quarta-feira, 1 de maio de 2013
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Mais que um PRÊMIO, Um RECONHECIMENTO!!!
Nesta terça-feira, 02/04/2013, foram
premiadas as Unidades Educacionais que atingiram as metas e receberam prêmios
de R$ 20 mil e/ou R$ 40 mil.
O Prêmio Escola, é um programa de reconhecimento do
desempenho das escolas públicas estaduais, que é uma das diretrizes do “Pacto
Pela Educação”, o plano de reforma educacional em vigência na rede
pública estadual desde 2011. A Secretaria de Educação definiu metas ousadas,
que levaram em conta a realidade e o potencial de cada escola, gerando um
incentivo justo e desafiador.
Receberam R$ 20 mil todas as escolas que oferecem
Ensino Fundamental que alcançaram metas estabelecidas pela Seduc-GO que foram
calculadas com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado em 2009 e 2011. O mesmo
valor será concedido a 30% das escolas de Ensino Médio de cada subsecretaria
regional que tiveram os maiores resultados na avaliação da 3ª série do Ensino
Médio do Índice de Desenvolvimento da Educação Goiana (Idego).
No caso daquelas unidades que atendem estudantes
destas duas etapas do ensino e que atingiram as respectivas metas, o prêmio é
acumulado e chega a R$ 40 mil.
O Colégio Estadual Brasil – GO, atingiu as duas
metas preestabelecidas e obteve o prêmio máximo. Ou seja, R$ 20.000,00 (Ensino
Fundamental) + R$ 20.000,00 (Ensino Médio), totalizando R$ 40.000,00.
Sendo que, em 2011 essa Escola atingiu IDEB 5,0
para o Ensino Fundamental, no qual a meta era 4,0 e o IDEGO, 5,12 para o Ensino Médio,
sendo que a meta era 5,0.
Veja a seguir, o cheque simbólico do prêmio.
Mais uma vez veio condecorar o
trabalho de todos os profissionais do Colégio Estadual Brasil. Parabéns a
todos.
Professor: Warles
Teoricamente, como obter nota 6,0 no IDEB para os anos finais do Ensino Fundamental (9º ano)
A
nota do IDEB é calculada através dos resultados da Prova Brasil (realizada nas
escolas municipais), SAEP (média das avaliações do Inep nos estados) e Censo
Escolar (dados sobre aprovação escolar), e a partir dela é gerada uma lista com
escolas do Brasil inteiro e suas respectivas avaliações, em uma escola de 0 a
10. A nota do Ideb tem sido usada como parâmetro também do Plano de
Desenvolvimento da Educação, projeto que prevê que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja
nota 6,0, o que equipararia o país, teoricamente, ao patamar educacional dos
países desenvolvidos.
Prof.
Warles Ribeiro Neto
Cabe ressaltar
que cada escola possui metas diferenciadas das demais, e que é dever da
administração da instituição, bem como de seu corpo docente, dos alunos e
comunidade na qual a escola está inserida, zelar pelo ensino de boa qualidade e
pelo desenvolvimento dos estudantes. Assim, unindo sociedade e governo,
poderemos atingir não só as metas pré-estabelecidas do Ideb, mas formar
cidadãos preparados e dispostos a contribuir para o crescimento do país.
Pesquisando
sobre o tema encontrei dados de algumas Escolas que atingiram esta nota que
teoricamente poderia articular os gestores e professores de como obter uma nota
de IDEB 6,0, que é o patamar educacional dos países desenvolvidos.
Para minha
escola, que é considerada pequena, encontrei dados muitos semelhantes. É o caso
da Escola Estadual Prof. Bento de Siqueira da cidade de Marapoama –SP.
Assim,
temos:
Sabemos que a nota do
Ideb é encontrada pelo produto do Indicador de fluxo (Aprovação) e o
aprendizado (nota padronizada de português e matemática). Sendo assim, temos:
Indicador de fluxo = 0,97, ou seja, 97% de aprovação.
Lembrando
que o aprendizado adequado para Português é de 275 pontos e com estes dados citados
acima conseque-se 282 pontos.
E, em
Matemática o adequado é 300 pontos para alunos do 9º ano. E com estes dados obtem
286 pontos
que é ainda abaixo do adequado para esta série.
Sendo
assim:
Fluxo(0,97) x aprendizado (6,14) = Ideb (6,0)
Fonte:http://ideb.inep.gov.br/resultado/
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=180&Itemid=336
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=180&Itemid=336
domingo, 3 de março de 2013
Descrição dos níveis de Escala de Desempenho em Matemática – SAEB
Na
3ª série do Ensino Médio, além das habilidades descritas na 5ª e 9ª anos do
Ensino Fundamental, acrescentam-se as seguintes habilidades.
