domingo, 10 de janeiro de 2021

QUIZ 20: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 20: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 20: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Observe os números no quadro abaixo.

620 – 650 – 610 – 630 – 640

Qual é a ordem crescente desses números?

A
B
C
D

Colocar em ordem crescente é do MENOR para o MAIOR. Logo:

   [tex] 610\ –\ 620\ –\ 630\ –\ 640\ –\ 650 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, Júlia chegando à sua casa após um dia de trabalho.


Júlia entrou pela porta da sala de sua casa, atravessou essa sala até o corredor, caminhou pelo corredor e entrou no segundo cômodo à sua direita, onde ela ficou descansando.

Em qual cômodo de sua casa Júlia ficou descansando após esse dia de trabalho

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número no quadro abaixo.

586

Qual é o valor posicional do algarismo 8 nesse número?

A
B
C
D

Observe:

5 8 6
Unidade
de milhar
CentenaDezenaUnidade

Logo, o valor posicional do algarismo 8 é 8 dezenas. Ou seja:

    [tex] = 8 × 10 = 80 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Segundo o Instituto Chico Mendes, “O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo”. Ao todo, são mais de cento e vinte e oito mil, novecentos e trinta espécies, entre vertebrados e invertebrados.

Essa quantidade de espécies que compõem a biodiversidade brasileira pode ser expressa pelo número

A
B
C
D

Cento e vinte e oito mil, novecentos e trinta é o mesmo que 128 930.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Carol é dona de uma empresa de cosméticos e montou um estojo de maquiagem contendo 3 batons, 1 base e 1 rímel. Devido ao sucesso desse estojo, Carol resolveu montar 1 076 estojos iguais a esses para distribuir como brinde para todas as funcionárias de sua empresa ao final do ano.

De quantos batons, no mínimo, Carol vai precisar para montar todos esses estojos de maquiagem?

A
B
C
D

A quantidade de batons que Carol deve comprar é de:

    [tex] = 3\ batons × 1\ 076\ estojos [tex]

    [tex] = 3\ 228\ batons [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número apresentado abaixo.

980 245

Nesse número, qual é o algarismo que ocupa a ordem das unidades de milhar?

A
B
C
D
9802 4 5
Centena
de
milhar
Dezena
de
milhar
Unidade
de
milhar
CentenaDezenaUnidade

Logo, o zero que ocupa da ordem das unidades de milhar.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Durante uma aula de Artes, o professor misturou, em um recipiente, 300 mL de tinta azul e 1,2 L de tinta vermelha.

Qual foi a quantidade total de tinta, em mililitros, obtida por esse professor com essa mistura?

A
B
C
D

A quantidade total de tinta, em mililitros, obtida por esse professor com essa mistura foi de:

    [tex]= 300\ mL + 1,2\ L[tex]

    [tex]= 300\ mL + 1,2\ × 1\ 000\ mL[tex]

    [tex]= 300\ mL + 1\ 200\ mL[tex]

    [tex]= 1\ 500\ mL[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Manoel estava colorindo um mosaico com figuras idênticas em uma das paredes de sua casa e parou para almoçar. O desenho abaixo representa o mosaico com a parte colorida no instante que Manoel parou para almoçar.


Qual fração representa a parte verde que Manoel coloriu, até a hora do almoço, em relação ao mosaico completo?

A
B
C
D

A fração que representa a parte verde que Manoel coloriu, até a hora do almoço, em relação ao mosaico completo é de:

    [tex]= \frac{Parte\ (Verde)}{Total} [tex]

    [tex]= \frac{8}{12} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Observe as sequências numéricas apresentadas no quadro abaixo.

I. 20 986; 22 004; 200 103; 201 301

II. 201 301; 200 103; 22 004; 20 986

II. 200 103; 201 301; 20 986; 22 004

IV. 22 004; 200 103; 201 301; 20 986

Qual dessas sequências numéricas é crescente?

A
B
C
D

Colocar em ordem crescente é do MENOR para o MAIOR. Logo:

   [tex] 20\ 986 < 22\ 004 < 200\ 103 < 201\ 301 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Otávio coleciona moedas antigas e possui, ao todo, 450 moedas. Ao organizar essas moedas, ele as colocou em 3 potes deixando todos eles com a mesma quantidade de moedas.

Quantas moedas Otávio colocou em cada pote?

A
B
C
D

A qunatidade de moedas que Otávio colocou em cada pote foi de:

    [tex] = \frac{450\ moedas}{3\ potes} [tex]

    [tex] = 150\ moedas [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número apresentado no quadro abaixo.

920 306

Qual é o valor relativo do algarismo 2 nesse número?

A
B
C
D

   

9203 0 6
Centena
de
milhar
Dezena
de
milhar
Unidade
de
milhar
CentenaDezenaUnidade

Logo, o algarismo 2 ocupa da ordem das dezenas de milhar. Ou seja, vale 20 000.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Ana comprou uma bandeja com 35 salgadinhos. Em um lanche da tarde, seus sobrinhos comeram 26 desses salgadinhos.

Após esse lanche da tarde, com quantos salgadinhos dessa bandeja Ana ficou?

A
B
C
D

Após esse lanche, Ana ficou com:

   [tex]= 35\ -\ 26 [tex]

   [tex]= 9\ salgadinhos [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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