quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

QUIZ 02: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 02: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 02: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(PB 2011).

Observe as figuras geométricas abaixo:

Quais das figuras geométricas são quadrilátero retos?

A
B
C
D

Quadriláteros retos são aqueles que tem todos os angulos retos (90°). Portanto, são os quadrilatéros I e III.


02
(PB 2011).

Na lanchonete Bom Sabor tem o seguinte cardápio.

Sanduíche Com suco Com refrigerante
HambúrguerR$ 1,50R$ 1,00
Cachorro quenteR$ 2,50R$ 2,00
Misto quenteR$ 1,80R$ 2,30

Maria pediu um cachorro quente com refrigerante e pagou

A
B
C
D

Consultando a tabela encontramos R$ 2,00.


03
(PB 2011).

Juliana comprou um caderno por R$ 2,80 e uma lapiseira por R$ 3,20. Ela pagou com uma nota de R$ 10,00, quanto sobrou de troco?

A
B
C
D

Um caderno mais uma lapiseira custaram: 2,80 + 3,20 = R$ 6,00.

Logo, o troco será: 10,00 − 6,00 = R$ 4,00.


04
(Prova Brasil 2011).

Pedro no dia que completou 7 anos ganhou 10 bolinhas de gude e ficou com 89.

Quantas bolinhas de gude Pedro tinha antes de completar 7 anos?

A
B
C
D

O número de bolinhas que Pedro tinha era:

    89 − 10 = 79 bolinhas.


05
(PB 2011).

Paulinho desenhou um peixe na malha quadriculadas como mostra a figura abaixo.

Considerando um quadradinho como unidade de área. A área da figura é

A
B
C
D

Contando os quadradinhos inteiros e juntando dois triângulos para formar um quadradinho, obtemos 31 quadradinhos.


06
(BPW).

Tem-se o número

8 567

A ordem do algarismo 5 é

A
B
C
D

O número 8 567 é mesmo que:

    8000 + 500 + 60 + 7

Portanto, a ordem do 5 é 500.


07
(PB 2011).

Juliana fez algumas figuras planas em papel cartão, como mostra abaixo.

Ao juntar todas essas partes formam o sólido chamado

A
B
C
D


08
(PB 2011).

A fração da parte colorida da figura é

A
B
C
D

09
(PB 2011).

A professora colocou o número 0,2 no quadro negro.

Esse número em fração é

A
B
C
D

[tex] 0,2 = \frac{2}{10}[tex]


10
(Saresp – 2007).

O algarismo que está na ordem da centena do número

8 543

é?

A
B
C
D

O número decomposto é:

    8 × 1000 + 5 × 100 + 4 × 10 + 3


11
(Saresp – 2007).

Numa escola, o total de alunos matriculados no 5ª ano é igual a 280. Desse total, 95 alunos estudam no período da manhã.

O número de alunos que estudam no 5ª ano dessa escola no período da tarde é:

A
B
C
D

O número de alunos que estudam no período da tarde é:

  280 − 95 = 185


12
(Saresp – 2007).

O painel dos botões com os números dos andares no elevador de um edifício está organizado em 2 colunas e 14 linhas, conforme a figura abaixo.

Quantos botões têm neste painel?

A
B
C
D

O número de botões é:

  2 × 14 = 28 botões




QUIZ 03: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 03: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 03: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(Saresp 2007).

Uma escola recebeu 150 caixas de lápis de cor.

    Os alunos que estudam no período da manhã ficaram com 50% das caixas de lápis de cor recebidos.

Quantas caixas de lápis representa essa porcentagem?

A
B
C
D

50% é a metade das caixas de lápis. Portanto, os alunos do turno da manhã ficaram com:

  150 ÷ 2 = 75 caixas


02
(Saresp 2007).

Subtraindo 907 de 3 153, obtemos:

A
B
C
D


03
(Saresp 2007).

Quantos retângulos formam a caixa a seguir?

A
B
C
D

Planificando a caixa obtemos 6 retângulos.


04
(Saresp 2007).

Um quadro de avisos localizado no meu quarto tem forma retangular.

Este quadro tem quantas diagonais?

A
B
C
D

O retângulo tem duas diagonais. Observe a figura a seguir:



05
(Saresp 2007).

Qual das figuras abaixo representa a planificação de um cubo?

A
B
C
D



06
(Saresp 2007).

O barco na figura ao lado está localizado na posição X.

Que posição é esta?

A
B
C
D


07
(Saresp 2007).

A altura de uma lousa mede um metro e meio.

