quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

QUIZ 27: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 27: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 27: MATEMÁTICA 5° ANO

01
(SPAECE).

Observe abaixo o descanso de panela que Marli comprou para sua casa.

O descanso de panela que Marli comprou tem formato de qual figura geométrica?

A
B
C
D


02
(PROEB).

Observe os desenhos pintados de cinza na malha quadriculada abaixo.

Qual desses desenhos tem a menor medida de área?

A
B
C
D

Considerando 1 quadradinho como unidade de área. Logo, temos:

  Desenho 1: 10 quadradinhos

  Desenho 2: 12 quadradinhos

  Desenho 3: 14 quadradinhos

  Desenho 4: 12 quadradinhos

Portanto, a figura de menor área é o desenho 1.


03
(PAEBES).

Diana comprou 3 metros de tecido estampado e 8 metros de tecido liso.

Quantos centímetros de tecido Diana comprou no total?

A
B
C
D

Como 1 metro tem 100 cm e Diana comprou: 3 + 8 = 11 metro de tecidos. Logo.

    11 × 100 = 1 100 cm


04
(SAEB 2013).

Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos.

Quantos dias faltam para o aniversário de Antônio?

A
B
C
D

Como uma semana tem 7 dias. Logo,

  (5 x 7) + 5 = 35 + 5 = 40 dias


05
(PAEBES).

Observe o desenho em cinza na malha quadriculada abaixo.

Maria calculou o perímetro desse desenho de maneira correta.

Qual resultado encontrado por Maria?

A
B
C
D

Como o perimetro é o contorno da figura. E, cada lado da malha quadriculada vale 1 cm. Logo:

  P = 20 cm


06
(PROVA BRASIL – 2009).

Armando (A), Bárbara(B) e Carlos(C) moram na mesma rua.

Para entregar uma correspondência, o carteiro deveria descobrir o endereço completo de Bárbara sabendo que as casas estão dispostas segundo a figura abaixo:

A casa de Bárbara fica localizada no número

A
B
C
D

Como a reta numérica tem escala de 5 em 5. Portanto, B vale 15.


07
(PORTAL MEC- ADAPTADA).

A calculadora de Suely registrava o seguinte número

28 364

Um possível cálculo para esse número pode ter sido

A
B
C
D


08
(SAVEAL).

A fração que representa 75% é

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 75\% = \frac{75}{100} = \frac{75\ ÷\ 25}{100\ ÷\ 25} = \frac{3}{4}[tex]


09
(Saresp - 2010).

Na reta numérica desenhada abaixo, a Letra M indica o ponto correspondente ao número

A
B
C
D


10
(Projeto consequir – DC).

Clarice ganhou letras de chocolate no seu aniversário.

Ela já comeu as letras P e A.

Que fração do total de letras representa a parte que Clarice comeu?

A
B
C
D

Como ela comeu duas letras do total de 8. Logo:

  [tex] \frac{2}{8} = \frac{2\ ÷\ 2}{8\ ÷\ 2} = \frac{1}{4}[tex]


11
(SPAECE).

Alessandra vai fazer 200 arranjos de flores para o casamento de sua filha.

Ela já fez 50% desses arranjos.

Quantos arranjos ainda faltam para Alessandra fazer para esse casamento?

A
B
C
D

Como 50% equivale a metade dos arranjos de flores. Portanto, ainda faltam:

  200 ÷ 2 = 100 arranjos.


12
(AVALIA-BH).

Gabriela comparou o preço de uma televisão em 4 lojas diferentes.

Observe abaixo o preço que ela encontrou em cada loja.

LOJA PREÇO (R$)
XR$ 1 899
YR$ 2 210
WR$ 1 867
ZR$ 2 150

Após fazer essa pesquisa, ela comprou a televisão na loja que estava oferecendo o menor preço.

Em qual loja Gabriela comprou a televisão?

A
B
C
D

Consultando a tabela obtemos a loja W.




QUIZ 12: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 12: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 12: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(BPW).

Observe a ilustração abaixo:

Veja as fotos.

Qual delas foi tirada por André?

A
B
C
D

A foto tirada por André foi pelas costas.


02
(PAEBES).

Veja abaixo o dinheiro que Mariana juntou de sua mesada. Ela quer trocar esse dinheiro por uma nota de mesmo valor.

Por qual nota Mariana vai trocar?

