sábado, 1 de outubro de 2016

Quiz 02: MAT. 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 02: MATEMÁTICA - 3ª Série (Ens. Médio)
Quiz 02: MATEMÁTICA - 3ª Série (Ens. Médio)

01
(BPW).

Um cubo de aresta 2 cm.

Um outro cubo cuja aresta é o dobro do primeiro, possui um volume:

A
B
C
D
E

Volume do cubo atual:

    V = a³ = 2³ = 8 cm³

Volume do novo cubo:

    V = (a)³ = (2 × 2)³ = 4³ = 64 cm³

Logo,

    [tex] \frac{64}{8} = 8 [tex] vezes maior


02
(PROEB).

Marina ganhou um presente dentro de uma embalagem com formato semelhante á figura a seguir.

Para descobrir como fazer uma embalagem igual a essa, Marina abriu a embalagem e a planificou.

A figura que melhor representa essa embalagem planificada é:

A
B
C
D
E


03
(BPW).

Uma empresa quer acondicionar seus produtos, quem tem o formato de uma pirâmide de base quadrada, em caixa de papelão para exportação.

A altura da caixa de papelão deve ter a altura mínima de:

A
B
C
D
E

Aplicando o Teorema de Pitágoras, temos:

    [tex] {a^2} = {b^2} + {c^2} [tex]

    [tex] {10^2} = {H^2} + {6^2} [tex]

    [tex] 100 = {H^2} + 36 [tex]

    [tex] 100 - 36 = {H^2} [tex]

    [tex] H = {\sqrt{64}} = 8\ cm [tex]


04
(SAERJ).

O pátio de uma escola tem o formato da figura ABCDEFGH e possui dimensões CD = EF = 4 m e AB = BC = ED = FG = 2 m.

O perímetro desse pátio, em metros, é

A
B
C
D
E

Somando os lados do polígono, obtemos:

P = 4 + 4 + 2 + 2 + 2 + 2 + 10 + 6

P = 32 m²


05
(PROEB).

Na figura abaixo, ABCD é um retângulo, com 8,6 cm de comprimento e 4,2 cm de altura.

A área da superfície hachurada é:

A
B
C
D
E

A área hachurada é dada pela diferença entre a área do retângulo e a área do triângulo.

A(hachurada) = A(retângulo) − A(triângulo)

A(hachurada) = [tex](b × h) − (\frac{b × h}{2})[tex]

A(hachurada) [tex]= (8,6\ ×\ 4,2) − (\frac{8,6\ ×\ 4,2}{2})[tex]

A(hachurada) [tex]= 36,12 − \frac{36,12}{2}[tex]

A(hachurada) [tex]= 36,12 − 18,6 [tex]

A(hachurada) [tex]= 18,06\ cm² [tex]


06
(BPW).

Observe a reta numérica abaixo, na qual estão representados números eqüidistantes 28, F, G, H, I, J, K, L, 32.

Qual é o ponto correspondente ao número 30,5?

A
B
C
D
E


07
(BPW).

Para comprar um tênis de R$ 70,00, Renato deu um cheque pré-datado de 30 dias no valor de R$ 74,20.

A taxa de juros cobrada foi de:

A
B
C
D
E

A taxa de juros é:

  [tex] \frac{4,20}{70} = 0,06 = 6[tex]%


08
(BPW).

Renato comprou uma impressora a jato de tinta para imprimir panfletos de propaganda. Veja na tabela abaixo o número de panfletos que esse equipamento imprime de acordo com o tempo.

VELOCIDADE DA IMPRESSORA
INTERVALO
DE TEMPO (t) - (min)
NÚMERO DE
PANFLETOS (n)
236
472
6108
8144
10180

Entre as equações abaixo, a que melhor representa a situação da tabela acima é:

A
B
C
D
E


09
(SAEB).

Luizinho desafia seu irmão mais velho, Pedrão, para uma corrida. Pedrão aceita e permite que o desafiante saia 20 metros a sua frente. Pedrão ultrapassa Luizinho e ganha a corrida.

O gráfico que melhor ilustra essa disputa é:

A
B
C
D
E


10
(P.D.)

Uma bala é atirada de um canhão e sua trajetória descreve uma parábola de equação [tex] y =\ –5x² + 90x[tex], onde as variáveis x e y são medidas em metros.

Nessas condições, a altura máxima atingida pela bala é:

A
B
C
D
E

A altura máxima corresponde ao y do vértice. E o x do vértcie é o ponto médio em relação as raízes da parábola. Logo, [tex] x_v = \frac{18}{2} = 9 [tex]

Agora, subststituindo x = 9 na função.

  [tex] y = - 5x² + 90x [tex]

  [tex] y = - 5(9)² + 90(9) [tex]

  [tex] y = - 405 + 810 [tex]

  [tex] y = 405\ m [tex]


11
(BPW].

O gráfico abaixo representa as vendas de aparelhos celulares em uma loja no primeiro semestre do ano.


Essa loja tinha uma meta de vender, no primeiro semestre, 250 aparelhos celulares. Pode-se afirmar que:

A
B
C
D
E

Somando as vendas no 1° semestre, obtemos:

  20 + 25 + 20 + 35 + 35 + 40 = 175

Como a meta era de 250 celulares. Logo, faltaram: 250 - 175 = 75 celulares.


12
(BPW).

Numa brincadeira, 6 crianças fizeram uma fila indiana.

A quantidade de maneiras que elas podem ficar na fila é:

A
B
C
D
E

Como são 6 pessoas. Logo,

  6! = 6 × 5 × 4 × 3 × 2 × 1 = 720 maneiras distintas.







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