quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

QUIZ 08: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 08: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 08: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(Projeto conseguir – DC).

Dona Marinalva tem um cachorrinho e ele come por semana aproximadamente 1,4 kg de ração.

Esta quantidade equivale a:

A
B
C
D

Observe que:

  1,4kg = 1kg + 0,4kg = 1000g + 400g

     = 1 400 g


02
(Projeto conseguir – DC).

O tempo que um cachorro leva para nascer é de aproximadamente 61 dias.

Quantas semanas aproximadamente ele leva para nascer?

A
B
C
D

Como uma semana tem 7 dias. Logo:

  61 ÷ 7 = 8,714... ≈ 9 semanas


03
(Projeto conseguir – DC).

Doralice estuda todo dia durante 2h. Hoje ela terminou de estudar às 12h30min.

Então, ela começou a estudar às:

A
B
C
D

Observe que:

  12h30min − 2h00min = 10h30min


04
(Saresp 2007).

Em uma parede da cozinha, há 15 fileiras de 10 azulejos e em outra há 13 fileiras de 10 azulejos.

Quantos azulejos há nessa cozinha?

A
B
C
D

1ª parede: 15 × 10 = 150 azulejos

2ª parede: 13 × 10 = 130 azulejos

Logo, o total de azulejos é:

  150 + 130 = 280 azulejos


05
(Saresp 2007).

Em uma partida de futebol, Thiago fez 3 gols.

Sabendo que o maior goleador de seu time tem um total de 11 gols no campeonato, quantos gols Thiago deve fazer para igualar-se ao total de gols do maior goleador?

A
B
C
D

Observe que:

  11 − 3 = 8 gols


06
(Saresp 2007).

Multiplique 63 por 12. O resultado é:

A
B
C
D


07
(Saresp 2007).

A altura de Karen é 1,45 metros e a de seu irmão é 1,27 metros.

Quantos centímetros Karen tem a mais que seu irmão?

A
B
C
D

Observe que:

  1,45 − 1,27 = 18 cm


08
(Saresp 2007).

O número 0,27 corresponde à fração:

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]0,27 = \frac{27}{100}[tex]


09
(Saresp).

Resolvendo a operação

5 729 + 376

obtemos como resultado

A
B
C
D


10
(BPW).

João gosta de criar coisas diferentes. Um dia desenhou a planta de sua casa conforme a figura abaixo.

Quais partes da planta da casa de João lembram a figura de um retângulo?

A
B
C
D


11
(Prova da cidade 2009).

Veja o desenho abaixo. O gatinho, para alcançar seu mingau, seguiu o caminho que está assinalado.

Para encontrar seu mingau, o gatinho andou:

A
B
C
D


12
(PROVA BRASIL/INEP).

Em Belo Horizonte, a temperatura máxima de sábado foi de 28,3 graus e a de domingo foi de 26,7 graus.

De quantos graus é a diferença entre as duas temperaturas?

A
B
C
D

A diferença é:

  28,3° − 26,7° = 1,6°




QUIZ 06: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 06: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 06: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(Saresp 2007).

O produto de 412 por 16 é:

A
B
C
D


02
(Saresp 2007).

O número 0,43 corresponde à fração:

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]0,43 = \frac{43}{100}[tex]


03
(Saresp 2007).

Rebeca gastou quatro reais e cinco centavos em uma loja.

Esse valor é representado por:

A
B
C
D


04
(BPW).

Uma professora ganhou ingressos para levar 50% de seus alunos ao circo da cidade.

Considerando-se que essa professora leciona para 36 alunos, quantos alunos ela poderá levar?

A
B
C
D

Como 50% corresponde a metade do valor. Logo:

  36 ÷ 2 = 18 alunos


05
(Projeto conseguir – DC).

Observe o chocolate que André gosta de ganhar na Páscoa. Ele tem a forma de um cone.

Qual é o molde do cone?

A
B
C
D


06
(Prova da cidade 2009).

