Leia e observe as informações abaixo para responder às duas questões a seguir.
A radioastronomia é um ramo da astronomia que busca investigar o Universo a partir da captação de ondas de rádio com faixa de frequência entre 300 MHz e 300 GHz emitidas por diversos objetos celestes. Foi essa forma de investigar o cosmo que possibilitou a descoberta, em 1967, do primeiro pulsar, um tipo de objeto celeste. Esse objeto é formado quando uma estrela massiva, que se encontra no último estágio de seu ciclo evolutivo, gira em altíssima velocidade. Observe, indicada pela seta na imagem abaixo, a fase em que esse objeto é formado.
Disponível em: https://meulink.fit/P0937. Acesso em: 17 set. 2024. Adaptado para fins didáticos.
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Nesse ramo da astronomia, qual tipo de radiação é aplicada?
A radioastronomia estuda as radiações eletromagnéticas emitidas ou refletidas por corpos celestes.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
A fase desse ciclo evolutivo, indicada pela seta, é denominada
Uma estrela de nêutrons é um corpo celeste que se forma após a morte de uma estrela massiva, e é composta quase que inteiramente por nêutrons:
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Leia e observe as informações abaixo para responder às três questões a seguir.
Um professor de ciências realizou um experimento utilizando o sal de cozinha (NaCℓ) para explicar a coloração dos fogos de artifício. Ao queimar esse sal em uma chama, os alunos observaram a formação de uma luz na cor amarela. Para esclarecer esse fenômeno, o professor retomou um modelo atômico que diz que os elétrons de um átomo estão distribuídos em camadas energéticas ao redor do núcleo. Ao absorver energia, o elétron mais distante do núcleo “salta” para uma camada superior, mais energética, e esse elétron libera a energia absorvida na forma de luz colorida ao retornar à camada de origem. Assim, as cores observadas nos fogos de artifício variam de acordo com o tipo de metal utilizado, ou seja, a cor amarela é característica do sódio presente nesse sal. Observe, na imagem abaixo, a queima desse sal e os dados referentes a essa reação.
Disponível em: https://meulink.fit/YrziumzwILIqyJY. Acesso em: 30 set. 2024. Adaptado para fins didáticos.
O modelo atômico que explica o fenômeno apresentado nesse texto foi enunciado por
O fundamento teórico do teste de chama baseia-se na excitação dos elétrons dos átomos de metais presentes na amostra. Tal perspectiva é oriunda do modelo atômico de Bohr, que sugere que os elétrons orbitam o núcleo em níveis de energia discretos. Logo, quando um átomo absorve energia, como o calor de uma chama, seus elétrons podem ser excitados para níveis de energia mais altos em um processo conhecido como “salto quântico”. Em contrapartida, quando esses elétrons retornam ao seu estado fundamental, eles emitem a energia absorvida na forma de luz visível com comprimentos de onda específicos, que correspondem às cores observadas no teste de chama.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: www.manualdaquimica.com)
Leia as informações abaixo para responder às duas questões a seguir.
O Chaetodipus intermedius é um pequeno roedor que habita os desertos dos Estados Unidos e do México. Esse animal apresenta dois padrões de coloração distintos. Em áreas com predominância de rochas claras, o C. intermedius é encontrado com pelagem clara, amarela; e em áreas com rochas escuras, de origem basáltica, ele é encontrado com pelagem escura, preta. Estudos genéticos apontaram que esse padrão de coloração é determinado por um único gene, no qual o alelo dominante determina a cor escura e o recessivo a cor clara. Essa característica é frequentemente abordada no ensino das teorias evolutivas, pois confirma a ideia evolucionista da seleção natural proposta por Darwin.
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
De acordo com esse texto, no cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos, a probabilidade de nascimento de filhotes amarelos é de
Dados:
Alelo dominante: cor escura (preta): A
Alelo recessivo: cor clara (amarela): a
Como houve um cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos (Aa). Logo:
[tex]AA,\ Aa\ e\ Aa\ =\ preta [tex]
[tex]aa\ =\ amarela [tex]
Dessa forma a probabiliade de nascimento de filhtes amarelos é de:
[tex]P = \frac{amarelos}{total} = \frac{1}{4} = 0,25 = 25 \% [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
A ideia evolucionista, mencionada nesse texto, diferencia-se da teoria de Lamarck, pois propõe que
A ideia evolucionista, mencionada nesse texto, diferencia-se da teoria de Lamarck, pois propõe que "o ambiente seleciona os indivíduos mais aptos à sobrevivência."
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
Leia e observe as informações abaixo para responder às quatro questões a seguir.
Os átomos não podem ser visualizados a olho nu. Dessa forma, para entender sobre essas partículas, os cientistas, com o passar do tempo, criaram teorias e representações que serviram para explicar a constituição, o comportamento e as propriedades dos átomos. O primeiro modelo atômico propunha que os átomos eram esferas rígidas e indestrutíveis. Além disso, os átomos dos diferentes elementos químicos possuíam propriedades distintas, e os de um mesmo elemento químico eram iguais. A partir desse modelo, foi possível construir a representação das substâncias que participam de reações químicas e transformações físicas. Observe, na imagem abaixo, a representação da reação de decomposição da água oxigenada [tex](H_{2}O_{2})[tex] e da transformação física da água [tex](H_{2}O)[tex].
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
O modelo atômico apresentado nesse texto foi proposto por
O modelo atômico de Dalton é o modelo atômico que foi proposto por John Dalton em 1808. É conhecido também como “modelo da bola de bilhar”. Dalton propôs que os átomos são partículas indivisíveis e fundamentais da matéria. Todos os átomos de um mesmo elemento são considerados idênticos em massa e propriedades.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Com base nessa reação, os átomos que compõem a água oxigenada são
Com base nessa reação, os átomos que compõem a água oxigenada são "rearranjados para formar os produtos".
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
A transformação física representada nessa imagem é denominada
A transformação física representada nessa imagem é denominada evaporação. Pelo organização das moleculas, temos a transformaçaõ da água na forma líquida para a gasosa.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Leia, no texto abaixo, sobre teorias evolucionistas.
Teorias da evolução
• Lamarckismo
[...] Lamarck explicou suas ideias na obra Filosofia Zoológica (Philosophie Zoologique, 1809), a qual se destaca como um marco na forma como entendemos a história de vida de cada espécie. Segundo Lamarck, os seres vivos progrediam rumo a uma maior complexidade […].
• Darwinismo
O Darwinismo é a teoria da evolução proposta por Charles Robert Darwin (1809–1882). Sua ideia evolutiva foi publicada em um livro intitulado A Origem das Espécies Por Meio da Seleção Natural, o qual até os dias atuais é considerado um dos livros mais influentes de todos os tempos.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Evolução. Brasil Escola. Disponível em: https://meulink.fit/hOkDiMbniYqmFYf. Acesso em: 19 set. 2024. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Um ponto em comum entre essas teorias é o fato de que ambas propõem que
Um ponto em comum entre as teorias de evolução de Lamarck e Darwin é que as estruturas biológicas mais utilizadas irão se desenvolver.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
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