A
B
C
D


03
(P.D-GO)

Observe a tabela abaixo:

PRODUTOS PREÇO
CornetaR$ 3,50
BonéR$ 8,50
ChaveiroR$ 2,00

Fátima foi a uma loja e comprou uma corneta e um boné. Ela gastou

A
B
C
D

Observe que:

  3,50 + 8,50 = R$ 12,00


04
(Seduc-SP).

Observe os diferentes tipos de caixas utilizadas por uma loja de presentes:

A vendedora monta a caixa de acordo com a escolha do cliente. Se ela utilizar os modelos que aparecem a seguir, vai obter caixas do tipo

A
B
C
D


05
(BPW).

Em uma viagem, um caminhão transporta 2.250 tijolos.

Quantos tijolos transportará em 35 viagens, levando sempre essa quantidade?

A
B
C
D

  2 250 × 35 = 78 750 tijolos


06
(Projeto conseguir – DC).

Um babuíno ruivo, espécie rara de primata, nasceu em 26 de janeiro de 2011 no Safari Ramat Gan em Israel.

Faz 30 anos que o último primata ruivo nasceu em Israel, no Zoo de Tel Aviv.

Há quantas décadas não nasciam primatas ruivos?

A
B
C
D

Como uma década são 10 anos. Logo, 30 anos são 3 decadas.


07
(Saresp 2007).

Efetuando a operação.

1324 : 4

encontramos o quociente:

A
B
C
D


08
(Projeto conseguir – DC).

Claudia comprou 2 metros de tecido para fazer um vestido.

Essa medida em cm é igual a:

A
B
C
D

Como 1 metro são 100 cm. Logo,

  2 × 100 = 200 cm


09
(Projeto conseguir – DC).

Considerando que cada quadradinho equivale a 1 metro, calcule área da figura na malha quadriculada.

A
B
C
D

A área da figura na malha quadriculada é o número de quadradinhos. Logo, a figura é composta por 7 linhas com 10 quadradinhos cada. Portanto,

  7 × 10 = 70 quadradinhos.


10
(Saresp 2007).

André dividirá quatro barras de chocolate igualmente entre seus cinco netos.

A fração da barra de chocolate que cada menino receberá é:

A
B
C
D

  [tex]\frac{N°\ de\ barras\ divididas}{Total\ de\ netos} = \frac{4}{5} [tex]


11
(Projeto conseguir).

Realize o cálculo apresentado na questão abaixo e descubra o algarismo escondido:

A
B
C
D


12
(PROVA BRASIL).

Vamos medir o parafuso?

O parafuso mede:

A
B
C
D




QUIZ 11: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 11: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 11: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(BPW).

Maria comeu [tex]\frac{3}{10} [tex] de uma barra de chocolate.

A quantidade de chocolate que Maria comeu na forma decimal é

A
B
C
D

Observe que:

 [tex]3\ décimos = \frac{3}{10} = 0,3 [tex]


02
(Saresp).

Em um quinto ano há algumas meninas e 21 meninos. No total são 45 alunos. A quantidade de meninas nessa classe é

A quantidade de meninas nessa classe é

A
B
C
D

Observe que a turma é formada por meninos e meninas. Logo, o número de meninas é dado por:

  45 − 21 = 24 meninas


03
(BPW).

Cecília comprou um televisor por R$ 4.200,00. Pagou em 8 prestações mensais iguais.

Qual foi o valor de cada apresentação?

A
B
C
D

O valor de cada prestação é:

  4 200 ÷ 8 = R$ 525,00


04
(Projeto conseguir – DC).

A avó de Rafael nasceu em 5 de fevereiro de 1932 e faleceu em 5 de novembro de 2009.

Quantos anos e meses a avó de Rafael viveu?

A
B
C
D

O tempo em ANOS vivido pela avó é:

  2009 − 1932 = 77 anos

e, a quantidade de MESES é:

De fevereiro à novembro são 9 meses.

Logo, opção B.


05
(Projeto conseguir – DC).

Maria quer comprar um lençol para sua cama. Observe a figura:

Qual a medida ideal de lençol para o seu colchão?

A
B
C
D

As medidas que satisfazem o comprimento e largura do colção é a opção A.


06
(Projeto conseguir – DC).

Calcule o perímetro do percurso de uma maratona (linha vermelha) que Flávia participou.

Quantos quilômetros Flávia correu?

A
B
C
D

O perímetro é o contorno da figura. Logo:

  25 + 20 + 15 = 60 km


07
(Projeto conseguir – DC).

A figura abaixo representa um sólido geométrico.