Qual é a altura da lousa em centímetros?

A
B
C
D

Um metro tem 100 cm e meio metro tem 50 cm. Logo, um metro e meio é igual a:

  100 + 50 = 150 cm


08
(Saresp 2007).

Na figura ao lado, cada lado do quadradinho mede 1 cm.

Qual a diferença entre os perímetros das figuras 1 e 2?

A
B
C
D

09
(Saresp 2007).

Uma mamadeira contém 250 mL de leite.

Com 1 litro de leite, quantas mamadeiras podem ser preparadas?

A
B
C
D

Como um 1 Litro = 1000 mL. Logo,

  1000 ÷ 250 = 4.

Portanto, poderá preparar 4 mamadeiras.


10
(Saresp 2007).

Fui ao açougue e comprei 1 kg de bifes, embalados em dois pacotes iguais.

Quantos gramas têm em cada pacote?

A
B
C
D

Como 1 kg = 1000g. Logo, cada pacote terá:

  1000 ÷ 2 = 500 gramas


11
(Saresp 2007).

Por causa da queda de uma ponte, uma rodovia ficou interditada durante 2 meses.

Durante quantas semanas a rodovia ficou interditada?

A
B
C
D

Como um mês tem aproximadamente 4 semanas. Logo,

  2 meses = 2 × 4 = 8 semanas


12
(Saresp 2007).

Uma partida de vôlei teve a duração de 2 horas e 10 minutos.

Qual foi a duração dessa partida em minutos?

A
B
C
D

Veja que: 1 h = 60 min. Logo:

  2 h = 2 × 60 = 120 min.

Portanto, 120 + 10 = 130 minutos.




QUIZ 09: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 09: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 09: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(Sobral-CE).

Seu Joaquim é pedreiro. Ele precisa revestir um piso e, para isso, quer uma cerâmica que tenha quatro lados e pelo menos dois lados que não sejam paralelos.

Qual das cerâmicas abaixo ele escolherá?

A
B
C
D

O trapézio é figura plana que tem apenas 1 par de lados paralelos. Figura III.


02
(Sobral-CE).

Observe o cartaz do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2.

Qual o tempo de duração deste filme?

A
B
C
D

Observe que:

  2h10min = 2 × 60 + 10 = 120 + 10 = 130 min


03
(Sobral-CE).

Joana foi ao mercado com sua mãe e viu o cartaz abaixo.

Quanto pagarão por 6 mamões papaia?

A
B
C
D

Pelo anúncio, obtemos:

  3 mamões [tex]   \Longrightarrow   [tex] R$ 4,00

  6 mamões [tex]   \Longrightarrow   [tex] R$ 8,00 (dobro)


04
(Sobral-CE).

A superfície da bola de futebol representada abaixo é formada por polígonos.

Os polígonos utilizados para fazer a bola são

A
B
C
D

Hexágono: polígono de 6 lados (região branca).

Pentágono: polígono de 5 lados (região preta).


05
(PAEBES).

No desenho abaixo está representado o medidor de combustível de um carro.

Qual é a representação decimal do número que o ponteiro desse medidor de combustível está indicando?

A
B
C
D

Observe que o ponteiro está marcando meio tanque ([tex]\frac{1}{2} [tex]). Logo,

  [tex]\frac{1}{2} = 0,5 [tex]


06
(Sobral-CE).

Um Centro Comercial tem três andares de estacionamentos. A tabela abaixo mostra o movimento desse estacionamento num determinado momento.

TOTAL DE
VAGAS
VAGAS
OCUPADAS
1° andar12088
2° andar12579
3° andar13557

Quantos carros podem ser colocados nos três andares deste estacionamento?

A
B
C
D

Pela tabela, encontramos:

  1° andar: 120

  2° andar: 125

  3° andar: 135

Portanto, podem colocar no estacionamento:

  120 + 125 + 135 = 380 carros


07
(Saresp-2009).

Observe abaixo a representação da sala de reuniões da escola de Mateus.

O pai de Mateus sempre gosta de sentar na última fila de poltronas que ficam no lado direito de quem entra na sala.

Logo, ele prefere sentar em uma poltrona que fica na fila

A
B
C
D


08
(Saresp 2007).

O resultado da divisão de 381 por 3 é:

A
B
C
D



09
(Sobral-CE).

Observe as figuras abaixo.

A figura que não corresponde à planificação do cubo é

A
B
C
D

Como o cubo tem 6 faces e a figura M só tem 5 faces. Portanto, a planificação M NÃO forma cubo.


