sábado, 1 de outubro de 2016

Quiz 11: MAT. 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 11: MATEMÁTICA 3ª Série (Ens. Médio)
Quiz 11: MATEMÁTICA 3ª Série (Ens. Médio)

01
(ENEM 2012).

Um biólogo mediu a altura de cinco árvores distintas e representou-as em uma mesma malha quadriculada, utilizando escalas diferentes, conforme indicações na figura a seguir.

Qual é a árvore que apresenta a maior altura real?

A
B
C
D
E

Transformando todos para a escala 1:100. Logo:

    I) 1:100

    II) 1:50

    III) 1:150

    IV) 1:300

    V) 1:150


02
(SAEPE).

Observe no desenho abaixo a representação geométrica da reta [tex] y = mx + n[tex].

Quais são os sinais dos coeficientes m e n dessa reta?

A
B
C
D
E

m : coeficiente angular = positivo e n: coeficiente linear = positivo.


03
(SEAPE).

No plano cartesiano abaixo, a reta r tem equação [tex]y = mx + n[tex] e a reta s tem equação [tex]y = px + q[tex].

De acordo com essa representação,

A
B
C
D
E

coeficiente angular da reta "r": positivo, ou seja, [tex]m > 0[tex].

coeficiente angular da reta "s": negativo, ou seja, [tex]p < 0[tex].


04
(SAEPE).

Letícia costuma caminhar em volta de uma praça formada por uma região retangular e um semicírculo. O contorno dessa praça está representado no desenho abaixo.

Considere π ≈ 3,14.

Qual é a distância aproximada que Letícia percorre ao dar uma volta completa ao redor dessa praça?

A
B
C
D
E

05
(SAEPE).

Observe a reta numérica abaixo. Essa reta está dividida em segmentos de mesma medida.

O ponto que melhor representa o número [tex] -{\sqrt{7}} [tex] nessa reta é

A
B
C
D
E


06
(APA Crede – CE).

A tabela abaixo mostra o números de peças produzido em uma fabrica em função do número de trabalhadores:

NÚMERO DE PEÇAS FUNCIONÁRIOS
2004
4008
60012
80016
1 00020
1 20024

A expressão que relaciona o número de peças produzidas (N) em função do número de funcionários (n) será:

A
B
C
D
E


07
(PROEB).

O treinador passou um programa de exercícios físicos para Mônica. Ele pediu a ela que fizesse 20 minutos de exercícios no 1º dia e que acrescentasse 10 minutos nos dias subseqüentes, até que atingisse 100 minutos por dia. Mônica cumpriu corretamente o seu programa.

Ao final de quantos dias Mônica atingiu os 100 minutos diários? (Dado: [tex] a_n = a_1 + (n - 1)r [tex] )

A
B
C
D
E

    [tex] a_n = a_1 + (n - 1).r [tex]

    [tex] 100 = 20 + (n - 1) . 10 [tex]

    [tex] 100 = 20 + 10n - 10 [tex]

    [tex] n = 9 [tex]


08
(SPAECE).

Sobre o gráfico da função [tex]f(x)[tex] representada abaixo é correto afirmar que:

A
B
C
D
E

Quando x = 0, o gráfico intercepta o eixo y em 4. Logo, [tex]f(x) = 4[tex] para [tex]x = 0[tex].


09
(SAEPE).

Veja o gráfico abaixo da função [tex] f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}^{*}_{+}[tex], com [tex]a \in \mathbb{R}[tex].

Esse gráfico representa a função

A
B
C
D
E

Função exponencial crescente.


10
(UEG 2012).

Uma plantinha foi levada para um laboratório de botânica para que seu crescimento fosse estudado. Esse crescimento foi então modelado pela função [tex] n(t) = 1 + 2^t [tex], em que t é dado em dias e n(t), em cm. Ao final do último dia observação, que a plantinha atingiu a altura de 65 cm.

A quantidade de dias em que ela ficou em observação foi:

A
B
C
D
E

    [tex] n(t) = 1 + 2^t [tex]

    [tex] 65 = 1 + 2^t [tex]

    [tex] 64 = 2^t [tex]

    [tex] 2^6 = 2^t [tex]

[tex] Logo,\ t = 6 [tex]


11
(SEDUCE-GO).

Observe o sistema a seguir:

[tex] \begin{cases} 2x + 3y +4z = -5 \\ x - y + 2z = -5 \\ x + 4y + z = 3 \end{cases} [tex]

Das alternativas a seguir a que representa a solução correta do sistema é

A
B
C
D
E


12
(Supletivo 2010).

Uma professora perguntou aos seus alunos: “Em média, quantas horas por dia você utiliza a internet?”. As respostas dos alunos estão representadas no gráfico abaixo.

Quantos alunos responderam a essa pergunta?

A
B
C
D
E





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