sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 13: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 13: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 13: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CMC - COEOCP).

A figura a seguir apresenta as seis faces de um cubo representadas num plano.

A face do cubo oposta à face de número 2 é o de número:

A
B
C
D

Ao montar o cubo a face oposta a face 2 é a face 4.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CMC - COEOCP).

Numa padaria o preço do quilograma de presunto é R$ 18,00.

Sabendo que Márcio comprou 300 gramas de presunto e pagou com uma nota de R$ 50,00, então recebeu de troco um valor igual a:

A
B
C
D

Sabendo que 1 kg = 1000 gramas e que 300 gramas custa R$ 18,00. Também, que 300 gramas corresponde a [tex]\frac{300}{1000} = \frac{3}{10}[tex] do kg. Logo:

  [tex] = \frac{3}{10} \cdot R \$\ 18,00 = \frac{R \$\ 54,00}{10} = R \$\ 5,40[tex]

Sendo assim, ele recebeu de troco:

    [tex]= R \$\ 50,00\ -\ R \$\ 5,40[tex]

    [tex]= R \$\ 44,60\ [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CMC - COEOCP).

A figura abaixo é composta por vinte e quatro quadrados iguais.


A parte sombreada representa que fração da área total da figura?

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]\frac{Parte\ sombreada}{Tatal} = \frac{5\ quadradinhos}{24\ quadradinhos} = \frac{5}{24}[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(CMC - COEOCP).

Considere um dado cujas faces são numeradas de 1 a 6, tal que a chance de se observar o número de uma face qualquer voltada para cima num lançamento é a mesma para cada face.

Em um lançamento, qual é a chance de se observar a ocorrência de um número par na face voltada para cima?

A
B
C
D

Ao lançar um dado existem 6 possibilidades de sair um número: (1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6). E a ocorrência de sair um número par é três: (2 - 4 - 6). Logo:

[tex]Chance = \frac{Nº\ par}{Total} = \frac{3}{6} = 0,5 = 50 \%\ [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CMC - COEOCP).

Marcelo viajava de avião quando, pelo alto-falante, o comandante do voo deu uma série de informações técnicas, entre elas a de que estavam voando a uma altitude de 18 000 pés.

Sabendo que a altitude de 1 (um) pé equivale aproximadamente a 30 cm, Marcelo calculou a altitude aproximada do avião em metros e encontrou um número igual a:

A
B
C
D

Como 1 (um) pé equivale aproximadamente a [tex]30\ cm = 0,3\ m[tex]. Logo:

    [tex]= 18\ 000\ pés [tex]

    [tex]= 18\ 000\ \cdot 0,3 [tex]

    [tex]= 5\ 400\ metros [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CMC - COEOCP).

Realizou-se uma pesquisa com alguns alunos do Colégio Militar de Curitiba sobre os meios de transporte que utilizam para ir ao colégio. Na tabela abaixo tem-se a quantidade de alunos que utilizam os respectivos meios de transporte:

Meios de
transporte
Quantidade
de alunos
Ônibus260
Carro350
A pé150
Bicicleta40
Total de alunos
pesquisados
800
de alunos

Com base nos dados da tabela, marque a alternativa correta.

A
B
C
D

A quantidade de alunos que vão de carro (350) e de ônibus (260). Então, tem mais chance de escolher um aluno que utiliza-se carro.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(CMC - COEOCP).

Na aula de Matemática do sexto ano, o Professor Gabriel pediu para cinco alunos decomporem o número 15.376. Os alunos deram as seguintes respostas:

Daniel: uma dezena de milhar, cinco centenas de milhar, três unidades de milhar, sete dezenas e seis unidades.

Leandro: uma centena de milhar, cinco dezenas de milhar, três unidades de milhar, sete dezenas e seis unidades.

Luiza: uma dezena de milhar, cinco unidades de milhar, três centenas, sete dezenas e seis unidades.

Marcus: uma dezena de milhar, cinco centenas de milhar, três centenas, sete dezenas e seis unidades.

O aluno que acertou a decomposição foi:

A
B
C
D

Observe:

1 5 3 7 6
dezenas
de milhar
unidades
de milhar
centenas dezenas unidades

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(CMC - COEOCP).

Denomina-se amplitude térmica de um período a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima no período.

O mês de setembro começou com uma grande variação na temperatura.

Se na primeira semana de setembro a temperatura mínima foi de 6,4°C e a temperatura máxima foi de 23,2°C pode-se dizer que a amplitude térmica desta semana foi de:

A
B
C
D

A amplitude térmica foi de:

  [tex]Amplitude = \ T_{(maior)}\ -\ T_{(menor)} [tex]

  [tex]Amplitude =\ 23,2\ -\ 6,4 [tex]

  [tex]Amplitude =\ 16,8ºC[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(CMC - COEOCP).

Mariana resolveu pintar algumas figuras desenhadas na malha quadriculada abaixo:


Se cada quadradinho corresponde a uma unidade de área, podemos afirmar que a soma das áreas das figuras pintadas por Mariana é:

A
B
C
D

A área das figuras é a quantidade de quadradinhos. Logo:

    [tex] Área = 6 + 6 + 6 [tex]

    [tex] Área = 18\ unidades\ de\ área [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(CMC - COEOCP).

Quais dos seguintes pares de sólidos apresentam pelo menos uma de suas faces circular?

A
B
C
D

Observe os sólidos a seguir:


Portanto, os sólidos que apresentam pelo menos uma de suas faces circular é o "cilindro" e "cone".

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(CMC - COEOCP).

Um eleitor que mora no interior percorreu 72 km para não deixar de votar.

Os três quartos iniciais do percurso foram feitos de trem e o restante a pé.

Quantos quilômetros ele percorreu de trem?

A
B
C
D

O eleitor percorreu de trem:

    [tex]= \frac{3}{4} \cdot 72\ km [tex]

    [tex]= \frac{216}{4}\ km [tex]

    [tex]= 54\ km [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CMC - COEOCP).

Num grupo de 400 pessoas, 260 são mulheres.

A porcentagem de homens nesse grupo é:

A
B
C
D

Primeiro descobrir a quantidade de homens:

    [tex]= 400\ -\ 260 = 140\ homens [tex]

Como as grandezas são diretamente proporcionais. Logo:

    [tex]400\ pessoas\ .... 100% [tex]

    [tex]140\ homens\ ....\ x\ %[tex]

    [tex]400x = 140 \cdot 100 [tex]

    [tex]x = \frac{14\ 000}{400} = 35 \%\ [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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