quarta-feira, 30 de junho de 2021

Quiz 20: MAT. 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 20: MATEMÁTICA - 1ª SÉRIE
Quiz 20: MATEMÁTICA - 1ª SÉRIE

01
(1ª P.D - 2024).

Observe a circunferência de centro O apresentada abaixo, com alguns segmentos destacados.


Qual desses segmentos representa o diâmetro dessa circunferência?

A
B
C
D
E

O diâmetro é representado pelo segmento [tex]\overline{PU}[tex]. O diâmetro é o segmento de reta que intercepta a circunferência em dois pontos passando pelo centro.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(1ª P.D - 2024).

Miguel comprou 10 caixas com tintas de diferentes cores para sua aula de pintura. Algumas caixas continham 5 tintas, e as demais, 6 tintas. Ao todo, ele comprou 56 tintas.

A quantidade x de caixas com 5 tintas e a quantidade y de caixas com 6 tintas que Miguel comprou podem ser determinadas pelo sistema

A
B
C
D
E

O sistema de equações "E" traduz corretamente a situação problema descrito no texto.

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(1ª P.D - 2024).

Rogério possui uma criação de peixes do tipo tilápia em um tanque no seu sítio. Em uma estimativa inicial, ele considerou que o valor médio da massa desses peixes é 2,0 kg. No entanto, para fazer uma estimativa baseada em experimento, ele coletou uma amostra aleatória composta por 6 peixes e os pesou, obtendo os valores de massa apresentados abaixo.

1,6kg   2,1kg   1,3kg   1,4kg   1,4kg   1,8kg

Após essa pesagem, Rogério comparou a massa média dos peixes da amostra com o valor inicialmente estimado por ele.

Nessa comparação, Rogério pôde constatar que o valor médio da massa dos peixes da amostra é inferior ao valor inicialmente estimado por ele em

A
B
C
D
E

Primeiro encontrar a média das massas dos 6 peixes:

   [tex]Média = \frac{1,6\ +\ 2,1\ +\ 1,3\ +\ 1,4\ +\ 1,4\ +\ 1,8}{6} [tex]

   [tex]Média = \frac{9,6}{6} [tex]

   [tex]Média = 1,6\ kg [tex]

Logo, Rogério pôde constatar que o valor médio da massa dos peixes da amostra é inferior ao valor inicialmente estimado por ele é de:

   [tex] = 2,0 - 1,6 [tex]

   [tex] = 0,4\ kg [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(1ª P.D - 2024).

Roger foi a uma cafeteria e comprou três pedaços de bolo idênticos e um copo de suco, pagando R$ 51,00 no total. Esse copo de suco custou R$ 15,00.

Quantos reais custou cada pedaço de bolo comprado por Roger?

A
B
C
D
E

Equacionando o problema:

    [tex]3\ pedaços\ de\ bolo + 1\ suco = 51 [tex]

    [tex]3x + 15 = 51 [tex]

    [tex]3x + 15 - 15 = 51 - 15 [tex]

    [tex]3x = 36 [tex]

    [tex]\frac{3x}{3} = \frac{36}{3} [tex]

    [tex]x = 12\ reais [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(1ª P.D - 2024).

Observe abaixo as retas paralelas [tex]r[tex] e [tex]s[tex] que são intersectadas pela reta transversal [tex]t[tex], com alguns ângulos destacados.


Qual é a medida, em grau, do ângulo representado por [tex]β[tex], é

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir. Como ângulos correspondentes são congruentes (iguais), Logo:


    [tex]42º + β = 180º [tex]

    [tex]β = 180º - 42º [tex]

    [tex]β = 138º [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(1ª P.D - 2024).

Tarcísio fez um canteiro para plantar alface com as dimensões indicadas na figura abaixo.


Tarcísio irá plantar 10 mudas de alface para cada metro quadrado de área desse canteiro.

Quantas mudas de alface, ao todo, Tarcísio irá utilizar para fazer esse plantio?

A
B
C
D
E

Primeiro, encontrar a área do canteiro:


    [tex] Área\ total = 6 + 8 = 14\ m^{2} [tex]

Como cabe 10 mudas de alface para cada metro quadrado de área. Logo:

   [tex] Nº = 10\ mudas \cdot 14\ m^{2} [tex]

   [tex] Nº = 140\ mudas/m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(1ª P.D - 2024).

Larissa ministra aulas particulares de redação. Observe, na tabela abaixo, as quantidades de redações que ela corrigiu nos 4 primeiros dias letivos de uma semana.

Dia da
semana
Quantidade
de redações
Segunda-feira5
Terça-feira6
Quarta-feira1
Quinta-feira2

Na sexta-feira dessa semana, Larissa precisa corrigir 2 redações a mais do que no dia dessa semana em que ela mais corrigiu redações.

Quantas redações Larissa precisa corrigir nessa sexta-feira?

A
B
C
D
E

Como Larissa deve corrigir duas redações a mais do que no dia em que ela mais corrigiu redações. Logo:

   [tex]= 6 + 2 [tex]

    [tex]= 8\ redações [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(1ª P.D - 2024).

Em uma fábrica de bordados, 5 máquinas iguais bordam 100 camisas em 50 minutos. Em determinado dia, 3 dessas máquinas saíram da produção para receberem manutenção, e o processo de bordar as camisas continuou com as demais máquinas.

Nesse dia, as máquinas que restaram na produção bordaram 100 camisas em quantos minutos?

