(CMC - COEOCP).
Na malha quadriculada estão representados um losango, um retângulo e um trapézio.
Considerando que cada quadradinho corresponde a uma unidade de área e colocando em ordem decrescente, de acordo com suas áreas, a ordem dos polígonos será:
Observe a figura a seguir:
• Área do losando:
[tex]A = 12\ quadradinhos [tex]
• Área do retângulo:
[tex]A = 15\ quadradinhos [tex]
• Área do trapézio:
[tex]A = 16\ quadradinhos [tex]
Agora, colocando as área em ordem crescente, temos:
= [tex] 12 < 15 < 16 [tex]
= [tex] Losango < retângulo < trapézio [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Vanessa quer comprar uma bicicleta que custa R$ 540,00 e ela já tem R$ 135,00.
Qual a porcentagem que falta para Vanessa comprar a bicicleta?
Como Vanessa já tem R$ 135,00. Então, ainda faltam:
[tex] R \$\ 540 - 135 = R \$\ 405,00 [tex]
Agora, encontrar o valor percentual correspondente a R$ 405,00.
[tex]540,00\ ....\ 100 \%\ [tex]
[tex]405,00\ ....\ x % [tex]
[tex] 540x = 405 \cdot 100 [tex]
[tex]x = \frac{40\ 500}{540} [tex]
[tex]x = 75 \%\ [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
O professor de Educação Física montou um treino de corrida para os alunos Alfa e Bravo, ambos do 6º Ano do Ensino Fundamental.
De acordo com o treino, o aluno Alfa deve treinar a cada 2 dias e o Bravo a cada 3 dias.
Alfa começou a treinar no dia 1 de agosto e Bravo no dia 2 de agosto.
Sabendo que o mês de agosto tem 31 dias, o último dia em que correram juntos no mês de agosto foi:
(CMC - COEOCP).
Um aluno encontrou uma pesquisa sobre o excesso de peso das mochilas escolares. Esse excesso pode provocar dor nas costas, nas pernas, nos pés, nos ombros ou nos braços.
Os médicos recomendam que o peso da mochila que um estudante carrega seja, no máximo, 20% do peso do estudante.
O aluno montou a tabela a seguir com alguns de seus colegas, registrando o peso das suas mochilas em um determinado dia.
Aluno | Peso do aluno (kg) | Peso da mochila (kg) |
---|---|---|
CAMILA | 35,2 | 6,9 |
MATHEUS | 44,6 | 8,5 |
MÁRCIA | 38,7 | 6,2 |
LUCAS | 42,5 | 8,7 |
O aluno que NÃO está carregando a mochila acima do peso é:
Encontrar o percentual do peso das mochilas. Como 20% = 0,2. Logo:
[tex] Camila:\ 35,2 \cdot 0,2 = 7,04\ kg [tex]
[tex] Matheus:\ 44,6 \cdot 0,2 = 8,92\ kg [tex]
[tex] Márcia:\ 38,7 \cdot 0,2 = 7,74\ kg [tex]
[tex] Lucas:\ 34,8 \cdot 0,2 = 6,96\ kg [tex]
Sendo assim, o único aluno que está com peso adequado da mochila é o aluno "LUCAS".
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Dona Luiza foi ao Supermercado Bom Preço e viu o seguinte cartaz na entrada:
PROMOÇÃO DO DIA | |
---|---|
Feijão (kg) | R$ 2,50 |
Tomate (kg) | R$ 1,80 |
Açucar (kg) | R$ 1,20 |
Café (500 g) | R$ 7,40 |
Carne (kg) | R$ 15,00 |
Ovos (dúzia) | R$ 3,40 |
Manga (kg) | R$ 3,80 |
Aproveitando algumas ofertas, dona Luiza comprou:
• três quilogramas de feijão,
• um quilograma e meio de tomate,
• dois quilogramas de açucar,
• dois quilogramas de carne,
• e uma dúzia de ovos.
O valor gasto por dona Luiza na compra destes produtos foi de:
O valor gasto por dona Luiza na compra destes produtos foi de:
= 3 × 2,50 + 1,5 × 1,80 + 2 × 1,20 + 2 × 15 + 3,40
= 7,50 + 2,70 + 2,40 + 30,00 + 3,40
= R$ 46,00
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Na malha quadriculada abaixo, cada quadradinho tem 1 cm de lado.
Para homenagear os Jogos Olímpicos Rio 2016, a organização do evento resolveu fazer um desenho na malha quadriculada, representando o Cristo Redentor.
Assim, podemos dizer que a área da região sombreada é:
Como cada lado da malha quadriculada vale 1 cm. Então, cada quadradinho tem área de 1 cm². Com isso, a área da figura é o número de quadradinhos. Sendo assim, temos:
= 43,5 quadradinhos = 43,5 cm²
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Uma professora propôs aos seus alunos um jogo chamado “Que polígono é esse?”.
