(CMC - COEOCP).
Na malha quadriculada estão representados um losango, um retângulo e um trapézio.
/img1_quiz17_Mat_6ano_EF.png )
Considerando que cada quadradinho corresponde a uma unidade de área e colocando em ordem decrescente, de acordo com suas áreas, a ordem dos polígonos será:
Observe a figura a seguir:
/img2_quiz17_Mat_6ano_EF.png )
• Área do losando:
A = 12\ quadradinhos
• Área do retângulo:
A = 15\ quadradinhos
• Área do trapézio:
A = 16\ quadradinhos
Agora, colocando as área em ordem crescente, temos:
= 12 < 15 < 16
= Losango < retângulo < trapézio
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Vanessa quer comprar uma bicicleta que custa R$ 540,00 e ela já tem R$ 135,00.
Qual a porcentagem que falta para Vanessa comprar a bicicleta?
Como Vanessa já tem R$ 135,00. Então, ainda faltam:
R \$\ 540 - 135 = R \$\ 405,00
Agora, encontrar o valor percentual correspondente a R$ 405,00.
540,00\ ....\ 100 \%\
405,00\ ....\ x %
540x = 405 \cdot 100
x = \frac{40\ 500}{540}
x = 75 \%\
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
O professor de Educação Física montou um treino de corrida para os alunos Alfa e Bravo, ambos do 6º Ano do Ensino Fundamental.
De acordo com o treino, o aluno Alfa deve treinar a cada 2 dias e o Bravo a cada 3 dias.
Alfa começou a treinar no dia 1 de agosto e Bravo no dia 2 de agosto.
Sabendo que o mês de agosto tem 31 dias, o último dia em que correram juntos no mês de agosto foi:
(CMC - COEOCP).
Um aluno encontrou uma pesquisa sobre o excesso de peso das mochilas escolares. Esse excesso pode provocar dor nas costas, nas pernas, nos pés, nos ombros ou nos braços.
Os médicos recomendam que o peso da mochila que um estudante carrega seja, no máximo, 20% do peso do estudante.
O aluno montou a tabela a seguir com alguns de seus colegas, registrando o peso das suas mochilas em um determinado dia.
Aluno | Peso do aluno (kg) | Peso da mochila (kg) |
---|---|---|
CAMILA | 35,2 | 6,9 |
MATHEUS | 44,6 | 8,5 |
MÁRCIA | 38,7 | 6,2 |
LUCAS | 42,5 | 8,7 |
O aluno que NÃO está carregando a mochila acima do peso é:
Encontrar o percentual do peso das mochilas. Como 20% = 0,2. Logo:
Camila:\ 35,2 \cdot 0,2 = 7,04\ kg
Matheus:\ 44,6 \cdot 0,2 = 8,92\ kg
Márcia:\ 38,7 \cdot 0,2 = 7,74\ kg
Lucas:\ 34,8 \cdot 0,2 = 6,96\ kg
Sendo assim, o único aluno que está com peso adequado da mochila é o aluno "LUCAS".
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Dona Luiza foi ao Supermercado Bom Preço e viu o seguinte cartaz na entrada:
PROMOÇÃO DO DIA | |
---|---|
Feijão (kg) | R$ 2,50 |
Tomate (kg) | R$ 1,80 |
Açucar (kg) | R$ 1,20 |
Café (500 g) | R$ 7,40 |
Carne (kg) | R$ 15,00 |
Ovos (dúzia) | R$ 3,40 |
Manga (kg) | R$ 3,80 |
Aproveitando algumas ofertas, dona Luiza comprou:
• três quilogramas de feijão,
• um quilograma e meio de tomate,
• dois quilogramas de açucar,
• dois quilogramas de carne,
• e uma dúzia de ovos.
O valor gasto por dona Luiza na compra destes produtos foi de:
O valor gasto por dona Luiza na compra destes produtos foi de:
= 3 × 2,50 + 1,5 × 1,80 + 2 × 1,20 + 2 × 15 + 3,40
= 7,50 + 2,70 + 2,40 + 30,00 + 3,40
= R$ 46,00
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Na malha quadriculada abaixo, cada quadradinho tem 1 cm de lado.
Para homenagear os Jogos Olímpicos Rio 2016, a organização do evento resolveu fazer um desenho na malha quadriculada, representando o Cristo Redentor.
