terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Quiz 35: PORTUGUÊS 9° ANO

Quiz 35: PORTUGUÊS - 9° ANO
Quiz 35: PORTUGUÊS - 9° ANO

Leia o texto a seguir e responda aos itens 01, 02, 03, 04 e 05.

Eu passarinho! - SILVANA BITTENCOURT

    Nunca soube assoviar. Fracassei fragorosamente em todas as tentativas. Com as mãos queimadas de álcool e o rosto marcado por máscaras, partimos para alguns dias em um sítio, onde os passarinhos acordavam os humanos com uma orquestra de múltiplos tons, de ritmos frenéticos e afinados. Foram dias de realidade paralela, longe de máscaras e perto de assovios enigmáticos, sons espetaculares emitidos por gargantas tão frágeis. Que mistérios guardam aqueles pescocinhos finos por onde ecoam notas complexas e arranjos sofisticados?

    Era o auge da pandemia, o mais tenebroso dos pesadelos. As notícias insistiam em chegar carregando o peso da dor de famílias exterminadas, um silêncio incômodo de perguntas nunca respondidas. A orquestra de passarinhos seguia com suas notas musicais, indiferente a tudo, [...]. Como é possível caber em um mesmo planeta, simultaneamente, tamanhas dor e beleza?

    O mundo estava em luto e os passarinhos não escondiam sua superioridade diante da fragilidade humana. [...]. Sobrevoavam um planeta em choque, confuso com o trauma da perda, sobressaltado pelo medo e pelo estresse. E assoviavam melodias intrincadas, [...]. Com a estridência de seu canto, alertavam para a vida, como que para espantar as sombras assíduas da morte.

    As redes sociais se enchiam de notícias fúnebres que substituíam as cenas de glamour e ostentação de outrora. A felicidade parecia indecorosa em meio ao luto coletivo. Menos para os passarinhos. A eles não havia sido tirado o direito de assoviar e voar, de viajar de um continente a outro, enquanto os homens se trancavam entre paredes. A gaiola agora guardava o engaiolador, [...]. Um dia da caça, outro do caçador.

    Eles cantavam e migravam, voando sem pausa por milhares de quilômetros, orientados por uma bússola misteriosa de constelações, mares e montanhas, alimentados por um combustível mágico, de autonomia quase infinita. [...]

Fonte: A força da palavra - O Popular 83 anos.

Disponível em: htpps://conteudo.opopular .com.br/e-book-a- forca-da-palavra. Acesso em 14, jun. 2021.

Vocabulário:

Fragorosamente: Ruidoso, retumbante; estrondoso.

01
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O fato que dá origem ao enredo dessa crônica é

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O trecho desse texto que comprova a presença de um narrador-personagem é:

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Em “As redes sociais se enchiam de notícias fúnebres que substituíam as cenas de glamour e ostentação de outrora.”, a palavra destacada tem sentido semelhante em:

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

No fragmento "...Sobrevoavam um planeta em choque, confuso com o trauma da perda sobressaltado pelo medo e pelo estresse.", o cronista se utiliza de uma figura de linguagem que confere uma subjetividade na emissão das ideias presentes.

A figura utilizada é conhecida como

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

No trecho “A gaiola agora guardava o engaiolador, [...].”, a expressão em destaque objetiva

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia os textos a seguir e responda aos itens 06, 07, 08 e 09.

Texto 1


imagem disponivel em: https://www.congonhas.mg.gov .br/php/maio -laranja-reforca- combate-ao-abuso- e-exploracao-sexual -de-crianças-e-adolescentes/ Acesso: 30 jun. 2021.

Texto 2


imagem disponivel em: https://www.gov.br/mdhpt-assuntos /noticias/2021/maio/campanha-conscientiza -populacao-sobre-combate -ao-abuso-sexual-de-criancas -e-adolescentes. Acesso em 14 jun. 2021.

02
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O tema abordado nesses 2 anúncios é

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


07
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

As cores, imagens, luz, letras em caixa alta, posicionamento das letras, que fazem parte da composição desses anúncios, têm a função de

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

A principal mensagem dos textos 1 e 2 é

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

No texto 1, a ideia defendida pelo autor é

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda aos itens 10, 11, 12, 13, 14 e 15.

RESENHA SOBRE O LIVRO: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

Autor: Markus Zusak

Editora Intrínseca

    A menina que roubava livros é uma obra de ficção do autor australiano Markus Zusak. Lançado em 2005, o livro ficou nas listas de mais vendidos mundo afora e deu a Zusak prêmios, tanto na Austrália como em outros países, além do título de “fenômeno literário”.

    A história se passa na Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente no ano de 1939. A protagonista é uma garotinha de nove anos, Liesel Meminger, que acabou de ser adotada pelo casal Hans e Rosa Hubermann, moradores de Molching, uma cidadezinha fictícia na Alemanha. Liesel passa a ajudar a mãe adotiva nas tarefas de casa, enquanto o pai adotivo a ensina a ler no porão de casa com o auxílio de alguns livros que a menina rouba por aí.

    [...]

    Liesel ajuda a mãe adotiva, que lava roupas para fora, levando e buscando as roupagens nas casas das clientes da mãe. Nesses momentos que passa sozinha, a menina começa a roubar livros e levá-los para a casa onde o pai adotivo a ensina a ler com as palavras dos livros e pintando as paredes do porão da casa.

    A menina que rouba livros ainda mescla as descobertas da vida de uma criança com os riscos que a família de Liesel passa para esconder um judeu, amigo do senhor Hubermann, dentro da própria casa. [...].

    Apesar de a narradora da história ser a morte e de o livro ter como cenário de fundo a Segunda Guerra, a história é contada de forma leve, fazendo com que seja difícil de largar o livro antes do final. As reflexões que a morte faz sobre os seres humanos nos faz pensar sobre a existência humana e sobre as ações cruéis que os homens são capazes de realizar.

10
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Esse texto tem a finalidade de

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

No fragmento “A protagonista é uma garotinha de nove anos, Liesel Meminger, que acabou de ser adotada pelo casal Hans e Rosa Hubermann”, a função das vírgulas é separar

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

No fragmento “A menina que rouba livros ainda mescla as descobertas da vida de uma criança com os riscos que a família de Liesel passa ...”, o advérbio destacado marca uma ideia de

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


13
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O autor desta resenha expressa sua opinião em

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


14
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Considere o trecho ". A história é contada de forma leve, fazendo com que seja difícil de largar o livro antes do final. " Nesse fragmento, infere-se que a opinião da editora sobre a obra é

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


15
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

O que fez a família da menina que roubava livros correr riscos foi

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)