Na primeira rodada foram dadas as seguintes informações:
• Esse polígono é um quadrilátero.
• Esse polígono possui quatro lados com as mesmas medidas.
• Esse polígono não possui os quatro ângulos retos.
Esse polígono é o:
Esse polígono é o LOSANGO. Pois, ele é um quadrilátero (4 lados), os lados tem a mesma medida e os ângulos não são retos (≠ 90º).
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
O Reservatório de Água de um pequeno município possui 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e uma profundidade de 2 metros.
Qual a capacidade de água que esse reservatório possui?
A capacidade deste reservatório é de:
[tex] V = 50m \cdot 25m \cdot 2m [tex]
[tex] V = 2\ 500\ m^{3} [tex]
Como [tex]1\ m^{3} = 1\ 000\ litros[tex]. Logo:
[tex] V = 2\ 500\ m^{3} [tex]
[tex] V = 2\ 500\ \cdot 1000\ litros [tex]
[tex] V = 2\ 500\ 000\ litros [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Um casal observou numa loja de móveis que um berço custava R$ 476,80.
No entanto, a loja oferecia um desconto de 25% para o pagamento à vista.
Quanto o casal pagou pelo berço utilizando o desconto da loja?
Na compra à vista ganha um desconto de 25%. Como [tex]100\ \%\ –\ 25\ \% = 75\ \%[tex]. Logo:
[tex] = R \$\ 476,80 \cdot 75\ \%\ [tex]
[tex] = R \$\ 4\color{Red}{\underline{76}},80 \cdot \frac{75}{1 \color{Red}{\underline{00}} } [tex]
[tex] = R \$\ 4,7680 \cdot 75 [tex]
[tex] = R \$\ 357,60 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
O álbum de figurinhas de Cristiano que retrata jogadores de futebol está quase completo.
Ele já preencheu [tex]\frac{7}{9}[tex] do álbum, que tem espaço para 225 figurinhas.
Cada envelope vem com cinco figurinhas e custa R$ 2,50.
Quanto Cristiano irá gastar para completar o álbum se a cada envelope comprado encontrar figurinhas diferentes das que já possui?
Primeiro vamos encontrar a quantidade de figurinhas que faltam para completar o álbum.
[tex]\frac{9}{9}\ -\ \frac{7}{9} = \frac{2}{9} [tex]
Então:
[tex] = \frac{2}{9} \cdot 225 = \frac{450}{9} = 50\ figurinhas [tex]
Agora, descobrir a quantidade de envolopes de figurinhas:
[tex] = \frac{50}{5} = 10\ envolopes [tex]
Logo, o custo é de:
[tex] = 10 \cdot R \$\ 2,50 = R \$\ 25,00 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A Empresa de Saneamento Básico de uma cidade construirá um reservatório de água no formato de dois paralelepípedos, cujas dimensões estão descritas na figura abaixo:
A capacidade máxima deste reservatório será de:
A capacidade máxima deste reservatório é de:
[tex] V = Bloco_{(menor)} + Bloco_{(maior)} [tex]
[tex] V = 40 × 40 × 60 + 100 × 40 × 50 [tex]
[tex] V = 96\ 000 + 200\ 000 [tex]
[tex] V = 296\ 000\ cm^{3} [tex]
Como [tex]1\ cm^{3} = 1\ mL [tex] e [tex]1\ 000\ mL = 1\ Litro[tex]. Sendo assim, temos:
[tex] V = 296\ 000\ cm^{3} [tex]
[tex] V = 296\ 000\ mL [tex]
[tex] V = 296\ L [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A pista usada para caminhadas em um determinado Colégio tem 400 m.
Seguindo recomendação médica, uma professora fez caminhadas diárias durante uma semana.
Ela começou com três voltas na segunda-feira e aumentou uma volta a cada dia.
Que distância a professora percorreu em suas caminhadas de segunda a sexta-feira nessa semana da recomendação médica?
Observe:
Dias | Distância (metros) |
---|---|
Segunda-feira | 3 × 400 = 1 200 m = 1,2 km |
Terça-feira | 4 × 400 = 1 600 m = 1,6 km |
Quarta-feira | 5 × 400 = 2 000 m = 2,0 km |
Quinta-feira | 6 × 400 = 2 400 m = 2,4 km |
Sexta-feira | 7 × 400 = 2 800 m = 2,8 km |
A distância que a professora caminhou de segunda a sexta-feira foi de:
= 1,2 + 1,6 + 2,0 + 2,4 + 2,8
= 10 km
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)