(CBM-CE).
Ralfe tem muitas réguas de muitos tamanhos e medidas diferentes.
Porém, existem três réguas que ele gosta muito e usa mais que as outras.
Uma delas mede 10 centímetros, outra mede 0,30 metros e a última mede 200 milímetros.
Quando Ralfe soma todos os comprimentos das três réguas, obtém como resultado em centímetros:
Convertendo todas as medidas para centímetros.
1ª régua: 10 cm
2ª régua: 0,30 m = 30 cm
3ª régua: 200 mm = 20 cm
Agora, a soma de todos comprimentos é de:
= 10 + 30 + 20 = 60 cm
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CBM-CE).
Em uma festa de aniversário, os convidados foram servidos com refrigerante em copos de 200 mililitros.
A festa tinha 30 convidados e sabe-se que cada um tomou 3 copos de refrigerantes.
Quantos litros de refrigerante foram consumidos por todos os convidados?
Como são 30 convidados e cada um tomou 3 copos de refrigerante de 200 mL. Logo:
[tex] = 3 × 30 × 200\ mL [tex]
[tex]= 18\ 000\ mL[tex]
Agora, convertendo isso em litros, sabendo que [tex]1\ L = 1000\ mL[tex]. Então:
[tex] \frac{18\ 000\ mL}{1\ 000\ mL} = 18\ Litros[tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CBM-CE).
Daniel recebe, mensalmente, de seus pais uma mesada de R$ 130,00.
Desse valor Daniel resolveu economizar, todo mês, [tex]\frac{1}{5}[tex], para juntar e comprar uma bicicleta que custa R$ 870,00.
Quantos meses inteiros Daniel levará para juntar essa quantia e comprar sua bicicleta?
Primeiro encontrar o valor que Daniel deve econimizar por mês.
[tex]= \frac{1}{5} \cdot R \$\ 130,00 = \frac{R \$\ 130,00}{5} = R \$\ 26,00 [tex]
Agora, encontrar a quantidade de meses.
[tex]= \frac{R \$\ 870,00}{R \$\ 26,00} = 33,46... [tex]
Portanto, são 34 meses.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Em uma pista circular, estão correndo 3 pessoas.
Um consegue realizar uma volta completa na pista em 4 minutos, uma outra em 8 minutos e a terceira consegue fazer essa mesma volta em 10 minutos.
Os três partem do mesmo ponto para darem suas voltas.
Com quanto tempo os três vão estar juntos novamente na pista?
(CBM-CE).
Sabendo que a altura de um triângulo retângulo é 7 cm e que sua base mede 15 cm.
Qual deverá ser a área desse triângulo?
A área do triângulo é:
[tex] Área = \frac{base\ \cdot\ altura}{2} [tex]
[tex] Área = \frac{15\ \cdot\ 7}{2} [tex]
[tex] Área = \frac{105}{2} [tex]
[tex] Área = 52,5\ cm^{2} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CBM-CE).
Quantos metros de arame serão necessários para cercar um terreno retangular de dimensões iguais a 30 metros e 45 metros, sabendo que a cerca deverá ter 4 fios de arame?
Observe a figura a seguir:
A quantidade de arame gasto, sabendo que tem 4 fios, é:
[tex] = 1\ volta × 4 [tex]
[tex] = (30 + 45 + 30 + 45) × 4 [tex]
[tex] = (150) × 4 [tex]
[tex] = 600\ metros [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMCB).
Em uma gincana do CMCB, onde Ana estuda, a primeira equipe está com 1320 pontos, a segunda está com 900 pontos.
Sabendo que a soma das três equipes é de 3150, qual o total de pontos da terceira equipe?
Considere a quantidade de pontos da 3ª equipe de x.
1ª equipe + 2ª equipe + 3ª equipe = total
1 320 + 900 + x = 3 150
2 220 + x = 3 150
x = 3 150 – 2 220
x = 930 pontos
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMCB).
Um número natural é expresso por
[tex][100 : (4 \cdot 8\ –\ 27)] : (6 \cdot 7\ –\ 38)[tex]
Descubra qual é o valor do sucessor desse número.
Observe a resolução da expressão:
[tex]= [100 : (4 \cdot 8\ –\ 27)] : (6 \cdot 7\ –\ 38)[tex]
[tex]= [100 : (32\ –\ 27)] : (42\ –\ 38)[tex]
[tex]= [100 : (5)] : (4)[tex]
[tex]= [20] : (4)[tex]
[tex]= 5[tex]
Então, o sucessor de 5 é 6.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMCB).
Uma pizza de calabresa foi cortada em 20 fatias iguais para quatro amigos, a ser distribuída da seguinte maneira:
• Gabriel comeu [tex]\frac{1}{4}[tex] das fatias;
• Breno comeu [tex]\frac{3}{10}[tex];
• Celina comeu [tex]\frac{3}{20}[tex];
• Mariana comeu as fatias restantes.
Os dois que comeram a mesma quantidade de pizza foram:
Vamos encontrar a quantidade de pedaços que cada um comeu:
Gabriel: [tex]\frac{1}{4} \cdot 20 = \frac{20}{4} = 5\ fatias[tex]
Breno: [tex]\frac{3}{10} \cdot 20 = \frac{60}{10} = 6\ fatias[tex]
Celina: [tex]\frac{3}{20} = 3\ fatias[tex]
Mariana: [tex] 20 - (5 + 6 + 3) = 20 - 14 = 6\ fatias[tex]
Sendo assim, quem comeu a mesma quantidade de pedaços foi Breno e Mariana.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)