sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 12: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 12: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 12: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CMC - COEOCP).

Maria, ao pegar uma lata de doce, observou que a lata fechada pesava 0,75 kg.

Após retirar o doce, verificou que a lata vazia pesava [tex] \frac{1}{8}\ kg[tex].

Neste caso, a quantidade de doce dentro da lata era de:

A
B
C
D

Peso da lata de doce, sabendo que [tex]1\ kg = 1000\ g[tex]:

    [tex]= 0,75\ kg = 750\ gramas[tex]

Agora, o peso da lata vazia:

    [tex]= \frac{1}{8}\ kg[tex]

    [tex]= \frac{1}{8}\ \cdot\ 1\ 000\ g[tex]

    [tex]= \frac{1\ 000}{8}[tex]

    [tex]= 125\ gramas[tex]

Logo, a quantidade de doce dentro da lata é:

    [tex]= 750 g - 125 g[tex]

    [tex]= 625\ gramas[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CMC - COEOCP).

Uma rua interna do Colégio tem 160 metros, em linha reta.

Nesta rua foram marcados quatros pontos A, B, C e D, nesta ordem, sendo que o ponto A ficou no início da rua e o ponto D ficou no final.

Sabe-se ainda que a distância entre A e C é de 100 metros e a distância entre B e D é de 90 metros.

Assim, a metade da medida da distância entre os pontos B e C é igual a:

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Como a medida do distância BC é de 30 metros. Logo, a metade é de 15 metros.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CMC - COEOCP).

Um feirante comprou 150 abacates por R$ 195,00.

Para obter um lucro de R$ 120,00 com a venda dessas frutas, ele deverá vender cada abacate por:

A
B
C
D

Cálculo do valor da venda para ter lucro de R$ 120,00.

   [tex]= R \$\ 195 + R \$\ 120 = R \$\ 315,00 [tex]

Ele deverá vender cada abacate por:

    [tex]= \frac{R \$\ 315,00}{150} = R \$\ 2,10 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(CMC - COEOCP).

Um Shopping resolve sortear um carro para os seus clientes.

Para tanto, a cada R$ 50,00 gastos em compras no Shopping, o cliente receberá um cupom que lhe dará o direito de participar do sorteio.

Se Eduardo gastar R$ 1 050,00 em compras nesse Shopping, quantos cupons ele receberá para concorrer ao carro?

A
B
C
D

A quantidade de cupons que Eduardo receberá é de:

    [tex]= \frac{R \$\ 1\ 050,00}{R \$\ 50,00} [tex]

    [tex]= 21\ cupons [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CMC - COEOCP).

Uma rodovia está em obras do quilômetro 10 ao quilômetro 40. Nesse trecho, placas informativas foram colocadas a cada 6 km.

A primeira, no quilômetro 10, e a última, no quilômetro 40.

A quantidade total de placas informativas colocadas nesse trecho é:

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Logo, são colocadas nesse trecho 6 placas.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CMC - COEOCP).

Em uma Escola existem 5 turmas do 6º ano.

Cada turma tem 5 fileiras com 6 carteiras cada uma.

Quantas carteiras existem nas turmas do 6º ano?

A
B
C
D

A quantidade de carteiras que existem nas turmas do 6º ano é:

  [tex]= 5\ turmas \cdot 5\ fileiras \cdot 6\ carteiras [tex]

  [tex]= 150\ carteiras [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(BPW).

Somando-se o sucessor do número 20122 com o antecessor do número 10000, no sistema de numeração decimal, obtém-se um número cuja soma dos algarismos é igual a:

A
B
C
D

Observe:


Agora, a soma dos algarismos de 30 122 é:

    [tex]= 3 + 0 + 1 + 2 + 2 [tex]

    [tex]= 8 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
CMC - COEOCP).

A caixa d’água de uma casa é um poliedro com a forma de um cubo.

Pode-se afirmar que esse tipo de poliedro é:

A
B
C
D

Esse poliedro (cubo) é um prisma.


Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(CMC - COEOCP).

O valor de [tex]\frac{2}{5}[tex] do quilograma de uma mercadoria é R$ 24,00.

Quanto custa 800 gramas dessa mercadoria?

A
B
C
D

Primeiro encontrar o valor de [tex]\frac{2}{5}[tex] do quilograma.

    [tex]= \frac{2}{5}\ kg[tex]

    [tex]= \frac{2}{5}\ \cdot 1000\ g[tex]

    [tex]= \frac{2\ 000}{5}\ g[tex]

    [tex]= 400\ g[tex]

Sendo assim:

 [tex]= 400\ g\ ......\ R \$\ 24,00[tex]

 [tex]= 800\ g\ ......\ R \$\ 48,00[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(CMC - COEOCP).

A figura a seguir representa a visão lateral de uma escada com 1,26 metros de altura e 7 degraus de mesmo tamanho.


A altura de cada degrau, em centímetro, é igual a:

A
B
C
D

Como a altura da lateral da escada é de 1,26 m = 126 cm e, que tem 7 degraus de mesmo tamanho. Logo:

    [tex] = \frac{126\ cm}{7\ degraus} [tex]

    [tex] = 18\ cm [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(CMC - COEOCP).

A figura abaixo representa um poliedro que possui (V) vértices, (A) arestas e (F) faces.

O valor da expressão [tex](V\ +\ F)\ –\ A[tex] é igual a:

A
B
C
D

Esse poliedro tem: (F = 8) faces (octaedro), (A = 12) arestas e (V = 6) vertíces. Logo:

    [tex]= (V\ +\ F)\ –\ A[tex]

    [tex]= (6\ +\ 8)\ –\ 12[tex]

    [tex]= 14\ –\ 12[tex]

    [tex]= 2[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CMC - COEOCP).

A aluna Thaíssa tem moedas guardadas em seu cofrinho.

Hoje ela decidiu usar algumas moedas de R$ 0,25 para comprar um caderno que custa R$ 5,75.

O número de moedas de R$ 0,25 que Thaíssa usou é igual a:

A
B
C
D

O número de moedas que Thaíssa usou foi de:

    [tex]= \frac{R \$\ 5,75}{R \$\ 0,25}[tex]

    [tex]= 23\ moedas [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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