Nível de desempenho dos alunos em
Matemática 3º ano
|
O
que os alunos conseguem fazer nesse nível e exemplos de competências (a ordem
dos itens, por nível, está de acordo com os temas e não com a complexidade da
habilidade)
|
Nível - 250 a 300
|
· Utilizam
o conceito de progressão aritmética (PA);
· Interpretam
tabelas de dupla entrada com dados reais.
|
Nível - 300 a 350
|
·
Resolvem problemas calculando o valor numérico
de uma função e identificando uma função de 1º grau;
·
Resolvem problemas calculando resultado de uma
divisão em partes proporcionais;
·
Calculam a probabilidade de um evento em um
problema simples;
·
Identificam em um gráfico de função o
comportamento de crescimento/decrescimento;
· Identificam
o gráfico de uma reta dada sua equação;
· Utilizam
o conceito de PG para identificar o termo seguinte de uma seqüência dada.
|
Nível - 375 a 400
|
·
Operam com o plano cartesiano utilizando sua
nomenclatura (abscissa, ordenada e quadrantes);
·
Operam com o plano cartesiano encontrando o
ponto de intersecção de duas retas;
·
Resolvem problema de cálculo de distâncias e
alturas usando razões trigonométricas;
·
Resolvem problemas de contagem envolvendo
permutação;
·
Resolvem problemas com uma equação de primeiro
grau que requeira manipulação algébrica;
·
Calculam a probabilidade de um evento usando o
princípio multiplicativo para eventos;
·
Identificam, em um gráfico de função, os
intervalos em que os valores são positivos ou negativos e os pontos de máximo
ou de mínimo;
· Identificam
uma função linear que traduz a relação entre os dados de uma tabela;
· Operam
com polinômios na forma fatorada, identificando suas raízes e os fatores do
primeiro grau.
|
Nível - 400 a 425
|
·
Operam com o plano cartesiano calculando a
distância de dois pontos;
·
Reconhecem a equação de uma reta a partir do
conhecimento de dois de seus pontos ou de seu gráfico;
·
Calculam a área total de uma pirâmide regular;
·
Resolvem problema envolvendo o ponto médio de um
segmento;
·
Resolvem problema aplicando o teorema de
Pitágoras em figuras espaciais;
·
Reconhecem a proporcionalidade de elementos
lineares de figuras semelhantes;
·
Resolvem problemas utilizando a definição de PA
e PG;
·
Resolvem problemas reconhecendo gráfico de uma
função exponencial;
·
Resolvem problemas distinguindo funções
exponenciais crescentes e decrescentes;
·
Resolvem problemas envolvendo funções
exponenciais e equações exponenciais simples;
·
Resolvem problemas de contagem mais
sofisticados, usando o principio multiplicativo;
·
Resolvem problemas reconhecendo gráficos de
funções trigonométricas (seno, co-seno) e o sistema associado a uma Matriz;
·
Operam com números reais na reta numérica
reconhecendo que o produto de dois números é menor que o de cada um deles.
|
Nível - 425 ou mais
|
·
Calculam
o volume de sólidos simples: cubo, pirâmide regular;
·
Reconhecem
o centro e o raio de uma circunferência dada sua equação na forma reduzida e
identificam, dentre várias equações, a que representa uma circunferência;
·
Determinam
o número de arestas de um poliedro, conhecidas suas faces;
·
Identificam
o coeficiente angular de uma reta dada sua equação ou conhecidos dois de seus
pontos;
·
Resolvem
problemas que requerem modelagem através de duas funções do 1º. Grau;
·
Identificam
em um gráfico de função que ponto (a, b) é equivalente a b = f(a);
·
Calculam
parâmetros desconhecidos de uma função a partir de pontos de seu gráfico;
· Resolvem equações utilizando as
propriedades da função exponencial reconhecendo o gráfico da função y=tg x.
|
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Divisibilidade por 2
Quando um número natural na
base 10 é divisivel por 2?
Sabemos que um número é divisível por 2 quando ele termina em 0, 2, 4,
6 ou 8. Mas, o que garante isso?
Vamos ver numa forma mais elaborada uma prova do critério de
divisibilidade por 2.
Primeiro vamos expressar alguns números na base 10. Veja alguns
exemplos abaixo:
25 = 2 x 101 + 5 x 100
170 = 1 x 102 + 7 x 101 + 0 x 100
12503 = 1 x 104 + 2 x 103 + 5 x 102 + 0 x 101 + 3 x 100
25 = 2 x 101 + 5 x 100
170 = 1 x 102 + 7 x 101 + 0 x 100
12503 = 1 x 104 + 2 x 103 + 5 x 102 + 0 x 101 + 3 x 100
E assim por
diante.
Agora, veja uma prova para qualquer
número na base 10 quando é divisível por 2.
“Um número natural W é divisível por 2 se, e
só se, na sua representação na base 10, seu algarismo das unidades é divisível
por 2. Ou seja, um número W é divisível por 2 se, e somente se, na sua
representação na base 10, termina em 0, 2, 4, 6 ou 8.”
De fato, vamos representar W na base por:
W = cn10n
+ cn-110n-1 +...+ c3103 + c2102
+ c110 + c0
(Suponha o número W = 256 = 2 x 102 + 5 x 101
+ 6 x 100 ==> c2
= 2; c1 = 5 e c0 = 6)
com cn,
cn-1, ..., c3, c2, c1, c0 inteiros não negativos, todos menores do
que 10 e c0 sendo o dígito da
unidades.
