quinta-feira, 1 de junho de 2017

QUIZ 09: CIÊNCIAS 9° Ano

Quiz 09: CIÊNCIAS 9° ANO
QUIZ 09: CIÊNCIAS 9° Ano

01
(Supletivo 2010 - MG).

    O processo de separação das substâncias que formam o petróleo está representado na figura abaixo.

Disponível em: http://www.iped.com.br/sie/uploads/9226.jpg. Acesso em: 04 set. 2010. Adaptado.

De acordo com essa figura, que propriedade específi ca da matéria é utilizada para o processo de separação dessas substâncias?

A
B
C
D


02
(Seduc-GO).

    “Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz com bactéria. Por meio de um ramo de pesquisa relativamente novo (a engenharia genética), fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos, ou mesmo sementes que produzem plantas inseticidas. As empresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à nossa saúde e ao ambiente onde vivemos.”

Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt /O-que-fazemos/Transgenicos/. Acesso em: 22 de fev. 2016. (Adaptado).

Disponível em: http://www.midiaindependente. org/pt//blue/2013/05/518990.shtml. Acesso em: 22 de fev. 2016.

A engenharia genética dedicada aos estudos de alimentos transgênicos modifica partes dos

A
B
C
D


03
(Seduc-GO).

    Os transgênicos são o resultado da manipulação genética que permite produzir, alterar e transformar genes entre os seres vivos, rompendo a barreira do cruzamento entre as espécies. O agricultor que faz plantio transgênico precisa saber que, se tiver plantação convencional por perto, a contaminação genética é inevitável.

O risco da contaminação genética é preocupante, pois

A
B
C
D


04
(Seduce - GO).

O processo realizado pelas bactérias anaeróbicas, no citoplasma nuclear, sem a presença de oxigênio, com o intuito de produzir energia é chamado de

A
B
C
D


05
(AVALIA-BH).

   Gaviões se alimentam de cobras, que se alimentam de sapos, que consomem gafanhotos, que por sua vez, alimentam-se de plantas.

Caso o homem provoque a extinção dos gaviões, ocorrerá

A
B
C
D


06
(Seduce - GO).

Uma das etapas do ciclo do carbono é a alimentação de animais herbívoros que consomem o carbono presente na estrutura das plantas. Estes animais “devolvem” o carbono ao seu ciclo através da respiração e

A
B
C
D


07
(Telecurso 2000). Leia o texto e responda.

    Luciana, ao colocar 3 cubos de gelo em um copo de suco, percebe que, enquanto o gelo derrete, o suco fica mais gelado.

Disponível em: www.diskaguas318. com.br. Acesso em: 14 jul. 2011.

Nesse caso, a mudança de fase que ocorre com o gelo é conhecida como

A
B
C
D


08
(SARESP).

    As transformações químicas estão presentes em vários fenômenos do cotidiano. Após uma transformação química, as propriedades dos produtos são diferentes das dos reagentes.

São exemplos de transformações químicas

A
B
C
D


09

 Na Copa Libertadores da América de futebol, os atletas temem jogos em algumas cidades que se situam em pontos de elevada altitude, devido aos efeitos da baixa porcentagem de oxigênio no ar.

Este fenômeno físico ocorre pois

A
B
C
D


10
(Seduce - GO).

   O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano. Sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional, onde as fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e dispõem de mais criadouros para desovar. A infestação do mosquito é sempre mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas – fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes de controle, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação do foco do vetor.

Disponível em: http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/oportunista.html. Acesso em: 26 jan. 2015 [Adaptado].

O mosquito Aedes aegypti serve de vetor para transmitir quais tipos de doenças?

A
B
C
D


11
(Telecurso 2000).

    Iogurte é o produto resultante da fermentação do leite pasteurizado por lactobacilos específicos. O consumo de derivados do leite, especialmente iogurtes, deve ser feito sob constante cuidado, observando, principalmente, o prazo de validade do alimento. As características do produto devem seguir as normas estabelecidas pela legislação vigente.

Os lactobacilos citados no texto são microrganismos classificados como

A
B
C
D


12
(AVALIA-BH).

  A imagem abaixo mostra um esquema representando o sistema nervoso humano.

Disponível em: http://www.sogab.com.br/anatomia/ sistemanervosojonas.htm. Acesso em: 22 fev. 2012.

Esse sistema é responsável por

A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário