(CMC - COEOCP).
Maria, ao pegar uma lata de doce, observou que a lata fechada pesava 0,75 kg.
Após retirar o doce, verificou que a lata vazia pesava \frac{1}{8}\ kg.
Neste caso, a quantidade de doce dentro da lata era de:
Peso da lata de doce, sabendo que 1\ kg = 1000\ g:
= 0,75\ kg = 750\ gramas
Agora, o peso da lata vazia:
= \frac{1}{8}\ kg
= \frac{1}{8}\ \cdot\ 1\ 000\ g
= \frac{1\ 000}{8}
= 125\ gramas
Logo, a quantidade de doce dentro da lata é:
= 750 g - 125 g
= 625\ gramas
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Uma rua interna do Colégio tem 160 metros, em linha reta.
Nesta rua foram marcados quatros pontos A, B, C e D, nesta ordem, sendo que o ponto A ficou no início da rua e o ponto D ficou no final.
Sabe-se ainda que a distância entre A e C é de 100 metros e a distância entre B e D é de 90 metros.
Assim, a metade da medida da distância entre os pontos B e C é igual a:
Observe a figura a seguir:
/img1_quiz12_Mat_6ano_EF.png )
Como a medida do distância BC é de 30 metros. Logo, a metade é de 15 metros.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Um feirante comprou 150 abacates por R$ 195,00.
Para obter um lucro de R$ 120,00 com a venda dessas frutas, ele deverá vender cada abacate por:
Cálculo do valor da venda para ter lucro de R$ 120,00.
= R \$\ 195 + R \$\ 120 = R \$\ 315,00
Ele deverá vender cada abacate por:
= \frac{R \$\ 315,00}{150} = R \$\ 2,10
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Um Shopping resolve sortear um carro para os seus clientes.
Para tanto, a cada R$ 50,00 gastos em compras no Shopping, o cliente receberá um cupom que lhe dará o direito de participar do sorteio.
Se Eduardo gastar R$ 1 050,00 em compras nesse Shopping, quantos cupons ele receberá para concorrer ao carro?
A quantidade de cupons que Eduardo receberá é de:
= \frac{R \$\ 1\ 050,00}{R \$\ 50,00}
= 21\ cupons
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Uma rodovia está em obras do quilômetro 10 ao quilômetro 40. Nesse trecho, placas informativas foram colocadas a cada 6 km.
A primeira, no quilômetro 10, e a última, no quilômetro 40.
A quantidade total de placas informativas colocadas nesse trecho é:
Observe a figura a seguir:
/img2_quiz12_Mat_6ano_EF.png )
Logo, são colocadas nesse trecho 6 placas.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Em uma Escola existem 5 turmas do 6º ano.
Cada turma tem 5 fileiras com 6 carteiras cada uma.
Quantas carteiras existem nas turmas do 6º ano?
A quantidade de carteiras que existem nas turmas do 6º ano é:
= 5\ turmas \cdot 5\ fileiras \cdot 6\ carteiras
= 150\ carteiras
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Somando-se o sucessor do número 20122 com o antecessor do número 10000, no sistema de numeração decimal, obtém-se um número cuja soma dos algarismos é igual a:
Observe:
/img3_quiz12_Mat_6ano_EF.png )
Agora, a soma dos algarismos de 30 122 é:
= 3 + 0 + 1 + 2 + 2
= 8
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
O valor de \frac{2}{5} do quilograma de uma mercadoria é R$ 24,00.
Quanto custa 800 gramas dessa mercadoria?
Primeiro encontrar o valor de \frac{2}{5} do quilograma.
= \frac{2}{5}\ kg
= \frac{2}{5}\ \cdot 1000\ g
= \frac{2\ 000}{5}\ g
= 400\ g
Sendo assim:
= 400\ g\ ......\ R \$\ 24,00
= 800\ g\ ......\ R \$\ 48,00
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A figura a seguir representa a visão lateral de uma escada com 1,26 metros de altura e 7 degraus de mesmo tamanho.
/img5_quiz12_Mat_6ano_EF.png )
A altura de cada degrau, em centímetro, é igual a:
Como a altura da lateral da escada é de 1,26 m = 126 cm e, que tem 7 degraus de mesmo tamanho. Logo:
= \frac{126\ cm}{7\ degraus}
= 18\ cm
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A figura abaixo representa um poliedro que possui (V) vértices, (A) arestas e (F) faces.
/img6_quiz12_Mat_6ano_EF.png )
O valor da expressão (V\ +\ F)\ –\ A é igual a:
Esse poliedro tem: (F = 8) faces (octaedro), (A = 12) arestas e (V = 6) vertíces. Logo:
= (V\ +\ F)\ –\ A
= (6\ +\ 8)\ –\ 12
= 14\ –\ 12
= 2
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A aluna Thaíssa tem moedas guardadas em seu cofrinho.
Hoje ela decidiu usar algumas moedas de R$ 0,25 para comprar um caderno que custa R$ 5,75.
O número de moedas de R$ 0,25 que Thaíssa usou é igual a:
O número de moedas que Thaíssa usou foi de:
= \frac{R \$\ 5,75}{R \$\ 0,25}
= 23\ moedas
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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