(MEC-CAED - ADF).
Ramon é ferreiro e precisa montar uma estrutura metálica utilizando 3 barras de ferro, sendo duas delas com medidas estabelecidas formando um ângulo fixo de 60°, como apresentado na figura abaixo.
(Dados: [tex]sen\ 60° \cong 0,9[tex], [tex]cos\ 60° = 0,5[tex] e [tex] tg\ 60° \cong 1,7[tex])
Para finalizar essa estrutura, Ramon necessita calcular a medida da terceira barra de ferro que a compõe.
Qual deve ser a medida aproximada, em decímetros, da 3ª barra de ferro da estrutura que Ramon precisa montar?
(MEC-CAED - ADF).
Observe a figura apresentada no plano cartesiano abaixo.
Nessa figura, foi realizada uma translação de 2 unidades no sentido positivo do eixo x e, em seguida, uma reflexão em relação ao eixo y.
A figura obtida após a realização dessas duas transformações é
Observe a figura a seguir:
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Miguel é um artista plástico e está criando um quadro para sua casa. Para isso, ele utilizou uma moldura retangular e revestiu uma parte do quadro com madeira.
Observe abaixo a estrutura criada por ele até agora, com a região colorida de cinza representando a parte do quadro que ele revestiu com madeira. O objetivo de Miguel é ladrilhar com recortes de espelhos o interior desse quadro, representado pelo trecho de malha quadriculada. Ele utilizará apenas dois tipos de recortes, que devem se encaixar perfeitamente e que consigam cobrir completamente a região restante do quadro.
Quais formatos de recortes Miguel pode utilizar para alcançar seu objetivo na criação desse quadro?
Observe a figura a seguir:
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe a figura representada no plano cartesiano abaixo.
Essa figura foi rotacionada 90° no sentido horário em torno do ponto P e, em seguida, foi refletida em relação ao eixo x.
A figura obtida após a aplicação dessas duas transformações está representada em
Efetuando uma rotacão de 90° no sentido horário em torno do ponto P e, em seguida, uma reflexão em relação ao eixo x.
Observe a figura a seguir:
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Para determinar a distância entre duas antenas de comunicação a partir de algumas distâncias e ângulos conhecidos, um engenheiro produziu um esboço da situação utilizando um triângulo e indicando essas antenas pelos vértices P e Q desse triângulo. Observe abaixo este esboço feito pelo engenheiro.
Considere:
[tex]sen\ 135° = 0,7[tex] e [tex] sen\ 5° = 0,1[tex]
[tex]cos\ 135° = -\ 0,7[tex] e [tex] cos\ 5° = 0,9[tex]
De acordo com esse esboço, qual é a medida aproximada, em metros, da distância entre as antenas P e Q?
Vamos utilizar a Lei dos Senos para encontrar a distância entre as duas antenas P e Q.
[tex] \frac{\overline{PQ}}{sen\ 135°} = \frac{\overline{PR}}{sen\ 5°} [tex]
[tex] \frac{\overline{PQ}}{0,7} = \frac{300}{0,1} [tex]
[tex] 0,1 \cdot \overline{PQ} = 300 \cdot 0,7 [tex]
[tex] 0,1 \cdot \overline{PQ} = 210 [tex]
[tex] \overline{PQ} = \frac{210}{0,1} [tex]
[tex] \overline{PQ} = 2\ 100\ metros [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Leia o texto abaixo.
Do deserto à floresta: entenda como o Saara beneficia a Amazônia
“O deserto do Saara, na África, está há milhares de quilômetros de distância da América do Sul e, mesmo assim, os dois continentes continuam completamente conectados. Na realidade, a floresta amazônica só sobrevive por conta do deserto e, há alguns anos, cientistas conseguiram entender a importância dessa união.
