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sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 11: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 11: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 11: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CMCB).

Para comemorar o Natal no CMCB, a escola promoveu um almoço cujo prato único era o Baião de dois com Carne do Sol, atração principal dos restaurante do estado.

O gráfico mostra a relação entre ingredientes (Arroz, feijão, linguiça, Carne do Sol, Queijo e Bacon) e o custo, calculada para o evento com 300 (trezentas) Pessoas.


O Custo da comida do almoço para 10 (dez) pessoas é igual a:

A
B
C
D

Primeiro, encontrar o custo (R$) para um evento com 300 pessoas.

    Custo = 110 + 90 + 150 + 210 + 150 + 190

    Custo = R$ 900,00

Agora, encontrar o custo por pessoa:

    = \frac{ R \$\ 900,00}{300\ pessoas} = R \$\ 3,00

Por último, encontrar o custo (R$) para 10 pessoas.

    = R \$\ 3,00 × 10 = R \$\ 30,00

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CMCB).

Observe a expressão numérica a seguir:

(\frac{1}{4} + \frac{2}{5}) : (\frac{1}{3} + \frac{1}{10})

O valor da expressão é

A
B
C
D

O resultado da expressão numérica é:

    =(\frac{1}{4} + \frac{2}{5}) : (\frac{1}{3} + \frac{1}{10})

    = (\frac{1\ ×\ 5}{4\ ×\ 5} + \frac{2\ ×\ 4}{5\ ×\ 4}) : (\frac{1\ ×\ 10}{3\ ×\ 10} + \frac{1\ ×\ 3}{10\ ×\ 3})

    = (\frac{5}{20} + \frac{8}{20}) : (\frac{10}{30} + \frac{3}{30})

    = (\frac{5\ +\ 8}{20}) : (\frac{10\ +\ 3}{30})

    = \frac{13}{20} : \frac{13}{30}

    = \frac{13}{20} \cdot \frac{30}{13}

    = \frac{\color{Red}{\underline{13}}\ ×\ 3\color{blue}{\underline{0}}}{2\color{blue}{\underline{0}}\ ×\ \color{Red}{\underline{13}}}

    = \frac{3}{2}

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CMCB).

Em uma papelaria, cada caneta custa R$ 2,70.

Paula fez compras nessa papelaria, tendo gasto um total de R$ 58,80.

Assim, Paula pode ter comprado, no máximo,

A
B
C
D

Paula deve comprar, no máximo:

    = \frac{R \$\ 58,80}{R \$\ 2,70}

    = 21,77777...

Sendo assim, Paula deve comprar no máximo 21 canetas.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SAEB).

Uma torneira desperdiça 125 mL de água durante 1 hora.

Quantos litros de água desperdiçará em 24 horas?

A
B
C
D

Observe:

    125\ mL\ .....\ 1\ hora

    \ x\ mL\ ..... 24\ horas

    x = 125\ \cdot\ 24

    x = 3\ 000\ mL = 3\ litros

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CMCB).

A quadra de futebol de salão de uma escola possui 20,5 m de largura e 32,5 m de comprimento.

Um aluno que dá uma volta completa nessa quadra percorre:

A
B
C
D

O comprimento de um volta completa neste quadra de futebol de salão é de:

    C = 20,5 + 20,5 + 32,5 + 32,5

    C = 106 m

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CMCB).

Andrea tem 4 saias e 5 blusas de cores diferentes.

De quantas formas diferentes ela pode se vestir, usando essas peças de roupa?

A
B
C
D

Pelo princípio multiplicativo, temos:

    = 4 saias × 5 blusas

    = 20 formas diferentes

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(CMCB).

O Sr. Francisco comprou 8 tonéis de azeite, cada uma com 125 litros.

Pretende encher garrafões de 5 litros com o azeite que comprou.

Quantos garrafões vai conseguir encher?

A
B
C
D

Primeiro encontrar quantidade de litros de azeite:

    = 8 × 125 = 1\ 000\ litros

Agora, encontrar a quantidade de garrafões de 5 litros.

    = \frac{1\ 000\ litros}{5\ litros} = 200\ garrafões

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(CMCB).

Observe a expressão numérica a seguir:

100 \cdot 0,1\ –\ 5 + 0,01 : 0,01

O valor dessa expressão numérica é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão numérica é:

    = 100 \cdot 0,1\ –\ 5 + 0,01 : 0,01

    = 10\ –\ 5 + 1

    = 5 + 1

    = 6

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(CMCB).

Observa o seguinte gráfico de barras que traduz a idade dos alunos de uma turma.


O número de alunos com mais de 9 anos e menos de 12 anos.

A
B
C
D

O número de alunos com mais de 9 anos e menos de 12 anos é:

    = 8 + 5 = 13\ alunos

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(CM - Curitiba).

No Colégio estudam 945 alunos, entre meninos e meninas.

Se \frac{4}{9} destes alunos são do sexo feminino, podemos dizer que o número de meninos no colégio é

A
B
C
D

O número de meninos no colégio é:

    = 1\ -\ \frac{4}{9} = \frac{9}{9}\ -\ \frac{4}{9} = \frac{9\ -\ 4}{9} = \frac{5}{9}

Logo:

    945\ \cdot\ \frac{5}{9} = \frac{4\ 725}{9} = 525\ alunos

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(CM - Curitiba).

O diretor de uma Escola resolveu fazer uma reforma no piso da Praça de Alimentação.

Essa praça de alimentação tem a forma retangular com 16,5 m de largura por 52,0 m de comprimento.

Qual será a área a ser revestida com piso?

A
B
C
D

A área dessa praça de alimentação é:

    Área = comprimento × largura

    Área = 52,0 × 16,5

    Área = 858,0\ m^{2}

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CM - Curitiba).

Em um almoço foram servidas 450 refeições.

Supondo que cada pessoa comeu 400 gramas de alimentos.

Pode-se dizer que nesse almoço foram consumidos:

A
B
C
D

Como 400 gramas = 0,4 kg. Logo:

    = 0,4\ kg × 450

    = 180\ kg

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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