/img3_quiz17_Mat_6ano_EF.png )
Assim, podemos dizer que a área da região sombreada é:
Como cada lado da malha quadriculada vale 1 cm. Então, cada quadradinho tem área de 1 cm². Com isso, a área da figura é o número de quadradinhos. Sendo assim, temos:
/img4_quiz17_Mat_6ano_EF.png )
= 43,5 quadradinhos = 43,5 cm²
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Uma professora propôs aos seus alunos um jogo chamado “Que polígono é esse?”.
Na primeira rodada foram dadas as seguintes informações:
• Esse polígono é um quadrilátero.
• Esse polígono possui quatro lados com as mesmas medidas.
• Esse polígono não possui os quatro ângulos retos.
Esse polígono é o:
Esse polígono é o LOSANGO. Pois, ele é um quadrilátero (4 lados), os lados tem a mesma medida e os ângulos não são retos (≠ 90º).
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
O Reservatório de Água de um pequeno município possui 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e uma profundidade de 2 metros.
Qual a capacidade de água que esse reservatório possui?
A capacidade deste reservatório é de:
V = 50m \cdot 25m \cdot 2m
V = 2\ 500\ m^{3}
Como 1\ m^{3} = 1\ 000\ litros. Logo:
V = 2\ 500\ m^{3}
V = 2\ 500\ \cdot 1000\ litros
V = 2\ 500\ 000\ litros
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Um casal observou numa loja de móveis que um berço custava R$ 476,80.
No entanto, a loja oferecia um desconto de 25% para o pagamento à vista.
Quanto o casal pagou pelo berço utilizando o desconto da loja?
Na compra à vista ganha um desconto de 25%. Como 100\ \%\ –\ 25\ \% = 75\ \%. Logo:
= R \$\ 476,80 \cdot 75\ \%\
= R \$\ 4\color{Red}{\underline{76}},80 \cdot \frac{75}{1 \color{Red}{\underline{00}} }
= R \$\ 4,7680 \cdot 75
= R \$\ 357,60
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
O álbum de figurinhas de Cristiano que retrata jogadores de futebol está quase completo.
Ele já preencheu \frac{7}{9} do álbum, que tem espaço para 225 figurinhas.
Cada envelope vem com cinco figurinhas e custa R$ 2,50.
Quanto Cristiano irá gastar para completar o álbum se a cada envelope comprado encontrar figurinhas diferentes das que já possui?
Primeiro vamos encontrar a quantidade de figurinhas que faltam para completar o álbum.
\frac{9}{9}\ -\ \frac{7}{9} = \frac{2}{9}
Então:
= \frac{2}{9} \cdot 225 = \frac{450}{9} = 50\ figurinhas
Agora, descobrir a quantidade de envolopes de figurinhas:
= \frac{50}{5} = 10\ envolopes
Logo, o custo é de:
= 10 \cdot R \$\ 2,50 = R \$\ 25,00
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A Empresa de Saneamento Básico de uma cidade construirá um reservatório de água no formato de dois paralelepípedos, cujas dimensões estão descritas na figura abaixo:
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A capacidade máxima deste reservatório será de:
A capacidade máxima deste reservatório é de:
V = Bloco_{(menor)} + Bloco_{(maior)}
V = 40 × 40 × 60 + 100 × 40 × 50
V = 96\ 000 + 200\ 000
V = 296\ 000\ cm^{3}
Como 1\ cm^{3} = 1\ mL e 1\ 000\ mL = 1\ Litro. Sendo assim, temos:
V = 296\ 000\ cm^{3}
V = 296\ 000\ mL
V = 296\ L
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A pista usada para caminhadas em um determinado Colégio tem 400 m.
Seguindo recomendação médica, uma professora fez caminhadas diárias durante uma semana.
Ela começou com três voltas na segunda-feira e aumentou uma volta a cada dia.
Que distância a professora percorreu em suas caminhadas de segunda a sexta-feira nessa semana da recomendação médica?
Observe:
Dias | Distância (metros) |
---|---|
Segunda-feira | 3 × 400 = 1 200 m = 1,2 km |
Terça-feira | 4 × 400 = 1 600 m = 1,6 km |
Quarta-feira | 5 × 400 = 2 000 m = 2,0 km |
Quinta-feira | 6 × 400 = 2 400 m = 2,4 km |
Sexta-feira | 7 × 400 = 2 800 m = 2,8 km |
A distância que a professora caminhou de segunda a sexta-feira foi de:
= 1,2 + 1,6 + 2,0 + 2,4 + 2,8
= 10 km
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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