No diagrama abaixo, a localização de cada objeto é identificada por uma letra e um número. Por exemplo, a casa está localizada em B,2.

De acordo com a figura, o carro está localizado em

A
B
C
D


07
(BPW).

Lucas quer encher 10 copos de 100 mL com refrigerante.

Ele vai precisar de

A
B
C
D

Observe que:

  10 × 100 mL = 1000 mL = 1 litro


08
(Projeto conseguir – DC).

Seu Pedro está reformando a sala de sua casa e quer colocar rodapés de madeira. Observe a representação a seguir:

Sabendo que cada lado do quadradinho equivale a 1 m, descubra quantos metros de rodapé ele precisará comprar.

A
B
C
D

O rodapé corresponde ao perímetro (contorno da figura). Portanto:

  = 8 + 3 + 8 + 3

  = 22 metros


09
(Saresp 2009).

Renato cortou os pedaços de madeira desenhados abaixo.

Qual das caixas abaixo ele pode construir com esses pedaços de madeira?

A
B
C
D


10
(Projeto conseguir – DC).

De acordo com um estudo realizado em 30 países, o brasileiro assiste à tevê 19 horas semanalmente.

Esse tempo equivale a

A
B
C
D

Um dia tem 24 horas. Logo, 19h é menos de um dia.


11
(Projeto conseguir – DC).

Raiane mediu o comprimento de um lápis com uma borracha. Observe:

Quantas borrachas, em média, mede o lápis de Raiane?

A
B
C
D


12
(BPW).

Pedro adubou [tex]\frac{3}{4}[tex] de sua horta.

A parte da horta adubada por Pedro corresponde a:

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]\frac{3}{4} = 0,75 = \frac{75}{100} = 75[tex]%




QUIZ 02: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 02: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 02: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(PB 2011).

Observe as figuras geométricas abaixo:

Quais das figuras geométricas são quadrilátero retos?

A
B
C
D

Quadriláteros retos são aqueles que tem todos os angulos retos (90°). Portanto, são os quadrilatéros I e III.


02
(PB 2011).

Na lanchonete Bom Sabor tem o seguinte cardápio.

Sanduíche Com suco Com refrigerante
HambúrguerR$ 1,50R$ 1,00
Cachorro quenteR$ 2,50R$ 2,00
Misto quenteR$ 1,80R$ 2,30

Maria pediu um cachorro quente com refrigerante e pagou

A
B
C
D

Consultando a tabela encontramos R$ 2,00.


03
(PB 2011).

Juliana comprou um caderno por R$ 2,80 e uma lapiseira por R$ 3,20. Ela pagou com uma nota de R$ 10,00, quanto sobrou de troco?

A
B
C
D

Um caderno mais uma lapiseira custaram: 2,80 + 3,20 = R$ 6,00.

Logo, o troco será: 10,00 − 6,00 = R$ 4,00.


04
(Prova Brasil 2011).

Pedro no dia que completou 7 anos ganhou 10 bolinhas de gude e ficou com 89.

Quantas bolinhas de gude Pedro tinha antes de completar 7 anos?

A
B
C
D

O número de bolinhas que Pedro tinha era:

    89 − 10 = 79 bolinhas.


05
(PB 2011).

Paulinho desenhou um peixe na malha quadriculadas como mostra a figura abaixo.

Considerando um quadradinho como unidade de área. A área da figura é

A
B
C
D

Contando os quadradinhos inteiros e juntando dois triângulos para formar um quadradinho, obtemos 31 quadradinhos.


06
(BPW).

Tem-se o número

8 567

A ordem do algarismo 5 é

A
B
C
D

O número 8 567 é mesmo que:

    8000 + 500 + 60 + 7

Portanto, a ordem do 5 é 500.


07
(PB 2011).

Juliana fez algumas figuras planas em papel cartão, como mostra abaixo.

Ao juntar todas essas partes formam o sólido chamado

A
B
C
D


08
(PB 2011).