A
B
C
D
E

Observe que:

    Máquinas   camisas   minutos

      5      100      50

  (5 - 3 = 2)     100       x

Como as grandezas máquinas e minutos são inversamente proporcionais. Logo:

    [tex]\frac{5}{2} = \frac{x}{50} [tex]

    [tex]2x = 50 \cdot 5 [tex]

    [tex]x = \frac{250}{2} [tex]

    [tex]x = 125\ minutos [tex]

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(1ª P.D - 2024).

Certo dia, Luana se locomoveu de uma rua para outra, percorrendo o trajeto da diagonal de um terreno retangular. Observe, na figura abaixo, esse terreno, com algumas medidas indicadas e o ponto de onde Luana saiu indicado por L.


De acordo com essa situação, qual foi a distância, em metro, que Luana percorreu nesse trajeto?

A
B
C
D
E

Para encontrar a distância que Luana percorreu vamos utilizar o Teorema de Pitágoras.

    [tex]a^{2} = b^{2} + c^{2} [tex]

    [tex]D^{2} = 20^{2} + 40^{2} [tex]

    [tex]D^{2} = 400 + 1\ 600 [tex]

    [tex]D^{2} = 2\ 000 [tex]

    [tex]D = \sqrt{2\ 000} [tex]

    [tex]D = \sqrt{400 \cdot 5} [tex]

    [tex]D = \sqrt{400} \cdot \sqrt{5} [tex]

    [tex]D = 20 \sqrt{5} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(1ª P.D - 2024).

Ricardo é engenheiro e está projetando um muro retangular seguindo um modelo de projeto. Nesse modelo, a diferença entre seis vezes a medida do comprimento do muro, expressa em metros, e o quadrado desse mesmo comprimento é igual a oito.

Qual é a maior medida, em metros, que o comprimento desse muro retangular pode possuir?

A
B
C
D
E

Equacionando o problema. Vamos denominar de [tex]x[tex] o comprimento do muro retangular.

    [tex] 6x - x^{2} = 8 [tex]

    [tex] - x^{2} + 6x - 8 = 0 [tex]

Agora, resolver a equação do 2° grau.

    [tex] a = - 1,  b = 6,  c = -8 [tex]

Cálculo do discriminante (delta):

    [tex] Δ = b² - 4ac [tex]

    [tex] Δ = 6² - 4 \cdot (-1) \cdot (-8) [tex]

    [tex] Δ = 36 - 32 [tex]

    [tex] Δ = 4 [tex]

Agora, o valor de x.

    [tex] x = \frac{-b\ \pm\ \ \sqrt{Δ}}{2a}[tex]

    [tex] x = \frac{-6\ \pm\ \sqrt{4}}{2\ \cdot\ (-1)}[tex]

    [tex] x = \frac{-6\ \pm\ 2}{-2}[tex]


    [tex] x' = \frac{-6\ +\ 2}{-2} = \frac{-4}{-2} = 2\ metros[tex]

    [tex] x'' = \frac{-6\ -\ 2}{-2} = \frac{-8}{-2} = 4\ metros[tex]

Logo, a maior medida do comprimento desse muro é de 4 metros

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(1ª P.D - 2024).

Alice foi a uma loja comprar um vestido para ir ao aniversário de sua tia. Após escolher o vestido desejado, ela descobriu que a loja oferecia duas formas de pagamento: à vista ou dividido em quatro parcelas iguais. Se optasse pelo pagamento à vista, ela teria um desconto de 20% sobre o preço desse vestido e, assim, ele custaria R$ 120,00. Porém, Alice optou pelo parcelamento e, por isso, pagou um acréscimo de 12% sobre o preço original desse vestido.

Qual foi o valor, em reais, de cada parcela paga por Alice nessa compra?

A
B
C
D
E

Primeiro encontrar o preço original do vestido, pois no pagamento à vista, obteve um desconto de [tex]20 \%[tex], custando [tex]R \$\ 120,00[tex]. Logo:

   [tex] (100 \%\ -\ 20 \%\ = 80 \%) ----- R$\ 120,00 [tex]

            [tex] 100 \%\ ----- x [tex]

            [tex] 80 \%\ x = 100 \%\ \cdot 120 [tex]

            [tex] x = \frac{100 \%\ \cdot\ 120}{80 \% } [tex]

            [tex] x = \frac{12\ 000 \%}{80 \% } [tex]

            [tex] x = R$\ 150,00 [tex]

Como ela optou pelo pagamento parcelado, pagando um acréscimo de [tex]12 \%[tex], ou seja, [tex]100 \%\ + 12 \%\ = 112 \% [tex]. Logo:

    [tex] R$\ 150,00 ----\ 100 \% [tex]

      [tex] x ----\ 112 \% [tex]

      [tex] 100x = 150 \cdot 112 [tex]

      [tex] x = \frac{150 \cdot 112}{100} [tex]

      [tex] x = \frac{16\ 800}{100} [tex]

      [tex] x = 168 [tex]

Como o parcelamento foi dividido em quatro parcelas iguais. Dessa forma:

      [tex] x = \frac{168}{4} [tex]

      [tex] x = R \$\ 42,00 [tex]

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(1ª P.D - 2024).

As notas dos sete primeiros classificados em um concurso público estão apresentadas no quadro abaixo.

29  21  27  25  29  28  30

Rafael está entre esses classificados e sua nota corresponde à mediana das notas desses primeiros colocados.

A partir das informações apresentadas, qual foi a nota de Rafael nesse concurso?

A
B
C
D
E

Primeiro ordenar as notas:

    [tex]21  25  27  \color{red}{28}  29  29  30 [tex]

Como são sete notas, então, a mediana é a nota central:

   [tex]Mediana = 28 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)