(CMC - COEOCP).
Maria, ao pegar uma lata de doce, observou que a lata fechada pesava 0,75 kg.
Após retirar o doce, verificou que a lata vazia pesava [tex] \frac{1}{8}\ kg[tex].
Neste caso, a quantidade de doce dentro da lata era de:
Peso da lata de doce, sabendo que [tex]1\ kg = 1000\ g[tex]:
[tex]= 0,75\ kg = 750\ gramas[tex]
Agora, o peso da lata vazia:
[tex]= \frac{1}{8}\ kg[tex]
[tex]= \frac{1}{8}\ \cdot\ 1\ 000\ g[tex]
[tex]= \frac{1\ 000}{8}[tex]
[tex]= 125\ gramas[tex]
Logo, a quantidade de doce dentro da lata é:
[tex]= 750 g - 125 g[tex]
[tex]= 625\ gramas[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Uma rua interna do Colégio tem 160 metros, em linha reta.
Nesta rua foram marcados quatros pontos A, B, C e D, nesta ordem, sendo que o ponto A ficou no início da rua e o ponto D ficou no final.
Sabe-se ainda que a distância entre A e C é de 100 metros e a distância entre B e D é de 90 metros.
Assim, a metade da medida da distância entre os pontos B e C é igual a:
Observe a figura a seguir:
Como a medida do distância BC é de 30 metros. Logo, a metade é de 15 metros.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Um feirante comprou 150 abacates por R$ 195,00.
Para obter um lucro de R$ 120,00 com a venda dessas frutas, ele deverá vender cada abacate por:
Cálculo do valor da venda para ter lucro de R$ 120,00.
[tex]= R \$\ 195 + R \$\ 120 = R \$\ 315,00 [tex]
Ele deverá vender cada abacate por:
[tex]= \frac{R \$\ 315,00}{150} = R \$\ 2,10 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Um Shopping resolve sortear um carro para os seus clientes.
Para tanto, a cada R$ 50,00 gastos em compras no Shopping, o cliente receberá um cupom que lhe dará o direito de participar do sorteio.
Se Eduardo gastar R$ 1 050,00 em compras nesse Shopping, quantos cupons ele receberá para concorrer ao carro?
A quantidade de cupons que Eduardo receberá é de:
[tex]= \frac{R \$\ 1\ 050,00}{R \$\ 50,00} [tex]
[tex]= 21\ cupons [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Uma rodovia está em obras do quilômetro 10 ao quilômetro 40. Nesse trecho, placas informativas foram colocadas a cada 6 km.
A primeira, no quilômetro 10, e a última, no quilômetro 40.
A quantidade total de placas informativas colocadas nesse trecho é:
Observe a figura a seguir:
Logo, são colocadas nesse trecho 6 placas.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Em uma Escola existem 5 turmas do 6º ano.
Cada turma tem 5 fileiras com 6 carteiras cada uma.
Quantas carteiras existem nas turmas do 6º ano?
A quantidade de carteiras que existem nas turmas do 6º ano é:
[tex]= 5\ turmas \cdot 5\ fileiras \cdot 6\ carteiras [tex]
[tex]= 150\ carteiras [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Somando-se o sucessor do número 20122 com o antecessor do número 10000, no sistema de numeração decimal, obtém-se um número cuja soma dos algarismos é igual a:
Observe:
Agora, a soma dos algarismos de 30 122 é:
[tex]= 3 + 0 + 1 + 2 + 2 [tex]
[tex]= 8 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
O valor de [tex]\frac{2}{5}[tex] do quilograma de uma mercadoria é R$ 24,00.
Quanto custa 800 gramas dessa mercadoria?
Primeiro encontrar o valor de [tex]\frac{2}{5}[tex] do quilograma.
[tex]= \frac{2}{5}\ kg[tex]
[tex]= \frac{2}{5}\ \cdot 1000\ g[tex]
[tex]= \frac{2\ 000}{5}\ g[tex]
[tex]= 400\ g[tex]
Sendo assim:
[tex]= 400\ g\ ......\ R \$\ 24,00[tex]
[tex]= 800\ g\ ......\ R \$\ 48,00[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A figura a seguir representa a visão lateral de uma escada com 1,26 metros de altura e 7 degraus de mesmo tamanho.
A altura de cada degrau, em centímetro, é igual a:
Como a altura da lateral da escada é de 1,26 m = 126 cm e, que tem 7 degraus de mesmo tamanho. Logo:
[tex] = \frac{126\ cm}{7\ degraus} [tex]
[tex] = 18\ cm [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A figura abaixo representa um poliedro que possui (V) vértices, (A) arestas e (F) faces.
O valor da expressão [tex](V\ +\ F)\ –\ A[tex] é igual a:
Esse poliedro tem: (F = 8) faces (octaedro), (A = 12) arestas e (V = 6) vertíces. Logo:
[tex]= (V\ +\ F)\ –\ A[tex]
[tex]= (6\ +\ 8)\ –\ 12[tex]
[tex]= 14\ –\ 12[tex]
[tex]= 2[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A aluna Thaíssa tem moedas guardadas em seu cofrinho.
Hoje ela decidiu usar algumas moedas de R$ 0,25 para comprar um caderno que custa R$ 5,75.
O número de moedas de R$ 0,25 que Thaíssa usou é igual a:
O número de moedas que Thaíssa usou foi de:
[tex]= \frac{R \$\ 5,75}{R \$\ 0,25}[tex]
[tex]= 23\ moedas [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)