Qual é o nome desse sólido?

A
B
C
D

O tetraedro é um poliedro de 4 faces triângulares.


08
(Prova da cidade - SP).

O pai de Viviane dirigia em uma estrada e observou a seguinte placa:

Ao entrar na 1ª saída à esquerda, ele se dirigia para

A
B
C
D


09
(BPW).

O comprimento de uma mesa é de 1m. Quantos palmos aproximadamente mede a mesa se, em média, um palmo tem 22 cm?

A
B
C
D

Observe que 1m = 100 cm e um palmo tem 22 cm comprimento. Logo,

  (22 + 22 + 22 + 22) + 12

  4 palmos e meio aproximadamente.


10
(Projeto conseguir – DC).

Uma agulha de tricô geralmente mede 300 mm.

Quanto ela mede em centímetros?

A
B
C
D

Como 1cm tem 10 mm. Logo,

  300 ÷ 10 = 30 cm


11
(SEPR).

No desenho a seguir é possível identificar quantos retângulos?

A
B
C
D


12
(Projeto conseguir).

Carolina vai comemorar seu aniversário com um churrasco. Veja a quantidade de carnes que ela comprou para o churrasco:

Quantos quilos de carnes ela comprou?

A
B
C
D

A quantidade de carnes que ela comprou é:




QUIZ 10: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 10: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 10: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(Projeto conseguir – DC).

Os poliedros de Platão são figuras espaciais que se destacam na geometria.

A seguir temos a ilustração desses cinco sólidos geométricos.

Determine quantas faces possui o tetraedro:

A
B
C
D

O tetraedro tem 4 faces.


02
(Saresp 2010).

O resultado da operação abaixo é

5 735 + 328

A
B
C
D


03
(Saresp).

Mamãe só tem moedas em sua carteira como a representada abaixo.

Usando somente moedas como esta, para comprar um pacote de maçarão de R$ 3,00 mamãe precisa de

A
B
C
D

Como R$ 1,00 = 4 × 0,25 (4 moedas)

Logo, R$ 3,00 = 3 × 4 = 12 moedas


04
(Projeto consequir – DC).

A diretora de uma escola que possui 340 alunos observou que na sexta-feira antes do carnaval somente 50% dos alunos compareceram à escola.

Quantos alunos foram à escola?

A
B
C
D

Como 50% corresponde a metade dos alunos. Logo:

  340 ÷ 2 = 170 alunos


05
(Saresp 2007).

Na reta numérica a seguir, o ponto M representa o número 670 e o ponto R representa o número 720.

Em qual ponto está localizado o número 690, sabendo que a diferença entre o valor de um ponto e o valor de outro ponto consecutivo é de 10 unidades?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(Saresp 2007).

Em um concurso o melhor goleiro foi eleito com 34 de um total de 85 votos.

A fração que representa esta votação é:

A
B
C
D


07
(PROEB).

Antônia foi à mercearia e comprou um pacote de arroz que custou R$ 3,20.

Ela pagou sua compra com uma nota de R$ 5,00.

O troco que Antônia recebeu foi de:

A
B
C
D

O troco é:

  5,00 − 3,20 = R$ 1,80


08
(Saresp 2007).

Compare os números:

20,03   21,05   21,12   20,15

Escrevendo-os na ordem crescente, temos:

A
B
C
D

Ordem crescente é colocar do menor para o maior. Logo:

  20,03   20,15   21,05   21,12


09
(Saresp 2007).

O produto de 412 por 16 é:

A
B
C
D


10
(Saresp).

Na escola aprendi que um índice representado em porcentagem pode ser escrito como fração e decimal. Li no jornal que 50% dos brasileiros não sabem localizar o Brasil no mapa.

Dizendo a mesma coisa de outra forma,

A
B
C
D

50% corresponde a metade do valor. Opção A.


11
(Projeto conseguir – DC).

Matheus comprou um aquário para colocar vários peixinhos.

Sabendo que a foto a seguir é do aquário de Matheus, responda qual é a forma geométrica que aparece nas faces.

A
B
C
D

O aquário é formado por faces retangulares que são quadriláteros.


12
(BPW).

Os alunos de uma escola participaram de uma campanha solidária para arrecadar roupas, mantimentos e água potável para os desabrigados das enchentes no Nordeste. Observe o gráfico.


A semana em que a turma A conseguiu arrecadar mais de 60 itens, foi a

A
B
C
D

Analisando o gráfico percebemos que a 3ª semana.