A fração da parte colorida da figura é

A
B
C
D

09
(PB 2011).

A professora colocou o número 0,2 no quadro negro.

Esse número em fração é

A
B
C
D

[tex] 0,2 = \frac{2}{10}[tex]


10
(Saresp – 2007).

O algarismo que está na ordem da centena do número

8 543

é?

A
B
C
D

O número decomposto é:

    8 × 1000 + 5 × 100 + 4 × 10 + 3


11
(Saresp – 2007).

Numa escola, o total de alunos matriculados no 5ª ano é igual a 280. Desse total, 95 alunos estudam no período da manhã.

O número de alunos que estudam no 5ª ano dessa escola no período da tarde é:

A
B
C
D

O número de alunos que estudam no período da tarde é:

  280 − 95 = 185


12
(Saresp – 2007).

O painel dos botões com os números dos andares no elevador de um edifício está organizado em 2 colunas e 14 linhas, conforme a figura abaixo.

Quantos botões têm neste painel?

A
B
C
D

O número de botões é:

  2 × 14 = 28 botões




QUIZ 03: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 03: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 03: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(Saresp 2007).

Uma escola recebeu 150 caixas de lápis de cor.

    Os alunos que estudam no período da manhã ficaram com 50% das caixas de lápis de cor recebidos.

Quantas caixas de lápis representa essa porcentagem?

A
B
C
D

50% é a metade das caixas de lápis. Portanto, os alunos do turno da manhã ficaram com:

  150 ÷ 2 = 75 caixas


02
(Saresp 2007).

Subtraindo 907 de 3 153, obtemos:

A
B
C
D


03
(Saresp 2007).

Quantos retângulos formam a caixa a seguir?

A
B
C
D

Planificando a caixa obtemos 6 retângulos.


04
(Saresp 2007).

Um quadro de avisos localizado no meu quarto tem forma retangular.

Este quadro tem quantas diagonais?

A
B
C
D

O retângulo tem duas diagonais. Observe a figura a seguir:



05
(Saresp 2007).

Qual das figuras abaixo representa a planificação de um cubo?

A
B
C
D



06
(Saresp 2007).

O barco na figura ao lado está localizado na posição X.

Que posição é esta?

A
B
C
D


07
(Saresp 2007).

A altura de uma lousa mede um metro e meio.

Qual é a altura da lousa em centímetros?

A
B
C
D

Um metro tem 100 cm e meio metro tem 50 cm. Logo, um metro e meio é igual a:

  100 + 50 = 150 cm


08
(Saresp 2007).

Na figura ao lado, cada lado do quadradinho mede 1 cm.

Qual a diferença entre os perímetros das figuras 1 e 2?

A
B
C
D

09
(Saresp 2007).

Uma mamadeira contém 250 mL de leite.

Com 1 litro de leite, quantas mamadeiras podem ser preparadas?

A
B
C
D

Como um 1 Litro = 1000 mL. Logo,

  1000 ÷ 250 = 4.

Portanto, poderá preparar 4 mamadeiras.


10
(Saresp 2007).

Fui ao açougue e comprei 1 kg de bifes, embalados em dois pacotes iguais.

Quantos gramas têm em cada pacote?

A
B
C
D

Como 1 kg = 1000g. Logo, cada pacote terá:

  1000 ÷ 2 = 500 gramas


11
(Saresp 2007).

Por causa da queda de uma ponte, uma rodovia ficou interditada durante 2 meses.

Durante quantas semanas a rodovia ficou interditada?

A
B
C
D

Como um mês tem aproximadamente 4 semanas. Logo,

  2 meses = 2 × 4 = 8 semanas


12
(Saresp 2007).

Uma partida de vôlei teve a duração de 2 horas e 10 minutos.

Qual foi a duração dessa partida em minutos?

A
B
C
D

Veja que: 1 h = 60 min. Logo:

  2 h = 2 × 60 = 120 min.

Portanto, 120 + 10 = 130 minutos.