Os cientistas sabiam que os ventos levavam poeira do Saara para diversas regiões do mundo, mas foi graças a um estudo publicado em 2015 que foi possível entender a importância dessa viagem transatlântica. Pesquisadores descobriram que a poeira possui quantidades significativas de fósforo, um nutriente extremamente relevante para a sobrevivência da floresta da Amazônia. […]
É estimado que a bacia amazônica receba 27,7 mil toneladas de poeira do Saara por ano e cerca de 22 mil toneladas de fósforo caem nos solos amazônicos. Os dados também mostram que, anualmente, os ventos e o clima carregam em média 182 milhões de toneladas de poeira para diferentes regiões — equivalente a cerca de 689 mil caminhões cheios. […]”
Do deserto à floresta: entenda como o Saara beneficia a Amazônia. Tecmundo, 2022. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/ciencia /237410-deserto-floresta-entenda -saara-beneficia-amazonia.htm . Acesso em 25 abr. 2022
De acordo com esse texto, nos próximos 10 anos, a quantidade de fósforo que cairá nos solos amazônicos, em quilogramas, será cerca de
Nos próximos 10 anos, a quantidade de fósforo que cairá nos solos amazônicos, em quilogramas, será:
[tex] = 22\ mil\ toneladas × 10\ anos [tex]
[tex] = 22\ \cdot\ 1000\ \cdot 1000\ kg × 10\ anos [tex]
[tex] = 22\ 000\ 000\ kg × 10\ anos [tex]
[tex] = 220\ 000\ 000\ kg [tex]
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Um brinquedo infantil tem peças maciças de madeira, com as quais é possível fazer pequenas construções. Matheus montou uma torre com a justaposição de duas peças desse brinquedo, sendo uma com o formato de paralelepípedo reto e a outra com o formato de pirâmide reta de base retangular. Observe essa torre representada na figura abaixo, com algumas de suas medidas indicadas.
Quantos centímetros cúbicos de madeira, ao todo, tem essa torre que Matheus montou?
(MEC-CAED - ADF).
Antônio está fazendo, para um parquinho infantil, um brinquedo que possui uma escada de um lado e um escorregador de outro lado. Observe, na figura abaixo, um esboço desse brinquedo com algumas de suas medidas indicadas.
(Considere: [tex]cos\ α = 0,33[tex], [tex]sen\ α = 0,94[tex] e [tex]tg\ α = 2,86[tex])
Qual deve ser, aproximadamente, a medida do comprimento, em metros, da escada desse brinquedo que Antônio está fazendo?
(MEC-CAED - ADF).
Uma empresa de brinquedos infantis está criando um novo brinquedo formado por um bloco retangular acoplado a um cilindro, que terá toda sua superfície externa revestida com um plástico especial cujo centímetro quadrado tem custo de produção de R$ 0,01. Observe, na figura abaixo, um esboço desse brinquedo com algumas dimensões indicadas.
(Considere: [tex]π = 3[tex])
A empresa pretende fabricar um lote inicial com 100 unidades desse brinquedo para testes. Qual é o valor mínimo, em reais, que essa empresa vai gastar com plástico para o revestimento externo desse brinquedo na produção dessas 100 unidades?
(MEC-CAED - ADF).
Um artista está ladrilhando uma superfície com peças formadas por pequenos quadrados e triângulos. A ideia do artista responsável é que, após o término da obra, o formato final da superfície ladrilhada esteja como a representação indicada na malha quadriculada abaixo, pela figura I, sendo que, atualmente, a obra está como representado na malha quadriculada abaixo pela figura II.
Com base no ladrilhamento da figura II, quais figuras plana podem ser utilizadas, para que a obra esteja finalizada como na representação da figura I?
Observe a figura a seguir:
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Tiago cursa Educação Física e coletou os valores de altura e massa corporal de 6 de seus colegas de classe:
• Adriana tem 1,64 m de altura e 58 kg de massa;
• Carlos tem 1,75 m de altura e 70 kg de massa,
• Dênis tem 1,67 m de altura e 74 kg de massa,
• Bruna possui 1,80 m de altura e 64 kg de massa.
Para melhor visualização desses dados coletados, Tiago irá apresentá-los em uma tabela. A tabela que representa corretamente os dados coletados por Tiago é
O gráfico que relaciona corretamente com as informações descritas acima é letra "E".
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Uma agência de turismo organizou duas excursões para uma cidade histórica na mesma semana. Uma delas ocorreu na quarta-feira e a outra no sábado. Observe, na tabela abaixo, os preços cobrados, por pessoa, em cada uma dessas excursões.
Idade | Preço por pessoa | ||
---|---|---|---|
Quarta-feira | Sábado | ||
Crianças até 5 anos | R$ 120,00 | R$ 200,00 | |
Crianças de 6 a 10 anos | R$ 180,00 | R$ 250,00 | |
acima de 10 anos | R$ 350,00 | R$ 550,00 |
Uma família comprou essa excursão para o sábado. Essa família era composta por 5 pessoas com idade acima de 10 anos, 2 crianças entre 6 e 10 anos e 1 criança de até 5 anos.
Qual foi o valor total que essa família pagou por essa excursão?
O do valor total que essa família pagou por essa excursão é:
[tex]= 5 × 550 + 2 × 250 + 200 [tex]
[tex]= 2\ 750 + 500 + 200 [tex]
[tex]= R \$\ 3\ 450,00 [tex]
Portanto, essa família pagou no total, R$ 3 450,00 para fazer essa excursão.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
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