sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 10: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 10: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 10: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CBM-CE).

Observe a figura a seguir de um sólido geométrico.


Podemos afirmar sobre esse sólido o seguinte:

A
B
C
D

Podemos afirmar que esse sólido é uma pirâmede quadrangular (base com 4 arestas), tem 5 vértices, 5 faces e 8 arestas.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CBM-CE).

Observe o sólido a seguir:


Sobre esse sólido, podemos afirmar que:

A
B
C
D

Esse sólido tem 15 arestas.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CBM-CE).

O triângulo que possui todos os lados desiguais é chamado de:

A
B
C
D

O triângulo que apresenta todos os seus lados diferentes entre si é denominado de TRIÂNGULO ESCALENO.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(CBM-CE).

Ralfe tem muitas réguas de muitos tamanhos e medidas diferentes.

Porém, existem três réguas que ele gosta muito e usa mais que as outras.

Uma delas mede 10 centímetros, outra mede 0,30 metros e a última mede 200 milímetros.

Quando Ralfe soma todos os comprimentos das três réguas, obtém como resultado em centímetros:

A
B
C
D

Convertendo todas as medidas para centímetros.

  1ª régua: 10 cm

  2ª régua: 0,30 m = 30 cm

  3ª régua: 200 mm = 20 cm

Agora, a soma de todos comprimentos é de:

  = 10 + 30 + 20 = 60 cm

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CBM-CE).

Em uma festa de aniversário, os convidados foram servidos com refrigerante em copos de 200 mililitros.

A festa tinha 30 convidados e sabe-se que cada um tomou 3 copos de refrigerantes.

Quantos litros de refrigerante foram consumidos por todos os convidados?

A
B
C
D

Como são 30 convidados e cada um tomou 3 copos de refrigerante de 200 mL. Logo:

   [tex] = 3 × 30 × 200\ mL [tex]

    [tex]= 18\ 000\ mL[tex]

Agora, convertendo isso em litros, sabendo que [tex]1\ L = 1000\ mL[tex]. Então:

    [tex] \frac{18\ 000\ mL}{1\ 000\ mL} = 18\ Litros[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CBM-CE).

Daniel recebe, mensalmente, de seus pais uma mesada de R$ 130,00.

Desse valor Daniel resolveu economizar, todo mês, [tex]\frac{1}{5}[tex], para juntar e comprar uma bicicleta que custa R$ 870,00.

Quantos meses inteiros Daniel levará para juntar essa quantia e comprar sua bicicleta?

A
B
C
D

Primeiro encontrar o valor que Daniel deve econimizar por mês.

    [tex]= \frac{1}{5} \cdot R \$\ 130,00 = \frac{R \$\ 130,00}{5} = R \$\ 26,00 [tex]

Agora, encontrar a quantidade de meses.

    [tex]= \frac{R \$\ 870,00}{R \$\ 26,00} = 33,46... [tex]

Portanto, são 34 meses.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(BPW).

Em uma pista circular, estão correndo 3 pessoas.

Um consegue realizar uma volta completa na pista em 4 minutos, uma outra em 8 minutos e a terceira consegue fazer essa mesma volta em 10 minutos.

Os três partem do mesmo ponto para darem suas voltas.

Com quanto tempo os três vão estar juntos novamente na pista?

A
B
C
D

Observe:

  M(4): 0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40, 44, ...

  M(8): 0, 8, 16, 24, 32, 40, 48, ...

  M(10): 0, 10, 20, 30, 40, 50, ...

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(CBM-CE).

Sabendo que a altura de um triângulo retângulo é 7 cm e que sua base mede 15 cm.

Qual deverá ser a área desse triângulo?

A
B
C
D

A área do triângulo é:


   [tex] Área = \frac{base\ \cdot\ altura}{2} [tex]

   [tex] Área = \frac{15\ \cdot\ 7}{2} [tex]

   [tex] Área = \frac{105}{2} [tex]

   [tex] Área = 52,5\ cm^{2} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(CBM-CE).

Quantos metros de arame serão necessários para cercar um terreno retangular de dimensões iguais a 30 metros e 45 metros, sabendo que a cerca deverá ter 4 fios de arame?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


A quantidade de arame gasto, sabendo que tem 4 fios, é:

    [tex] = 1\ volta × 4 [tex]

    [tex] = (30 + 45 + 30 + 45) × 4 [tex]

    [tex] = (150) × 4 [tex]

    [tex] = 600\ metros [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(CMCB).

Em uma gincana do CMCB, onde Ana estuda, a primeira equipe está com 1320 pontos, a segunda está com 900 pontos.

Sabendo que a soma das três equipes é de 3150, qual o total de pontos da terceira equipe?

A
B
C
D

Considere a quantidade de pontos da 3ª equipe de x.

  1ª equipe + 2ª equipe + 3ª equipe = total

  1 320 + 900 + x = 3 150

  2 220 + x = 3 150

  x = 3 150 – 2 220

  x = 930 pontos

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(CMCB).

Um número natural é expresso por

[tex][100 : (4 \cdot 8\ –\ 27)] : (6 \cdot 7\ –\ 38)[tex]

Descubra qual é o valor do sucessor desse número.

A
B
C
D

Observe a resolução da expressão:

  [tex]= [100 : (4 \cdot 8\ –\ 27)] : (6 \cdot 7\ –\ 38)[tex]

  [tex]= [100 : (32\ –\ 27)] : (42\ –\ 38)[tex]

  [tex]= [100 : (5)] : (4)[tex]

  [tex]= [20] : (4)[tex]

  [tex]= 5[tex]

Então, o sucessor de 5 é 6.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CMCB).

Uma pizza de calabresa foi cortada em 20 fatias iguais para quatro amigos, a ser distribuída da seguinte maneira:

• Gabriel comeu [tex]\frac{1}{4}[tex] das fatias;

• Breno comeu [tex]\frac{3}{10}[tex];

• Celina comeu [tex]\frac{3}{20}[tex];

• Mariana comeu as fatias restantes.

Os dois que comeram a mesma quantidade de pizza foram:

A
B
C
D

Vamos encontrar a quantidade de pedaços que cada um comeu:

 Gabriel: [tex]\frac{1}{4} \cdot 20 = \frac{20}{4} = 5\ fatias[tex]

 Breno: [tex]\frac{3}{10} \cdot 20 = \frac{60}{10} = 6\ fatias[tex]

 Celina: [tex]\frac{3}{20} = 3\ fatias[tex]

 Mariana: [tex] 20 - (5 + 6 + 3) = 20 - 14 = 6\ fatias[tex]

Sendo assim, quem comeu a mesma quantidade de pedaços foi Breno e Mariana.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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