1.1 | Escrever números racionais (representação fracionária ou decimal finita) em sua representação por algarismos ou em língua materna OU associar o registro numérico ao registro em língua materna. |
9N1.2 | Compor OU decompor números racionais positivos (representação decimal finita) na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e multiplicações. |
9N1.3 | Identificar números racionais ou irracionais. |
9N1.4 | Comparar OU ordenar números reais, com ou sem suporte da reta numérica, OU aproximar números reais para múltiplos da potência de 10 mais próxima. |
9N1.5 | Calcular o resultado de adições, subtrações, multiplicações ou divisões envolvendo números reais. |
9N1.6 | Calcular o resultado de potenciação ou radiciação envolvendo números reais. |
9N1.7 | Representar frações menores ou maiores que a unidade por meio de representações pictóricas OU associar frações a representações pictóricas. |
9N1.8 | Identificar frações equivalentes. |
9N1.9 | Converter uma representação de um número racional positivo para outra representação. |
9N1.10 | Determinar uma fração geratriz para uma dízima periódica. |
9N1.11 | Determinar um número natural como primo, composto, “múltiplo/ fator de” ou “divisor de” OU identificar a decomposição de um número natural em fatores primos OU relacionar as propriedades aritméticas (primo, composto, “múltiplo/fator de” ou “divisor de”) de um número natural à sua decomposição em fatores primos. |
9N2.1 | Resolver problemas de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação envolvendo números reais, inclusive notação científica. |
9N2.2 | Resolver problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo. |
9N2.3 | Resolver problemas que envolvam porcentagens, incluindo os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, aplicação de percentuais sucessivos e determinação das taxas percentuais. |
9N2.4 | Resolver problemas que envolvam as ideias de múltiplo, divisor, máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: ÁLGEBRA | |
Eixos cognitivos | |
9A1.1 | Resolver uma equação polinomial de 1º grau. |
9A1.2 | Inferir uma equação, inequação polinomial de 1º grau ou um sistema de equações de 1º grau com duas incógnitas que modela um problema. |
9A1.3 | Identificar uma representação algébrica para o padrão ou a regularidade de uma sequência de números racionais OU representar algebricamente o padrão ou a regularidade de uma sequência de números racionais. |
9A1.4 | Identificar representações algébricas equivalentes. |
9A1.5 | Associar uma equação polinomial de 1º grau com duas variáveis a uma reta no plano cartesiano. |
9A1.6 | Inferir uma equação polinomial de 2º grau que modela um problema. |
9A1.7 | Resolver uma equação polinomial de 2º grau. |
9A1.8 | Associar uma das representações de uma função afim ou quadrática a outra de suas representações (tabular, algébrica, gráfica) OU Associar uma situação que envolva função afim ou quadrática a uma das suas representações (tabular, algébrica, gráfica). |
9A2.1 | Resolver Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta ou inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisões proporcionais e taxa de variação. |
9A2.2 | Resolver problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas. |
9A2.3 | Resolver problemas que possam ser representados por sistema de equações de 1º grau com duas incógnitas. |
9A2.4 | Resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau. |
9A2.5 | Resolver Resolver problemas que envolvam função afim. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: GEOMETRIA | |
Eixos cognitivos | |
9G1.1 | Identificar no plano cartesiano, figuras obtidas por uma ou mais transformações geométricas (reflexão, translação, rotação). |
9G1.2 | Relacionar o número de vértices, faces ou arestas de prismas ou pirâmides, em função do seu polígono da base. |
9G1.3 | Relacionar objetos tridimensionais às suas planificações ou vistas. |
9G1.4 | Classificar polígonos em regulares e não regulares. |
9G1.5 | Identificar propriedades e relações existentes entre os elementos de um triângulo (condição de existência, relações de ordem entre as medidas dos lados e as medidas dos ângulos internos, soma dos ângulos internos, determinação da medida de um ângulo interno ou externo). |
9G1.6 | Classificar triângulos ou quadriláteros em relação aos lados ou aos ângulos internos. |
9G1.7 | Reconhecer polígonos semelhantes ou as relações existentes entre ângulos e lados correspondentes nesses tipos de polígonos. |
9G1.8 | Reconhecer circunferência/círculo como lugares geométricos, seus elementos (centro, raio, diâmetro, corda, arco, ângulo central, ângulo inscrito). |
9G1.9 | Identificar retas ou segmentos de retas concorrentes, paralelos ou perpendiculares. |
9G1.10 | Identificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. |
9G2.1 | Descrever OU esboçar o deslocamento de pessoas e/ou de objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc), plantas de ambientes ou vistas, de acordo com condições dadas. |
9G2.2 | Construir/desenhar figuras geométricas planas ou espaciais que satisfaçam condições dadas. |
9G2.3 | Resolver problemas que envolvam relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, ângulos internos ou externos de polígonos ou cevianas (altura, bissetriz, mediana, mediatriz) de polígonos. |
9G2.4 | Resolver problemas que envolvam relações métricas do triângulo retângulo, incluindo o teorema de Pitágoras. |
9G2.5 | Resolver problemas que envolvam polígonos semelhantes. |
9G2.6 | Resolver problemas que envolvam aplicação das relações de proporcionalidade abrangendo retas paralelas cortadas por transversais. |
9G2.7 | Resolver Resolver problemas que envolvam relações entre os elementos de uma circunferência/círculo (raio, diâmetro, corda, arco, ângulo central, ângulo inscrito). |
9G2.8 | Determinar o ponto médio de um segmento de reta ou a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: GRANDEZAS E MEDIDAS | |
Eixos cognitivos | |
9M2.1 | Resolver problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade ou volume) em que haja conversões entre unidades mais usuais. |
9M2.2 | Resolver Resolver problemas que envolvam perímetro de figuras. |
9M2.3 | Resolver problemas que envolvam área de figuras planas. |
9M2.4 | Resolver problemas que envolvam volume de prismas retos ou cilindros retos. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | |
Eixos cognitivos | |
9E1.1 | Identificar os indivíduos (universo ou população-alvo da pesquisa), as variáveis e os tipos de variáveis (quantitativas ou categóricas) em um conjuntos de dados. |
9E1.2 | Representar OU associar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos, de linhas, de setores, ou em histograma). |
9E1.3 | Inferir a finalidade da realização de uma pesquisa estatística ou de um levantamento, dada uma tabela (simples ou de dupla entrada) ou gráficos de barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos, de linhas, de setores ou em histograma com os dados dessa pesquisa. |
9E1.4 | Interpretar o significado das medidas de tendência central (média aritmética simples, moda e mediana) ou da amplitude. |
9E1.5 | Calcular os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média aritmética simples, moda ou mediana). |
9E2.1 | Resolver problemas que envolvam dados estatísticos apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barra simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos, de linhas, de setores ou em histograma). |
9E2.2 | Argumentar OU analisar argumentações/conclusões com base nos dados apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos, de linhas, de setores ou em histograma). |
9E2.3 | Explicar/descrever os passos para a realização de uma pesquisa estatística ou de um levantamento. |
9E2.4 | Resolver problemas que envolvam a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios equiprováveis independentes ou dependentes. |
Fonte: DAEB/INEP
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