Se W é divisível por 2, então, explicitamos
o valor de c0 como sendo:
c0
= W – (cn10n + cn-110n-1
+...+ c3103 + c2102 + c110)
(Para o exemplo, W = 256, temos: 6 = 256 - 250)
Agora, observe que o número natural,
(cn10n
+ cn-110n-1 +...+ c3103 + c2102
+ c110)
é divisível por 2
porque é uma soma de números pares.
(Veja que: 250 = 2 x 102 + 5 x 101)
Logo,
c0 é divisível por 2, como diferença
de dois números divisíveis por 2.
(c0 = 6 = 256 - 250)
Se c0
é divisível por 2, nesse caso,
W = cn10n
+ cn-110n-1 +...+ c3103 + c2102
+ c110 + c0
é divisível por
2, pois é uma soma finita de números divisíveis por 2.
Assim,
todo número que terminar em 0, 2, 4, 6 ou 8 são divisíveis por 2.
Fonte: Regras de
divisibilidade
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Descrição dos níveis de Escala de Desempenho em Matemática – SAEB
Na
3ª série do Ensino Médio, além das habilidades descritas na 5ª e 9ª anos do
Ensino Fundamental, acrescentam-se as seguintes habilidades.
Nível de desempenho dos alunos em
Matemática 3º ano
|
O
que os alunos conseguem fazer nesse nível e exemplos de competências (a ordem
dos itens, por nível, está de acordo com os temas e não com a complexidade da
habilidade)
|
Nível - 250 a 300
|
· Utilizam
o conceito de progressão aritmética (PA);
· Interpretam
tabelas de dupla entrada com dados reais.
|
Nível - 300 a 350
|
·
Resolvem problemas calculando o valor numérico
de uma função e identificando uma função de 1º grau;
·
Resolvem problemas calculando resultado de uma
divisão em partes proporcionais;
·
Calculam a probabilidade de um evento em um
problema simples;
·
Identificam em um gráfico de função o
comportamento de crescimento/decrescimento;
· Identificam
o gráfico de uma reta dada sua equação;
· Utilizam
o conceito de PG para identificar o termo seguinte de uma seqüência dada.
|
Nível - 375 a 400
|
·
Operam com o plano cartesiano utilizando sua
nomenclatura (abscissa, ordenada e quadrantes);
·
Operam com o plano cartesiano encontrando o
ponto de intersecção de duas retas;
·
Resolvem problema de cálculo de distâncias e
alturas usando razões trigonométricas;
·
Resolvem problemas de contagem envolvendo
permutação;
·
Resolvem problemas com uma equação de primeiro
grau que requeira manipulação algébrica;
·
Calculam a probabilidade de um evento usando o
princípio multiplicativo para eventos;
·
Identificam, em um gráfico de função, os
intervalos em que os valores são positivos ou negativos e os pontos de máximo
ou de mínimo;
· Identificam
uma função linear que traduz a relação entre os dados de uma tabela;
· Operam
com polinômios na forma fatorada, identificando suas raízes e os fatores do
primeiro grau.
|
Nível - 400 a 425
|
·
Operam com o plano cartesiano calculando a
distância de dois pontos;
·
Reconhecem a equação de uma reta a partir do
conhecimento de dois de seus pontos ou de seu gráfico;
·
Calculam a área total de uma pirâmide regular;
·
Resolvem problema envolvendo o ponto médio de um
segmento;
·
Resolvem problema aplicando o teorema de
Pitágoras em figuras espaciais;
·
Reconhecem a proporcionalidade de elementos
lineares de figuras semelhantes;
·
Resolvem problemas utilizando a definição de PA
e PG;
·
Resolvem problemas reconhecendo gráfico de uma
função exponencial;
·
Resolvem problemas distinguindo funções
exponenciais crescentes e decrescentes;
·
Resolvem problemas envolvendo funções
exponenciais e equações exponenciais simples;
·
Resolvem problemas de contagem mais
sofisticados, usando o principio multiplicativo;
·
Resolvem problemas reconhecendo gráficos de
funções trigonométricas (seno, co-seno) e o sistema associado a uma Matriz;
·
Operam com números reais na reta numérica
reconhecendo que o produto de dois números é menor que o de cada um deles.
|
Nível - 425 ou mais
|
·
Calculam
o volume de sólidos simples: cubo, pirâmide regular;
·
Reconhecem
o centro e o raio de uma circunferência dada sua equação na forma reduzida e
identificam, dentre várias equações, a que representa uma circunferência;
·
Determinam
o número de arestas de um poliedro, conhecidas suas faces;
·
Identificam
o coeficiente angular de uma reta dada sua equação ou conhecidos dois de seus
pontos;
·
Resolvem
problemas que requerem modelagem através de duas funções do 1º. Grau;
·
Identificam
em um gráfico de função que ponto (a, b) é equivalente a b = f(a);
·
Calculam
parâmetros desconhecidos de uma função a partir de pontos de seu gráfico;
· Resolvem equações utilizando as
propriedades da função exponencial reconhecendo o gráfico da função y=tg x.
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