(CMC - COEOCP).
Numa padaria o preço do quilograma de presunto é R$ 18,00.
Sabendo que Márcio comprou 300 gramas de presunto e pagou com uma nota de R$ 50,00, então recebeu de troco um valor igual a:
Sabendo que 1 kg = 1000 gramas e que 300 gramas custa R$ 18,00. Também, que 300 gramas corresponde a [tex]\frac{300}{1000} = \frac{3}{10}[tex] do kg. Logo:
[tex] = \frac{3}{10} \cdot R \$\ 18,00 = \frac{R \$\ 54,00}{10} = R \$\ 5,40[tex]
Sendo assim, ele recebeu de troco:
[tex]= R \$\ 50,00\ -\ R \$\ 5,40[tex]
[tex]= R \$\ 44,60\ [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A figura abaixo é composta por vinte e quatro quadrados iguais.
A parte sombreada representa que fração da área total da figura?
Observe que:
[tex]\frac{Parte\ sombreada}{Tatal} = \frac{5\ quadradinhos}{24\ quadradinhos} = \frac{5}{24}[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Considere um dado cujas faces são numeradas de 1 a 6, tal que a chance de se observar o número de uma face qualquer voltada para cima num lançamento é a mesma para cada face.
Em um lançamento, qual é a chance de se observar a ocorrência de um número par na face voltada para cima?
Ao lançar um dado existem 6 possibilidades de sair um número: (1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6). E a ocorrência de sair um número par é três: (2 - 4 - 6). Logo:
[tex]Chance = \frac{Nº\ par}{Total} = \frac{3}{6} = 0,5 = 50 \%\ [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Marcelo viajava de avião quando, pelo alto-falante, o comandante do voo deu uma série de informações técnicas, entre elas a de que estavam voando a uma altitude de 18 000 pés.
Sabendo que a altitude de 1 (um) pé equivale aproximadamente a 30 cm, Marcelo calculou a altitude aproximada do avião em metros e encontrou um número igual a:
Como 1 (um) pé equivale aproximadamente a [tex]30\ cm = 0,3\ m[tex]. Logo:
[tex]= 18\ 000\ pés [tex]
[tex]= 18\ 000\ \cdot 0,3 [tex]
[tex]= 5\ 400\ metros [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Realizou-se uma pesquisa com alguns alunos do Colégio Militar de Curitiba sobre os meios de transporte que utilizam para ir ao colégio. Na tabela abaixo tem-se a quantidade de alunos que utilizam os respectivos meios de transporte:
Meios de transporte | Quantidade de alunos |
---|---|
Ônibus | 260 |
Carro | 350 |
A pé | 150 |
Bicicleta | 40 |
Total de alunos pesquisados | 800 de alunos |
Com base nos dados da tabela, marque a alternativa correta.
A quantidade de alunos que vão de carro (350) e de ônibus (260). Então, tem mais chance de escolher um aluno que utiliza-se carro.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Na aula de Matemática do sexto ano, o Professor Gabriel pediu para cinco alunos decomporem o número 15.376. Os alunos deram as seguintes respostas:
Daniel: uma dezena de milhar, cinco centenas de milhar, três unidades de milhar, sete dezenas e seis unidades.
Leandro: uma centena de milhar, cinco dezenas de milhar, três unidades de milhar, sete dezenas e seis unidades.
Luiza: uma dezena de milhar, cinco unidades de milhar, três centenas, sete dezenas e seis unidades.
Marcus: uma dezena de milhar, cinco centenas de milhar, três centenas, sete dezenas e seis unidades.
O aluno que acertou a decomposição foi:
Observe:
1 | 5 | 3 | 7 | 6 |
---|---|---|---|---|
dezenas de milhar | unidades de milhar | centenas | dezenas | unidades |
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Denomina-se amplitude térmica de um período a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima no período.
O mês de setembro começou com uma grande variação na temperatura.
Se na primeira semana de setembro a temperatura mínima foi de 6,4°C e a temperatura máxima foi de 23,2°C pode-se dizer que a amplitude térmica desta semana foi de:
A amplitude térmica foi de:
[tex]Amplitude = \ T_{(maior)}\ -\ T_{(menor)} [tex]
[tex]Amplitude =\ 23,2\ -\ 6,4 [tex]
[tex]Amplitude =\ 16,8ºC[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Mariana resolveu pintar algumas figuras desenhadas na malha quadriculada abaixo:
Se cada quadradinho corresponde a uma unidade de área, podemos afirmar que a soma das áreas das figuras pintadas por Mariana é:
A área das figuras é a quantidade de quadradinhos. Logo:
[tex] Área = 6 + 6 + 6 [tex]
[tex] Área = 18\ unidades\ de\ área [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Quais dos seguintes pares de sólidos apresentam pelo menos uma de suas faces circular?
Observe os sólidos a seguir:
Portanto, os sólidos que apresentam pelo menos uma de suas faces circular é o "cilindro" e "cone".
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Um eleitor que mora no interior percorreu 72 km para não deixar de votar.
Os três quartos iniciais do percurso foram feitos de trem e o restante a pé.
Quantos quilômetros ele percorreu de trem?
O eleitor percorreu de trem:
[tex]= \frac{3}{4} \cdot 72\ km [tex]
[tex]= \frac{216}{4}\ km [tex]
[tex]= 54\ km [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Num grupo de 400 pessoas, 260 são mulheres.
A porcentagem de homens nesse grupo é:
Primeiro descobrir a quantidade de homens:
[tex]= 400\ -\ 260 = 140\ homens [tex]
Como as grandezas são diretamente proporcionais. Logo:
[tex]400\ pessoas\ .... 100% [tex]
[tex]140\ homens\ ....\ x\ %[tex]
[tex]400x = 140 \cdot 100 [tex]
[tex]x = \frac{14\ 000}{400} = 35 \%\ [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)