sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 11: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 11: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 11: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CMCB).

Para comemorar o Natal no CMCB, a escola promoveu um almoço cujo prato único era o Baião de dois com Carne do Sol, atração principal dos restaurante do estado.

O gráfico mostra a relação entre ingredientes (Arroz, feijão, linguiça, Carne do Sol, Queijo e Bacon) e o custo, calculada para o evento com 300 (trezentas) Pessoas.


O Custo da comida do almoço para 10 (dez) pessoas é igual a:

A
B
C
D

Primeiro, encontrar o custo (R$) para um evento com 300 pessoas.

    Custo = 110 + 90 + 150 + 210 + 150 + 190

    Custo = R$ 900,00

Agora, encontrar o custo por pessoa:

    [tex] = \frac{ R \$\ 900,00}{300\ pessoas} = R \$\ 3,00[tex]

Por último, encontrar o custo (R$) para 10 pessoas.

    [tex] = R \$\ 3,00 × 10 = R \$\ 30,00[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CMCB).

Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] (\frac{1}{4} + \frac{2}{5}) : (\frac{1}{3} + \frac{1}{10}) [tex]

O valor da expressão é

A
B
C
D

O resultado da expressão numérica é:

    [tex] =(\frac{1}{4} + \frac{2}{5}) : (\frac{1}{3} + \frac{1}{10}) [tex]

    [tex]= (\frac{1\ ×\ 5}{4\ ×\ 5} + \frac{2\ ×\ 4}{5\ ×\ 4}) : (\frac{1\ ×\ 10}{3\ ×\ 10} + \frac{1\ ×\ 3}{10\ ×\ 3}) [tex]

    [tex]= (\frac{5}{20} + \frac{8}{20}) : (\frac{10}{30} + \frac{3}{30}) [tex]

    [tex]= (\frac{5\ +\ 8}{20}) : (\frac{10\ +\ 3}{30}) [tex]

    [tex]= \frac{13}{20} : \frac{13}{30} [tex]

    [tex]= \frac{13}{20} \cdot \frac{30}{13} [tex]

    [tex]= \frac{\color{Red}{\underline{13}}\ ×\ 3\color{blue}{\underline{0}}}{2\color{blue}{\underline{0}}\ ×\ \color{Red}{\underline{13}}} [tex]

    [tex]= \frac{3}{2} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CMCB).

Em uma papelaria, cada caneta custa R$ 2,70.

Paula fez compras nessa papelaria, tendo gasto um total de R$ 58,80.

Assim, Paula pode ter comprado, no máximo,

A
B
C
D

Paula deve comprar, no máximo:

    [tex]= \frac{R \$\ 58,80}{R \$\ 2,70} [tex]

    [tex]= 21,77777... [tex]

Sendo assim, Paula deve comprar no máximo 21 canetas.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SAEB).

Uma torneira desperdiça 125 mL de água durante 1 hora.

Quantos litros de água desperdiçará em 24 horas?

A
B
C
D

Observe:

    [tex]125\ mL\ .....\ 1\ hora [tex]

    [tex]\ x\ mL\ ..... 24\ horas [tex]

    [tex] x = 125\ \cdot\ 24 [tex]

    [tex] x = 3\ 000\ mL = 3\ litros[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CMCB).

A quadra de futebol de salão de uma escola possui 20,5 m de largura e 32,5 m de comprimento.

Um aluno que dá uma volta completa nessa quadra percorre:

A
B
C
D

O comprimento de um volta completa neste quadra de futebol de salão é de:

    C = 20,5 + 20,5 + 32,5 + 32,5

    C = 106 m

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CMCB).

Andrea tem 4 saias e 5 blusas de cores diferentes.

De quantas formas diferentes ela pode se vestir, usando essas peças de roupa?

A
B
C
D

Pelo princípio multiplicativo, temos:

    = 4 saias × 5 blusas

    = 20 formas diferentes

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(CMCB).

O Sr. Francisco comprou 8 tonéis de azeite, cada uma com 125 litros.

Pretende encher garrafões de 5 litros com o azeite que comprou.

Quantos garrafões vai conseguir encher?

A
B
C
D

Primeiro encontrar quantidade de litros de azeite:

    [tex] = 8 × 125 = 1\ 000\ litros [tex]

Agora, encontrar a quantidade de garrafões de 5 litros.

    [tex] = \frac{1\ 000\ litros}{5\ litros} = 200\ garrafões [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(CMCB).

Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] 100 \cdot 0,1\ –\ 5 + 0,01 : 0,01 [tex]

O valor dessa expressão numérica é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão numérica é:

    [tex]= 100 \cdot 0,1\ –\ 5 + 0,01 : 0,01 [tex]

    [tex]= 10\ –\ 5 + 1 [tex]

    [tex]= 5 + 1 [tex]

    [tex]= 6 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(CMCB).

Observa o seguinte gráfico de barras que traduz a idade dos alunos de uma turma.


O número de alunos com mais de 9 anos e menos de 12 anos.

A
B
C
D

O número de alunos com mais de 9 anos e menos de 12 anos é:

    [tex] = 8 + 5 = 13\ alunos [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(CM - Curitiba).

No Colégio estudam 945 alunos, entre meninos e meninas.

Se [tex]\frac{4}{9}[tex] destes alunos são do sexo feminino, podemos dizer que o número de meninos no colégio é

A
B
C
D

O número de meninos no colégio é:

    [tex]= 1\ -\ \frac{4}{9} = \frac{9}{9}\ -\ \frac{4}{9} = \frac{9\ -\ 4}{9} = \frac{5}{9} [tex]

Logo:

    [tex]945\ \cdot\ \frac{5}{9} = \frac{4\ 725}{9} = 525\ alunos [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(CM - Curitiba).

O diretor de uma Escola resolveu fazer uma reforma no piso da Praça de Alimentação.

Essa praça de alimentação tem a forma retangular com 16,5 m de largura por 52,0 m de comprimento.

Qual será a área a ser revestida com piso?

A
B
C
D

A área dessa praça de alimentação é:

   [tex] Área = comprimento × largura [tex]

   [tex] Área = 52,0 × 16,5 [tex]

   [tex] Área = 858,0\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CM - Curitiba).

Em um almoço foram servidas 450 refeições.

Supondo que cada pessoa comeu 400 gramas de alimentos.

Pode-se dizer que nesse almoço foram consumidos:

A
B
C
D

Como 400 gramas = 0,4 kg. Logo:

    [tex] = 0,4\ kg × 450 [tex]

    [tex] = 180\ kg [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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