10
(Sobral-CE).

A professora de Eduardo escreveu no quadro a operação abaixo. Ele foi o primeiro da turma a resolver e acertar.

Eduardo encontrou como resultado

A
B
C
D



11
(Sobral-CE).

Observe o retângulo representado abaixo.

O que acontecerá com o perímetro deste retângulo, se duplicarmos as medidas dos seus lados?

A
B
C
D

Perímetro (contorno) original: 8 + 5 + 8 + 5 = 26

Agora, dobrando os lados da figura original:

  16 + 10 + 16 + 10 = 52 [tex]   \Longrightarrow   [tex] 2 × 26

Assim, concluímos que o perímetro da nova figura tem o dobro do perímetro da figura original.


12
(Projeto conseguir).

Dona Ieda parou seu carro num estacionamento no qual o preço da hora é R$3,00 e a fração da hora é cobrada como hora inteira.

Dona Ieda estacionou seu carro às 9h30 e saiu às 11h50.

Quanto ela pagou?

A
B
C
D

O carro ficou no estacionamento por:

  11h50min − 9h30min = 2h20min

Como o valor pago por hora é de R$ 3,00 e a fração de hora é cobradda como hora inteira. Sendo assim:

  2h20min = 2h + 0,20h

    = 3 + 3 + 3 = R$ 9,00




QUIZ 01: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 01: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 01: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(Saresp 2007).

Um quadro de avisos tem forma retangular. Quantas diagonais têm este quadro?

A
B
C
D


02
(BPW).

Montando a caixa ao lado, ela tem forma de:

A
B
C
D


03
(Saresp 2007).

Observe a figura abaixo. Em qual posição está a roda da frente do carro?

A
B
C
D


04
(Saresp 2007).

As figuras 1 e 2 apresentadas no quadriculado têm formas diferentes. O que podemos afirmar sobre a quantidade de quadradinhos que essas figuras têm?

A
B
C
D


05
(Saresp 2007).

Utilizei meio metro de cartolina para fazer um desenho. Qual o valor desta medida em centímetros?

A
B
C
D

1 m ----> 100 cm

0,5 m ----> 50cm


06
(Saresp 2007).

Quantas jarras com capacidade para 1 litro são necessárias para guardar 5 copos com 250 ml de suco?

A
B
C
D

07
(Saresp 2007).

Em um vaso cabem 3 kg de terra. Quantos sacos de 500g de terra devo comprar para encher este vaso?

A
B
C
D

1 saco de terra = 500g.

Logo, 500g x 6 = 3000 g = 3kg.

Portanto, serão necessários 6 sacos.


08
(Saresp 2007).

A médica explicou que o paciente deveria tomar 1 comprimido do mesmo medicamento a cada 6 horas? Quantos comprimidos desse medicamento o paciente deve tomar por dia?

A
B
C
D

Como o dia tem 24 horas, e, cada comprimido é tomado de 6 em 6 horas. Logo,

24h ÷ 6h = 4 comprimidos.


09
(Saresp 2007).

Luiz chegou à casa de Paulo às 9h45 para fazerem um trabalho da escola. Às 11h terminaram o trabalho e foram brincar. Em quanto tempo fizeram o trabalho?

A
B
C
D

De 9h45min até 10h são 15 minutos.

e, de 10h até 11h é 1 hora.

Portanto, o tempo para fazer o trabalho é de 1h15min.


10
(Saresp 2007).

Utilizando o quadradinho como unidade de medida, qual é a área que a figura abaixo ocupa na malha quadriculada?

A
B
C
D

A área de retângulo é dado por comprimento × largura. Logo,

Área = comp. × largura = 3 × 4 = 12 quadradinhos


11
(Saresp 2007).

Quantos metros preciso andar para chegar da bilheteria até a sala de exposição, sabendo que o lado do quadrado abaixo corresponde a 1 m:

A
B
C
D

Como cada lado da malha quadriculada é 1 metro. Portanto, precisa andar 5 × 1m = 5 metros.


12
(Saresp 2007).

Observe na Tabela abaixo o número de celulares vendidos no primeiro semestre de 2007.

MESES N° DE APARELHOS VENDIDOS
Janeiro1 200
Fevereiro2 420
Março1 580
Abril2 800
Maio3 200
Junho2 500

O total de telefones celulares vendidos nos três primeiros meses foi:

A
B
C
D

O número de celulares vendidos nos 3 primeiros meses é dado por:

  1200 + 2420 + 1580 = 5 200