sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 14: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 14: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 14: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CMC - COEOCP).

Em uma prova de salto com vara, a atleta Nathália, saltou três metros e vinte centímetros.

A medida do salto da atleta, em metros é:

A
B
C
D

Como 1 metro igual a 100 cm. Logo:

 = três metros e vinte centímetros

 = 3 m + 20 cm

 = 3 m + 0,20 m

 = 3,20 m

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CMC - COEOCP).

Alan, José e Paulo resolveram sair para comer uma pizza. A pizza foi dividida em 12 pedaços iguais. José comeu 4 pedaços, Paulo comeu 3 pedaços e Alan comeu 2 pedaços.

A fração que representa a quantidade de pizza que sobrou é:

A
B
C
D

Como a pizza está dividida em 12 pedaços e que, José comeu 4 pedaços, Paulo 3 e Alan 2.

Logo, sobrou:

  [tex]= 12 - (4 + 3 + 2)[tex]

  [tex]= 12 - 9[tex]

  [tex]= 3\ pedaços[tex]

Portanto, a fração que representa a quantidade de pizza que sobrou é:

  [tex]= \frac{Sobrou}{Total} = \frac{3}{12} = \frac{1}{4} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CMC - COEOCP).

Na figura está representada uma lajota.

Qual fração da lajota está representada com sombreado?

A
B
C
D

Observe:

  [tex]= \frac{Sombreado}{Total} = \frac{7}{16} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(CMC - COEOCP).

Ronaldo, um aluno estudioso, resolveu fazer um planejamento de seus estudos diários.

Ronaldo levanta cedo e vai para o Colégio, onde tem aulas das 7h:30min até as 12h:30min.

À tarde, já em casa, ele reserva o horário das 14h:00 às 17h:00 para o estudo individual.

Que fração do dia Ronaldo reservou para o estudo individual?

A
B
C
D

A fração do dia Ronaldo reservou para o estudo individual é:

  [tex] = \frac{Individual}{Total} = \frac{3}{8}[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CMC - COEOCP).

Um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos.

Que fração do dia corresponde a 40 minutos?

A
B
C
D

Como um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos. Logo:

  [tex]= \frac{40\ min}{1\ dia} = \frac{40\ \cdot\ 60\ s}{24h\ \cdot\ 60s\ \cdot\ 60s} = \frac{4}{24\ \cdot\ 6} [tex]

  [tex]= \frac{1}{6\ \cdot\ 6} = \frac{1}{36}[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CMC - COEOCP).

Alzira chegou ao banco e observou que havia 8 pessoas na fila à sua frente, sendo que uma dessas pessoas começou a ser atendida naquele instante.

Se o atendimento de cada pessoa leva exatamente 6 minutos e todos foram atendidos, quanto tempo se passou entre a chegada e o término do atendimento de Alzira?

A
B
C
D

Alzira ficou na fila por:

  [tex]= 6\ min \cdot 7\ pessoas [tex]

  [tex]= 42\ minutos [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(CMC - COEOCP).

Uma grande loja de eletrodomésticos está anunciando uma TV de LED, com desconto de 25% para o pagamento à vista.

Se o preço normal desta TV é de R$ 1.800,00 então, com o desconto, ela estará custando:

A
B
C
D

Como o preço total é de 100% e, na compra à vista ganha 25% de desconto. Logo: 100% – 25% = 75%:

  [tex]= R \$\ 1\ 800 \cdot 75 \%\ [tex]

  [tex]= R \$\ 1\ 800 \cdot \frac{75}{100} [tex]

  [tex]= \frac{R \$\ 1\ 800\ \cdot\ 75}{100} [tex]

  [tex]= \frac{R \$\ 18\ \cdot\ 75}{1} [tex]

  [tex]= R \$\ 1\ 350,00 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(CMC - COEOCP).

A tabela seguinte apresenta quantos dias terá cada mês em 2014.

Mês Dias
Janeiro31
Fevereiro28
Março31
Abril30
Maio31
Junho30
Julho31
Agosto31
Setembro30
Outubro31
Novembro30
Dezembro31

Nestas condições é correto afirmar que:

A
B
C
D

Analisando as alternativas:

Opção A:

  1º semestre: 31 + 28 + 31 + 30 + 31 + 30 = 181 dias

  2º semestre: 31 + 31 + 30 + 31 + 30 + 31 = 184 dias

Logo, opção FALSA.

Opção B:

  1º trimestre: 31 + 28 + 31 = 90 dias

  3º trimestre: 31 + 31 + 30 = 92 dias

Logo, opção FALSA.

Opção C:

  3º trimestre: 31 + 31 + 30 = 92 dias

Logo, opção CORRETA.

Opção C:

  2º semestre: 31 + 31 + 30 + 31 + 30 + 31 = 184 dias

Logo, opção FALSA.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(CMC - COEOCP).

Em um programa de condicionamento físico, Cesar começou correndo 300 metros no 1º dia de janeiro, 400 metros no dia seguinte, 500 metros no terceiro dia e assim sucessivamente, até chegar a 2.000 metros por dia.

A partir de que dia do mês de janeiro Cesar começou a correr 2.000 metros por dia?

A
B
C
D

Observe a tabela:

Dia Distância
1º dia300 m
2º dia400 m
3º dia500 m
4º dia600 m
5º dia700 m
6º dia800 m
7º dia900 m
8º dia1 000 m
9º dia1 100 m
10º dia1 200 m
11º dia1 300 m
12º dia1 400 m
13º dia1 500 m
14º dia1 600 m
15º dia1 700 m
16º dia1 800 m
17º dia1 900 m
18º dia2 000 m

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(CMC - COEOCP).

Guilherme utilizou três quartos de 1 galão de tinta para pintar a sala de sua casa.

Sabendo que o restante da casa a ser pintado equivale a 3 vezes a área pintada da sala, quantos galões de tinta ele precisará para pintar os outros cômodos?

A
B
C
D

Para pintar o restante da casa, sabendo que equivale a 3 vezes a área pintada da sala. Logo:

  [tex]= restante \cdot\ sala\ [tex]

  [tex] = 3 \cdot \frac{3}{4} [tex]

  [tex] = \frac{9}{4} [tex]

  [tex] = \frac{8\ +\ 1}{4} [tex]

  [tex] = \frac{8}{4} + \frac{1}{4} [tex]

  [tex] = 2 + \frac{1}{4} [tex]

Logo, gastará dois galões e um quarto de galão.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(CMC - COEOCP).

Uma prova tem 50 questões. Um aluno acertou sete décimos das questões.

Quantas questões esse aluno acertou?

A
B
C
D

Como ele acertou sete décimos das questões. Logo:

  [tex] = \frac{7}{10} \cdot 50\ questões [tex]

  [tex] = \frac{7\ \cdot\ 50}{10}\ questões [tex]

  [tex] = \frac{350}{10}\ questões [tex]

  [tex] = 35\ questões [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CMC - COEOCP).

Rafael está esperando o ônibus para ir trabalhar.

Os ônibus passam de 9 em 9 minutos a partir das 6 horas.

Hoje Rafael chegou ao ponto às 7 horas. Quantos minutos Rafael terá que esperar para tomar o próximo ônibus?

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

Horário do ônibus
6h:00min
6h:09min
6h:18min
6h:27min
6h:36min
6h:45min
6h:54min
7h:03min
7h:13min
...

Logo, Rafael deve esperar apenas 3 minutos.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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